11 de abril – O 500º caça operacional Eurofighter Typhoon foi entregue à Força Aérea italiana durante uma cerimônia realizada nas instalações de Leonardo em Turim, na Itália.

O evento contou com a presença de vários representantes da indústria militar e de segurança, incluindo líderes de Leonardo, NETMA e Eurofighter Jagdflugzeug. Funcionários disseram que a entrega é um marco importante para o programa.

“A frota de 500 caças Eurofighter Typhoon representa uma das maiores e mais capazes frotas de caça no Hemisfério Ocidental e será a espinha dorsal do poder aéreo europeu nas próximas décadas”, disse o presidente da Eurofighter Jagdflugzeug, Volker Paltzo, durante a cerimônia.

O diretor-geral da Leonardo Aircraft Division, Filippo Bagnato, fez eco aos sentimentos de Paltzo, notando que o Eurofighter Typhoon é o maior programa industrial em todo o continente.

“Estamos agora plenamente empenhados em completar os fornecimentos à Força Aérea Italiana, desenvolver as capacidades da aeronave e as atividades previstas pelo contrato do Kuwait, continuando a perseguir uma série de oportunidades de mercado significativas em todo o mundo”, disse ele.

As forças armadas européias operam o Typhoon desde 2003, quando o primeiro jato terminado foi entregado à Força Aérea Real Britânica. O serviço também recebeu o 100º avião em setembro de 2006. A Força Aérea da Alemanha aceitou a entrega do 400º jato em 2013.

O Eurofighter Typhoon é uma colaboração de três grandes fabricantes de defesa europeus, incluindo Airbus, BAE Systems e Leonardo. Os clientes incluem as forças aéreas na Grã-Bretanha, Alemanha, Espanha, Itália, Áustria e Arábia Saudita.

A aeronave é projetada para operações de combate multimissão, e possui uma capacidade de transportar até seis bombas, bem como seis mísseis de cada vez. O avião também é equipado com um canhão e pod de designação de alvos para maior precisão no campo de batalha.

FONTE: UPI

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Neves João

O caça mais bizarro e horrendo já feito pelo homem! Claramente fruto de um erro, nunca superou os congêneres americanos, de design bizarro e canhestro, foi um erro grotesco que teve que continuar a ser produzido porque não havia outro e para não passar vergonha dos países participantes do consórcio. Horrível.

rui mendesmendes

O Melhor de todos, tirando a 5ªG , INVEJOSO.