Futuros Super Hornets vão detectar aviões ‘stealth’, diz a Boeing

4

F/A-18F Super Hornet reabastecendo um EA-18G Growler do porta-aviões USS Theodore Roosevelt (CVN 71)

F/A-18F Super Hornet reabastecendo um EA-18G Growler do porta-aviões USS Theodore Roosevelt (CVN 71)

A Boeing Co. prevê que as futuras versões do caça F/A-18E/F Super Hornet da Marinha dos Estados Unidos vão detectar aeronaves furtivas por suas assinaturas de calor.

Essa foi uma das atualizações descritas por Dan Gillian, gerente dos programas F/A-18 e EA-18 da empresa de Chicago, como parte de um plano para manter a aeronave de quarta geração em voo até os anos 2040.

“É um sensor anti-stealth de longo alcance, ar-ar”, disse Gillian sobre a tecnologia durante uma reunião com repórteres na conferência Sea-Air-Space da Navy League em National Harbor, em Washington, D.C.

“Falar sobre recursos complementares – isso é algo que o Super Hornet traz para o porta-aviões que ninguém mais tem”, acrescentou, em uma aparente referência ao F-35 Joint Strike Fighter de quinta geração que é feito pela concorrente Lockheed Martin Corp.

Gillian esboçou três esforços para ajudar a Marinha a fazer suas aeronaves de combate Super Hornet e combate eletrônico E/A-18 Growler mais potentes nas atuais e futuras missões: aumento da produção, um programa de manutenção potencial chamado modificação da vida útil e os chamados upgrades Block III, para atualizar a tecnologia das aeronaves, como o novo sensor anti-stealth.

Um Super Hornet equipado com um pod IRST sob a fuselagem

Mais aviões

A Boeing já está fabricando dois novos Super Hornets por mês em St. Louis e pode aumentar a produção, se a Marinha ou governos estrangeiros como o Canadá e o Kuwait decidirem comprar mais aeronaves, disse Gillian.

O pedido de orçamento suplementar do Departamento de Defesa ao Congresso para o ano fiscal de 2017, que começou em 1º de outubro, inclui financiamento para comprar 24 caças F/A-18E/F Super Hornet, de acordo com documentos do Pentágono. O Congresso ainda não votou o pedido.

A Marinha a partir de 2015 tinha 545 aviões F/A-18E/F no inventário e planejava comprar um total de 563 aeronaves, de acordo com informações compiladas pela Navy League. O serviço a partir desse ano terá 114 EA-18G Growlers, com planos para comprar um total de 153 unidades da aeronave.

O governo canadense anunciou em novembro que estava em negociações para comprar 18 aviões de combate Super Hornet, em um movimento que foi visto como um golpe para o programa F-35, que foi originalmente previsto para substituir a frota de caças canadenses CF-18, de 30 anos de idade.

Um F/A-18F Super Hornet atuando como avião-tanque

Modificação da Vida de Serviço

Uma modificação da vida útil poderia incluir melhorias na engenharia e na sustentação, projetadas para aumentar a vida operacional da aeronave de 6.000 horas de voo para 9.000 horas de voo, disse Gillian.

A frota de F/A-18E/F foi desgastada em parte por atrasos no programa F-35, juntamente com um ritmo operacional aumentado resultante de missões contra o Estado islâmico do Iraque e da Síria, ou ISIS e os talibãs no Afeganistão.

“Os Super Hornets vêm voando arduamente, fazendo um monte de trabalho do país, colocando muitas horas no avião que não foram planejadas para serem queimadas”, disse Gillian. Em um porta-aviões, cerca de três dos quatro esquadrões é um esquadrão Super Hornet, disse ele.

Mark Sears, diretor do programa de modificação de vida útil da Boeing, disse que para manter Super Hornets voando até a década de 2040 como projetado, o esforço de manutenção precisa acontecer.

Sears disse que a Marinha já retornou à Boeing dois de seus aviões F/A-18E/F para a fábrica de St. Louis para serem pesquisados para o programa. A empresa está otimista a Marinha vai avançar com o esforço, com um contrato possivelmente no início de 2018.

F/A-18E/F Advanced Super Hornet com tanques conformais nos “ombros”

Atualizações do Block III

Advanced Super Hornet equipado com sensor IRST no queixo (como no F-35), com um pod de armas na barriga e tanques conformais nos ombros

As atualizações do block III poderiam incluir o rastreamento de calor suplementar e muito mais. As propostas mudaram desde 2013, quando a empresa falou sobre fazer o Super Hornet mais stealth.

Agora, por exemplo, uma prioridade é melhorar a tecnologia de designação de alvos táticos do F /A-18E/F, em parte, transformando o avião em um “nó inteligente” na rede Fire Control Counter-Air (NIFC-CA) da Marinha, Gillian disse.

“No passado, nós falamos sobre o Super Hornet talvez sendo apenas um atirador estúpido com informações passadas para ele”, disse ele. “Mas com todas as informações disponíveis, com a fusão, ser [um contribuinte] para a rede é realmente importante.”

Melhorar a tecnologia furtiva da aeronave não está fora da mesa.

“Nós pensamos em fazer poucas mudanças no avião para melhorar seu desempenho stealth – coisas muito simples, de muito baixo custo nós podemos fazer,” Gillian disse, mas não elaborou.

Como foi proposto anteriormente, as modificações incluirão os tanques de combustível montados no ombro (conformais) capazes de transportar 3.500 libras de combustível para aumentar o alcance da aeronave em 120 milhas náuticas.

Novo display do cockpit do F/A-18E/F International Road Map

FONTEwww.dodbuzz.com

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Manuel Flávio

Os EUA avançaram bastante nos últimos 10 anos em tecnologia de detecção da radiação infravermelha. O AN/ALQ-37 do F-35 detecta a assinatura IR de um F-15 a 250 milhas náuticas (atentar, não é em km…) Isso é 3 vezes mais que um sensor moderno europeu num caça. O IRST está sendo uma ameaça a caças de 5ª geração. O IRST ocupou o espaço da promessa do laser (que demanda uma quantidade de energia enorme para varrer o céu) que existia na década passada para detecção de caças de 5a geração. Antes que alguém fale que a camada RAM do F-22… Read more »

Rommelqe

Os IRSTs existem ha muitos anos MAS, obviamente, tambem tem sido continuamente otimizados ao longo do tempo. Um paralelo, por exemplo, pode ser realizado com os radares empregados na 2GM com os atuais AESA. Em particular, a tecnologia de sensoreamento baseada no espectro infra-vermelho tem evoluido muito, principalmente quando se fala em resolução; se o conceito de “camuflagem” de uma aeronave foi desenvolvido para minimizar a refleção/detecção de ondas de radar (seja pela sua forma seja pela composição do revestimento aplicado às superficies, inclusive em termos de pigmentos da pelicula) isso não significa que o mesmo apresente desempenho similar (comportamento… Read more »

Rommelqe

So complementando: é ate capaz de um F35 iluminado por IRTS ser mais visivel do que um SH18 iluminado por radar. O Poggio, eu nao consegui resgatar/ relembrar o post que mostrou aqui videos obtidos pelo pessoal da FLIR em Farborough . O revestimento stealth do F35 causa um atrito no ar que o torna uma verdadeira lareira esvoaçante. Voltando rapidamente à camuflagem FABIANA: no espectro visivel verde é mato e azul/acizentado é pedra/agua ou ar. No espectro radar podem ser (e acho que são) muito distintas, porque os pigmentos que compoēm cada uma destas colorações “orientam” a reflexão em… Read more »

EParro

“Novo display do cockpit do F/A-18E/F International Road Map”

Com “telão” WAD – Wide Area Display, parecido com o da AEL Sistemas.