Caça Saab Gripen completa voos de teste com biocombustível
O caça Gripen foi pela primeira vez submetido a uma série de voos de teste com 100% de biocombustível. Isso demonstra que a aeronave pode ser empregada com um combustível alternativo e fornece conhecimentos valiosos para o futuro uso possível de combustível alternativo.
“Demonstrar que o Gripen pode voar com 100% de biocombustível é um passo importante para tornar o Gripen seguro para o futuro”, diz Göran Bengtsson, Diretor da Research and Technology, Future Business, Aeronautics. “Ganhar independência de importações de petróleo é importante do ponto de vista da defesa e abre o caminho para fontes adicionais de combustível, o que cria flexibilidade. Naturalmente também é bom se, a longo prazo, pudermos contribuir para reduzir o impacto ambiental da aviação militar “.
Esta foi a primeira vez que um caça monomotor voou com 100% de biocombustível. Os voos foram conduzidos com um Gripen D (biposto) nas instalações da Saab em Linköping e saiu inteiramente como planejado.
“A equipe de teste não observou diferenças entre o biocombustível e o combustível comum de jato, o que significa que o biocombustível pode ser usado como uma alternativa totalmente satisfatória ao combustível comum de jato no Gripen”, diz Göran Bengtsson. “Voar com biocombustível em serviço operacional com o Gripen requer, entretanto, uma maior certificação do combustível e acesso ao combustível nos valores correspondentes às necessidades operacionais”.
O combustível testado (CHCJ-5) é feito de óleo de colza. A aeronave não faz diferenciação quanto a se o combustível é baseado em petróleo bruto ou óleo vegetal. O combustível deve satisfazer os mesmos requisitos independentemente da matéria-prima.
A Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) está por trás do projeto e além do FMV, Saab e GKN Aerospace, que produz o motor (RM12) para o Gripen C/D, participaram do projeto. Através de um acordo bilateral entre a Suécia e os Estados Unidos, a Marinha dos EUA e a Força Aérea dos EUA contribuíram com valiosos conhecimentos e experiência em matéria de certificação de biocombustíveis. Testes de sistema, ensaios em terra e ensaios de voo foram conduzidos na Saab em Linköping juntamente com a GKN Aerospace.
FONTE: Saab
Olha, esta SAAB tem sido, sempre, uma surpresa agradável, ao menos para mim. Os caras parece que pensam em tudo. Conhecimento com planejamento são coisa fantásticas.
Lembrando que o Super Hornet já voou com biocombustível e utiliza praticamente o mesmo motor.
Guilherme Poggio 4 de abril de 2017 at 18:44
Perfeito Poggio! Os primos do norte são “hors concours”.
Franceses, ingleses, alemães, italianos, japoneses, israelenses, russos, poloneses, alguém deles já testou biocombustíveis em seus caças?
Parece-me que a EMBRAER também já fez algum teste com biocombustíveis, mas não tenho certeza em qual avião.