Boeing é a primeira a apresentar proposta para o T-X
A Boeing tornou-se o primeiro concorrente a apresentar à Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) sua proposta para o programa de substituição de treinadores de caça (T-X), anunciou a empresa em 30 de março.
Em um tweet afirmando que estava “aumentando o calor!”, a Boeing disse que havia apresentado sua proposta para o Advanced Pilot Training (APT) Family of Systems (FoS) da USAF, como o T-X é oficialmente conhecido. Não foram fornecidas mais informações.
Desenvolvido com a Saab, a oferta da Boeing para o T-X é uma plataforma monomotor de dois lugares que possui uma cabine de comando “glass”, semelhante à do Lockheed Martin F-35 Lightning II, e uma arquitetura de sistemas abertos. Parece incorporar elementos do Boeing F/A-18E/F Super Hornet e do avião de combate Saab Gripen. Apelidado de BTX, o primeiro voo da aeronave foi conduzido das instalações da Boeing em St. Louis, Missouri, em 20 de dezembro de 2016.
Com a proposta da Boeing agora com a USAF, as ofertas dos outros concorrentes são esperadas nos próximos dias. Além da Boeing e Saab, a concorrência do TX está sendo disputada pela Lockheed Martin e Korean Aerospace Industries (KAI) com o T-50A (um derivado do T-50 Golden Eagle) e pela Leonardo DRS com o T-100 (um derivativo do M-346 Master). Uma equipe composta pela Sierra Nevada Corporation e a Turkish Aerospace Industries (TAI) também está desenvolvendo um projeto novo, enquanto a empresa norte-americana Stavatti diz que vai oferecer o seu Javelin reprojetado.
A Textron descartou o Scorpion, que antes era considerado um possível concorrente, enquanto em 1 de fevereiro a Northrop Grumman e a BAE Systems anunciaram que não competiriam para o requisito, apesar de terem tido seu novo modelo 400 fotografado em agosto do ano passado.
FONTE: Jane’s
Eu vejo um bom potencial para um caça leve derivado dessa aeronave. Tanto pode partir para um narigudo como o F-5 (eliminando o assento dianteiro) quanto se transformar num corcunda (a-lá Mitsubishi F-1).
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Com o Gripen E/F ganhando peso e tamanho (o site da SAAB agora fala em 15m) abre-se espaço para um caça “popular” americano para concorrer com o chinês JF-17 e o indiano Tejas.
O trem de pouso do T-X é praticamente igual ao do Gripen C/D. Este componente é bem diferente daquele do NG, uma vez que nesse ultimo o reposicionamento e novo projeto permitiu aumentar a capacidade de combustivel e de armamentos. O redesenho do trem de pouso do NG resultou em varias outras vantagens mas, por outro lado, decrementou o desempenho no pouso, fazendo requerer maior comprimento de pista e, acredito, admitir/obrigar a operar em pistas de rolamento menos rusticas, dotados com superficie menos agressiva. Acho isso um ponto ruim para quem, como nós, que queremos desdobrar vetores em estradas e… Read more »
Rommelque, que eu me lembre da apresentação do BTX, o trem de pouso é derivado (senão igual) ao do F-16A.
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Quanto ao Gripen E/F, o trem dianteiro pode até ter capacidade de frenagem reduzida, mas o pneu usado na dianteira é muito mais adequado à pistas rústicas do que o anterior, pelo simples fato de ter diâmetro maior.
Se a proposta da Boeing ganhar o motor 404 ganha uma sobrevida incrível. Isso ajuda a manter a viabilidade do Gripen C/D no mercado, pois o motor é praticamente o mesmo. Aliás, os suecos ajudaram muito a desenvolver o 404 para aeronaves monoreatoras, que é o caso do BTX.
Esse vídeo abaixo é muito interessante porque a pessoa pode ver 360 graus ao redor da aeronave.
O PDF da Boeing:
http://saabgroup.com/globalassets/corporate/news–press/boeing-t-x-backgrounder-sept-2016.pdf
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Sds.,
Ivan, sem tempo.