Aero reinicia produção da L-159 ALCA. Argentina é cliente potencial

0

L-159 ALCA

A primeira aeronave de combate leve avançada L-159 (Advanced Light Combat Aircraft – ALCA), cuja construção ficou parada por 13 anos, fez sua estréia pública em 31 de março. A produção do jato, na Aero Vodochody, com sede em Praga, cessou em 2004, depois que o último dos 72 L-159s foi entregue à Força Aérea Checa.

Em uma cerimônia com a presença do primeiro-ministro checo Bohuslav Sobotka, o CEO da Aero Vodochody, Giuseppe Giordio, disse que a empresa estava pronta para começar a produção. “Sabemos que existe um mercado relevante e sabemos que o L-159 é a única aeronave atualmente no mercado comprovada em vários tipos de missões [de combate]”.

O novo L-159T1, de dois assentos, apresentado na cerimônia foi oficialmente entregue à Força Aérea Iraquiana (IqAF) em 31 de dezembro, mas suas cores nacionais e serial foram cobertos na cerimônia, pois a empresa estava ansiosa para não identificar o operador. Uma grande melhoria é o uso de asas molhadas (combustível nas asas), o que irá melhorar o alcance da aeronave. O avião é um dos dois bipostos usados ​​para treinar pilotos da IqAF que serão entregues no final deste ano.

Durante a cerimônia foi anunciado pelo vice-ministro da República Tcheca, Jiri Havlícek, que a Argentina seria uma nova perspectiva para o L-159. “Estamos discutindo com a Argentina a possibilidade de fornecer novos L-159s com sistemas de aviônicos atualizados, versão atualizada do motor Williams FJ-44 e capacidade de novas armas.” Do ponto de vista industrial, precisamos cooperar com a FAdeA [Fabrica Argentina de Aviones], mas poderíamos montar uma linha de montagem se quisessem comprar o suficiente”.

A Aero Vodochody também está trabalhando em uma versão atualizada do treinador, denominado como o L-159T1 +, com novos sistemas compatíveis com óculos de visão noturna e, mais importante, um radar Grifo. A primeira aeronave estava em exibição também, em primer, com todos os novos sistemas a bordo.

FONTE: Jane’s

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments