Piloto americano de A-10 combate o ISIS voando o jato italiano A-11 Ghibli (AMX)

2
Tenente Coronel Joe “Slap” Goldsworthy a bordo de um jato italiano AMX A-11 Ghibli

Na guerra aérea para derrotar o Estado Islâmico ISIS, uma coalizão aérea de 20 nações de todo o mundo trabalha em conjunto para equipar, informar e desdobrar forças aéreas em todo o Oriente Médio em apoio à Operação Inherent Resolve.

O Tenente Coronel Joe “Slap” Goldsworthy tem servido com a Força Aérea Italiana por quase três anos como membro do Programa de Intercâmbio de Pessoal Militar.

A iniciativa dá aos militares americanos a oportunidade de trocar membros de serviço com uma nação aliada militar com o objetivo de promover parcerias e desenvolver a interoperabilidade entre as forças ao redor do mundo, incluindo aliados da Europa, África e Oriente Médio.

“Como oficial americano, meu trabalho é integrar-me plenamente na Força Aérea Italiana e aprender com eles”, disse Goldsworthy. “O programa de intercâmbio oferece uma oportunidade única para os EUA e nossos aliados para fortalecer nossos laços e aprender como o outro funciona. É importante que possamos operar bem juntos. Vidas dependem disso. É importante e esforços como este programa de intercâmbio são importantes.”

Goldsworthy começou seu trabalho com a Força Aérea Italiana em setembro de 2014, quando foi atribuído ao 132º Groupo estacionado na base aérea de Istrana em Treviso, Itália, como um piloto de AMX A-11 Ghibli.

Para Goldsworthy, um piloto do A-10 Thunderbolt II com mais de 2.700 horas de voo de experiência, o A-11 Ghibli trouxe novos desafios e conjuntos de missão que normalmente não são empregados no familiar A-10.

Goldsworthy disse que conduzindo com êxito essas missões de contingência, anteriormente desconhecidas, são o ponto culminante de sua formação e cooperação com seus alas italianos.

“Foi realmente uma experiência de humildade ter que aprender um novo jato. Eu era como um estudante novo depois de mais de 10 anos de experiência de voo. No começo, eu cometi todos os erros típicos dos alunos e aprendi novas configurações de missão que eu nunca tinha realizado”, disse ele. “Foi um desafio e ainda é às vezes, mas os caras com quem trabalho me ajudaram a cada passo do caminho.”

Para “Gain”, o Comandante do Grupo-Tarefa da Força Aérea Italiana de Goldworthy, este desafio reforça o que o programa de intercâmbio pode oferecer aos membros de ambos os militares.

“O programa de intercâmbio é importante porque representa uma oportunidade mútua para aumentar o profissionalismo uns dos outros usando (táticas, técnicas e procedimentos) em uma aeronave diferente. Ele também fornece uma perspectiva diferente sobre como planejar, executar e avaliar no nível do esquadrão, durante o treinamento em tempo de paz e em operações no exterior “, disse Gain. “Oferece uma visão sobre as diferentes culturas para entender melhor a razão pela qual as coisas são feitas, às vezes diferentemente do que estamos acostumados em nosso país natal.”

Agora desdobrado, o 132º Groupo fornece apoio de “tac recce” usando pods de reconhecimento tático Rafael Reccelite para fornecer imagens precisas e de alta definição aos líderes da coalizão. Essas imagens fornecem às forças da coalizão um quadro completo ao planejar e executar missões e lançar ataques no Oriente Médio.

De acordo com Goldsworthy, o tempo despendido mostrou-lhe a extensão das relações entre as nações.

“É uma ótima perspectiva para ver toda a imagem da coalizão. Antes de minhas experiências aqui, meus alas e eu sempre soubemos que havia parceiros de coalizão lá fora fazendo coisas, mas nunca entendemos as verdadeiras complexidades envolvidas “, disse ele. “Cada nação tem capacidades importantes que eles trazem para a luta e capacidades que eu nunca teria conhecido existiram há três anos. É gratificante voltar depois de um voo e saber que o que acabamos de fazer é ir a lugares para ajudar a coalizão e até mesmo os pilotos americanos do outro lado a fazer melhor o seu trabalho”.

Goldsworthy disse que o programa continuará oferecendo ganhos de longo alcance para além da luta de hoje.

“Como aliados é imperativo que possamos trabalhar juntos com sucesso. Vidas dependem disso em situações críticas”, disse ele. “Ao fortalecer nossos laços um com o outro, não só podemos garantir que estamos prontos para lutar, se necessário, mas o mais importante, deter a agressão e evitar uma luta antes que ela aconteça”.

O tempo de Goldsworthy no programa de intercâmbio termina em setembro, quando ele voltará para uma missão da Força Aérea dos EUA.

“Vai ser uma mistura de sentimentos. Eu amo a Força Aérea dos EUA e sinto vontade de voltar para casa, mas vai ser difícil deixar meus amigos e grandes memórias para trás”, disse ele. “Embora seja difícil, depois de três anos passados ​​com a Força Aérea Italiana, posso sair com uma perspectiva completamente diferente. Eu poderei voltar para os EUA e compartilhar o que eu aprendi e ampliar os horizontes daqueles que estão ao meu redor e garantir que possamos continuar levando a luta ao inimigo com os italianos como amigos e parceiros próximos “.

FONTE E FOTOS: U.S. Air Forces Central Command Public Affairs

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Algum tempo atrás eu li uma longa entrevista com um piloto da USAF que foi fazer intercâmbio na Luftwaffe, pilotando a então novidade MiG-29. Ele ficou decepcionado com a sua recepção ao voltar para os EUA, e sentiu que todo o seu aprendizado foi desperdiçado pela USAF, que não se interessou em escutar o que ele tinha a dizer sobre o Fulcrum.

Guizmo

Li meio rápido, nao sei se é comentado no texto….mas e aí, o cara gosta do AMX? Seria interessante a opiniao de pilotos da USAF sobre o jato