Bombardeiros B-2 ‘stealth’ atacam alvos do ISIS na Líbia

9
Bombardeiro stealth B-2 Spirit

Bombardeiro stealth B-2 Spirit

B-2 Spirit

Dois bombardeiros B-2 stealth realizaram uma missão de ataque no dia 18 de janeiro a campos de treinamento de Daesh (Estado Islâmico ou ISIS) na Líbia, decolando dos EUA. Depois do ataque dos B-2, drones “limparam” a área disparando mísseis Hellfire em terroristas que tentavam escapar.

De acordo com as informações divulgadas pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o ataque dos bombardeiros B-2 da 509th Wing da Whiteman AFB, Missouri, foi conduzido em conjunto com o Governo Líbio do Acordo Nacional, para eliminar quatro campos do Daesh, a 45 quilômetros a sudoeste de Sirte.

Os B-2 lançaram 108 bombas guiadas de precisão sobre os campos de treinamento do ISIS. Juntamente com os mísseis Hellfire disparados por drones norte-americanos (provavelmente MQ-9 Reapers ou MQ-1 Predators), o ataque teria matado cerca de 85 terroristas segundo a Fox News, que conversou com autoridades de defesa dos EUA.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leônidas Pereira

Não é possível que o objetivo dessa missão fosse apenas eliminar terroristas. Seria um ótimo exemplo de como usar um canhão pra matar uma mosca: mandar dois B-2 dos EUA até a África pra disparar 108 bombas guiadas, mais os Hellfire dos drones, e isso tudo pra eliminar 85 combatentes do Daesh.

Será que esses campos de treinamento eram só campos de treinamento mesmo?

Clésio Luiz

Fica difícil justificar o uso de uma aeronave dessas para um alvo tão simples.

Matheus Henrique

Para um bom entendedor meia palavra basta…o recado foi dado pros adversários dos EUA, onde você estiver eu vou te pegar.
SDS!

Alfredo Araujo

“”Leônidas Pereira 24 de janeiro de 2017 at 15:14”
.
Leônidas… na minha opinião, nem tanto.
Os B2 lançaram 108 bombas guiadas… Quantos F-15E, e/ou F-16’s, seriam necessários para a mesma missão ?
E o adestramento das tripulações ? Tem como quantificar em USD isso ?

Clésio Luiz

Junior, o B-2 é a bala de prata da USAF, o principal vetor para atacar alvos estratégicos em caso de guerra contra a Rússia ou China. Cada um custou mais de 1 bilhão de dólares. A USAF possui apenas 20 dos 21 construídos. . Como justificar o uso de um desses ao invés de um B-52 ou B-1? As forças armadas americanas estão sob sequestro de recursos federais a anos, tendo o orçamento reduzido para o mínimo possível diante da realidade deles, tendo que mendigar no congresso americano para comprar meras unidade de reposição das aeronaves existentes. E mesmo com… Read more »

Leônidas Pereira

Quanto ao veículo para levar as 108 bombas, Junior, concordo com seu pensamento: é bastante lógico, a princípio, enviar poucos bombardeiros ao invés de dezenas de caças para lançar a mesma carga. O que ficou nebuloso foi a desproporcionalidade em despejar 108 bombas guiadas só para eliminar um punhado de guerrilheiros, como disse o Clésio, e ainda usar o bombardeiro mais avançado (e caro) do inventário da USAF sobre uma área quase sem defesas aéreas. Os comandantes dos EUA com certeza não estão podendo rasgar dinheiro à toa. Tem algo mais importante do que apenas um campo de treinamento nessa… Read more »

Guizmo

Um perigo para o Planeta. B-2 e Backfires operando no mesmo TO. 2 malucos, em DC e no Kremlin. Isso aí pra dar mer…..são 2 palitos…

Ivan

Demonstração de Força… Simplesmente isso! Com todos os outros bônus da missão. Por exemplo: – Treinamento de missões de longo alcance; – Teste operacional do apronto das tripulações, equipes de terra e operadores de sistemas eletrônicos (comunicações, radares, etc…) ao redor do mundo; – Treinamento de REVO; – e segue a lista. . As bombas, explosões e destruição são contra o ISIS, Al Qaeda ou outro grupo da vez que esteja pelo caminho. . A demonstração é para lembrar aos amigos e inimigos que eles tem um longo porrete, sabem usar e estão dispostos a usar. . É assim com… Read more »

Ivan

Sinal dos tempos.
.
Não existe mais Força V de bombardeiros ingleses;
ou os elegantes Mirage IV franceses.
.
O porrete deles está menor.