Bielorrússia recebe segundo lote de jatos Yak-130

24

yak-130-bielorussia-1

A Bielorrússia (Belarus ou Беларусь) recebeu no dia 23 de novembro quatro novas aeronaves de treinamento de combate Yak-130, produzidas pela corporação russa “Irkut”, informou o serviço de imprensa do Ministério da Defesa da Bielorrússia.

O contrato para o fornecimento à Bielorrússia de quatro treinadores de combate Yak-130 foi assinado no MAKS-2015. Em abril de 2015, o exército bielorrusso recebeu quatro Yak-130 da Rússia.

Perna Dvigalev, Chefe da Força Aérea e Comando de Defesa Aérea do Exército Bielorrusso, apresentou os diários de bordo dos aviões aos técnicos da base aérea. O oficial observou que a aquisição de outros quatro Yak-130 permitirá que os pilotos bielorrussos e cadetes melhorarem ainda mais suas habilidades de aeronaves de geração 4++. Além de realizar o treinamento de pilotos, a aeronave permitirá praticar operações de combate.

belarus

O Yak-130 é classificado como um avião de ataque leve e deverá fazer parte dos exercícios que serão realizados em 2016-2017 e envolverão outras unidades do Exército Bielorrusso. As aeronaves devem fornecer apoio aéreo às tropas no solo, por exemplo, ajudando a bloquear grupos armados ilegalmente.

Segundo a Força Aérea da Bielorrússia e o comandante das Forças de Defesa Aérea, Oleg Dvigalev, o país assinou dois contratos para adquirir o Yakolev Yak-130 Mitten, informou a agência de notícias BelTA.

Espera-se que os novos Yak-130s substituam todos os Albatroz Aero Vodochody L-39 no serviço bielorrusso até 2020.

Cerca de 12 aeronaves L-39ZA são operadas pelo Esquadrão de Treinamento 1/12 da Força Aérea Bielorrussa nos diferentes estágios de treinamento de pilotos.

yak-130-bielorussia-2

yak-130-bielorussia-3

yak-130-bielorussia-4

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
vicente de paulo

excelente treinador.

Ypojucan

Excelente substituto para os cansados L-39 ZA. Interessante notar que no Yak-130 os pod’s de chaff e flare são localizados nas pontas das asas e são removíveis, podendo ser retirados quando a aeronave é somente utilizada nas funções de instrução. Outro detalhe bastante interessante é a capacidade de armas desse pequeno treinador que se não me engano é quase a mesma dos nosso AMX A-1, se não, vejamos: Na primeira foto além dos tanques subalares de combustível, ainda levam duas bombas de precisão da família KAB -500 e dois misseis ar-ar R-73, fora os pods de chaff/flare. Rustam, você saberia… Read more »

Tamandaré

Quantos YAKs foram comprados???

Ypojucan

Tamandaré, foram comprados 4 no primeiro lote e posteriormente mais 4 no segundo lote. Com a entrega dos dois lotes, são 8 em operação.

Clésio Luiz

Na penúltima foto mostra-se um religioso abençoando a aeronave. Esse é um costume antigo que aparentemente ainda é praticado por aquelas bandas.
.
https://darkroom-cdn.s3.amazonaws.com/2014/11/AFPGetty-535704628.jpg

Tamandaré

Ypojucan, grato pela atenção!! 🙂

Carlos Alberto Soares-Israel

Prefiro o M 346 ou o L 159 NG.
Pós venda duvidoso.
Ai vem o Orloff e começa:
“A Argélia, o Vietnã, a China, o escambau de Madureira também tem …..”
___________________________________

Quanto custa o pacote ?
___________________________________

What is the total cost ?
___________________________________

https://www.youtube.com/watch?v=nvmhvp53jFQ

rustam bogaudinov

Ypojucan 25 de novembro de 2016 at 10:13

Russian Air Force Base in Belarus will not be (do not need), so maybe they will buy the new SU-30cm

Recently, they have new helicopters MI-8MTV5-1 Defense System With President-S
___

Base de força aérea do russo na Bielorrússia não será (não precisa), então talvez eles vão comprar o novo SU-30SM centímetros

Recentemente, eles têm novos helicópteros MI-8MTV5-1 sistema de defesa com o Presidente-S

https://www.youtube.com/watch?v=7XJDSVawJgc

rustam bogaudinov

Карлос Альберто Суарес-Израиль,

Do not worry for buyers Yak-130, there are all well

users:

-Algeria

-Bangladesh

-Belarussiya

-Myanma (Deliveries will begin from the end of 2016)

rustam bogaudinov

Clésio Luiz 25 de novembro de 2016 at 11:04

In each country or countries have their own customs and rules associated with church ministers

0-37 https://www.youtube.com/watch?v=DtIYU-vvXcM

https://www.youtube.com/watch?v=p9oidmKBoLk

Bueno

Clésio Luiz, solicitar a passagem deste abençoador na FAB e MB rsrs
EM 5,50 Deste vídeo tem a benção do religioso no vídeo do Exercito Brasileiro, mas para a tropa, equipamentos não rsrs são poucos…
https://www.youtube.com/watch?v=FacewBWUGFs

Carlos Alberto Soares-Israel

רוסתם bogaudinov
אני לא מודאג
I’m not worried.
Russia would negotiate arms for Ukraine?
Shalom

Carlos Alberto Soares-Israel

What is the total cost ?

Edcarlos

Olha, daria um substituto e tanto para o Su-25, no entanto, teria que ser melhorado, algo como o que ocorreu do Gripen C para o Gripen E, motor mais potente, maior carga bélica.

Saudações!

Space Jockey

Tem 3 estaçoes sob as asas ? parrudinho ein… será que voa tão bem quanto um T 38 ou L 159 ?

ScudB

Curiosidade : base aérea com mais de 100 anos de historia!
http://www.google.com.br/maps/place/Lida,+Bielorr%C3%BAssia/@53.8753425,25.3672357,1235m/data=!3m1!1e3!4m5!3m4!1s0x46de8af09a06f69b:0xbf80c771f0767f03!8m2!3d53.8873843!4d25.2894383
Um abraço!

Ypojucan

Obrigado Rustam. Na verdade não entendi até hoje a razão dos Su-27P/UB terem sido desativados. Pela boa relação militar entre Belarus e Russia, creio que seria mais fácil terem modernizado os jatos para o padrão SM3, com o sistema SUV-P-RM e não insistido na modernização de um punhado de MIG-29 para o padrão MIG-29BM desenvolvido pelo parque de manutenção ARZ-558 em Baranovichi com novo radar N019, uma tela multifuncional MFI-55 e capacidade de REVO (reabastecimento em voo), além de integrar armas de precisão como as KAB-500Kr e os mísseis Kh-29L. Parece que só 8 foram modernizados e ai eu fico… Read more »

Elaine

Morar na Bielo-Rússia, ou na Rússia, parece não ser tão ruim assim. Hoje, o ator norte-americano Steve Seagal naturalizou-se russo, pegando o passaporte das mãos do próprio Putin. E ele não foi o primeiro: antes dele, o famoso ator francês Gérard Depardie e o boxeador norte-americano, ex-campeão mundial, Roy Jones Jr, dentre outros, já haviam solicitado a cidadania russa.
====================
Parece que não é tão ruim assim morar lá. Por que será que a Rússia transformou-se em um imã para famosos?

Luciano

Clésio Luiz 25 de novembro de 2016 at 11:04

Pois, sempre achei curioso sacerdotes cristãos (no caso em questão, provavelmente um ortodoxo) abençoarem armamentos. Pelas bandas de cá, com o positivismo fortalecido, em fins do séc XIX, a capelania castrense perdeu força e as FFAA se laicizaram….até a FEB aparecer e o serviço religioso ser recriado.

Rinaldo Nery

O serviço religioso das FFAA continua firme forte, agora com capelães evangélicos. Meu filho fez a primeira comunhão no CIAAR, na Pampulha, sagrado por um capelão grande amigo, que serviu comigo em Anapolis. Laicizar não significa ateizar.

ivanmc

Elaine, se eu tivesse condições e se fosse mais jovem, com certeza moraria na Rússia. Eu tive a oportunidade de fazer um turismo com a família, fiquei 3 dias em Moscou e 4 dias em São Petersburgo. Olha é como se você estivesse em Lisboa só que bem mais frio e outra língua. Mas todos lugares que eu fui as pessoas entendiam inglês. Comida maravilhosa, povo hospitaleiro talvez por causa dos turistas, mas tive uma boa impressão. E é seguro sim. Outro lugar que se eu pudesse também moraria seria em Tel Aviv em Israel, lugar ótimo, eu passava mal… Read more »

EParro

Rinaldo Nery 26 de novembro de 2016 at 9:14

Bem observado meu caro Rinaldo Nery.

Carlos Alberto Soares-Israel

Único motivo para adesão a Rússia:
Impostos.
Ninguém está morando lá !
Ficam no máximo 30 dias ao ano para ter os benefícios das isenções Taxes.
Shalom

Space Jockey

Cara Elaine, eles vão pra lá (Russia) para FUGIR do imposto de renda que não aceitam pagar em suas patrias mães.