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Saab recebe encomenda da FMV para um Novo Sistema de Visor Integrado em Capacete

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targo

A Saab, empresa de defesa e segurança, recebeu da Administração de Equipamentos de Defesa (FMV) da Suécia a encomenda de um sistema avançado de visualização integrado ao capacete (HMD – Helmet Mounted Display), denominado Targo. O novo sistema será empregado no caça Gripen E da Força Aérea Sueca. A encomenda tem valor aproximado de 119 milhões de coroas suecas. As entregas vão ocorrer entre 2022 e 2026.

O sistema Targo será fabricado e fornecido pela empresa brasileira AEL Sistemas (AEL), tendo sido, também, encomendado pelo Brasil para os caças Gripen NG da Força Aérea Brasileira.

Os pilotos equipados com o Targo serão capazes de localizar, rastrear, identificar e combater melhor os alvos aéreos e terrestres, uma vez que o sistema proporciona maior consciência situacional e melhores opções para ampliar a capacidade de combate. Um visor integrado ao capacete exibe informações de voo, tais como altitude e velocidade do ar, além de indicar alvos e fornecer dados de rastreamento que ajudam o piloto.

“Ao mirar o alvo com a cabeça, ao invés de usar toda a aeronave, consigo, rapidamente, acoplar os sensores e mísseis no alvo e, assim, obter o máximo desempenho do míssil. Isso torna possível o seu disparo logo após a detecção e identificação do alvo, mantendo os olhos constantemente nele. O sistema também é capaz de designar alvos para o piloto, levando-o a uma avaliação mais rápida da situação tática”, explica Hans Einerth, piloto de ensaios em voo da Saab.

Os sistemas HMD já estão em funcionamento com a atual frota de Gripen da Força Aérea Sueca. Com o novo sistema HMD Targo para o Gripen E, os pilotos suecos do Gripen irão dispor, dentre outros, de recursos de visualização e indicação noturna.

A AEL é fornecedora para o Gripen NG no Brasil e parceira no programa de transferência de tecnologia, como parte do programa F-X2. Além de entregar o sistema HMD, a AEL também fornecerá o Display Panorâmico Inteligente (WAD – Wide Area Display) e o HUD (Head- Up Display) para o Gripen NG do Brasil.

DIVULGACÃO: MSLGROUP Publicis Consultants

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Papan
Papan
3 anos atrás

Suécia também vai de Targo! Ótimo, daqui a pouco vão de Display Panorâmico Inteligente!

Farroupilha
Farroupilha
3 anos atrás

Parabéns a AEL e sua tecnologia de ponta sendo produzida aqui mesmo.
Nem tudo está perdido ainda no nosso país.
Precisamos ver extinta a ideia de que não precisamos de coisas fabulosas.
Pois certamente que podemos ter tudo aquilo de grandioso que outros têm e produzem.
Chega de pensar pequeno.

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
3 anos atrás

Devem ser bom, os Suecos não iam entrar em fria.
Mais uma para Israel.
Shalom

Leronardo Ricelli
Leronardo Ricelli
3 anos atrás

Duvido bastante que os pilotos aceitem o WD como padrão por lá. E lá… a voz deles tem peso.

Matheus
Matheus
3 anos atrás

Mas perai. Os Gripens chegam em 2019, certo? (Isso se a SAAB não atrasar)

Mas os capacetes chegam apenas em 2022, ou vão vir junto dos caças?

AL
AL
3 anos atrás

Vigi Matheus, não fala em 2022 que o CAS pira!!!! Hehehehe.

Matheus
Matheus
3 anos atrás

Jesus cristo…. desculpe hahahahahha.

Mas o que está havendo na SAAB pra eles ainda não terem colocado ele no ar? Só falta eles fazerem isso no 31 de Dez.

AL
AL
3 anos atrás

Bem notado Matheus!!! Aliás, muita gente aqui já está chiando mesmo com essa demora, o ano tá acabando e nada do dito cujo voar… Saab, ajuda aí!!!!!!!

Rodrigo M
Rodrigo M
3 anos atrás

Alôôô SAAB…
Sem querer ser chato, mas o ano tá acabando…

Já que o papai noel é lá daquelas bandas mesmo, será que ele vai surpreender todo mundo esse ano vindo de Gripen “E” no natal?

FighterBR
FighterBR
3 anos atrás

E os suecos ainda estão interessados no display WAD

Maria do Carmo Lacoste
Maria do Carmo Lacoste
3 anos atrás

Será que vão optar pelo WAD também?

Jeff
Jeff
3 anos atrás

Se a CHINA clonar o Gripen, aposto que o clone voa antes.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
3 anos atrás

O Targo é da Elbit, mas do jeito que o texto coloca, parece que é da Saab.

Tio-Dan
Tio-Dan
3 anos atrás

Farroupilha… o sistema é só montado aqui a produção dos componentes em si é feita em Israel.

Lyw
Lyw
3 anos atrás

Mas não ia ser o DASH 5 no Gripen da FAB, ou estou enganado?

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
3 anos atrás

Não acho a atuação da Ael/Elbit nociva, pois se precisamos comprar é porque não fazemos, e há países que não nos vendem.
Só há 2 coisas que divirjo :
1 – achar que tudo que Israel faz nos serve;
2 – não haver um embaixador israeli no Brasil, pois negociações estratégicas prescindem de diplomacia plena.
Infelizmente falta pragmatismo, ou Israel é a “Terra Santa” ou é “Aliado do Satã americano”.

Nonato
Nonato
3 anos atrás

Muito defasado esse sistema.
Explico.
O piloto precisa ficar “fazendo mira”.
Isso é progresso?
E o avião não muda de posição? Ou o alvo?
Não há algo mais tecnológico? Trava e pronto?

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
3 anos atrás

Nonato.
Defasado nada, o capacete é que faz a mira, não precisa manobrar a aeronave pra engajar. O piloto se concentra mais no combate.

MadMax
MadMax
3 anos atrás

Mais avançado só se a própria aeronave escanear a área em volta, mostra para o piloto o que achou em tela o piloto dá o OK no alvo e o caça manda bala enquanto o piloto se preocupa em não levar bala.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
3 anos atrás

Nonato, mais avançado só a Enterprise do Cap Kirk. Ou aquelas naves alienígenas do Independence Day.
Ah, a matéria não fala, mas vais custar um terço dos HMD do mercado.

Nonato
Nonato
3 anos atrás

No olho parece coisa do século XIX.
Em tese, os avionicos deveriam procurar.
Afinal de contas, é tudo no olho?
Olhar?
Mirar?
Não deveria ser automático?
Está mais para o pessoal de um navio atirar em um míssil no olho em vez de usar phalanx…

Marcos
Marcos
3 anos atrás

Os suecos não estão com pressa, pois as versões C/D tem muitos anos para frente.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
3 anos atrás

Enquanto isso os Sukhoi “malandramente” nos radares da Calha Norte.
Aliás, alguém sabe se continuam aparecendo ou sossegaram ?

Leandro Costa
Leandro Costa
3 anos atrás

Nonato, caso não tenha sido óbvio o suficiente, vou explicar mais detalhadamente:
.
O capacete é integrado aos aviônicos da aeronave, e faz com que o piloto não precise olhar para dentro do cockpit toda vez que o radar detectar alguma aeronave, por exemplo, tornando a informação disponível para onde quer que o piloto esteja olhando.

Nonato
Nonato
3 anos atrás

Mantendo os olhos constantemente nele… Sei que é um dos mais modernos.
Não sou do ramo (caso alguém ainda não saiba. Rs.)
Mas acho estranho.
Em filmes, na hora que o sistema trava no alvo é só disparar. E ir embora.

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
3 anos atrás

2022

Nonato
Nonato
3 anos atrás

Tá demorando mesmo. NG.

Leandro Costa
Leandro Costa
3 anos atrás
bosco123
3 anos atrás

Nonato,
“manter o olhos” deve ter sido erro de tradução.

Ednardo Sombra So
3 anos atrás

Nonato, é manter os olhos até travar, aí é só disparar e partir para uma manobra defensiva.

oica
3 anos atrás

Tio-Dan 7 de novembro de 2016 at 17:03
“Farroupilha… o sistema é só montado aqui a produção dos componentes em si é feita em Israel.”
.
No! We can’t! (Alone.) 🙁
.
But, we are not alone… 🙂