Saab recebe encomenda da FMV para um Novo Sistema de Visor Integrado em Capacete

31

targo

A Saab, empresa de defesa e segurança, recebeu da Administração de Equipamentos de Defesa (FMV) da Suécia a encomenda de um sistema avançado de visualização integrado ao capacete (HMD – Helmet Mounted Display), denominado Targo. O novo sistema será empregado no caça Gripen E da Força Aérea Sueca. A encomenda tem valor aproximado de 119 milhões de coroas suecas. As entregas vão ocorrer entre 2022 e 2026.

O sistema Targo será fabricado e fornecido pela empresa brasileira AEL Sistemas (AEL), tendo sido, também, encomendado pelo Brasil para os caças Gripen NG da Força Aérea Brasileira.

Os pilotos equipados com o Targo serão capazes de localizar, rastrear, identificar e combater melhor os alvos aéreos e terrestres, uma vez que o sistema proporciona maior consciência situacional e melhores opções para ampliar a capacidade de combate. Um visor integrado ao capacete exibe informações de voo, tais como altitude e velocidade do ar, além de indicar alvos e fornecer dados de rastreamento que ajudam o piloto.

“Ao mirar o alvo com a cabeça, ao invés de usar toda a aeronave, consigo, rapidamente, acoplar os sensores e mísseis no alvo e, assim, obter o máximo desempenho do míssil. Isso torna possível o seu disparo logo após a detecção e identificação do alvo, mantendo os olhos constantemente nele. O sistema também é capaz de designar alvos para o piloto, levando-o a uma avaliação mais rápida da situação tática”, explica Hans Einerth, piloto de ensaios em voo da Saab.

Os sistemas HMD já estão em funcionamento com a atual frota de Gripen da Força Aérea Sueca. Com o novo sistema HMD Targo para o Gripen E, os pilotos suecos do Gripen irão dispor, dentre outros, de recursos de visualização e indicação noturna.

A AEL é fornecedora para o Gripen NG no Brasil e parceira no programa de transferência de tecnologia, como parte do programa F-X2. Além de entregar o sistema HMD, a AEL também fornecerá o Display Panorâmico Inteligente (WAD – Wide Area Display) e o HUD (Head- Up Display) para o Gripen NG do Brasil.

DIVULGACÃO: MSLGROUP Publicis Consultants

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Papan

Suécia também vai de Targo! Ótimo, daqui a pouco vão de Display Panorâmico Inteligente!

Farroupilha

Parabéns a AEL e sua tecnologia de ponta sendo produzida aqui mesmo.
Nem tudo está perdido ainda no nosso país.
Precisamos ver extinta a ideia de que não precisamos de coisas fabulosas.
Pois certamente que podemos ter tudo aquilo de grandioso que outros têm e produzem.
Chega de pensar pequeno.

Carlos Alberto Soares-Israel

Devem ser bom, os Suecos não iam entrar em fria.
Mais uma para Israel.
Shalom

Leronardo Ricelli

Duvido bastante que os pilotos aceitem o WD como padrão por lá. E lá… a voz deles tem peso.

Matheus

Mas perai. Os Gripens chegam em 2019, certo? (Isso se a SAAB não atrasar)

Mas os capacetes chegam apenas em 2022, ou vão vir junto dos caças?

AL

Vigi Matheus, não fala em 2022 que o CAS pira!!!! Hehehehe.

Matheus

Jesus cristo…. desculpe hahahahahha.

Mas o que está havendo na SAAB pra eles ainda não terem colocado ele no ar? Só falta eles fazerem isso no 31 de Dez.

AL

Bem notado Matheus!!! Aliás, muita gente aqui já está chiando mesmo com essa demora, o ano tá acabando e nada do dito cujo voar… Saab, ajuda aí!!!!!!!

Rodrigo M

Alôôô SAAB…
Sem querer ser chato, mas o ano tá acabando…

Já que o papai noel é lá daquelas bandas mesmo, será que ele vai surpreender todo mundo esse ano vindo de Gripen “E” no natal?

FighterBR

E os suecos ainda estão interessados no display WAD

Maria do Carmo Lacoste

Será que vão optar pelo WAD também?

Jeff

Se a CHINA clonar o Gripen, aposto que o clone voa antes.

Delfim Sobreira

O Targo é da Elbit, mas do jeito que o texto coloca, parece que é da Saab.

Tio-Dan

Farroupilha… o sistema é só montado aqui a produção dos componentes em si é feita em Israel.

Lyw

Mas não ia ser o DASH 5 no Gripen da FAB, ou estou enganado?

Delfim Sobreira

Não acho a atuação da Ael/Elbit nociva, pois se precisamos comprar é porque não fazemos, e há países que não nos vendem.
Só há 2 coisas que divirjo :
1 – achar que tudo que Israel faz nos serve;
2 – não haver um embaixador israeli no Brasil, pois negociações estratégicas prescindem de diplomacia plena.
Infelizmente falta pragmatismo, ou Israel é a “Terra Santa” ou é “Aliado do Satã americano”.

Nonato

Muito defasado esse sistema.
Explico.
O piloto precisa ficar “fazendo mira”.
Isso é progresso?
E o avião não muda de posição? Ou o alvo?
Não há algo mais tecnológico? Trava e pronto?

Delfim Sobreira

Nonato.
Defasado nada, o capacete é que faz a mira, não precisa manobrar a aeronave pra engajar. O piloto se concentra mais no combate.

MadMax

Mais avançado só se a própria aeronave escanear a área em volta, mostra para o piloto o que achou em tela o piloto dá o OK no alvo e o caça manda bala enquanto o piloto se preocupa em não levar bala.

Rinaldo Nery

Nonato, mais avançado só a Enterprise do Cap Kirk. Ou aquelas naves alienígenas do Independence Day.
Ah, a matéria não fala, mas vais custar um terço dos HMD do mercado.

Nonato

No olho parece coisa do século XIX.
Em tese, os avionicos deveriam procurar.
Afinal de contas, é tudo no olho?
Olhar?
Mirar?
Não deveria ser automático?
Está mais para o pessoal de um navio atirar em um míssil no olho em vez de usar phalanx…

Marcos

Os suecos não estão com pressa, pois as versões C/D tem muitos anos para frente.

Delfim Sobreira

Enquanto isso os Sukhoi “malandramente” nos radares da Calha Norte.
Aliás, alguém sabe se continuam aparecendo ou sossegaram ?

Leandro Costa

Nonato, caso não tenha sido óbvio o suficiente, vou explicar mais detalhadamente:
.
O capacete é integrado aos aviônicos da aeronave, e faz com que o piloto não precise olhar para dentro do cockpit toda vez que o radar detectar alguma aeronave, por exemplo, tornando a informação disponível para onde quer que o piloto esteja olhando.

Nonato

Mantendo os olhos constantemente nele… Sei que é um dos mais modernos.
Não sou do ramo (caso alguém ainda não saiba. Rs.)
Mas acho estranho.
Em filmes, na hora que o sistema trava no alvo é só disparar. E ir embora.

Carlos Alberto Soares-Israel

2022

Nonato

Tá demorando mesmo. NG.

Leandro Costa
bosco123

Nonato,
“manter o olhos” deve ter sido erro de tradução.

Ednardo Sombra So

Nonato, é manter os olhos até travar, aí é só disparar e partir para uma manobra defensiva.

oica

Tio-Dan 7 de novembro de 2016 at 17:03
“Farroupilha… o sistema é só montado aqui a produção dos componentes em si é feita em Israel.”
.
No! We can’t! (Alone.) 🙁
.
But, we are not alone… 🙂