Caças chineses J-20 fazem apresentação no Zhuhai Air Show

141
Caça J-20

Chengdu J-20

Dois caças chineses J-20 de quinta geração se apresentaram hoje no Zhuhai Air Show, na província de Guangdong. Segundo analistas, os aviões pertencem ao primeiro lote de produção inicial do jato, que voou pela primeira vez em 2011.

No pequeno vídeo da demonstração, os J-20 aparentemente não empregaram pós-combustão, mas mesmo assim, ficou evidenciada a capacidade de manobra do caça chinês proporcionada pelos canards.

Com o desdobramento de caças F-35 dos EUA para o Japão em 2017, especula-se como deverá ser o encontro entre as duas aeronaves de quinta geração sobre o Mar da China.

Subscribe
Notify of
guest

141 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maria do Carmo Lacoste

Simplesmente maravilhoso. Por que não nós?

Antônio Carlos Alocer

Belíssimo avião, os “chinas” estão há “anos luz” a frente de nossa capacidade de produzir algo dessa envergadura.
Vamos ver as suas capacidades.

Andre

Manobravel sabemos que e agora falta saber sobre o sistema de armas e radar

Antonio Nonato

Bom dia Senhores, Desculpem se eu estiver falando bobagem, sou leigo no assunto, mas, ainda que estes caças não tenham atingido o mesmo nível dos caças dos EUA, este fato demonstra a opção pelo DESENVOLVIMENTO econômico, diferente do simples CRESCIMENTO econômico, que é o que vem acontecendo com o Brasil desde 1954. A China, e aqui não estou levando em conta a qualidade, optou pela sua soberania, pela capacidade de fazer a sua própria indústria. Onde está a indústria nacional brasileira!? Alguém sabe? Alguém viu!?…. Temos riquezas minerais, biodiversidade, o maior potencial de terras agricultáveis do mundo, só o aquífero… Read more »

kfir
HMS_TIRELESS

Vamos aos fatos:

– Em termos de desempenho de vôo não fez nada do que um F-35 não tenha feito em suas exibições. Se perigar as manobras do caça da LM foram até melhores. Comparando com o F-22 então chega a ser covardia. Isso reforça o fato de que esse aparelho está mais vocacionado a ser um caça-bombardeiro e não um caça de superioridade aérea.

– Os chineses ainda não possuem um turbofan aeronáutico viável.

Carlos Alberto Soares-Israel

“………..especula-se como deverá ser o encontro entre as duas aeronaves de quinta geração sobre o Mar da China.”
Será assim:
Um é mono, outro é bi !
_______________________________

Os motores vem d’onde ?

joshua

Já em 2009 se soube que a inteligência tecnológica chinesa tinha furtado um terabyte de informações das redes informáticas de uma série de companhias desenvolvedoras do F-35. Na mesma altura, as autoridades norte-americanas anunciaram que tinham sido roubados sobretudo materiais relativos ao aspeto geral do avião e sua aerodinâmica. Os chineses não teriam conseguido obter quaisquer dados quanto aos subsistemas essenciais do F-35, tais como motor, radar e sistema de comando e controle.

wwolf22

qual a velocidade minima que o jato precisa para se manter voando ??

Johan

Antonio Nonato 1 de novembro de 2016 at 11:17 Prezado Antônio, compartilho do seu pensamento com exceção da questão que somos saqueados pelas grandes nações, pois, na minha humilde opinião somos mais saqueados pela corrupção que assola nosso país e o “saque” realizado pelas grandes potências nada mais é que efeito. Se um sujeito não se respeita o mesmo não deve esperar ser respeitado e isto vale para uma nação. As empresas de defesa que desenvolvem produtos voltados exclusivamente para uso da nossas FA estão fadadas ao insucesso e até falência. Não temos escala de produção, conceitos muitas das vezes… Read more »

Bueno

Esta no ar dando Show, é colocar o protótipo no ar para abrir pedidos e custear a produção. Os chineses estão de parabéns, foco no objetivo. Voando mesmo com os motores que não são oficiais conforme veiculado, imagina quando estiverem com os motores definitivos,

Scarface 1

Uma coisa é fato,até o presente momento ele passa mais cara de 5G que o PAK-FA,creio que o PAK-FA tem como evoluir se corrigir pequenas coisas em seu design,mas até agora se fosse pra escolher algo furtivo não americano (F-22),ficava com o avião chinês.

no mais os chinas estão de parabéns,enquanto a galera desce o pau neles,nós iremos de Gripen,,,sim de GRIPEN.

sds.

Maria do Carmo Lacoste

São os mestres mundiais do Ctrl C + Ctrl V, e convenhamos, são cópias de baixa qualidade e mal feitas.
Claro, com os milhares de terabites roubados do F-35, aí é mamão com açúcar.

Alexandre Galante

Até para copiar é preciso ter competência. No início, o Japão também só copiava.

Carlos Alberto Soares-Israel

“Voando mesmo com os motores que não são oficiais …..”
_________________________

O quê são motores não oficiais ?
_________________________

Preciso aprender mais essa !

Antônio Carlos Alocer

Ah como seria bom se o Brasil possuísse essa capacidade de copiar e colar dos chineses!
Até para roubar informação é necessário ter preparo e conhecimento.

Maria do Carmo Lacoste

Será que se a Embraer tivesse acesso aos milhão de terabites roubados do F-35 que os chineses tiveram, a empresa não seria capaz de colocar algo assim voando? levando-se em consideração que tivesse acesso aos motores e aviônica.
Como é que um país sai de um FC-1, que parece um búfalo com asas, e vai direto para um 5G como esse J-20? que lógica tem isso?

Carlos Alberto Soares-Israel

Sobre cópias, Verdade ! Difícil mesmo deve ser mulher em corpo de omem ! (é sem h mesmo) (rs) __________________________ Com certeza os Chinas chegarão em algum lugar num dia, nada como um dia atrás do outro e uma noite entre eles. __________________________ Espero que nunca precisem provar o que eles fazem em armamentos contra Âmis, até por que creio queserá contra o Urso um dia. __________________________ Aliás, está na hora de começarem a assumir sua posição e colocarem seus superhiperpowerfodásticos armamentos, bolinhas quânticas etc etc etc para ajudar um pouco, tipo na Syria, Iraque etc etc etc Inclusive botas… Read more »

Bardini

Se a Embraer tivesse “os milhões” de terabytes do projeto do F-35, seria processada…

Carlos Alberto Soares-Israel
Maria do Carmo Lacoste

Bardini 1 de novembro de 2016 at 13:16
Falo em termos hipotéticos.
Para quem fabrica o que fabrica, entre aviões comerciais e algo como o KC-390, acho que daria para arriscar.
Levando-se em conta que os motores e aviônicas estariam disponíveis.
Saíram do FC-1, essa é a verdade, de chinês mesmo, só chegaram no FC-1, e passaram direto pro J-20.

Alexandre Galante

Maria, você se esqueceu do J-10 e do J-31.

Carlos Alberto Soares-Israel

É nada, é URDU ! Kkkk
Comentários em Inglês.

Antônio Carlos Alocer

Acho que a Embraer tem capacidade pra criar, gerenciar e fazer as parcerias necessárias para desenvolver um projeto desse tipo, acredito que o principal entrave esteja em Brasilia. Com que recursos? teria a Embraer condições de bancar um desenvolvimento desses? e mesmo que tenha, qual a garantia de vendas para o próprio Brasil, tendo em vista essa característica de não investimento na área de defesa?

Tadeu Mendes

A grande diferenca entre o governo chines e o governo brasileiro: Programar para ser uma nacao poderosa, a todo e qualquer custo. Eu nao gosto dos chineses, e na minha opniao, esse problema devria ser resolvido agora (nuke them) e nao daqui a 20 anos, porque ja teriam superado o gap tecnologico com os EUA, mas eles pelo menos tem uma visao de estado. Eles sao ultranacionalistas e racistas. O pais mais poluidor do planeta, e no momento, a China e a unica nacao que esta se preparando para matar americanos e assumir o poderio mundial. O tal multipolarismo esta… Read more »

Maria do Carmo Lacoste

Alexandre, o J-10 não foi comprado dos israelenses, que por sua vez já é uma cópia do F-16? já li algo sobre isso, por isso me referi somente ao FC-1.
E esse J-31 já não faz parte do mesmo combo do J-20, ou seja, fruto do furto de projeto do F-35?

Alexandre Galante

Não, o Lavi não era cópia do F-16. Mesmo baseado no Lavi, 90% do J-10 é desenvolvimento próprio da China. O J-31 pode ter tecnologia baseada na americana, mas não tira o mérito do avião.

Americanos e russos também copiaram muitos equipamentos dos alemães depois da Segunda Guerra Mundial.

Como eu disse antes, até para copiar é preciso ter competência.

Marco Passamani

Johan, onde eu assino?

LEONARDO RICELLi

Ao final do video o piloto do J-20 liga o modo “Stealth xing ling”. Até a câmera tem dificuldade de vê-lo!

Jeff

“Maria do Carmo Lacoste 1 de novembro de 2016 at 10:57
Simplesmente maravilhoso. Por que não nós?”
.
Porque não temos capacidade de pensar à frente, somos um povo imbecil que não aproveita a grande capacidade que este território oferece.
Essa é a verdade, sem mimimi por favor.

WFonseca

Prezado Antonio, 01/11 – 11:17 Qual potência saqueia o Brasil? De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior, os cinco principais produtos de exportação do Brasil em junho 2016 foram: Soja, minério de ferro, óleos brutos de petróleo, açúcar de cana e carne de frango congelada, fresca ou refrigerada inclusive miúdos. Entendeu? Não somos saqueados por ninguém, somos incompetentes mesmo! Não preocupamos o suficiente com a educação dos nossos filhos, formamos muitos funkeiros e DJs, mas poucos engenheiros. Não fabricamos sequer pasta de dente, nosso café tem perdido espaço para a Colômbia, a Petrobrás foi saqueada, Embraer é uma anomalia… Read more »

Maria do Carmo Lacoste

Alexandre Galante 1 de novembro de 2016 at 13:42 Tudo bem, eu concordo. Eu iria citar esse caso de russos e americanos que se espionam mutuamente, e se copiam mutuamente. Para não falar que não existiu “programa espacial” soviético ou americano, o que existia era um programa espacial nazista, copiado pelos dois lados, mas sem dúvida que mesmo para copiar, tem que ter muita, mas muita competência e capacidade tecnológica. Sabe onde os chineses aprendem as coisas?? nas universidade americanas e Europeias, tem milhares de chineses estudando nas melhores universidades americanas e da Europa, quando terminam seu curso, voltam para… Read more »

Clésio Luiz

Engraçado o pessoal falar em cópia, como se o objeto ser parecido com outro automaticamente o transformasse em cópia.
.
Nem todo mundo consegue diferenciar um 737 de um A318. Tem gente que aponta para o F-15 e diz que é o avião do Top Gun (já vi a revista Veja fazendo isso). Caças da Primeira e Segunda Guerras são todos parecidos, adotando as mesmas soluções.
.
Requerimentos parecidos geram soluções semelhantes. Uma das maiores verdades na engenharia.

Rinaldo Nery

WFonseca, corretíssimo. Fazendo um pequeno paralelo, meus amigos cariocas justificam a violência no Rio dizendo que o “visual é lindo”.

Johan

Marco Passamani 1 de novembro de 2016 at 13:43
Obrigado Marco!

Alexandre Galante

É meus amigos, os chineses há muito tempo deixaram de produzir só “pastel com flango”. É duro, mas é mais fácil aceitar, dói menos.

Carlos Crispim

WFonseca, vc se exprimiu muito bem, parabéns. O Brasil é n-campeão de futebol e qual a marca mais famosa dos tênis? Meias? Bolas? Nem isso nós conseguimos fazer, não somos experts em nada, só em samba e churracada com cerveja no final de semana, por aqui damos mais valor a um funkeiro do que um físico ou engenheiro. Voltando ao tópico, achei o J-20 muito grande e comprido, deve ser um pesadelo de fazer manobras, dogfight nem pensar. Se ele não possuir um sistema de armas realmente do futuro, então não serve pra muita coisa, é mais um xing-ling voador,… Read more »

Jeff

ANTONIO CARLOS ALOCER – A manobra que o cara faz no seu vídeo ali pelos 30 segundos é de cair o queixo. Como chama essa manobra ali alguém sabe informar? Abraços

Rodrigo Maçolla

O ‘aviãozinho loco meu” gostei, acho que os chineses estão de parabéns, querer comparar o desempenho com o do Raptor ainda é prematuro, pode se se comparar o desenho, as soluções aerodinâmicas inclusive com o T-50, mais ainda é preciso esperar o amadurecimento das capacidades operacionais para uma comparação completa, mais essa exibição mostra que os Chinas estão no caminho certo, lembrem-se “Nada se cria , tudo se copia…

Bueno

Carlos Alberto Soares-Israel 1 de novembro de 2016 at 13:00 , Boa tarde! Melhor, os motores não são definitivos do projeto.

Oficial pode estar relacionado com “aquilo que é autêntico”. Exemplo: perfil oficial, biografia oficial, história oficial, , motor oficial e etc.
Links relacionado aos motores –
http://www.aereo.jor.br/2016/02/11/china-deve-ter-um-esquadrao-operacional-de-cacas-stealth-j-20-ate-2017/
http://www.aereo.jor.br/2015/12/30/primeiro-caca-j-20-de-producao/
http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,china-inicia-testes-do-j-20–o-caca-invisivel,1817537

As-Salamu Alaikum שלום

Jeff

E pensar que o Santos Dumont era brasileiro. kkkkk nosso povinho é medíocre demais.

Augusto

Tenho um grande amigo na indústria automotiva que faz viagens constantes à China. Ele me disse que foi a uma cidade do interior desse país conhecer o centro de engenharia da JAC. Segundo ele, é um prédio de apenas 8 andares, mas com 1.000 engenheiros POR ANDAR. O curioso é que ao fundo de cada um desses andares, havia um grupo de senhores mais velhos (alguns, inclusive, idosos) que ele descobriu serem ex-empregados de grandes empresas japonesas, como Toyota e Honda, assessorando a preço de ouro os jovens engenheiros chineses. Ele disse que a qualidade dos carros chineses, que era… Read more »

Marcelo Andrade

WFonseca:

Concordo e assino embaixo, perfeito

Delmo Almeida

Eu achava esse avião tão bonito… mas agora achei tão feio… dependendo do angulo, fica parecendo uns monstrengos soviéticos, feio pra caramba!!1

Marcelo Andrade

Augusto,

Trabalhei em uma empresa de TI e meu Diretor foi convidado para visitar a sede da Huawei. Haviam 11.000 engenheiros só na área de Pesquisa e Desenvolvimento. Amigo, já perdemos o bonde da História!!!

Gallina

WFonseca 1 de novembro de 2016 at 13:51

Perfeito. Irretocável.
O pior é que o estilo de industrialização que ocorreu na China (multinacionais em busca de mão de obra barata), já passou por aqui… Na China, tudo indica que, com os frutos dessa industrialização, irão passar pela barreira da chamada renda média. Eles tem já várias marcas competitivas globalmente, já na fronteira tecnológica, ou perto disso. Já nós… Temos Embraer, algumas empresas de software, e …. se alguém quiser ajudar e colocar alguns nomes aqui, ótimo… porque não me vem a memória agora.

Augusto

Marcelo Andrade,

esse meu amigo me relatou que esse centro da JAC no interior é apenas um, dos vários espalhados pelo país, dedicados exclusivamente a engenharia.

Daniel

Parece super Trunfo, esses comentários são uma piada, o F22 é melhor, o J20 não presta porque foi copiado, ele não voa bem, o PAK-FA não é 5g…
Se fosse um comentário de um americano, um chinês ou um russo, tudo bem, mas de um brasileiro? fazendo torcida como se fosse uma partida de futebol? Pior ainda, que o seu próprio país, não tem tecnologia que chegue perto do “fraco” J-20, ou do não 5g PAK-FA.
Brasileiro é uma piada mesmo, rsrsrs

Fernando

Discordo quando falam que é cópia mal feita das aeronaves americanas. São, pelo contrário, máquinas admiráveis e um trabalho de ponta dos chineses! até quando vão desmerecer o trabalho dos caras? eles estão fazendo o papel deles e quem sabe em breve ultrapassem os EUA como a maior potência econômica e militar do planeta. Nunca se sabe o dia de amanhã! e tenho a certeza que os EUA tem um respeito considerável pela China, pois já diz o ditado: “Nunca subestime o inimigo”.

Carlos Alberto Soares-Israel

Bueno 1 de novembro de 2016 at 14:39
Não respondeu, simples assim.
___________________________

Motores são do Urso e o serão por muito tempo.
___________________________

Shalom.
___________________________

Ops….. e Aqui querem FA’s de 1º mundo, para quê ?
Não temos nada para defender …… de acordo com boa parte dos comentários.
___________________________

WFonseca 1 de novembro de 2016 at 13:51
Concordo em 98%.
Faltou algumas coisas, uma delas:
“A desgraça de quem não gosta de política é ser governado pelas zelites.”

Renato Carvalho

Parabéns China, em poucas décadas saíram do atraso e da miséria para figurar entre os grandes, podem chorar e escarnecer o quanto quiserem…