Por Alexandre Galante

Dallas, Texas – A Força Aérea Comemorativa (Commemorative Air Force – CAF) realizou neste fim de semana o show aéreo “Wings Over Dallas” dedicado às aeronaves da Segunda Guerra Mundial, no Dallas Executive Airport.

A CAF é um museu vivo de aviação, pois com ela você poder ver os Warbirds voando e ouvir o ronco dos seus motores. E, se puder pagar, também pode voar de carona em alguns aviões!

O show contou com a presença de cerca de 40 aviões, juntamente com 20 veículos militares.

O bombardeiro B-29 batizado de “Fifi”, um dos dois aviões deste tipo mantidos em condições de voo no mundo, também se apresentou e impressionou pelo tamanho e pelas passagens baixas sobre o campo.

A CAF dedicou o show a todos os que participaram da Segunda Guerra Mundial, tanto aos que lutaram na linha de frente quanto aos que participaram do esforço de guerra, produzindo material nas indústrias.

Estiveram presentes 30 veteranos da Segunda Guerra Mundial, incluindo quatro veteranos que estavam em Pearl Harbor quando a base foi atacada pelos japoneses em 7 de dezembro de 1941.

Para relembrar os 75 anos do evento, o ataque foi reencenado com réplicas de Zeros e Kates, contracenados por P-40 e B-17.

wings-over-dallas-2

wings-over-dallas-3

wings-over-dallas-4

wings-over-dallas-5

wings-over-dallas-6

wings-over-dallas-7

wings-over-dallas-8

wings-over-dallas-9

wings-over-dallas-10

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

Vontade de entrar no consulado aqui do Rio e pedir asilo aeronáutico nos EUA. XD

Jagderband#44

Boa Leandro!

Luciano Baqueiro

Uma máquina que eu adoraria ver voando é o B-36, o bichinho era grande e certamente bem barulhento, no bom sentido p/ nós fãs.

Tadeu Mendes

O B-29 da Boeing, esse é o mesmo modelo que entrou para a história. Foi o B-29 batizado Enola Gay que carregou em seu ventre a Fat Man e Little Boy e as despejou em Hiroshima e Nagasaki.

Como também se pode ver outras aeronaves históricas como o , B17, B-25, P-40, C-3, o Zero da Mitsubishi.

Grande show de veneráveis máquina de guerra.

carlos henrique

Tadeu Mendes,
Desculpe-me, mas o bombardeiro B-29 nomeado Bockscar, pilotado pelo Major Charles Sweeney foi que lançou a FAT MAN sobre Nagasaki em 09 de agosto de 1945. Enola Gay atuou somente contra Hiroshima.

Tadeu mendes

Carlos Henrique,

Boa noite. Obrigado por corrigir meu erro. Eu realmente pensava que o Enola Gay havia bombardeado as duas cidades.

Desculpem me erro.

Fernando

Sonho de lugar pra quem gosta de aviação! um dia estarei nesse evento, aliás EUA é o LUGAR pra quem gosta de aviação. Obrigado pelas fotos e matéria

Alguém sabe quantos B-17 ainda em condições de voo no mundo? para mim o bombardeiro mais marcante do conflito

Alex Faulhaber, RJ

Enquanto aqui no Brasil, a FAB proibiu o projeto de colocar o P-47 pra voar novamente.