sukhoi-su-30mk2-vietnam-1

Na foto do alto, dois caças Sukhoi Su-30MK2 destinados à Força Aérea do Vietnã.

O aviões são os dois últimos de um lote de 12 Su-30MK2 encomendados pelo Vietnã sob contrato de US$ 600 milhões com a OAO “Rosoboronexport”, assinado em agosto de 2013.

O Vietnã já tinha recebido em três contratos anteriores, de 2004 a 2012, 24 caças Su-30MK2. Somando as aeronaves do acordo de 2013, o país terá 36 aviões do tipo.

vietnam-map

sukhoi-su-30mk2-vietnam-3 sukhoi-su-30mk2-vietnam-2

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

Subscribe
Notify of
guest

81 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

E o Brasil ó…

Fabio Aguiar

É assim que se faz, compra uma duzia, depois mais 12. Depois meia duzia, mais a frente uns seis e quando vê ta 36.

Glasquis 7

Mas que bobos, qualquer F5 M com derby detona eles KKK.
Os russos que se cuidem que daqui a alguns anos os chinas estão fabricando Xukoi Xing Ling 2 pra vender mundo afora… E os argentinos vão querer testar.

Leandro Costa

Como os Chinas sempre fizeram…

augusto

36 ainda é pouco pro vietnam .

Jacinto Fernandes

Glasquis7 já existe a versão Xing Ling da família Sukhoi 27/30… é o Shenyang J-11D

Glasquis 7

Jacinto Fernandes

E os argentinos, testaram?

Billy

E esses aí? Será que vão saber operar??

donitz123

Lembrando que o Vietnã está procurando por um caça monomotor ocidental para substituir os MiG-21. Cogitou-se F-16 usados mas o Gripen é cotado.

hamadjr

E tem gente pirando na maionese que a logística do tio boris não é confiável

Rinaldo Nery

Que macacão horrível. E ainda voam sem luvas.

Rodrigo M

O que eu acho interessante é que segundo alguns entendidos o pós-venda russo é péssimo, e os aviões vivem no chão por falta de peças e manutenção.
Pois é, mas quem comprou uma vez tá comprando mais né..
Mas para o super trunfo e ufanismo tupiniquim vale tudo, até F-fórevis abatendo SU-30 a 370km..

Mike

Esses aviões lá servem pra tarefas do dia dia e para manter atualizada a doutrina de combate. Com vizinhos da pesada, a força vietnamita ruiria por completo num único dia de combate.

Farroupilha

Qual o tamanho da economia vietnamita? De sua área a defender? Não vou me dar ao trabalho de pesquisar… são nanicas perto da nação gigante da América do Sul. E como sempre o mantra: Eles têm muitos inimigos… Certo!* – O mistério é como nossos governantes brasileiros não conseguem nunca ter dinheiro para as FFAA… Será que o ralo é gigantesco? O Moro faz ideia do tamanho do mesmo, ou do enorme número deles? – – *Algo que deve acontecer no Vietnam é serem pouquíssimos (ou nenhum) dos seus políticos com contas no exterior. Essas tais de contas no exterior… Read more »

João

donitz123 10 de outubro de 2016 at 17:22

Da onde vc tirou isso?

Jacinto Fernandes

Glaquis7, é verdade que a maioria das operações aéreas da Argentina na Guerra das Malvinas era quase suicida, mas aparentemente, nem os bravos pilotos argentinos tiveram coragem de pilotar um Xukoi oliginal. Mas falando sério, parece que são bons. O maior problema da China ainda está na motorização e parece que os chineses têm dificuldades em produzir (ou reproduzir) o desempenho dos motores russos.

Edcarlos

“Rinaldo Nery 10 de outubro de 2016 at 17:31

Que macacão horrível. E ainda voam sem luvas.”

No tempo de Guerra do Vietnã, eu acho que não havia o macacão feio, nem luvas ou mesmo sapatos! Claro que tão precisando de uma repaginada no uniforme!

Quem sabe agora que estão mais abertos ao ocidente e interessados no armamento ocidental, certamente alguma coisa vai mudar em termos de doutrina e figurino!

Saudações!

Rinaldo Nery

Edcarlos,tinham sim! E era mais bonito.Há alguns anos atrás, comprei um livro sobre a Força Aérea Vietnamita num museu em Dallas. Bem ilustrado, e a maioria das fotos era da Guerra do Vietnã.
Quanto ao pós venda russo, vamos lembrar que o Vietnã SEMPRE operou aeronaves russas. Sua logística está toda baseada no modelo russo. Não é o nosso caso.

donitz123

João 10 de outubro de 2016 at 18:23
.
donitz123 10 de outubro de 2016 at 17:22
.
Fonte:
.
http://nationalinterest.org/blog/the-buzz/vietnams-plan-deter-china-western-jets-14893

a12comanf

É comum exibir o cockpit assim??!
Normalmente não são cheis de segredos??!

ronilson

esses caras são burros deveriam comprar o f5 que e muito superior ao su30 kkkk

donitz123

Os vietnamitas assinaram um acordo de intenção para treinar seus pilotos na Índia com a possibilidade de ampliá-lo para a área de manutenção e suporte técnico similar ao que os malaios tem com a Índia.

Glasquis 7

Rodrigo M,
Pelamordedeus! não repita isso. Eu sei que leu no outro post sobre o alcance radar dos mike mas não repita isso, faz até sangrar os olhos.

Glasquis 7

João 10 de outubro de 2016 at 18:23
donitz123 10 de outubro de 2016 at 17:22

Não é o Vietnam, é a India que procura caças monomotor. http://www.aereo.jor.br/2016/10/10/india-inicia-concorrencia-para-cacas-monomotores/

Glasquis 7

Jacinto Fernandes,

Meu comentário não foi pela valentia nem pela coragem dos Hermanos mas por que ultimamente eles estão testando tudo o que voa mas não tem grana pra comprar nada. KKK

donitz123

Glasquis 7 10 de outubro de 2016 at 19:13 . João 10 de outubro de 2016 at 18:23 donitz123 10 de outubro de 2016 at 17:22 . Não é o Vietnam, é a India que procura caças monomotor. . Não, “querido”. Você não entendeu (Acesse o link postado posteriormente). O Vietnã TAMBÉM procura um caça ocidental para substituir seus caças MiG-21. O que se tem de mais concreto até o momento é o F-16 e o Gripen, o que pode indicar a preferência por um caça monomotor. Quem sabe até mesmo o FA-50 já que os sul-coreanos tem muito investimento… Read more »

Space Jockey

A China está com várias disputas com os vizinhos, e todos estão se armando… um verdadeiro cinturão de aço! Bom para os EUA.

Topol

SU-30 está vendendo bem… logo logo a IRIAF deve anunciar a sua escolha de reaparelhamento de caça o que deve ser um número razoável… MIG-29 SMT ou SU-30 MK2 ??? Ou será que terão a audácia ($$$) de partir logo pata um SU-50 …

hamadjr

Uma dúvida aos camaradas, no caso do Sukhoi quem pilota fica no assento traseiro, quanto o uso de luvas por ser voos de baixa altitude e propagandístico quem sabe se abstiveram do uso da mesma, por que quem tem dinheiro para comprar esse caça não tem para comprar luva então fecha budega e contrata via ppp Taiwan para patrulhar o espaço aereo

Junior Souza

Meu Deus que susto , já tinha lido mais SU-30 para venezuela 🙂 … To traumatizado com estas matérias do poder aereo .

Space Jockey

@Junior Souza 10 de outubro de 2016 at 20:10

KKKKKKKK

Rodrigo M

a12comanf 10 de outubro de 2016 at 18:56
“É comum exibir o cockpit assim??!
Normalmente não são cheis de segredos??!”
.
Acredito que esse tempo já se foi.
.
Hoje em dia um cockpit moderno praticamente se resume a telas de LCD/LED ou sei lá o quê, isso não é novidade para ninguém.
A tecnologia está no hardware e principalmente no software escondido por trás dessas telas.
Portanto não há muito o que esconder.

André Lourenço

Já temos o Gripen que não foi uma má solução, é um projeto que pode ser melhorado com o tempo, temos grandes profissionais na FAB, nossos pilotos treinam nos EUA, acho que o fator piloto pode contar ao nosso favor, mesmo contra o SU 30.

Não sou contra o SU 30, até acho que a FAB poderia ter uma força de ataque com pelo menos uns 12 em Manaus, mas criticar o governo federal é chover no molhado, a grana do Fx1 virou estádio para copa,obras para as Olimpíadas e propinas por ai a fora.

Seal

Pior, na hora que abri o site e li ” mais caças Sukhois SU-30…”, pensei meu Deus é o fim da linha!

Marco Passamani

Pronto! Agora Vietnam é melhor do que nós. Ai ai….

Rinaldo Nery

Sei q é uma bobagem, mas luvas não tem nada a ver c vôo a baixa altura. Não é pra proteger do frio. Elas são antichama, e também protegem no caso de ejeção. Na FAB (e na maioria das FA) seu uso é OBRIGATORIO. Tenho as minhas até hoje.

Tadeu Mendes

Para um país semi-industrializado e com talvez 80% de terreno concerto por planatação de arroz tá bom demais. O Vietnam, um país com uma das economias mais pobres do planeta, mas que tem uma força aérea de caças superior a chamada 7°a economia do mundo, a putenfia Latino americana chamada Brasil. O Vietnam sobreviveu a tres conflitos internacionais, contra potências como a França, os EUA e a China. Que humilhação e que vergonha para um país com tamanha infra estrutura industrial, vasta extensão territorial e diversificado patrimônio humano como Brasil, não ter condições de fazer respeitar seu espaço aéreo. Já… Read more »

Rodrigo M

Tadeu Mendes, Para te falar a verdade, não culpo apenas nossos governantes, nenhum deles veio de Marte e caiu de paraquedas em Brasília. São apenas o reflexo do que é nossa sociedade. . Faça um teste: Pergunte a um brasileiro médio o nome do principal caça da FAB. (É só um exemplo, já que aqui discutimos justamente esse tipo de tema, mas poderia ser qualquer outro de alguma relevância..) Nem vou sugerir que se pergunte nada relacionado a nossa história.. . Agora refaça o teste, mas desta vez perguntando sobre a seleção brasileira de futebol. Nomes de jogadores, posições que… Read more »

Carlos Alberto Soares

Cel R Nery
Os Viet andam as turras com os Han vez outra.
Os Han são cliente de carteirinha do Urso, motores então ….
Entonces ….
como fica essa Log Fornecimento para os Cong ?

Carlos Alberto Soares

Sem luvas ?
Sem meias também !
+++++
Cel R Nery
Estou a muito tempo para fazer esta pergunta, sempre esqueço:
Os espelhos do Galaxy realmente ajudam em algo ?
Já vi até com três !

Tiago Silva

Alguém sabe dizer se estar aeronaves são novas ou são aquele lote que foi usado interinamente pela índia até a chegada dos primeiros “Su-30 MKI” ???

ivanmc

Carlos Alberto Soares 10 de outubro de 2016 at 23:13 . Caro Carlos Alberto Soares, geralmente os espelhos servem como retrovisores no Canopy, e também, de periscópio para treinamento onde o instrutor tem que acompanhar o desenvolvimento do piloto nas diversas manobras como: evasivas, defensivas e de ataque. Assim sendo, no caso do SU-30 da matéria é two-seat, em que o piloto em treinamento senta-se na frente e o instrutor e pode ser utilizado em missões de bombardeio também. Porque a cabeça do piloto para a frente obscurece a visão do instrutor, por essa razão os espelhos servem de periscópio,… Read more »

FELIPE MORAIS

Hahahahahah esse Carlos Alberto é hilário. Acho que deve dar mais trabalho escrever em códigos e sem conjunções assim do que se escrevesse normal. Eu sou muito insatisfeito com a situação das nossas FAs, mas comparar a situação de algum do países do sudeste asiático com a nossa é no, mínimo, falta de bom senso. Lá o caldo é quente. Historicamente um barril de pólvora. O dragão a cada dia com a fome maior. Japoneses e sul coreanos armados até os dentes. O gordinho psicótico cheio de Nukes. Índia e Paquistão se entranhando mais acima. Taiwan com a existência contestada.… Read more »

Rustam Bogaudinov

Tiago Silva 10 de outubro de 2016 at 23:30

all aircraft, new production KnAAZ, branch of PJSC “Company” Sukhoi “the city of Komsomolsk-on-Amur, SU-30MKI produced at another plant in the city of Irkutsk, there produce SU-30MKA-MKM-SM, SU-34 produced at the third plant Sukhoi in Novosibirsk
_

todas as aeronaves, a nova produção KnAAZ, ramo da PJSC “Companhia” Sukhoi “a cidade de Komsomolsk-on-Amur, SU-30MKI produzidos em outra fábrica na cidade de Irkutsk, não produzem SU-30MKA-MKM-SM, SU-34 produzido na terceira planta de Sukhoi em Novosibirsk.

fonseca

E baratim.50 milhões de dolares a unidade.
pagar e levar.
sem complicações.
critica-se muito índia.
mas o Brasil que complica.
na ânsia de ter acesso a tecnologia, fabricação local, etc, gasta muito dinheiro, acaba o dinheiro e fica sem caça, sem dinheiro, sem armamentos.
uns vinte anos nessa situação…

fonseca

a turma padrão google.
bermuda, camiseta e chinelos…
e bora voar, bem à vontade, inclusive sem capacete…

Carlos Alberto Soares

Ivanmc
Colega, e no monoposto.
Todos tem ….
Ou é o espelho do Galaxie ou o da Kombi
quando adaptado.
Kombi, a original
Por ser comprida e ter muitos pontos cegos
o pessoal coloca espelho de Landau.
Então Colega, monopostos ?

Carlos Alberto Soares

FELIPE MORES
Costume da minha época, faz tempo.

Delfim Sobreira

Tb não entendi muito, Putinsky vende pra China, a China quer tomar o Vietnam, aí vende pro Vietnam também.
Pode ser pra evitar que os viets comprem caças ocidentais… e estes Sukhoi podem ter alguma deficiência frente aos chineses.

Bardini

Roberto F Santana 11 de outubro de 2016 at 8:34
.
Realmente, aos 3:26 fica bem nítido.
Aos 4:13, durante a manobra, fica ainda mais.
.
Será que tem algo relacionado a queda do Su-30 venezuelano, que dizem ter caído por desorientação?