Tensão com caças da Venezuela na fronteira com Roraima

176
Sukhois Su-30MKV da Venezuela

Sukhois Su-30MKV da Venezuela

su-30mkv

Leandro Mazzini

ClippingNEWS-PAOs sobrevoos de dois potentes caças russos Sukhoi SU da Força Aérea da Venezuela na fronteira com o Brasil e a movimentação de caças da Força Aérea Brasileira (FAB) no dia seguinte causam tensão na região norte de Roraima.

A FAB enviou para a base aérea do Estado sete caças AMX – dois na terça e outros cinco na última quinta-feira – além de dois Hércules C 130. Em nota, a FAB informa apenas que trata-se de um exercício.

Mas fontes militares da base informam que os caças da Venezuela teriam invadido o espaço aéreo do Brasil no início da semana, na região de Pacaraima. E que o governo de Nicolas Maduro já teria pedido desculpas informais ao Ministério da Defesa e Aeronáutica comunicando ter sido um incidente involuntário.

Cobrada sobre a situação, ainda um mistério, a FAB informou em outro e-mail que não houve registros de invasão.

O que causou mais mistério é que a Aeronáutica costuma avisar a imprensa de exercícios, o que não ocorreu neste caso. Ontem o site da FAB saiu do ar, e equipe em Brasília trabalha com sistema operacional de emergência.

Os AMX são para apoio operacional. O Brasil está desguarnecido de poder militar aéreo, em parte. Os Mirage foram ‘aposentados’, e os atuais F-5 da frota têm pouco poder de fogo e alcance.

FONTE: Blog Coluna Esplanada/UOL

Subscribe
Notify of
guest

176 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Nada foi noticiado na TV. Pode ter sido mesmo uma invasão involuntária. Já aconteceu conosco na fronteira com o Paraguai, quando Xavantes adentraram o território paraguaio, há muitos anos atrás.
Ontem ouvi o Poker de Paus, Barão 61 e Pantera 19 na FIR Curitiba, na região de Campo Grande. Pode ser coincidência.

Mig35

Vamos aguardar os desdobramentos das partes.

Leandro Costa

E se houve pedido de desculpas, mesmo que informal, por que toda a comoção?

Junior Souza

Tambem acho pouco provável que tenha sido alguma provocação , acredito mais em displicência dos pilotos . Agora a FAB que não cometa o erro de colocar o AMX contra o SU-30 , seria uma tragedia .

Lucas Lima

E ainda tem pessoas que defendem o cancelamento do contrato dos Gripens!!!
Enquanto os gripens não chega, estamos jogados a pura sorte..
Nem caças tampões há

Rodrigo M

Eu já havia comentado isso no outro post, para mim são “boas” noticias.
Voos sobre o nada, apenas para fanfarronice.. E só.
Mas nada como um “sustinho” para acordar os políticos em Brasília, ainda mais se o boato se espalhar entre a população.
Daqui a pouco já tem gente imaginando uma guerra.
Ótimo motivo para um aumento de verba para as FFAA bem como acelerar um pouco as coisas.

Joao Moita Jr

Muito bem, Brasil. E ai? Vão encarar SU-30 com AMX e Tucano??? F-5? Boa essa comédia, mesmo. Ficaram 20 anos coçando ja sabem o que, debatendo F-18, Grippen, Sukhoi, Rafale e até F-35, e agora, se der bosta mesmo, o Brasil está indefeso e vai ser umilhado. Se tivesse governo de verdade nessa zona, imediatamente estariam sondando Washington, propondo fazer um Lend Lease de emergencia, e trazer pelo menos 60 F-18 Hornets. Para ontem!!!

Roger

Infelizmente o grande aliado do Brasil: EUA ,Só vai vender resto pro Brasil.

Lewandowski

Sinceramente, essa nossa imprensa precisa ter um pouco mais de cuidado – capaaazz??? – ao noticiar as coisas…
.
Tensão? Mandar caças AMX? C-130? Pra que???
.
Olha, não é fácil… É por essas e outras que nada é levado a serio nesse pais ‘puthenfia’.
.
Sds

Wellington Góes

Uhuuuuuu, mas “assustar” com um bando de AMX desdentados e F-5M pernetas?! Putz!!! – Quer saber?! Para não passarmos mais vergonha, por isto o site da FAB saiu do ar, vai dar explicações de que?! Ah tá, conforme alguns “iluminados” metidos a planejadores orçamentários, deixa só uma meia dúzia de A-29 que já está bom demais. – O Brasil e nossas FFAA são uma piada de mau gosto, especialmente no que concerne a defesa das fronteiras e equipamentos disponíveis (salvo algumas poucas exceções), independente de qual força seja. Somos o país da remediação e quando se tem proatividade para tentar… Read more »

Marcelo Andrade

Wellington, não fala besteira, você nunca leu ou não conhece o trabalho das FFAA pra falar assim!!! Você acha que os SU-30, se estiverem voando uns 10, vão até onde!!! Vai pesquisar sobre os nosso pilotos e os exercícios que ja participamos, Po!!!

Gonçalves

Essa de enviar AMX para afrontar Su-30 é um blefe, se não conseguir enviar F-5M então é melhor não enviar nada, nem eu que não sou estrategista cometeria uma decisão louca dessas, quanto mais quem é da área. Creio que enviaram outras aeronaves e a nota sobre o AMX seja um blefe. Agora o F-5 armado com os Derbys combinado com os radares em terra podem de certa forma oferecer alguma resistência, pelo menos não vão deixar um corredor livre para os flankers, o AMX por vez teria a sua serventia mas certamente não seria a de enfrentar os Flankers.

camargoer"

Olá. O texto não diz nada, insinua e nega. O maior mistério é a FAB não ter avisado a imprensa que realizaria exercícios. Pior, as fontes anônimas informam que o Gov.Venezuela pediu desculpas por um suposto incidente que a FAB nega. Aliás, o canal diplomático seria o Itamaraty não o MD. É uma não-noticia.

Alexandre

Um Mike bem pilotado, atuando em conjunto com os E-99 e com os mísses BVR que temos, na minha opinião, ainda são melhores que estes Sukhoi com tripulações venezuelanas e sem AEW.
Não acho que tenha sido involuntário, o mais provável é que tenha sido intencional, coisa da cabeça do maluco encurralado.

Naldo Palmeira

Aposto na superioridade do SU contra as carrocinhas digo aeronaves ultra…passado do Brasil

JT8D

A notícia tem toda a cara de factóide. A Venezuela não existe, é uma ficção geopolítica. Vamos nos preocupara com problemas reais

sergio ribamar ferreira

Boa noite a todos. Pergunto: será que os Mirages realmente estão aposentados ou apenas guardados para serem utilizados como último recurso? Sempre tenho minhas dúvidas quando se comenta sobre retirada de aeronaves ou blindados( o EB adora não fazer alarde sobre armamento). Exemplo disso é dizer que as Forças Armadas não possuem artefatos nucleares. Já é de notório saber que as três forças desenvolveram e possuem. Um A4 Skyhawk pode carregar dependendo do modelo e modernização, um míssil terra-terra pode carregar.(Hipóteses)sei lá?

Antonio Ferreira..

Um dia foi a guerra da lagosta, agora será a guerra do papel higiênico! Quem vai ficar com os rolos deste precioso item? Os que estão se cagan**. do lado de cá, ou os bun** sujas do lado de lá??? Bom gente, grave mesmo, é numa hora como estas percebermos o que os responsáveis pela gestão do país, e pela segurança nacional, fizeram com a nossa soberania…

Fernando

Desconfio que estes su 30 da Venezuela tenham poder de fogo…
Acho que é muita propaganda!!!

Mauricio Veiga

Senhores a matéria não menciona que os AMX foram desdobrados com o intuito de “enfrentar” os SU-30, essa possibilidade é nula, a FAB sabe disso, o papel dos AMX seria atacar as bases dos SU-30(cenário hipotético), os F-5 fariam a escolta e caça aos SU-30 …

Carlos Alberto Soares-Israel

24 Kfir Block 60 JÁ !
12 Cheetah modernizados “a la Ecuador” JÁ !
12 Gripen C/D da SAAF JÁ !
______________________________

Já abri o bau, meu kit para proteção contra gases e nuc está debaixo da cama !

Alfredo Araujo

Para ajudar ao pessoal que gosta de dar palpites, vou colocar aqui as cartas de Super Trunfo do Su-30 e do F-5…. Ai vcs cheguem a uma conclusão de quem vence quem em um embate ar-ar.
.
E se as cartas não forem o suficiente para chegarem a uma conclusão, tenho uma moeda aqui para tirarmos no cara ou coroa..

sergio ribamar ferreira

Esqueci de informar que sou daqueles que em caso de algum conflito e tendo um desse meios dos quais hipoteticamente comentei,(artefatos nucleares) usaria sem pestanejar sobre o inimigo. dou mais um exemplo : um grupo de 50 ou mais manifestantes com coquetéis molotov e apenas eu e mais dois soldados cada qual com seu fuzil. Não pensaria duas vezes em disparar contra essa turba antes que um deles me jogasse esse coquetel infernal. Novamente cito Machado de Assis em Quincas Borba:”…ao vencedor as batatas…”

Matheus de Oliveira

Pessoal, na mesma hora em que Flankers entraram na America latina, não seria melhor, solicitarmos um “contra ataque diplomático” de pelo menos uns 24 F-15, para contra balancear a equação, gosto dos Gripen porem não irão cumprir com exatidão a missão, para minha humilde opinião, os vejo com caças de apoio, ataque e interdição e não como interceptadores a nível de combater SU-30 e similares! Agora vamos ver se o pessoal de Brasilia acorda, precisamos urgente dos Gripen e que não fique apenas nas 36 unidades iniciais, um número que julgo correto seriam uns 120, e que pelo menos cheguem… Read more »

Madmax

Muito barulho por nada.

Madmax

Não há tensão nenhuma com a Venezuela.
Sem disputa territorial, religiosa, por reservas minerais, potencial energético, nem mesmo futebolística.
Caiam na real. Não há nada em disputa.
Nenhuma tensão.

Sérgio Santana

Em não tendo sido uma invasão involuntária, mas um teste de reação, eu creio que a mobilização da FAB pode ter sido em resposta ao provável achado pelas recorrentes missões de E-99 na área…

Carlos Alberto Soares-Israel

E-99 na área… ?
Estão na chon !

Sérgio Santana

Voaram nas Olimpíadas e Paralimpíadas…

Carlos Alberto Soares-Israel

Alguém já teve a idéia em consultar os periódicos na venefavela ?
Eu já !

Carlos Alberto Soares-Israel

Não estão na BABV
Estão na chon !

Sérgio Santana

Não precisam estar na BABV (aliás, não devem), pois podem detectar qualquer coisa que se mova entre 0 e 20.000m a velocidades variando de 108km/h a 3.600km/h…

Sérgio Santana

E isso de muito longe dali, fora do alcance de qualquer missil do Flanker deles…

RenanZ

Impressionante é a (possibilidade de) Venezuela ter condições de por pra voar a nata de sua aviação de caça tão longe de sua capital

Mig35

Venezuela: Su-30 incógnita se todos disponíveis, creio que não, F-16 na UTI talvez, K-8. Brasil: F-5, A-1, aviões-radar E-99, e um enxame de A-29. Eu creio que na parte tática a FAB leva muita vantagem em comparação com a AMB.

Hide

Eh normal kkkk cacas sovieticos acontece muitodeles invadirem fronteiras com outros paises kkkk deve ser algum defeito no GPS kkkk

Billy

Talvez tenham mandado AMX justamente para não escalar o conflito, mas ao mesmo tempo dando um aviso. A negação não vai resolver, ditadores buscam conflitos externos para fortalecimento de seus regimes internamente. Podemos esperar uma escalada nas provações como essa invasão do espaço aéreo até a deadline em dezembro? Ora, os SU 30 não eram para contrapor o Tio Sam? Ou Uribe? Que faziam na linha de fronteira com Roraima? Na pindaíba que se encontra a FAB fazendo deslocamento de uma dezena de aeronaves surpresa até o extremo norte? Maduro usará a ferramenta que tem na mão para se manter… Read more »

André Luis

Se o Brasil parar de exportar milhares de toneladas de carna para a Venezuela, os Venezuelanos morrem de fome.

Se o Brasil fizer boicote comercial à Venezuela, os Venezuelanos morrem de fome.

Os caças Su-30 são inversamente proporcionais á economia da Venezuelana. Ou seja

Os Vermelhas da Venezuela não tem poder nenhum, porque um boicote Brasileiro seria o fim dos Venezuelanos cuja inflação iria

para a casa dos 3000% ao ano.

Alfredo Araujo

“Matheus de Oliveira 9 de outubro de 2016 at 0:18 “”gosto dos Gripen porem não irão cumprir com exatidão a missão, para minha humilde opinião, os vejo com caças de apoio, ataque e interdição e não como interceptadores a nível de combater SU-30 e similares!”” . Boba é a Suécia né ? Que confia a sua defesa aérea a Gripens… Como que vc tem coragem de fazer uma afirmação dessas ??? Kkkkkkk . Só para constar, desde a década de 40, a grande – e única – ameaça que os suecos possuiam e possuem, eram os soviéticos, e agora, os… Read more »

André Luis

Isto tudo é blefe dos comunistas da Venezuela.

A Venezuela está agindo igual à Coréia do Norte, tentando intimidar via militar para ver se conseguem chantagear em troca de Comida.

A diferença é que a Venezuela não consegue chantagear o Brasil porque os Venezuelanos vão morrer de fome

se o Brasil fizer um boicote comercial e proibir a venda de alimentas para a Venezuela.

A Venezuela pode blefar, mas não tem nem comida para comer, se não for o Brasil.

Alfredo Araujo

“RenanZ 9 de outubro de 2016 at 0:55
Impressionante é a (possibilidade de) Venezuela ter condições de por pra voar a nata de sua aviação de caça tão longe de sua capital”
.
Falou tudo….
Mas vindo dos vermelhos, não duvido que as armas estejam polidas e com manutenção em dia, enquanto a população não tem papel para limpar o rabo

camargoer"

Olá a todos, para mim isto parece ser um teatrinho saído da cabeça de um presidente meia-boca com problemas de popularidade interna para ganhar alguma simpatia. “Wag the dog”

André Luis

Popularidade kakakakak. Os Vermelhos tomaram um surra histórica no Brasil. Caíram de 57 milhões de votos na última eleição para 6 milhões de votos nesta eleição. Se a questão é popularidade, o que sobra para os Vermelhos do Brasil que perderam em todos os Estados e tomaram uma surra eleitoral. É claro que o atual governo não será bem quisto porque pegou o país quebrado e vai ter que tomar todas as medidas amargas de corte de gastos que os Vermelhos deixaram para os outros fazerem. Quanto à Venezuela, esta sim, tentou intervir na política interna do Brasil, ainda inclusive… Read more »

Hide

Ao meu ver seria muito interessante o Brasil ter contato com Japao em parte de defesa pq eles tem tecnologia pr constrirem subs cacas e aerodromos! So uma ideia ne kkkk

Jmgsboston

Guerra precisa de dinheiro, algo que os dois não possuem. Todo esse barulho por nada.

Portugues

E depois?! Comeram algum bocado? Se sim serão esmagados. Senao qual o problema?!!! deixem as pessoas voar.

aldoghisolfi

Não seria a primeira vez que a Força Aérea deles invade território nacional… MAS, se hou pedido de desculpas, mesmo que nformal, não vejo motivo paratanta zueira.

Espero que não haja a intenção suicida de opor A-10 ou F5 contra os aviões venezuelanos e que a movimentação da FAB tenha sido mera questão de mídia.

PERGUNTO: e as defesas anti-aéreas adquiridas há pouco? Não deveriam estar sendo integradas e acionadas com o sistema de alarme antecipado?

Antonio Palhares

Muita papagaiada….

Alamo Bickerbrath

devemos mandar nossos super tucanos pra dar um susto neles tambem
uns 5 acho que sao suficientes pra dar de conta desses velhos avioezinhos sovietcos

Gustavo

Vamos pedir mais 19 replicas do Gripen, chegando elas pegamos a que vai para Ribeirão e mandamos todas para a Base Área de Manaus. Pronto uma bela foto para assustar os possíveis invasores.

André Luis

O povo Venezuelano está morrendo de fome, e isto que eles compram milhares de toneladas de carne do Brasil. A questão é que a Venezuela deu o calote em quase todo mundo, inclusive no Brasil,de suas compras. Agora que o barril do petróleo voltou para a casa dos 50 dólares eles terão um alívio, mas mesmo assim eles ficarão passando fome, porque estatizaram tudo e não produzem os alimentos que precisam consumir. Logo a Venezuela adotou a tática Norte-Coreana de ameaçar com Guerra os seus vizinhas para depois pedir ajuda. Os Venezuelanos agora são os Norte-Coreanos da América, eles ameaçam… Read more »

junior

Simples, comprem Patriots e instalem ali perto da fronteira. Solução mais barata e mais rápida porque até ter os novos caças operacionais a novela vai longe.

ivanmc

Bem colocado pelos debatedores. Aonde estão as defesas anti-antiaéreas? IGLA-S, SA-7 Strela?

André Luis

Em uma guerra de agressão dos comunistas da Venezuela contra o Brasil, eles não iriam tentar dominar o espaço aéreo do Brasil, por causa do custo.

Eu penso que eles iriam atacar o Brasil onde isto nos causaria mais prejuízos. Logo Se o Brasil tivesse que defender tudo que precisa defender precisaríamos de dezenas de batalhões de defesa anti-aérea, e não na fronteira, mas sim em outros lugares realmente importantes.