Home Noticiário Nacional Tensão com caças da Venezuela na fronteira com Roraima

Tensão com caças da Venezuela na fronteira com Roraima

38308
176

su-30mkv

Leandro Mazzini

ClippingNEWS-PAOs sobrevoos de dois potentes caças russos Sukhoi SU da Força Aérea da Venezuela na fronteira com o Brasil e a movimentação de caças da Força Aérea Brasileira (FAB) no dia seguinte causam tensão na região norte de Roraima.

A FAB enviou para a base aérea do Estado sete caças AMX – dois na terça e outros cinco na última quinta-feira – além de dois Hércules C 130. Em nota, a FAB informa apenas que trata-se de um exercício.

Mas fontes militares da base informam que os caças da Venezuela teriam invadido o espaço aéreo do Brasil no início da semana, na região de Pacaraima. E que o governo de Nicolas Maduro já teria pedido desculpas informais ao Ministério da Defesa e Aeronáutica comunicando ter sido um incidente involuntário.

Cobrada sobre a situação, ainda um mistério, a FAB informou em outro e-mail que não houve registros de invasão.

O que causou mais mistério é que a Aeronáutica costuma avisar a imprensa de exercícios, o que não ocorreu neste caso. Ontem o site da FAB saiu do ar, e equipe em Brasília trabalha com sistema operacional de emergência.

Os AMX são para apoio operacional. O Brasil está desguarnecido de poder militar aéreo, em parte. Os Mirage foram ‘aposentados’, e os atuais F-5 da frota têm pouco poder de fogo e alcance.

FONTE: Blog Coluna Esplanada/UOL

176 COMMENTS

  1. Nada foi noticiado na TV. Pode ter sido mesmo uma invasão involuntária. Já aconteceu conosco na fronteira com o Paraguai, quando Xavantes adentraram o território paraguaio, há muitos anos atrás.
    Ontem ouvi o Poker de Paus, Barão 61 e Pantera 19 na FIR Curitiba, na região de Campo Grande. Pode ser coincidência.

  2. Tambem acho pouco provável que tenha sido alguma provocação , acredito mais em displicência dos pilotos . Agora a FAB que não cometa o erro de colocar o AMX contra o SU-30 , seria uma tragedia .

  3. Eu já havia comentado isso no outro post, para mim são “boas” noticias.
    Voos sobre o nada, apenas para fanfarronice.. E só.
    Mas nada como um “sustinho” para acordar os políticos em Brasília, ainda mais se o boato se espalhar entre a população.
    Daqui a pouco já tem gente imaginando uma guerra.
    Ótimo motivo para um aumento de verba para as FFAA bem como acelerar um pouco as coisas.

  4. Muito bem, Brasil. E ai? Vão encarar SU-30 com AMX e Tucano??? F-5? Boa essa comédia, mesmo. Ficaram 20 anos coçando ja sabem o que, debatendo F-18, Grippen, Sukhoi, Rafale e até F-35, e agora, se der bosta mesmo, o Brasil está indefeso e vai ser umilhado. Se tivesse governo de verdade nessa zona, imediatamente estariam sondando Washington, propondo fazer um Lend Lease de emergencia, e trazer pelo menos 60 F-18 Hornets. Para ontem!!!

  5. Sinceramente, essa nossa imprensa precisa ter um pouco mais de cuidado – capaaazz??? – ao noticiar as coisas…
    .
    Tensão? Mandar caças AMX? C-130? Pra que???
    .
    Olha, não é fácil… É por essas e outras que nada é levado a serio nesse pais ‘puthenfia’.
    .
    Sds

  6. Uhuuuuuu, mas “assustar” com um bando de AMX desdentados e F-5M pernetas?! Putz!!!

    Quer saber?! Para não passarmos mais vergonha, por isto o site da FAB saiu do ar, vai dar explicações de que?! Ah tá, conforme alguns “iluminados” metidos a planejadores orçamentários, deixa só uma meia dúzia de A-29 que já está bom demais.

    O Brasil e nossas FFAA são uma piada de mau gosto, especialmente no que concerne a defesa das fronteiras e equipamentos disponíveis (salvo algumas poucas exceções), independente de qual força seja. Somos o país da remediação e quando se tem proatividade para tentar reverter esta situação, os mesmos “iluminados” ainda reclamam.

    Em se tratando de guarnição das fronteiras, essa piada é de mais mau gosto ainda (e olha que a Venezuela está caindo pelas tabelas).

    O problema não está e nem nunca esteve em, no caso, uma eventualidade de alguma aeronave entrar no espaço aéreo brasileiro por engano (algo até normal), o problema está em nunca ter as condições realmente efetivas e necessárias para dizer “Pô, de novo?! Da próxima eu não deixo sair não, viu?!”

    Ah tá, o negócio é comprar mais aeronaves pernas curtas e concentrá-las aonde não há fronteira, de preferência perto de praias cariocas e sulistas. Parabéns aos nossos planejadores da FAB, é por este caminho. #SóQueNão.

  7. Wellington, não fala besteira, você nunca leu ou não conhece o trabalho das FFAA pra falar assim!!! Você acha que os SU-30, se estiverem voando uns 10, vão até onde!!! Vai pesquisar sobre os nosso pilotos e os exercícios que ja participamos, Po!!!

  8. Essa de enviar AMX para afrontar Su-30 é um blefe, se não conseguir enviar F-5M então é melhor não enviar nada, nem eu que não sou estrategista cometeria uma decisão louca dessas, quanto mais quem é da área. Creio que enviaram outras aeronaves e a nota sobre o AMX seja um blefe. Agora o F-5 armado com os Derbys combinado com os radares em terra podem de certa forma oferecer alguma resistência, pelo menos não vão deixar um corredor livre para os flankers, o AMX por vez teria a sua serventia mas certamente não seria a de enfrentar os Flankers.

  9. Olá. O texto não diz nada, insinua e nega. O maior mistério é a FAB não ter avisado a imprensa que realizaria exercícios. Pior, as fontes anônimas informam que o Gov.Venezuela pediu desculpas por um suposto incidente que a FAB nega. Aliás, o canal diplomático seria o Itamaraty não o MD. É uma não-noticia.

  10. Um Mike bem pilotado, atuando em conjunto com os E-99 e com os mísses BVR que temos, na minha opinião, ainda são melhores que estes Sukhoi com tripulações venezuelanas e sem AEW.
    Não acho que tenha sido involuntário, o mais provável é que tenha sido intencional, coisa da cabeça do maluco encurralado.

  11. Boa noite a todos. Pergunto: será que os Mirages realmente estão aposentados ou apenas guardados para serem utilizados como último recurso? Sempre tenho minhas dúvidas quando se comenta sobre retirada de aeronaves ou blindados( o EB adora não fazer alarde sobre armamento). Exemplo disso é dizer que as Forças Armadas não possuem artefatos nucleares. Já é de notório saber que as três forças desenvolveram e possuem. Um A4 Skyhawk pode carregar dependendo do modelo e modernização, um míssil terra-terra pode carregar.(Hipóteses)sei lá?

  12. Um dia foi a guerra da lagosta, agora será a guerra do papel higiênico! Quem vai ficar com os rolos deste precioso item? Os que estão se cagan**. do lado de cá, ou os bun** sujas do lado de lá??? Bom gente, grave mesmo, é numa hora como estas percebermos o que os responsáveis pela gestão do país, e pela segurança nacional, fizeram com a nossa soberania…

  13. Senhores a matéria não menciona que os AMX foram desdobrados com o intuito de “enfrentar” os SU-30, essa possibilidade é nula, a FAB sabe disso, o papel dos AMX seria atacar as bases dos SU-30(cenário hipotético), os F-5 fariam a escolta e caça aos SU-30 …

  14. 24 Kfir Block 60 JÁ !
    12 Cheetah modernizados “a la Ecuador” JÁ !
    12 Gripen C/D da SAAF JÁ !
    ______________________________

    Já abri o bau, meu kit para proteção contra gases e nuc está debaixo da cama !

  15. Para ajudar ao pessoal que gosta de dar palpites, vou colocar aqui as cartas de Super Trunfo do Su-30 e do F-5…. Ai vcs cheguem a uma conclusão de quem vence quem em um embate ar-ar.
    .
    E se as cartas não forem o suficiente para chegarem a uma conclusão, tenho uma moeda aqui para tirarmos no cara ou coroa..

  16. Esqueci de informar que sou daqueles que em caso de algum conflito e tendo um desse meios dos quais hipoteticamente comentei,(artefatos nucleares) usaria sem pestanejar sobre o inimigo. dou mais um exemplo : um grupo de 50 ou mais manifestantes com coquetéis molotov e apenas eu e mais dois soldados cada qual com seu fuzil. Não pensaria duas vezes em disparar contra essa turba antes que um deles me jogasse esse coquetel infernal. Novamente cito Machado de Assis em Quincas Borba:”…ao vencedor as batatas…”

  17. Pessoal, na mesma hora em que Flankers entraram na America latina, não seria melhor, solicitarmos um “contra ataque diplomático” de pelo menos uns 24 F-15, para contra balancear a equação, gosto dos Gripen porem não irão cumprir com exatidão a missão, para minha humilde opinião, os vejo com caças de apoio, ataque e interdição e não como interceptadores a nível de combater SU-30 e similares!

    Agora vamos ver se o pessoal de Brasilia acorda, precisamos urgente dos Gripen e que não fique apenas nas 36 unidades iniciais, um número que julgo correto seriam uns 120, e que pelo menos cheguem a 6 esquadrões de defesa aérea com aeronaves mais capazes!

  18. Não há tensão nenhuma com a Venezuela.
    Sem disputa territorial, religiosa, por reservas minerais, potencial energético, nem mesmo futebolística.
    Caiam na real. Não há nada em disputa.
    Nenhuma tensão.

  19. Em não tendo sido uma invasão involuntária, mas um teste de reação, eu creio que a mobilização da FAB pode ter sido em resposta ao provável achado pelas recorrentes missões de E-99 na área…

  20. Impressionante é a (possibilidade de) Venezuela ter condições de por pra voar a nata de sua aviação de caça tão longe de sua capital

  21. Venezuela: Su-30 incógnita se todos disponíveis, creio que não, F-16 na UTI talvez, K-8. Brasil: F-5, A-1, aviões-radar E-99, e um enxame de A-29. Eu creio que na parte tática a FAB leva muita vantagem em comparação com a AMB.

  22. Talvez tenham mandado AMX justamente para não escalar o conflito, mas ao mesmo tempo dando um aviso. A negação não vai resolver, ditadores buscam conflitos externos para fortalecimento de seus regimes internamente. Podemos esperar uma escalada nas provações como essa invasão do espaço aéreo até a deadline em dezembro? Ora, os SU 30 não eram para contrapor o Tio Sam? Ou Uribe? Que faziam na linha de fronteira com Roraima? Na pindaíba que se encontra a FAB fazendo deslocamento de uma dezena de aeronaves surpresa até o extremo norte? Maduro usará a ferramenta que tem na mão para se manter politicamente e a vitoria na questão do Mercosul cairia muito bem.

  23. Se o Brasil parar de exportar milhares de toneladas de carna para a Venezuela, os Venezuelanos morrem de fome.

    Se o Brasil fizer boicote comercial à Venezuela, os Venezuelanos morrem de fome.

    Os caças Su-30 são inversamente proporcionais á economia da Venezuelana. Ou seja

    Os Vermelhas da Venezuela não tem poder nenhum, porque um boicote Brasileiro seria o fim dos Venezuelanos cuja inflação iria

    para a casa dos 3000% ao ano.

  24. “Matheus de Oliveira 9 de outubro de 2016 at 0:18
    “”gosto dos Gripen porem não irão cumprir com exatidão a missão, para minha humilde opinião, os vejo com caças de apoio, ataque e interdição e não como interceptadores a nível de combater SU-30 e similares!””
    .
    Boba é a Suécia né ? Que confia a sua defesa aérea a Gripens…
    Como que vc tem coragem de fazer uma afirmação dessas ??? Kkkkkkk
    .
    Só para constar, desde a década de 40, a grande – e única – ameaça que os suecos possuiam e possuem, eram os soviéticos, e agora, os russos. Vc acha mesmo que se o Gripen fosse um sistema incapaz os suecos o fariam seu único vetor de combate ?
    .
    Pra começar, a missão primária do Gripen é defesa aérea. As outras duas missões, ataque e reconhecimento, são secundárias. A estratégia de defesa sueca sempre foi, e ainda é, impor uma guerra de desgaste aos soviéticos, lhe impondo o maior nível de danos possível, enquanto os EUA, e as nações europeias, vinham ao seu socorro. Eles sabem que não conseguiriam resistir ao rolo compressor soviético. Então se doutrinaram ao que conseguem fazer…
    .
    Outra coisa, a realidade não é super trunfo meu amigo. Um avião voar mais longe, levar mais armas e possuir um radar mais potente não é garantia de vitória !! É algo que impressiona, mas não é garantia de nada !
    Na vida real, o treinamento dos militares como um todo (mecânicos, pilotos e etc..), a consciência situacional, a eletrônica embarcada (e a capacidade de se opor a do inimigo), sua descrição aos radares (RCS), os armamentos empregados, o tipo de suporte que as aeronaves terão a seu dispor (AEWCS, AA, radares em terra, e etc)…. esses sim são fatores que fazem um F-5EM se opor, e até se impor, diante de alguns Su-30, por exemplo

  25. Isto tudo é blefe dos comunistas da Venezuela.

    A Venezuela está agindo igual à Coréia do Norte, tentando intimidar via militar para ver se conseguem chantagear em troca de Comida.

    A diferença é que a Venezuela não consegue chantagear o Brasil porque os Venezuelanos vão morrer de fome

    se o Brasil fizer um boicote comercial e proibir a venda de alimentas para a Venezuela.

    A Venezuela pode blefar, mas não tem nem comida para comer, se não for o Brasil.

  26. “RenanZ 9 de outubro de 2016 at 0:55
    Impressionante é a (possibilidade de) Venezuela ter condições de por pra voar a nata de sua aviação de caça tão longe de sua capital”
    .
    Falou tudo….
    Mas vindo dos vermelhos, não duvido que as armas estejam polidas e com manutenção em dia, enquanto a população não tem papel para limpar o rabo

  27. Olá a todos, para mim isto parece ser um teatrinho saído da cabeça de um presidente meia-boca com problemas de popularidade interna para ganhar alguma simpatia. “Wag the dog”

  28. Popularidade kakakakak. Os Vermelhos tomaram um surra histórica no Brasil. Caíram de 57 milhões de votos na última eleição para 6 milhões de votos nesta eleição.

    Se a questão é popularidade, o que sobra para os Vermelhos do Brasil que perderam em todos os Estados e tomaram uma surra eleitoral.

    É claro que o atual governo não será bem quisto porque pegou o país quebrado e vai ter que tomar todas as medidas amargas de corte de gastos que os Vermelhos deixaram para os outros fazerem.

    Quanto à Venezuela, esta sim, tentou intervir na política interna do Brasil, ainda inclusive como apoio de traidores internos do Brasil, vermelhos que incitaram a Venezuela a invadir o Brasil. Coisa de traidores se unindo a comunistas estrangeiros contra o Brasil.

    Isto é o mínimo que posso dizer sobre quem apoia os vermelhos do Brasil sem baixar o nível de forma não aceita neste fórum.

  29. Ao meu ver seria muito interessante o Brasil ter contato com Japao em parte de defesa pq eles tem tecnologia pr constrirem subs cacas e aerodromos! So uma ideia ne kkkk

  30. Não seria a primeira vez que a Força Aérea deles invade território nacional… MAS, se hou pedido de desculpas, mesmo que nformal, não vejo motivo paratanta zueira.

    Espero que não haja a intenção suicida de opor A-10 ou F5 contra os aviões venezuelanos e que a movimentação da FAB tenha sido mera questão de mídia.

    PERGUNTO: e as defesas anti-aéreas adquiridas há pouco? Não deveriam estar sendo integradas e acionadas com o sistema de alarme antecipado?

  31. devemos mandar nossos super tucanos pra dar um susto neles tambem
    uns 5 acho que sao suficientes pra dar de conta desses velhos avioezinhos sovietcos

  32. Vamos pedir mais 19 replicas do Gripen, chegando elas pegamos a que vai para Ribeirão e mandamos todas para a Base Área de Manaus. Pronto uma bela foto para assustar os possíveis invasores.

  33. O povo Venezuelano está morrendo de fome, e isto que eles compram milhares de toneladas de carne do Brasil.
    A questão é que a Venezuela deu o calote em quase todo mundo, inclusive no Brasil,de suas compras.
    Agora que o barril do petróleo voltou para a casa dos 50 dólares eles terão um alívio, mas mesmo assim eles ficarão passando fome, porque estatizaram tudo e não produzem os alimentos que precisam consumir.

    Logo a Venezuela adotou a tática Norte-Coreana de ameaçar com Guerra os seus vizinhas para depois pedir ajuda.

    Os Venezuelanos agora são os Norte-Coreanos da América, eles ameaçam com guerra para não perder a ajuda de alimentos que o Brasil tem enviado todos os anos..

    Provavelmente eles querem continuar roubando o Brasil, os Venezuelanos, por isto estas constantes ameaças de guerra que não possuem capacidade real, já que eles morreriam de fome.

  34. Em uma guerra de agressão dos comunistas da Venezuela contra o Brasil, eles não iriam tentar dominar o espaço aéreo do Brasil, por causa do custo.

    Eu penso que eles iriam atacar o Brasil onde isto nos causaria mais prejuízos. Logo Se o Brasil tivesse que defender tudo que precisa defender precisaríamos de dezenas de batalhões de defesa anti-aérea, e não na fronteira, mas sim em outros lugares realmente importantes.

  35. ivanmc 9 de outubro de 2016 at 11:04
    .
    Bem colocado pelos debatedores. Aonde estão as defesas anti-antiaéreas? IGLA-S, SA-7 Strela?
    .
    A não ser que os Flankers estejam dando rasantes, a utilidade de um manpad é nula já que o Flanker sempre voará acima do alcance dele.

  36. Por outro lado, caso os comunistas da Venezuela tentassem nos causar prejuízos realmente importantes, os caças deles teriam que entrar profundamente no território do Brasil, e quando estes caças estivessem voltando, estariam vulneráveis a uma emboscada pelos nossos, se os caças tivessem sobrevivido ao início da guerra.

  37. André, e onde seria isso? Se não querem dominar o espaço aéreo brasileiro, como poderiam fazer qualquer tipo de ataque estratégico contra o Brasil? Com quais meios? Iriam marchar até São Paulo e botar fogo no que houvesse valor, ao melhor estilo Sherman?
    .
    Acho que hoje é o dia para colocar uma pipoca no microondas. 😛

  38. Supondo que a invasão realmente tenha acontecido, na minha opinião reforça a questão de que devemos ter caças em alerta 24 horas em pelo menos 4 regiões da Amazônia: Boa Vista, Porto Velho, São Gabriel da Cachoeira e Eirunepé. A base principal é Manaus mas o alerta tem que ser nesses pontos ou temos que aceitar essas invasões para só depois mostrar os dentes, como agora. E para isso é preciso ter mais do que meia dúzia de F-5 em Manaus, ou melhor, para isso é melhor ter mais do que um F-5M.
    .
    E se a FAB esta reagindo com os A-1 na minha visão esta correta. É melhor mostrar que com várias esquadrilhas de A-1 podemos destruir as bases aéreas e a infra estrutura venezuelana (mesmo que com grandes chances de perdas) do que colocar caças F-5 como resposta, que são claramente inferiores ao Su-30. Se é para dar um aviso o melhor é mostrar o nosso ponto forte e não o ponto fraco.

  39. Donitz123, fique calmo! Ninguém abateu o Su-30 Venezuelano ainda, não fique triste. E, esse meu argumento é o que temos de melhor na FAB, entre no site, para defesa anti-aérea, dentre outras defesas antiaéreas, atenha-se no contexto. Se você sabe, diga qual é a solução então?

  40. ivanmc 9 de outubro de 2016 at 11:34
    .
    O fato (dentro do contexto) é que manpads não representam uma séria ameaça aos Flankers que operam acima do alcance dos mesmos. Novamente dentro do contexto, não temos um sistema SAM capaz de abatê-los e no cenário ar-ar (dentro do contexto) a vantagem está claramente do lado do Flanker. F-5 modernizado não é páreo para o Flanker que é uma aeronave com armas e sistemas muito superiores.

  41. Tá ai pro Presidente comprar de prateleira uns 12 F-18 Super hornet ou até mesmo 10 F-15, olhem o nosso PIB e não dá pra comprar isso?? Só o que desviaram na Lava Jato e esse cabidão que tem em algumas Forças daria pra fazer o cheque amanhã!!!!!

  42. acredito fielmente que a combinação E-99 + F-5M + DERBY é mais que suficiente para esses su-30 venezuelanos, mas enviar AMX é demais, com certeza trata-se de um exercício, a FAB não responderia tal ” provocação” de maneira tal descabida.

    • Como disse outro colega. Taticamente o AMX não teria, como não é mesmo o perfil dele, o enfrentamente, outrossim ataque ao solo, reconhecimento e engajamento contra alvos estratégicos. É uma boa aeronave para vôo baixo furtivo. O sucesso dependeria mais da defesa antiaérea deles em detecta os AMX. Creio que estes seriam uma resposta e não uma defesa.

  43. por partes… Fato 1: a FAB deslocou alguma aeronaves para a região norte. Fato 2: a FAB nega a violação do espaço aéreo. Fato 3: a FAB usas F5M para defesa aérea, não A1. Boato 1: a violação do espaço aéreo (negado pela FAB); boato 2: pedido de desculpas do Gov.venezuela ao MD (enquanto que o certo seria ao Itamaraty). Hipótese 1: O Gov.Brasileiro mente; hipótese 2: os militares da FAB na base aérea mentem; hipótese 3; o jornalista mente. Pelo pincípio de Occam, adota-se a explicação mais simples até que surja algum fato que a mude o cenário. Conclusão: o jornalista mente. Por que? Perguntem a ele.

  44. Não é nada, todos sabem que ditadores em fim de carreira sempre tentam causar estardalhaço para empurrar a atenção de seu povo para uma guerra hipotética que a venefavela não tem condição nenhuma de sustentar, lembrando que os nossos pilotos são bem melhores voando as velharias que temos do que eles voando Sukhoi Su-30SM.

    PS: Mas que uma noticia besta desta serve pra por medinho no congresso a serve, ainda mais sabendo que o pt apoia e era apoiado pelo desgoverno do sacana do maduro rocknroll.

  45. Matheus 9 de outubro de 2016 at 13:04
    .
    Povo esquece que os F-5 e SU-30 são basicamente da mesma era.
    .
    F-5F é de 1970 e o Su-30 é 1989. São projetos com 19 anos de diferença. A eletrônica embarcada e performance do Flanker são muito superiores as do F-5.

  46. Mesmo com um vetor superior a Venezuela não tem condições de criar grande estrago, nosso território e vasto e possibilita grande parte da nossa força aérea estar protegida de um ataque surpresa.

    Com a possibilidade de nossa força aérea vender caro a supremacia aérea em um eventual conflito resta saber quantas perdas por atrito eles podem suportar para passarem de atacantes a defensores.

    Contando que temos alguns amigos, a Venezuela conseguiria suportar ao mesmo tempo além da ameaça da FAB uma possível ameaça dos Colombianos, Francese a partir da Guiana e a USAF que está logo ali perto?

  47. Alguém deveria questionar o Boechat sobre oque se deve fazer numa situação dessas.

    Se ele considera que mandar o maduro procurar uma rola.resolve a situação.

  48. Estamos ferrados se defender com o que .
    Os AMX conseguiria junto com os F5m lançar um ataque preventivo , tipo destruir os SU30 no solo?
    A FAB teria essa capacidade ?

  49. O maior erro da fab foi ter investido naquelas sucatas Mirage 2000 com 20 anos de uso. Tivessem comprado 12 Su-27 com poucos anos de uso da Russia e mísseis BVR de verdade. Teríamos gastado pouco do mesmo jeito mas teríamos uma força capaz de fazer frente a esses caças de 4 geração dos vizinhos. Agora achar que F-5 é pareo pra Su-30 é ser muito alienado!

  50. 9 economia do mundo e não temos um único caça 4 geração pra fazer frente a vizinho bolivariano falido. Ta na hora de o governo levar a defesa desse país a sério!

  51. Marcelo Andrade, antes de tu querer me corrigir, vá estudar interpretação de texto. Depois a gente conversa.

    No mais, este é o típico exemplo do péssimo resultado desta concentração espacial de meios que a FAB vem fazendo nas últimas duas décadas. Afirmo, se continuar neste caminho, nossa defesa aeroespacial ficará mais permeável do que uma peneira. Enquanto as outras forças buscam espalhar sua presença pelo país, a FAB faz o inverso, detalhe, intencionalmente piorando até sua capacidade de transporte tático.

    Sendo verdade ou não a notícia o fato é que não temos defesa aérea minimamente descendente e isto não vem de hoje. Temos uma força aérea de treinamento, só serve pra isto. Qualquer enfrentamento mais sério que tenha pela frente, terá sérios problemas. O exemplo mais simples e recente que temos foi a UNITAS, em que um único Porta-Aviões da USNavy dizimou a aviação de combate da FAB, detalhe, com E-99, R-99, BVR, WVR e tudo que tínhamos a disposição. Então, senhores, parem e raciocinem.

    Aliás, só a título de lembrança, a aviação mais poderosa na América do Sul e que esteja nas nossas fronteiras não estão no Sul, mas sim ao Norte (Peru, Colômbia, Venezuela e Guiana Francesa) e apenas meia dúzia de F-5M em Manaus não é nada, por menores alvos estratégicos que temos por aqui, ainda sim somos brasileiros e ainda sim há projetos estratégicos para a nação, seja com a nova expansão da matriz energética (novas hidroelétricas), seja com Alcântara (nossa principal base aeroespacial), seja com recursos minerais.

    Qualquer paísinho de meia tigela pode botar em polvorosa nossa cúpula aeronáutica, que lástima. A sorte é que temos um EB minimamente capacitado para não deixar que nada pior aconteça, porque se dependermos só dá FAB…….

  52. Ah tá, putz, é deprimente ver um bando de fã boys querendo ver a FAB pedir ajuda dos EUA….
    .Para lidar com a capenga da FAV?! Putz!!! Estamos no fundo do poço.

    Mas, a bem da verdade, com uma força que joga pro ar a oportunidade de se equipar decentemente, para embarcar de corpo e alma num projeto, que sabe-se lá Deus quando ficará pronto e a que custo, que mesmo assim não tem condições de se sobrepujar às principais ameaças da região, é querer ficar pedindo arrego ao “irmão maior”. Ah tá, temos é que diminuir o número de bases pelo país, concentrar no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além é claro, manter o “direito adquirido” das nossas filhotinhas sexagenárias.

    Ô viralatice dos diabos.

  53. A Venezuela pode querer causar tensão também na área militar com o Brasil. A crise econômica dela não a impediu de manter relações militarmente tensas com os 2 vizinhos do lado, por que agora não com o vizinho do sul que faz oposição clara ao Governo do Maduro? Aliás, rugas externas é uma estratégia diversionista comum para governos com sérios problemas internos.

  54. Wellington Góes 9 de outubro de 2016 at 14:17
    Wellington Góes 9 de outubro de 2016 at 14:25

    Todo esse textão, parece esses esquerdistas de facebook, espera que alguem leia?

    Comparar FAB com USAF é idiotice, até mesmo a RuAF e ChAF são incomparáveis.

  55. Leandro Costa, eu não conheço os detalhes de logística e capacidade real dos Venezuelanos. Mas eu estava me referindo ao fato de que um inimigo iria quer atingir alvos valiosos, e não apenas tentar conquistar território inútil no curto prazo.

    É claro que em um ataque inicial o atacante teria que dominar o espaço aéreo para fazer os ataques.
    Só que eu estava me referindo a qual seria o objetivo primário, e creio que a conquisto de território não seria uma prioridade, porque custaria muito caro para o suposta adversário do Brasil.

  56. O quê eu idealizo para a defesa aérea do país, seria baseado nas 6 regiões brasileiras, como um comando aéreo autônomo, 1ª Força Aérea até a 6ª com 4 bases em cada região política, sendo 3 bases para emprego geral de aeronaves como gripens para defesa aérea das bases e desdobramentos, caças bombardeiros táticos (AMX A-1) e para controle do tráfego aéreo e inibir voos ilícitos com os Super Tucanos, 4 aeronaves de transporte tático KC-390, o mínimo necessário para apoio logístico e eventual missões de REVO! Agora as outras 6 bases que sobrariam, formariam os esquadrões de defesa aérea, operando interceptadores pesados (F-15, SU-35 ou EF-2000), 2 aeronaves R-99A, 2 R-99B, 6 aviões tanque, 12 aviões de transporte de carga KC-390!
    —-
    24 bases áreas com capacidade de defesa antiaérea de curto, médio e longo alcance!
    Daria um total de:

    216 Gripen (apoio aéreo, intercepção e interdição do espaço aéreo)
    216 caças bombardeiros
    2016 super tucanos (apoio aereo aproximado e contra voo ilícitos)
    72 aeronaves de alto desempenho exclusivas para defesa aérea!
    144 KC-390
    36 avioes tanque
    24 R-99A/B

    Mas, como eu conheço muito bem o meu país e principalmente, conheço a índole do brasileiro, isso não passa de um sonho ufanista e muito distante!

    E é claro considerando que um milagre aconteça e que o Brasil perceba a sua importância geo-politica no cenário internacional e que assuma de vez a superioridade econômica e militar da América Latina, se mostrando um país ativo, demonstrando claramente seus interesses frente a outros países melhor armados! Por exemplo pela importância na América do Sul o Brasil deveria ser um líder regional, sendo influente em países como Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia e até mesmo na própria Venezuela!

  57. Capenga? Mas tem um caça que o radar tem quase a mesma capacidade de alcance do e-99 e mísseis BVR que atingem seus alvos a 100km! Enquanto isso temos o que? F-5 (sem comentários) e derby, míssil que nem os próprios israelenses confiam, pois compram aim-120 do Tio Sam. Tivessem pegado os 300 milhões de dólares pagaram nos Mirage e trouxessem dos estoques Russos uma dúzia de Su-27 mais novos e mísseis, ou então colocado mais um dinheiro e comprado 12 Su-30 de prateleira. Pronto a Fab botava esses bolivarianos pra correr gastando pouco, até porque confio na maior capacidade de nossos pilotos!

  58. O Grippen NG não ficou “pronto”, porque foi exigência do Governo Lula e Dilma que houvesse tais e quais transferências de tecnologia.

    Os governos da época exigiam transferência de tecnlogia e quem levou 9 anos para decidir foi o governo também, já que os militares disserem que as três aeronaves atendiam os requisitos, mas
    o Lula e o seu governo ficaram valorizando o Pastel por 9 anos consecutivos ao invés de decidir de uma vez.

    Agora me aparecem uns vermelhos querendo por a culpa nos militares pela demora de decisão que foi justamente do governo Vermelho que nunca decidia de uma vez.

    O Gripen C já está inclusive com a disponibilidade de atualização de software operacional com o míssil Meteor integrado.

    https://www.youtube.com/watch?v=Zt9_geKqGe0

  59. O Grippen NG não ficou “pronto”, porque foi exigência do Governo petista que houvesse tais e quais transferências de tecnologia.

    Os governos da época exigiam transferência de tecnologia e quem levou 9 anos para decidir foi o governo também, já que os militares disserem que as três aeronaves atendiam os requisitos, mas
    Os governos petistas ficaram valorizando o Pastel por 9 anos consecutivos ao invés de decidir de uma vez.

    Agora me aparecem uns vermelhos querendo por a culpa nos militares pela demora de decisão que foi justamente do governo Vermelho que nunca decidia de uma vez.

    O Gripen C já está inclusive com a disponibilidade de atualização de software operacional com o míssil Meteor integrado.

    https://www.youtube.com/watch?v=Zt9_geKqGe0

  60. Os Venezuelanos tem algum avião REVO? Imaginei uma missão maluca em que 12 Su-30 armados com bombas e mísseis BVR + 2 REVO decolassem para um ataque a Itaipu ou a Brasília em voô de grande altitude. Quem iria detê-los?

  61. Estou acompanhado esta notícia mas só acharei importante se de fato mandarem meia dúzia de F-5M pra Roraima,aí assim séria uma resposta de que o atual governo brasileiro ñ irá tolerar tais provocações, por partes do governo Venezuelano.
    Se de fato ocorreu a susposta violação do espaço brasileiro, sei que o F-5M ñ são pario para o Su-30 mais os nossos pilotos são eficazes e tenho certeza que fariam alguns estragos juntos com os AMX e o Super Tucanos.
    Mas como esta fazendo falta os tais dos 12/8 Gripen c/d que Fab pretendia obter para a capacitação dos futuros pilotos para o Gripen NG , e que possívelmente poderiam dá um fôlego á FAB.Sds pra todos !

  62. Matheus, podem sim, se não me engano.
    .
    Paulotd, aquisição de Su-27/30 para caça tampão? Você só faltou quanto custaria para operá-los quando comparado aos F-2000. Pense em gasto com combustível.
    .
    André Luis, esse é que é o ponto. Não há qualquer tipo de objetivo militar de valor que os Venezuelanos pudessem atacar/ocupar. Se atingissem nossas bases na Amazônia, para obtenção de superioridade aérea local, teria que ser por algum motivo, que não existe. Confio totalmente na habilidade do EB de rechaçar qualquer incursão terrestre na região. Se o Maduro realmente fosse louco e atacasse Alcântara, por exemplo, para depois anunciar naquela incrível retórica vazia de que ‘eliminaram uma ameaça à soberania Sul-Americana porque o Brasil havia autorizado o uso de Alcantara como base de lançamento de artefatos nucleares americanos’ ele conseguiria de fato muito mais do que barganhou e aí sim, acredito que o povo clamaria por re-equipamento e retaliação de alguma forma. Se atacasse alguma hidrelétrica que fosse, o que ele ganharia com isso? Nada. Não vejo qualquer alvo de valor militar, nem mesmo qualquer objetivo alcançável ou plausível em qualquer ação militar Venezuelana contra nosso território.

  63. Trovão Azul 9 de outubro de 2016 at 15:49

    Não acho que tenha invadido para “provocar”, se não teriam feito isso bem antes. Mas é estranho terem movido 5 caças para o norte, dizer que é para exercicio e não avisar a mídia, como sempre fazem.

    Leandro Costa 9 de outubro de 2016 at 15:55

    Por fotos eles não tem aqueles “pods” para reabastecimento.

    http://imgur.com/a/D25yY

  64. Matheus, os probes de reabastecimento no Su-30 são retráteis. Isso não é incomum. Diversos aviões, até famosos aviões americanos como o F-4 e F-14 tinham probes que retraíam para fuselagem.
    .
    Nesta foto, você consegue ver o probe em um Su-30 Venezuelano retraído. Procure à esquerda da bandeira Venezuelana no nariz do avião, logo acima de um quadrado claro:
    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fc/Venezuelan_Air_Force_Sukhoi_SU-30MK2_AADPR.jpg

  65. Matheus 9 de outubro de 2016 at 14:10
    .
    donitz123 9 de outubro de 2016 at 13:19
    .
    SU30 passaram por algum tipo de modernização?
    .
    Os Flankers venezuelanos são aeronaves novas e não precisam de modernização pois tem quando muito 10 anos de operação.

  66. Leandro Costa 9 de outubro de 2016 at 16:05

    Entendi, cheguei a pensar que eram retrateis mas achei que apenas precisava do “pod”, como nos AMX.

    camargoer” 9 de outubro de 2016 at 16:08

    Andei pesquisando desde a primeira vez que foi noticiado isso(ontem?). Procurei nos meios principais como G1, R7 e nada. Só achei alguns link da FAB dizendo que não houve algum tipo de invasão Venezuelana.

    http://defesaeseguranca.com.br/defesa-fab-desmente-invasao-de-sukhoi-da-venezuela-na-fronteira/

    Mas tambem não consigo achar tal informação nas principais mídias.

  67. Matheus 9 de outubro de 2016 at 16:17
    .
    donitz123 9 de outubro de 2016 at 16:15
    .
    Sabe quais são as diferenças entre os F-5EM(modernizados) e os SU-30?
    .
    Putz! Vai no Google e dá uma busca. Vou ajudar. O Su-30 venezuelano é similar ao modelo vendido para a China, o Su-30MKK.

  68. Caro Matheus. Ontem fiz essa mesma pesquisa ontem e não encontrei nada. Ou há uma conspiração de todos os meios de comunicação para esconder a informação, ou o blogueiro errou ou mentiu,

  69. Na minha humilde opinião, simplesmente nada aconteceu. E se aconteceu, foi um engano honesto que, pode até já ter tido um pedido de desculpas ou tentativa de pedido de desculpas.

  70. camargoer” 9 de outubro de 2016 at 16:31

    Deve ser o bom e velho “Hoax”. Talvez alguem quis apenas alarmar a população.

    Devemos considerar que as menções do governo Venezuelano e da FAB sobre o incidentes sejam mentirosas.

  71. Carlos Alberto, como todo AEW&C, o E-99 não deve e nem precisa voar na zona quente. O Erieye a bordo do E-99 possui alcance de 450-500km, capacidade de selecionar os 100 alvos mais perigosos dentre 300 detectados, se deslocando entre 108-3.600km/h, à altitude entre 0 e 20.000m. Em termos práticos ele pode acompanhar um Flanker desde a decolagem sem precisar entrar na Venezuela, dependendo de onde parta. Eu escrevi sobre a Força Aérea da Venezuela em 2012 (para a Combat Aircraft, em parceria com um autor venezuelano) e 2015 (para a Vortexx) e posso garantir que apesar do equipamento superior a FAB tem um nível de treinamento capaz de fazer com que a superioridade do Flanker seja parcialmente igualada, no mínimo…

  72. Olá Matheus. É difícil saber o que motiva alguém escrever algo assim. Fico com a hipótese mais simples até que algo novo altere o cenário. O blogueiro mentiu. Pode ter sido uma barriga, pode ter sido um recadinho cifrado, ou qualquer coisa. Não sei. Dizem que se um jabuti está no alto da árvore, foi por cause de enchente ou porque alguém colocou lá. Para que, eu não sei.

  73. E sobre o E-99 modernizado que voou na Copa do Mundo e possivelmente esse ano nas Olimpíadas/Paraolimpíadas, o seu trabalho de upgrade não foi completado devido aos crônicos problemas financeiros…

  74. camargoer” 9 de outubro de 2016 at 16:58

    Chamar a atenção da Mídia ou simplesmente encher o saco.

    Sérgio Santana 9 de outubro de 2016 at 17:01

    Eu não digo “problemas financeiros” mas digo que é falta de interesse dos engravatados em Brasilia. Dinheiro tem sim.

  75. Matheus 9 de outubro de 2016 ar at 16:00

    Concordo parcialmente com você mas devo alertar que as relações diplomáticas da Venezuela com o governo brasileiro ñ estão boas, por tanto ñ devemos ser muito inocente, então acho se de foto por incidente ou ñ violaram o espaço aéreo do Brasil a resposta da Fab foi estamos de olho e estamos aquir ao enviar 7 A-1M para fronteira e 2 C-130 sem conta que por lá acredito que o Eb estejam operando alguns Astro 2020 .
    Pois se ñ me engano le que o meses atrás um Coronel de Roraima ficou chateado com uma manobra do Exército Venezuelano nas proximidades das fronteiras de Roraima com a Venezuela, sem que o Brasil fosse comunicado, que deixou o pilotão de fronteira em estado de atenção.

  76. Bom… depois de tanta viagem na maionese vou dar a minha :
    A Venezuela não precisa mais do brasil e resolveu enfrentar então vamos lá :
    Na história da aviação já houve algum abate a mais de 15 km ????
    Hoje com toda tecnologia bvr eu diria que esse máximo abate ficaria em torno
    de 30 A 40 km (o indice de abate do amraam é pífio ) e não creio que os russos
    sejam melhores , 1 f 5 poderiam estar com pod sky shield interferindo nos misseis
    russos ( ou sera que ele não teria essa capacidade?) .
    Bom… se tiver essa capacidade aí adeus su 30 que com toda sua manobrabilidade
    apanharia feio dos sekers escravizados no dash . Alias já vi alguém dizer aí que o
    rcs dos f 5 é de 3 m² , isso é confidencial onde vcs leram isso??? eu calculo rcs menor
    que 1 m² devido a tamanho e formato dos f 5 .
    Alias até um leãozinho(caça mais moderno das américas) já derrubou um su 30 venezuelano
    enfim…. só especulações e viagens na maionese .

  77. Trovão Azul 9 de outubro de 2016 at 17:22

    Nunca cheguei a confirmar, mas é verdade que a Venezuela tem feito exercicios perto da fronteira? Lembro de ter lido sobre um exercicio chamado “(nome) Patriota”.

    Provavelmente não houve nada, mas é bom saber que agora eles estão dando um pouco mais de atenção a região do extremo norte.

  78. Olá Leandro, segundo uma reportagem recente no UOL, a FAB tem 3 A1M

    http://airway.uol.com.br/dilma-corta-orcamento-para-modernizar-cacas-amx-da-fab/

    E há um post no Poder Aéreo que confirma que são apenas 03 mesmo

    http://www.aereo.jor.br/2015/06/22/fab-avalia-rever-plano-de-modernizacao-do-jato-de-ataque-amx/

    Bem, então há um grupo mistro de A1M e A1, ou apenas A1. Não dá para concluir mais nada a não ser que a nota do blogueiro fica mais e mais desacreditada.

  79. Aposto que esses amx e c130 sao para tomar a base de assalto antes que os su-30 decolem

    C-130 1 para revo e outro para desembarque de forças especiais

  80. A intenção inicial era modernizar todos os A-1A, depois foram cortando, cortando…Até chegar a três unidades, número que mencionei numa matéria que escrevi para a Air International ano passado. Mais recentemente, um PowerPoint da Embraer deu conta de que seriam 14 os A-1 modernizados para o padrão A-1M…

  81. Matheus 9 outubro de 2016 at 17:40

    Acho que foi exatamente isso;
    ” (nome) Patriota ”
    __________________________________________
    Alexandre Costa 9 outubro de 2016 ar 17:44

    Dê foto você razas me empolguei um pouco acho que só temos dois Amx modernizados ñ sei informar com precisão no momento mas sei que o processo de modernização continua á passos de tartarugas.
    Mas acho que alguém do top poderá passa esta informação com mais clareza.

  82. Até quando o Brasil vai ficar investindo em aviões fraquinhos, ou vai ficar comprando sucata para voar, a venezuela. Não esta brincando, esta investido em realidade, em aviões potentes capases de neutralizar qualquer ataque, quer seje pelo ar, pelo mar, ou pela terra.Eo Brasil, preoucupou-se em faser copa do mundo, em faser olimpiadas desviou muita grana e a Venezuela so se armando As forças armadas do brasil esta pedindo socorro à muito tempo e os dois presidentes vagabundos que tivemos são simpatizantes do nicolas maduro. Quem são eles (Lula lele’ e Pepa Dilma Pig ) dois lixos da quadrilha do PT que afundaram as forças armadas do Brasil . E agora cade os supostos caças que tanto anunciaram cade os gripens cade os investimentos para as forças armadas. E agora . O Brasil esta vulnerável. …????????

  83. Caros, a FAB não deslocou os AMX e os dois Hercules para enfrentar os SU30 claro, os AMX sõa caças bombardeiros e portanto bombardiariam a base dos SU 30 os Hercules apoiados pelos Sabres levariam comandos para tomar a base. simples assim.

  84. Sobre a desvalorização do F-5, uma pergunta : estamos nos anos 50 ou em 2016. O F-5 vai lutar contra o SU-30 em dogfiht e com canhões, ou quem vai fazer o trabalho sujo são os mísseis ?

  85. Estive hoje em um evento na base aérea de SÃO Paulo e conversei sobre isso com um oficial da aeronáutica, ele disse que não foi nada grave e que isso acontece sempre com aviões vda Venezuela e da Argentina, pois os radares deles são muito ruins, ao contrário dos radares brasileiros que cobrem toda a América do Sul, ele disse que a FAB ordena a decolagem de caças por praxe, os operadores dos nossos radares entram em contato com as aeronaves invasoras e as orientam a voltarem aos seus países, o oficial disse que os radares do nosso Cindacta chegam até a costa da África, portanto nada de grave com os aviões da Venezuela.

  86. Gerson Carvalhos 9 outubro 2016 at 18:46

    O AMX é um caça bombardeiro ao solo é o seu principal característica já o F-5M é interceptou ar ar ninguém mencionou que ; o AMX e o C-130(O Hércules é uma aeronave de cargas e envio de tropas paraquedista etc…) vão atacar os su-30 no ar , está função séria viável para os nosso F-5M , é eu sei F-5M não chega ao pés do su-30 mas o que temos de vantagem é os nossos pilotos muito bem treinados para um combate aéreo.
    Mas tudo isso não passa de uma tentativa do governo Venezuelano de tirar o foco da população civil que está passando um maior sufoco sds .

  87. VENEZUELA DEU UM TIRO NO PÉ

    Comando da FAB agora usa isso para agilizar a entrada em serviço de aeronaves novas, e no congresso governo anti bolivarianos que nunca pensaram nas FA começaram a se mexer, segundo algumas fontes, a FAB sim esta agilizando a compra de um segundo e terceiro lote de Gripens, e algumas áreas da FAB começa a pensar num caça bimotor mais pesado para a região norte em seus GDA, FAB pretende criar mais dois GDA.

    Venezuela com seu show aéreo com caças que tem armas vencidas mal estocadas como já confirmadas, iria fazer isso para quê?

    Qualquer tentativa de conflito com o Brasil seria devastador para a Venezuela, seus centro econômicos estão mais próximo ao Brasil do que nossos centros, teríamos muito mais apoio politico e militar do que eles, nem a Russia iria querer ficar do lado deles, muito menos a china.

    Pra ser sincero isso foi mesmo um incidente sem problemas algum, como a FAB fez nos anos 90 no Paraguai,

  88. Sérgio Santana, boa noite. Vou me aproveitar dessa história no mínimo confusa p/ melhorar meus conhecimentos quanto ao E-99 ‘intermediário’ : qual a sua diferença p/ o padrão original e o que falta p/ chegar a versão plena ‘M’? Desde já obrigado.

    • As mudanças incorporadas na versão intermediária eu não conheço, mas a versão M previa, dentre muitas outras coisas, novo IFF e uma modernização do equipamento de missão, instalado no entre o fim do século XX e o começo do XXi…

  89. O fato é que a Venezuela não passa de uma nova Coréia do Norte. Eles não produzem alimentos e são uma economia destruída. A única opção da Venezuela é implorar pela comida do Brasil ou pela produção agrícola da Colômbia.

    Se a Venezuela fosse burra de atacar o Brasil, eles morreriam de fome com um boicote de alimentos do Brasil.
    Sem a carne exportada pelo Brasil, a Venezuela morre de fome. Se bem que os comunistas gostam de manter os seus escravos a beira da morte.

    Mas a estratégia de ameaçar com guerras os seus vizinhos já se tornou uma prática da Venezuela imitando os Norte-coreanos.

    Resultado prático do comunismo de formar estados Falidos e militaristas/chantagistas.

    O fato é que a Venezuela iria levar a pior se fizesse um ataque ao país, porque aqueles comunistas não conseguem produzir o próprio alimento.

  90. Não tem nada de intermediário. A modernização prevê instalação de mais consoles, mais rádios, novo IFF melhorias no software C2, instalação de SATCOM , de sistemas de auto defesa, upgrade no sistema SIGINT. Mas, com essas restrições orçamentárias não sei que modernização capenga farão. A FAB tem que definir se quer possuir AWACS ou não. Se não modernizar conforme previsto melhor não fazer nada.

    • Rinaldo Nery, o termo “intermediário” usado aqui se refere exatamente às modificações aplicadas a um dos exemplares do E-99, que voou durante a Copa, modificações estas que não puderam ser implementadas conforme o projeto porque não houve fundos, tanto quanto eu sei…Quanto às modificações que você mencionou, creio que não há melhor pessoa neste nosso meio aqui para comentar sobre. Espero que eu possa fazer uma versão atualizada do meu livro sobre o tema publicado em 2012 daqui a algum tempo… Abraço !

  91. Eu concordo que o Brasil deveria comprar uns 100 F-16 usados dos EUA com treinamento nos próprios EUA dos nossos pilotos.
    Uns 100 F-16 mais mais os 36 Gripens C/D seriam a força ideal para proteger o Brasil contra qualquer país aventureiro.

  92. Sergio, colocaram uns laptops lá funcionando como console. Solução meia boca. Vamos ver se a modernização sai conforme planejado. Daí você atualiza o livro. Carrego um exemplar comigo na briefcase, pra mostrar pro pessoal da Azul quando perguntam que aeronave voei na FAB. Melhor que explicar.
    Não adianta ter F-39 se não houver E-99 modernizado. A FAB tem que enfiar isso na cabeça.

    • Pois é, eu soube do “intermediário”, mas não detalhes específicos. Vamos ver se a atualização sai…Quanto a ter meu livro na sua briefcase é uma honra sem tamanho !!! No que se refere à interaçaõ entre F-39 e E-99, você tem toda razão, o binômio só será eficiente caso o E-99M vire realidade…Inclusive meu TCC em Ciências Aeronáuticas pela UNISUL tem a ver com isso…

  93. Infelizmente os governos que o Brasil já teve só se preocuparam em roubar, roubar e rouber. A nossa defesa aérea está precária. Que venham mais invasões destas pra que o governo acorde e compre aviões dignos de proteger nosso espaço aéreo

  94. Eu sempre achei uma aposta arriscada não adquirir vetores que pudessem cobrir o hiato da chegada dos F-39.
    Uns 24 a 36 F-18SH com mísseis AIM-120 e poderia se dormir tranquilo. Mas a Véia deu ataque de pelanca e vamos de F-39, muito boa compra mas que cai demorar.

  95. Calma gente, os Venezuela só deram uma CISCADINHA aqui do nosso lado, nada demais. Que gente mais nervosinha, esses brazucas. Mandaram AMX pra fronteira?? huahuahuahuahua

  96. Podem ter os SU-30, soberanos no ar, mas essas aeronaves em solo são pressas fáceis para a FAB ou até mesmo o EB realizar uma missão de infiltração aérea ou terrestre e as destruir. Para cada hora de voo de um SU-30 são quantas horas de manutenção no solo? eles não tem como manter a superioridade aérea 24h-7d, faltam recursos e aeronaves. Mas que seria um papelão termos alguma aeronave nossa (qualquer que seja) derrubada por uma força aérea de um país que nem papel higiênico tem… isso seria; passou da hora de levarmos a sério nossa defesa aérea.

  97. O pior é que deslocaram AMX pra fronteira = a disponibilidade dos F-5 não suprem a demanda. Os misseis Piranha dos AMX e seu radar apontado pra baixo não ajudam. Os misseis piranha só seguem um adversario de costas e os Flankers MK2 tem empuxo vetorado e são super manobraveis, se virassem de lado já não seriam seguidos pelos misseis piranha do AMX. Fora que o Flanker é um verdadeiro sistema antiaéreo autonomo com seus 2 radares e grande autonomia e poder de fogo.

  98. Mostra Fragilidade das Forças Armada do Brasil !
    Tivemos uma invasão militar do exercito Bolivariano da Venezuela em Roraima!
    Quanto iss os MBTs Brasileiros estocados em massa no Extremo Sul do PAIS!
    O FX2 com a SAAB poderia ser a melhor licitação das historia das Forças, mas poderá se transformar o PIOR! Devido a LIMITAÇÃO do governo Sueco em nos fornecer os Gripen-C até a chegada dos primeiros Gripen-E!

  99. A limitação do governo sueco em nos fornecer Gripens-C é totalmente relacionada à limitação do governo brasileiro em pagar la plata heheheheheh

  100. Só uma pergunta de leigo, vi uma notícia, em algum lugar, que os EUA não estavam fazendo uma liquidação de F-16 e F-15 lá no OM, porque não podemos adquirir?

  101. Sub-urbano, nenhum A-1 carrega mísseis Piranha. Primeiro, porque nenhuma aeronave possui cablagens para tal; segundo, o Piranha nem está em produção.

  102. Por que não podemos adquirir F-15 e F-16? Porque não temos dinheiro nem infraestrutura para recebe-los. No caso do F-15, nem dinheiro para mante-lo. Simples assim. Vocês sabem que o Brasil tá quebrado ou sou só eu que assisto a Globo News e outros telejornais? Já combinaram com o Henrique Meireles?

  103. Enquanto isso o Chão Paulo tá lá consumindo meu dinheiro de impostos que paguei e ainda vão querer reforma-lo, bota essa grana em uns 12 F-18 bem armados e diminui o cabidão em todos os poderes e também nas FAAS.

  104. Fab poderá fazer igual Israel ataca amx baixa altitude destrua base aeria Su 30 melhor defesa e ataque .pilotos da Venezuela voar baixo cai igual Su 30 perdido episodio da Colômbia. OAMX mesmo sem modernização são excelentes bombardeiros .

  105. Como já dissemos antes, a Venezuela está falida, quebrada e morrendo de fome, sem energia elétrica, sem remédios e sem papel higiênico.

    Se os Vermelhos fizessem qualquer besteira na fronteira, seria o suicídio econômico deles. Morreriam de fome mais rápido ainda.
    Qualquer ataque dos famintos Venezuelanos é suicídio, porque eles iriam perder milhões de quilos de Carne que eles recebem do Brasil.

    Simples assim. Venezuela morre de fome se brigar com o Brasil.

  106. Não sei o que é pior..enviarem AMX ou mandarem os A- 29 Super Tucano!! acho que os A-29 faria menos feio por serem mais lentos. caças tipo SU-30 da Venezuela ateriam mais dificuldades de travarem eles como alvo devido a suas velocidade….vale lembrar o caso do Cesna que driblou um F-16 enviado para intercepta-lo e o dispitou por isso , pelo fato do F-16 não conseguir travar o /alvo

  107. O nível do fórum está complicado. O pessoal nem sabe Para que serve o AMX. O AMX é um avião de ataque ao solo não é o avião de caça. Ele não foi projetado para combates aéreos. É óbvio que se a Fab enviou esses aviões, foi para bombardear as bases dos sukhoi. O AMX é um vetor de dissuasão estratégica. Esses aviões equipados com pod escudo israelense skyshield estão preparados para enfrentar qualquer tipo de ameaça de defesa aérea.

  108. A verdade do ocorrido não vai aparecer na TV , e muito menos que consequências teve aquela atitude da Venezuela , para os Brasileiros fracos e desinformado nossas FFAA não são o que parece eles sempre agem no silêncio discretamente , não subestime nossas FFAA , se perguntem porque ate hoje nosso país não é comunista , porque os nazistas não tomaram conta de nosso país , porque alguns países vizinhos nunca conseguiu ganhar um guerra contra nosso país , ou seja acho que já esta bom para todos entender né …..

  109. Alguém chamou os F5 de “desdentados” mas seus mísseis ar-ar se seus novos sistemas não sabem disso. Além do que, os bolivarianos necessitariam de aviões tanque para reabastecer em voo, caso quisessem adentrar mais de 600 ou 700 Km em nosso vasto espaço aéreo. Esses aviões tanque, com certeza, virariam peneira nas garras dos guerreiros F5 e seus temidos SU-30 talvez nem tivessem combustível para voltar para suas bases… Quando se trata de agredir um vasto território, a história mostra que os agressores sempre subestimaram que o inimigo pudesse explorar essa vantagem e se deram mal.

  110. Soube que apenas ou SU30 da FAV ou FABolivariana estariam em condições de vôo, não substimem a dupla F5M Derby e EMB-145 AEW&C R99, poderiam colocar os Mike em posição vantagem no cenário BVR……Como já ocorreu na cruzex, quando os Mirage-2000-5 da França e F16 da Usaf foram abatidos pela dupla. Dai de nada adianta as manobras e potência dos Flankers.

  111. Velocidade máxima: 1 020 km/h
    Alcance: 3 330 km
    Teto de serviço: 13 000 metros (42 650 pés)
    Razão de ascensão: 10 240 pés/min
    Relação empuxo/peso: 0,47
    Armamento
    1 canhão rotativo de 20 mm M61 Vulcan (aviões italianos) ou
    2 canhões de 30 mm DEFA 554 (aviões brasileiros)
    2 mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder ou MAA-1 Piranha nos trilhos das pontas das asas
    3 800 kg de carga bélica em 5 pontos duros, incluindo bombas de emprego geral e bombas guiadas por laser, mísseis ar-superfície, foguetes e pods de reconhecimento.
    Referências

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here