Drone QF-16 atinge capacidade operacional inicial (IOC)

12

qf-16

O Air Combat Command (ACC) da Força Aérea dos EUA declarou a capacidade operacional inicial (IOC) do alvo aéreo QF-16 de escala plena, em 23 de setembro.

A decisão foi aprovada pelo general Hawk Carlisle, comandante do ACC, para o total de 15 drones QF-16 atualmente disponíveis para as operações de alvo aéreo. Os jatos estão baseados na Tyndall AFB e voados pelo 82nd Aerial Target Squadron (ATRS) da 53rd Wing.

O 82nd ATRS é o único operador de alvos aéreos em escala plena no Departamento de Defesa. De acordo com a lei dos EUA, Título 10, Seção 2366 do Código dos EUA, um sistema de mísseis deve ser submetido a testes de letalidade antes que possa entrar em produção em grande escala. O 82nd ATRS mantém exclusiva capacidade do DoD para executar a exigência do Título 10 através do programa FSAT.

O QF-16 introduz as capacidades de combate de 4ª geração na missão de alvo aéreo. Ele mantém todas as capacidades inerentes do F-16 padrão, incluindo voo supersônico e manobrabilidade em 9G.

“Este avanço na capacidade estrutural, combinado com pods eletrônicos avançados, nos permitirá testar adequadamente e avaliar nossas aeronaves de 5ª geração e suas armas”, disse o tenente-coronel Matthew Garrison, comandante do 82nd ATRS.

O novo alvo aéreo foi colocado para substituir o QF-4, que voou sua última missão não tripulada em 17 de agosto na Holloman AFB, Novo México. O QF-4 vai se aposentar oficialmente em dezembro.

O 82nd ATRS é uma unidade separada geograficamente da 53rd WG sediada na Eglin AFB. Como a única ala de teste operacional para a Força Aérea dos EUA, a 53rd WG desenvolve, testa, avalia e oferece recursos eficazes e sustentáveis de combate para aperfeiçoar a letalidade e a capacidade de sobrevivência das forças de combate dos EUA.

FONTE: USAF

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Madmax

Os caras usam de alvo o que nos nem temos.
Como diziam os trapalhões Ih, Nojento, tchan!”

Carlos Alberto Soares-Israel

Quem tem …. tem …. $$$$$

Fernando

Estes F-16 modificados poderiam ser usados em missões de combate? como no Oriente Médio para ataque a posições no solo? ou ai já é um passo muito grande pro QF-16?!

alex prado

alguns desses pra nós, seria uma boa opção para patrulhar a tríplice fronteira….sonhar não custa nada e as fronteiras do norte onde temos um vizinho que enxerga o rosto do ex maluco num passarinho.

Hawk

Ter um F-16 como QF (um dos caças mais ágeis) feito é um luxo!

ivanmc

E, o F-5 não serve nem para QF.

Delmo Almeida

Esses aviões são excedentes, tavam parados, sem serventia. Um luxo, mas tava sem utilidade…
PS: Pensei que ele já era operacional.

Gayneth

ivanmc, O F-5 não serve nem para QF. É…………Mas………. pra quem tem F-16, como o Chile, está vendo que daqui pra frente ele só serve como alvo! Ainda bem que nós teremos um CAÇA bem superior ao F-16. O Gripen.

Oica

Não é sobre uma mera questão econômica o que estamos vendo aqui. É muito maior! Estamos tendo o privilégio (?) de conhecer os ancestrais operacionais de uma nova era robótica de verdade. Com tudo o que ela terá de melhor e de pior.
.
Estamos assistindo ao nascimento da era dos ROBÔS “inteligentes, autônomos”, ocupando posições não somente em certas atividades – que eram até aqui de nosso interesse -, mas agora de forma generalizada na sociedade; onde, também, NÃO gostaríamos que eles estivessem.

ivanmc

Gayneth 7 de outubro de 2016 at 18:39. Eu não estou nem aí, se você não concorda com a minha opinião.

ivanmc

Tem uma dúzia de troll sempre criticando os meus comentários em vez de comentarem as reportagens. Vai ver sou importante… Até quando eu elogio sou criticado. Sendo que, eu nunca vou deixar de ter opinião por causa dos MAV ou Bot de plantão dicerebrado e verborragindo aos quatro cantos.

Madmax

Quanto a usar o F-16 como alvo o recado parece claro. A 4° e 4.5 geração estão superadas.