gripen-ng-mock-up

Réplica do Gripen NG ficará exposta até o dia 15 de outubro no Ribeirão Shopping

Moradores de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e das cidades vizinhas, terão a oportunidade de conhecer a réplica do Gripen NG, a nova aeronave de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). O avião, em tamanho real, ficará exposto entre os dias 04 e 15 de outubro no Ribeirão Shopping.

A abertura da exposição está marcada para as 10 horas desta terça-feira (04/10). Às 8h30 haverá uma palestra para cerca de 500 adolescentes, de 13 a 19 anos, de escolas municipais da região sobre a carreira militar e as formas de ingresso na FAB.

Esta será a primeira vez que a aeronave é apresentada fora de Brasília. De acordo com os organizadores, a expectativa é que mais de 50 mil pessoas visitem a réplica diariamente. Os visitantes poderão acessar o cockpit da aeronave, apreciar uma exposição com as melhores fotos do fickr da FAB e conhecer as vestimentas e os símbolos dos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), como o espadim.

“Por meio da exposição podemos saber um pouco mais sobre tecnologia e aviação, ou seja, temas que aguçam a curiosidade e, ao mesmo tempo, incentivam as crianças a conhecer e ingressar na carreira militar”, afirma o curador da exposição, Marco Costta.

O ingresso para visitar o cockpit é um quilo de alimento não perecível que deve ser trocado no local do evento. Os alimentos arrecadados serão doados a uma instituição de caridade.

Sobre o caça

O Gripen NG, da fabricante sueca Saab, é um caça de última geração que atenderá às necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) para os próximos 30 anos. A compra de 36 aeronaves, anunciada no final de 2013, faz parte do Projeto FX-2 do Programa de Articulação e Equipamento da Defesa. Os primeiros modelos do caça devem chegar ao Brasil a partir de 2019 para fazer parte do sistema de defesa aérea do país.

Serviço

Exposição da réplica da aeronave Gripen NG
Período: 04 a 15 de outubro de 2016
Local: oitava expansão
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h
Visitação gratuita

FONTE: FAB

33
Deixe um comentário

avatar
33 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
26 Comment authors
MaicoOtavioFelipeLeonardo Cardealjunior Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ednardo de oliveira Ferreira
Visitante

Fica dica que aqui em BSB só soube mais tarde: veja no site da FAB a possibilidade de agendar sua visita!

Se vc agendar e chegar na hora, escapa das filas!

Diogo de Araujo Carvalho
Visitante

Nossa que caça lindo! Pode não ser um raptor mas com certeza colocará o Brasil em uma posição de respeito. Só espero estar vivo para vê-lo chegar por aqui

ALEX PRADO
Visitante

se vier com radar AESA e armamentos de ponta e os mísseis BVR.

joshua lemes
Visitante

kd os de verdade? Não precisamos de réplica precisamos de caça de verdade e de respeito não um caça leve de treinamento como esse.

ivanmc
Visitante
ivanmc

Joshua Lemes: 5 de outubro de 2016 at 16:41. Acompanho o relator.

ivanstop
Visitante

Joshua… Estão vindo, tenha calma e percebe-se que não conheces o Gripen para trata-lo como caça de treinamento, Mas voce irá ve-los daqui uns 3 anos. Eu espero por eles (qualquer um dos vencedores do FX/FX-2) a 17 anos e tem gente aqui que espera a bem mais tempo. Abraços!

Rodrigo M.
Visitante
Rodrigo M.

Amigo, avião de caça, não é como um carro que vc escolhe e já sai da concessionária dirigindo..
.
Infelizmente é como eu disse à alguns dias atrás, o nível dos comentários aqui vêm caindo bastante ultimamente.
.
Chamar uns dos caças mais avançados da atualidade de “treinador” já demonstra o total desconhecimento do assunto.

Douglas Rodrigues
Visitante
Douglas Rodrigues

Aguardo ansiosamente ver um desses passando baixo por algumas cidades.
Mas quem sabe colocar essa réplica fazer um tour pelas grandes cidades brasileiras já dará um gostinho de quero mais para mais pessoas e estimulará uma nova safra de “FABianos”.

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Rodrigo M. Concordo com você!!

Tem cada jogador de Super Trunfo metido a saber de aviação que é uma tristeza!!!!

ivanmc
Visitante
ivanmc

Quando o Gripen NG ganhou o FX2 a Dassault emitiu uma declaração no seu site lamentando a escolha brasileira porque o Gripen estava em um patamar inferior ao Rafale, não poderiam serem comparados porque NG era um caça leve. E, a Boeing só alegou que o Gripen NG estava em um nível abaixo do F-18SH. Com tudo, ainda está sendo ofertado o F-18SH ao Brasil no site da Boeing, em relação ao fx2, é só ir lá e conferir. Assim sendo, todos tem uma opinião baseada em conhecimentos empíricos ou pelas dificuldades que passam, logo, as opiniões são divergentes mas… Read more »

Rodrigo M.
Visitante
Rodrigo M.

Ah… Agora tá explicado.
.
A Dassault e a Boeing que eram CONCORRENTES lançam uma nota exaltando seus respectivos produtos após a DERROTA no FX2 e aí você toma como “conhecimentos empícos..”
.
Tá “SERTO”..

Jorge Alberto
Visitante
Jorge Alberto

Apenas “lembrando”: Quem desenvolveu o datalink (uso operacional), foram os suecos…. E o primeiro caça multirole (des da prancheta), foi o deles…
.
Entao, a quem os suecos “ficam devendo”?.
.
Ou devo entender “quanto maior o caça”, “mais bom ele eh” (sic!)… Pq senao, ate o Mig-31 eh um excelente caça!
.
Tamanho nao nunca foi documento! Se o fosse, elefante era o rei da floresta! O que importa eh o “recheio” tecnologico do mesmo… E isso, o Gripen tem de sobra!
.
==============
.
EU, particularmente, nunca me esqueco da maxima: “Oro pelo melhor, trabalho o que recebo!”

ivanmc
Visitante
ivanmc

Ok, Rodrigo M, Eu respeito o seu ponto de vista. Não adoto mais uma linha agressiva, acredito que com respeito todos podemos nos entender, e se fui inconveniente peço desculpas. Contudo, particularmente acho o Gripen NG espetacular, porém poderíamos mesclar com outra aeronave, até para não dependermos só de uma plataforma. E, muitos outros motivos, que não caberia suscitar. Sds.

carlos henrique
Visitante
carlos henrique

Não entendo de aviação. Mas acho 36 aeronaves muito pouco para o Brasil (um dos maiores países em extensão). Ou esses 36 é só o começo ??

Farroupilha
Visitante
Farroupilha

Puxa vida! A garotada que tirar foto dentro do cockpit vai ser uma tremenda lembrança para porta retrato, ou poster na parede.
Também concordo que a exposição deve ir para muitas outras cidades do país.

JC Cunha
Visitante
JC Cunha

Então, alegremos o Tio Sam, adquirimos também 36 super hornets de prateleira e todo mundo fica feliz, diga a eles que pagaremos com commodities ok.

Beto Santos
Visitante
Beto Santos

Um que legal gostaria de saber quem vai pagar por este evento pelo transporte e montagem do gripen, acho isso tudo muito bom mas agora gostaria que me respondessem qual era o motivo mesmo de não ter portões abertos em canoas não era contensão de gastos pois a FAB não tinha mais dinheiro.
É pelo visto o que não falta é dinheiro e novamente fica claro tudo o que falei noutra postagem dos portões fechados, nestas horas tenho vergonha de ser brasileiro e desta politicagem nojenta.

Predator
Visitante
Predator

Seria legal uma replica com uma parte da fuselagem transparente para o público ver como é por dentro…assim atrairia a atenção do público mostrando que não é só um jato que joga bombas… Mas sim um computador voador de combate…

Quem sabe com o tempo o povo se interessa mais pela Defesa Nacional.

Lukas Delmondes
Visitante
Lukas Delmondes

Ribeirão preto ?! ao invés de mandar essa replica pra cidade mais importante do país, eles mandam pro interior do estado ? FAB sendo FAB…

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Lukas, se colocarem no Ibiraquera, vão pixar igual fizeram com o Monimento das Bandeiras!!!!

Lewandowski
Visitante
Lewandowski

Alberto, . Tamanho nunca foi documento? Pergunta à USAF entao, sobre o F-15. Que se descarte todos e se use somente o F-16. Alias, peço que leia a revista AVIAO REVUE ediçao especial de 2002, que fala sobre o desenvolvimeto do F-22 e o que a Lockheed pensava a respeito. Nem precisa ir a tanto, é só ver o atual com o YF-23… . O Gripen serve ao propósitos brasileiros: moderno e de baixo custo para uma naçao que nunca priorizou a area de defesa. Ressalto, no entanto, que para mim, o Rafale seria o ideal. . No más, para… Read more »

Airacobra
Visitante
Airacobra

Beto Santos, normal, nada além da normalidade, não tem para certas coisas, mas para outras sobra, que o diga os coqueteis, aqui mesmo na área tem quartel que faz contenção de despesa em tudo, desde rancho a militares (praças) trabalharem no calor porque desligam o ar condicionado dos setores enquanto cassinos e praças d’armas da pra criar pinguin, é rola cerca de 2 a 3 coqueteis por semana, regado a tudo do bom e do melhor, mas pro praça macarrão com salsicha sem gosto.

Mauricio R.
Visitante

Que o Gripen E é moderno é até aceitável que se diga, mas esse “baixo custo” ainda tem que ser aferido.
Por enquanto é somente prognóstico.

Mauricio R.
Visitante

Como se “Fidler”, “Flanker” ou “Foxhound” fossem exemplos de aviões compactos.

Gen. Escobar
Visitante
Gen. Escobar

Bom dia a todos. Desculpe ser “off topic” mas alguém poderia comentar ou dar mais informações se essa noticia é verdadeira?

http://www.folhabv.com.br/noticia/PF-reforca-efetivo-na-fronteira—e-FAB-envia-mais-cinco-cacas-/20939

Ednardo de oliveira Ferreira
Visitante

Creio que Rafale e Super Hornet sejam melhores que o Gripen, especialmente devido ao tempo do projeto, serem bimotores e maior alcance. Mas eles serem ‘melhores’ não significa que o Gripen é ruim. é como o campeonato espanhol: lá tem Messi e Cristiano Ronaldo, mas nem por isso Neymar e vários outros são ruins. São craques, mas o que vale é quanto meu time pode pagar sem quebrar. A maioria achou o Gripen a melhor escolha não por ser o melhor caça do mundo. Mas por ser muito bom, menos caro, podemos manter. Para o ‘campeonato’ aqui da América Latina,… Read more »

Guilherme Poggio
Editor
Famed Member

Quando o assunto é “caça”, a expressão “baixo custo” não existe. No máximo custo menor em comparação aos demais.

junior
Visitante

Fica bonito com essa camuflagem digital, o problema é que a FAB vai querer colocar aquela camuflagem padrão deles.

Leonardo Cardeal
Visitante
Leonardo Cardeal

Eu comento sem assinatura, mas também acho que os comentários deveriam ser bloqueados. Melhor não poder comentar do que ler o que algumas pessoas escrevem. 🙂

Felipe
Visitante
Felipe

Concordo com o Leonardo Cardeal.

joshua lemes
Visitante

O gripen é inferior ao rafale e O Super Hornet. SH pode carregar uma ampla gama de armamentos, alternando rapidamente do perfil de defesa aérea para ataque ou reconhecimento. Também pode operar como aeronave de reabastecimento aéreo. A última versão do Super Hornet é denominada Grooler EA-18G para missões de guerra eletrônica semelhante ao Northrop Grumman EA-6B Prowler.Tem um raio de combate de 722 km sem reabastecimento em voo.
Qual o raio de combate do gripen?

Otavio
Visitante
Otavio

Estive a 2m de um Gripen, em março deste ano teve uma exposição do Gripen na academia da força aérea de Pirassununga SP.

Maico
Visitante
Maico

Como faz para agendar a visita? No site da FAB não encontrei.