Muitos discutem aviação sem conhecer os detalhes de como é a indústria aeronáutica hoje em dia. Assista neste vídeo um resumo do trabalho de engenheiros, técnicos e funcionários na construção do Airbus A350.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares-Israel

Excelente.
As três maiores e certamente a Canadense, os Japas e possivelmente os Ítalo-Franceses e o Urso possuem linhas modernas e automatizadas.
Outro dia postaram que deveriam automatizar mais as linhas de produção, este vídeo vem esclarecer o assunto.
No site da Embraer há um vídeo similar !

Rinaldo Nery

Nonato, tá aí a resposta pra mais da metade das tuas perguntas. Kkkkkkk. “Por que é tão caro? É feito de ouro?” Kkkkkk

Nonato

Não vi o vídeo ainda.
Até considero que aqui isso devia ser tratado com mais frequência.

Nonato

Mesmo sem ver o vídeo adianto. Não há justificativa para se cobrar 100 milhões de dólares por um avião.
Exploração.
Enquanto houver algum besta que pague..
Se cobrassem 1 bilhão não vendia. Se alguém paga 100 milhões, cobram.

Luiz Fernando

Nonato, você acha que se justifica o preço de 40 milhões (USD) por um Embraer 190???

Delfim Sobreira

Nonato.
Achei este vídeo aqui. Há muitas semelhanças entre um F-1 e um avião, inclusive em fase de projetos e peças. Não tem como sair barato.

https://www.youtube.com/watch?v=iptAkpqjtMQ

Reinaldo Deprera

Nonato 27 de setembro de 2016 at 14:32 O lucro é alto mas o risco é imenso. – O desenvolvimento é caríssimo – A pesquisa é caríssima – A mão de obra é, na maioria das áreas, rara e cara – O risco do mercado optar por outros produtos é muito alto – O custo em marketing para diminuir os riscos são altíssimos – As mídias usadas para a publicidade não são as mesmas da de um carro de luxo, o público é outro, os canais são hiper segmentados et cetera – O custo em relações públicas é dos mais… Read more »

Reinaldo Deprera

Indústria aeronáutica e indústria financeira é mais ou menos igual numa coisa. Tá cheio de nego gorando os lucros altos, todos querendo um teco. Mas ninguém lembra daqueles que ficam pelo caminha. Esses, caem no esquecimento. Cada qual, ma maioria das vezes, com uma história trágica para contar. Quebrar uma EMBRAER não é mesma coisa que quebrar um comércio de bairro. Pessoas morrem; pessoas perdem seus empregos; pessoas cobram; pessoas assediam; governos e empresas, cada qual com seu peso e influencia, passam por cima de você como um rolo compressor no pior momento possível. Não é pra qualquer um não… Read more »

Renato Passos

Reinaldo, onde eu assino?

Walter Luiz Saint Martin

E uma certa “presidenta” conseguiu quebrar uma lojinha de R$ 1,99 e mais um país inteiro. Isso é que é curriculum.

jmgsboston

Os motores são as partes mais caras. Inclusive o seguro delas é feito à parte do resto do avião. Tambem, uma coisa de mais de 20 milhoes de dolares………..
Vejo muitas sendo transportadas em carretas aqui nos States. Carregam debaixo de lonas próprias mas pelo formato qualquer um sabe o que ha embaixo.

mbp77

Reinaldo, onde eu assino? (2)
Sds.

RicardoFerreomodelismo

“Nonato 27 de setembro de 2016 at 14:32
Mesmo sem ver o vídeo adianto. Não há justificativa para se cobrar 100 milhões de dólares por um avião.
Exploração.
Enquanto houver algum besta que pague..
Se cobrassem 1 bilhão não vendia. Se alguém paga 100 milhões, cobram.”
.
Nonato, mostre seus números.
Ou de outra forma seu ponto de vista é inócuo.
Falar por falar não acresce, não esclarece, não elucida, não ensina, não agrega nada ao tópico.
São apenas palavras ao vento.

Reinaldo Deprera

Sem falar que, quem tem dinheiro para ser sócio de um bom pedaço de uma EMBRAER faz isso mais por conta da paixão do que pelo lucro. O volume de recursos é tão alto que sobram oportunidades para essas pessoas caírem fora e partirem para outro negócio com riscos menores e lucros equivalentes ou maiores. O risco de um indivíduo traz consigo o medo, que é pai da responsabilidade. O mesmo não ocorre com um político com poderes de governança sobre uma estatal. A paixão, esta é quase uma peculiaridade de indivíduos. Salvo alguns casos de estadistas que, ainda assim,… Read more »

Luiz Fernando

E aí Nonato… Na sua opinião um Embraer 190 vale algo em torno de USD 40 milhões???

RicardoFerreomodelismo

“Luiz Fernando 27 de setembro de 2016 at 17:08
E aí Nonato… Na sua opinião um Embraer 190 vale algo em torno de USD 40 milhões???”

Luiz Fernando, ele irá precisar de uma calculadora com muitos dígitos e uma planilha imensaaaaaaaaaaaaaaa …
Ou, no teoria dele, basta chutar um número, né não ???

Carlos Alberto Soares-Israel

Nonato 27 de setembro de 2016 at 14:32
Baseado em fatos e dados, dados, planilhas !
Quanto custa um rebite de alumínio ? (próprio para avião)

Marcos

A Embraer precisou vender cerca de 800 E-Jets para cobrir os custos de seu desenvolvimento.

Farroupilha

Sempre acho muito bonito o reverso em pista molhada… No vídeo acima: 3’32” e 3’36”.

Nonato

Vou dar um exemplo mais prático. Um iPhone é vendido por 4 mil reais. Vocês acham que custou isso? Claro que a Apple deve ter um custo fixo altíssimo. Constrói uma sede luxuosa. Os diretores são bem remunerados. Devem gastar bastante com publicidade. Tudo isso é custo. Mas quanto custa desenvolver um iPhone? Desenvolvem, mandam fabricar na China, talvez a 5 dólares a unidade. Talvez por 10… Vendem por 800 dólares. Ah, mas tem o frete do navio, etc. Um carro comum querem empurrar por 100 mil reais. Não vale isso. Se cobra caro vende pouco, não tira o custo… Read more »

Nonato

Concordo com um comentário de Reinaldo sobre bancos. Todo mundo crítica os lucros.
Mas se der prejuízo quebra e o correntista págs a conta…

Nonato

Sei que um avião não pode ser vendido por 100 mil reais.
Mas 100 milhões é demais.
Se quiser considerar riscos, custos com publicidade por que não cobram um bilhão de dólares a unidade???
Ah, ninguém compra.
Os custos são restritos ao poder de compra.
Não gasto 10 milhões em publicidade se souber que não tiro na frente.
Um novo projeto é um risco. cabe ao fabricante decidir se quer gastar 5 bilhões…
O normal é gastar pouco ou só entrar se houver grande probabilidade de sucesso.
A Embraer tem se dado bem nas prospecções de nichos KC 390 incluído.

Nonato

Cabe a todo empresário reduzir seus custos. Não adianta querer tirar o prejuízo em cima do cliente.

Nonato

Por falar nisso, os lucros de empresas aéreas e dos bancos, nos balanços, são sempre baixos ou há prejuízo.
Então por que alguém ainda se interessa em abrir uma empresa de transporte aéreo?
Ou fabricante de avião?
Ou banco?
15 bilhões parece muito, mas os lucros distribuídos aos acionistas são de centavos…

Luiz Fernando

Nonato… por favor, para poder me basear em algo… você acha que um valor de venda de cerca de 40 a 50 milhões de dólares por um E190 é um exagero? Acha que se justifica cobrar isso? Acha que os custos são tais para que se chegue a este valor?

Justin Case

Amigos,

Na maioria dos casos, principalmente na área da aviação comercial, a indústria aeronáutica atende a um mercado muito competitivo. Então, não há espaço para margem de lucro exorbitante. Certamente é apenas o suficiente para cobrir os custos, sustentar investimentos e remunerar apenas razoavelmente os acionistas.
A área de defesa pode ter algumas variações ou lucros que parecem excessivos, mas também tem que conviver com incertezas e períodos de baixa demanda.
Abraços,

Justin

RicardoFerreomodelismo

“Nonato 27 de setembro de 2016 at 20:56
Vou dar um exemplo mais prático. Um iPhone é vendido por 4 mil reais.
Vocês acham que custou isso?”

Nonato, siga meu conselho amigo:
Abra sua fábrica e depois me diga o quanto custa …
Abraço !

RicardoFerreomodelismo

“Luiz Fernando 27 de setembro de 2016 at 22:14
Nonato… por favor, para poder me basear em algo… você acha que um valor de venda de cerca de 40 a 50 milhões de dólares por um E190 é um exagero? Acha que se justifica cobrar isso? Acha que os custos são tais para que se chegue a este valor?”

Luiz Fernando, se o exemplo do “parafuso” não serviu a ele, de nada vale argumentarmos …

Nonato

Vi o vídeo agora. Concordo com Alexandre galante sobre muitos de nós falamos sem conhecermos. É verdade. O site até poderia servir para nos “ensinar”. Discutimos assuntos relacionados mas não conhecemos detalhes, por exemplo, acerca da fabricação de aviões. Quanto ao vídeo é superficial, mas confirma o que venho dizendo, mesmo sem ser expert no assunto. No vídeo, mostra-se que tudo começa no computador. Depois, testes em túnel de vento… Ou seja, nessa fase inicial, é programa de computador e engenheiros. Engenheiros ganham bem. Mas não se pode falar que se gastou bilhões só com engenheiros. Até acredito que a… Read more »

Oica

Em número, gênero e grau! Esse tipo de matéria precisa ser recorrente!
.
As pessoas falam como se projetar e fabricar uma aeronave fosse ao nível da simplicidade da experiência com cubinhos “mágicos” de LEGO. Onde não encaixou, não ficou legal, desencaixe e comece outra vez.

Nonato

Se alguém precisa provar com planilhas, isso se aplica a quem diz que um avião deve custar 200 milhões e não 30…

Justin Case

Amigos, A maneira mais simples e efetiva de selecionar um fornecedor é por meio de uma competição. Quando isso não é possível, existem muitos métodos de análise de custos, todos fartamente documentados e experimentados. Problemas ocorrem quando não se tem confiança na credibilidade do processo de seleção ou concorrência. Nesse caso, volta a ser essencial a atuação do órgão responsável pela análise de custo. Outro fator importante, muitas vezes insuficientemente avaliado, é o risco. Mesmo em uma competição aberta e honesta, é possível que apareça um concorrente oferecendo uma solução com preço inferior ao necessário para implementar o projeto. Em… Read more »

Luiz Fernando

Nonato… Não é simples assim. O vídeo não mostra tudo. Eu te garanto, sem sombra de dúvida, que qualquer novo desenvolvimento um avião comercial, sem grandes inovações tecnológicas, não sairá por menos do que dois ou três bilhões de dólares. E essa conta sobe por uma série de fatores… Estou falando então que gasta isso fácil, fácil. As marges de lucro das indústrias aeronáuticas de aviação comercial são baixíssimas… Na executiva são um pouco melhores. Nonato, quando você acha que é a margem lucros de uma Airbus, de uma Boieng ou de uma Embraer??? Eu te digo, são inferiores a… Read more »

Carlos Alberto Soares-Israel

Caro Cel Justin Case
“Buy market”
Chinas são especialistas.

Carlos Alberto Soares-Israel

Luiz Fernando
Correto e o que manda é a margem de contribuição líquida (é baixa),
após a amortização de todos os investimentos.
Nonato, desculpe-me mas você não está correto.

Carlos Alberto Soares-Israel

Dados de ontem:
Competitividade no mundo:
Brazil 81º
Caiu seis posições em um ano.
__________________________________

MR
Concordo contigo sobre o KC 390,
jamais a Embraer bancaria sozinha, jamais.
Mas está tendo o mérito de fazer um produto a partir
dos requisitos da FAB praticamente sem receber.
Mas línguas falam que o pendura já passa de RS 600 milhões !
Calma MR
é assim no mundo, principalmente na área de defesa,
governos bancam ou pagam parte da conta $$$$$

Carlos Alberto Soares-Israel

Interessante, lideres tem os melhores índices sociais e educacionais (rs):
http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/09/brasil-cai-para-81-posicao-em-ranking-de-competitividade-de-paises.html

Nonato

Eu tenho uma opinião. Os preços de muitos produtos em diversas áreas são muito elevados. Inclusive de aviões e equipamentos militares em geral. Mas posso estar enganado. É uma opinião. Mas posso estar certo. Será que quem tem outra opinião também não pode estar enganado? Um bom “exemplo”. Caças de 4,5@ geração tem sido vendidos a preços superiores ao do f35. Ora, se o f35 demandou mais investimentos… Só acho que pesquisa e desenvolvimento envolvem, essencialmente, pensamento e computador. Pode colocar 100.000 engenheiros trabalhando por dez anos. Não necessariamente conseguirão muito mais do que uma equipe bem menor. Quanto custou… Read more »

RicardoFerreomodelismo

Nonato:
É fácil e barato assim … Nenhuma tecnologia nova por trás segundo você, não é ???https://www.youtube.com/watch?v=L9tHJVLZUY8

RicardoFerreomodelismo

“Nonato 28 de setembro de 2016 at 9:42 O conceito já foi apresentado por volta de 2008. Será que levaram dez anos matutando o conceito? Não houve mudanças visíveis entre o conceito e o produto real…” . Nonato, faça uma breve visita ao “wikipedia” e irá descobrir que: 1. O conceito de 2008 era baseado na plataforma do E190; 2. A plataforma atual nasceu do “scratch”, do zero, e dentro do conceito solicitado pela FAB; 3. O KC-390 é “full-fly-by-wire”, com sidesticks, coisa que nem chega perto da plataforma E190 que seria usada como base. 4. O projeto original chamava-se… Read more »

Nonato

Não vou nem olhar o vídeo de alguém mais preocupado em ridicularizar uma opinião do que em refletir…

Nonato

Esse negócio de parafuso. É complicado fazer um parafuso né. Então por que não se cobra 100 milhões por ele?
Na indústria do petróleo há muitos itens como esse.
Torneiro mecânico, raio x.
Algo comum.

RicardoFerreomodelismo

“Nonato 29 de setembro de 2016 at 15:00
Não vou nem olhar o vídeo de alguém mais preocupado em ridicularizar uma opinião do que em refletir…”
.
Nonato, continuamos esperando pela sua planilha de custos …
.
“Nonato 29 de setembro de 2016 at 15:02
Esse negócio de parafuso. É complicado fazer um parafuso né. Então por que não se cobra 100 milhões por ele?
Na indústria do petróleo há muitos itens como esse.
Torneiro mecânico, raio x.
Algo comum.”
.
Nonato, deixe para lá … desistimos …
Provérbio:
“Pérolas aos porcos” !!!