Israel ‘emprestou’ satélite para o Brasil durante as Olimpíadas

40

Aeronáutica critica falta de investimento do Brasil em sistemas aeroespaciais

eros-b

ClippingNEWS-PA Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, o governo israelense cedeu às forças de segurança do Brasil o acesso às imagens de um satélite, o Eros-B, usadas para reforçar a segurança do evento esportivo.

Operando a uma distância mínima de 450 quilômetros de distância da Terra, o satélite é capaz de mapear o terreno e captar imagens com até 70 centímetros de resolução, permitindo, por exemplo, a identificação da placa de um veículo. Policiais federais e militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica) viajaram para Israel para aprender a utilizar a tecnologia, que, em breve, não estará mais disponível gratuitamente.

Além de auxiliar na proteção dos atletas israelenses e das demais delegações, o gesto israelense revelava intenções comerciais.

Tudo porque, segundo o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, “os israelenses sabem que o Brasil tem se negado” a olhar para o espaço e investir em sistemas aeroespaciais autônomos. As Forças Armadas, por exemplo, continuam usando plataformas baseadas em tecnologias internacionais, deixando de desenvolver tecnologia própria.

“Nos negamos a olhar para o espaço […] A Índia investe anualmente US$ 1,1 bi no setor. Com isso, gera 17,5 mil empregos diretos e já tem mais de 30 satélites em órbita. Além disso, vende satélites para outros países. Enquanto isso, estamos igual caranguejos, andando de um lado para o outro, sem avançar”, comentou o comandante.

De acordo com o brigadeiro, a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais, de 1994 e coordenada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), está longe de atingir seus objetivos. Para o comandante, o episódio envolvendo o satélite israelense demonstra que, “um dia, teremos que olhar para o espaço”.

“Temos [Aeronáutica e Ministério da Defesa] um projeto pronto, mas ele não consegue ser aquinhoado com recursos financeiros básicos”, declarou Nivaldo Rossato em referência ao Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), sistema do Ministério da Defesa criado para atender demandas das Forças Armadas e programas dos demais ministérios.

Projetos

No cargo desde janeiro de 2015, o brigadeiro Rossato afirmou que o investimento em tecnologia aeroespacial impacta positivamente outros setores da economia e da sociedade.

“Imagine toda essa tecnologia voltada para monitorar nossas áreas de fronteira ou nossas águas territoriais [faixa costeira que atinge até 22 quilômetros a partir do litoral], onde é possível distinguir o tipo de embarcação visualizada”, sugeriu o comandante, afirmando que a Argentina gasta muitas vezes mais que o Brasil em pesquisa e desenvolvimento aeroespacial.

“Estados Unidos, Rússia e China não gastam o dinheiro que gastam à toa. Eles sabem a importância disso. A Argentina gasta quase dez vezes mais que nós. E nem precisamos fazer o mesmo que esses países já fazem. Podemos optar por algo mais simples, como satélites de órbita baixa, para comunicações, os sensores óticos.”

O comandante lamentou projetos descontinuados e lembrou o acidente ocorrido em 2003, no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, quando o acionamento premeditado do foguete Veículo Lançador de Satélites (VLS) custou a vida de 21 profissionais civis, afetando os projetos do programa espacial brasileiro.

FONTE: Portugal Digital

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno

Velho Brasil! Quem sabe um dia isso tudo passe, mude, ou talvez nunca passará.

Tadeu Mendes

E eu que pensava que os satelites israelenses eram somente geoestacionarios.

Com ou sem intencoes comerciais, Israel fez um favor enorme ao Brasil.

pedrojspintoPedro

O “premeditado” no último parágrafo foi algo intencional, um ato falho, ou erro do estagiário mesmo?

Delmo Almeida

Quando eu estive na AEL Sistemas esse ano, eles comentaram que foram selecionados para receber tecnologia de reparo de hardware de satélites em órbita.

David Soares

Acho que o estagiário quis dizer “prematuro” ao invés de “premeditado”.

Delfim Sobreira

Tadeu.
Favor nada, foi amostra grátis como diz o texto. Agora se quiser vai ser pago. Sinal de satélite gratuito ninguém fornece.
Só continuo achando que depender de um país sem relações diplomáticas plenas (embaixador) tem seus riscos.

Tadeu Mendes

Sem embaixador? Por que?

Delfim Sobreira

Porque não é seguro depender de um país com relaçõed diplomáticas estremecidas – Bibi tirou o embaixador com a Dilma, ela foi embora mas embaixador não voltou.
Como disse Von Clausewitz, a guerra é um prolongamento da diplomacia.
Vai ver se algum país de 1o mundo estabelece alianças sem diplomacia sólida.

Delfim Sobreira

Na verdade já deveríamos ter desenvolvido nossos próprios satélites. Depender dos outros é fornecermos nossas informações e ainda pagarmos porrisso.

Tadeu Mendes

Me diz o que foi que a Dilma aprontou?

Deve ter sido alguma besteira sobre o status de Jerusalem.

Pedro

Pergunte para a Dilma e CIA….
(Pelo menos o Brasil está recolocando o seu em Israel…)

Delfim Sobreira

Não sabe ? Foi por causa da questão palestina, que na verdade nem interessa ao Brasil.
Mas o Bibi respondeu rude, retirou o embaixador, e isto mostra que depender de países sem segurança diplomática pode ser complicado.
Ainda mais que o Temer é libanês e o Serra fala grosso.

Delfim Sobreira

O Brasil tinha que aproveitar cada entrevero diplomático que atravessa, como a crise das lagostas, o fim do acordo com os EUA, e mais esse, pra tomar vergonha na cara e criar seus próprios recursos militares.

jandir tito

Bibi não foi rude. Gente que da dinheiro pro Hamas tem que se danar mesmo
Bibi não leva desaforo pra casa.

Jacinto Fernandes

Delfim, não foi bem assim. Israel nomeou em agosto de 2015 um diplomata para ser embaixador de Israel no Brasil chamado Dani Dayan. Mas a Dilma, com sua conhecida inabilidade política, não gostou do nome indicado por Israel e não realizava a cerimônia de recebimento das credenciais do novo embaixador, que é o ato formal e solene pelo qual o Embaixador é reconhecido como representante de seu país no Brasil. Após este enorme constrangimento para o diplomata, o Bibi chamou-o de volta a Israel, já que era humilhante ter aqui um embaixador nomeado que não é recebido para entregar suas… Read more »

Celso

hahahahaha…..aguardem, la vem a conta no espeto para todos nos pagar-mos. Eh como ja escrevi, uma no cravo e dez na ferradura …..fala-se disso e daquilo e devargazinho nos apresentam a fatura sem previa analise ou numeros serios. Nao estou aqui discutindo a necessidade, isso ja eh mais do que reconhecido por todos. O problema eh q tudo costuma vir no afogadilho e ai a coisa toda perde o controle e objetivo.

Delfim Sobreira

Isso mesmo.
Não gosto da Dilma mas se a posição oficial brasileira é pela autodeterminaçao, este embaixador não daria certo.
Sem falar que ele é argentino de nascimento.
De qualquer maneira a Veia foi mas um embaixador continua devendo.

João Bosco

Já deveríamos ter satélites próprios há mais de 10 anos. Mas, como coisas importantes em assuntos como o de defesa não são prioridades, ficamos na vergonhosa dependência de satélites militares de outros países para torneios como Olimpíadas e Copa do Mundo. O mais engraçado é saber, na fala de um Comandante da Aeronáutica, que: A) Grandes potências sabem muito bem a importância do domínio do espaço; B) Que até a Argentina, mais quebrada financeiramente do que nós, investe mais nesta área e; C) Que o nosso país, de dimensões territoriais continentais e com riquezas fantásticas, teve governos que nunca se… Read more »

andre ribeiro

a questão e temos tecnologia para produzir satélites o problema e o lançamentos ate agora nao conseguimos construir um propulsor e um satélite de grande carga por questão orçamentaria e tbm por questão politicas .

Tadeu Mendes

Jandir Brito, Agora já entendo o que passou. Mas não se iluda porque não é a Dilma é quem estava mandando dinheiro para o Hamas. Era a Autoridade Palestina é quem estava molhando a mão da Dilma e de outra meia dúzia de gatos pingados no Itamaraty, com os meus dólares pagos em impostos. Milhões e milhões de dólares são enviados para a Autoridade Palestina, para ajudar ao povo palestino. Quase 80% dessa ajuda foi para o Hamas, e a autoridade Palestina usa esse dinheiro para subornar governos e políticos de esquerda, para apoiarem todas as ridículas sansões contra Israel… Read more »

Walfrido Strobel

Israel não é um país sério, suas atitudes expansionistas ja foram reprovadas várias vezes pela ONU.
Eles só tem apoio dos EUA na ONU, o resto vota contra ou se abstem.

Carlos Alberto Soares-Israel

“Jacinto Fernandes 23 de setembro de 2016 at 17:10”
Perfeito !
________________________________________________

“Tadeu Mendes 23 de setembro de 2016 at 21:06”
Perfeito.
A maior parte do USD vira armamentos etc etc etc
Uma boa tarde também vai por desvio para o hezbollah.
________________________________________________

“Walfrido Strobel 23 de setembro de 2016 at 21:37”.
Kkkk, desconhece totalmente os fatos !
Quantas vezes o Sr já foi a Israel ?
________________________________________________

http://boainformacao.com.br/2016/08/israel-denuncia-que-dinheiro-da-onu-foi-usado-para-patrocinar-terrorismo/

Carlos Alberto Soares-Israel

Delfim, menos ….. sua implicação com Israel, qual seu real motivo ? ___________________________________________________________ “Um agrément (a aceitação, no jargão diplomático) é geralmente dado dentro de duas a três semanas. Quando, depois de meses, um embaixador não recebe o agrément do país anfitrião, o governo que o indicou entente que a sua escolha não foi aprovada. Os governos raramente dão respostas negativas aos pedidos de outros países para credenciar um embaixador nomeado. Em vez disso, eles simplesmente não respondem aos pedidos de agrément, sinalizando assim que desaprovam e esperam uma nova indicação.” ___________________________________________________________ Quanto ao fato do Temer ter sangue Libanês,… Read more »

Carlos Alberto Soares-Israel

Foi dito ai pra riba muita asneira, “Israel é inimigo do Brasil” etc etc etc
Fazem me rir,
o inimigo que “emprestou” um satélite, capaz:
“de mapear o terreno e captar imagens com até 70 centímetros de resolução, permitindo, por exemplo, a identificação da placa de um veículo. Policiais federais e militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica) viajaram para Israel para aprender a utilizar a tecnologia, que, em breve, não estará mais disponível gratuitamente.”
Shalom
O choro e o esperneio é livre, coisas da democracia como bem afirma o Galante.
Relembrando:
http://www.conib.org.br/noticias/2870/joaquim-barbosa-recebe-homenagem-em-israel-e-elogia-democracia-israelense

Antonio Palhares

Tudo por causa de uma praga chamada corrupção, incompetência e descaso, desta caterva chamada de politicos. A roubalheira tira do país mais de 200 bilhões de reais por ano. Imaginem o que poderia ser feito com este dinheiro para o bem do povo e do Brasil.

Tadeu Mendes

Walfrido,

Venho analisando seus comentários. Aqui eu sei que é quem.

Não existe expancionismmo. Os palestinos ocuparam o que não lhes pertence.

Essa Terra pertence ao povo judeu.

Delfim Sobreira

CAS Não tenho implicância com Israel como país soberano. Ele existe. Tenho com o pensamento que Israel possa ser um exemplo para o Brasil. Israel é tão exemplo para o Brasil como um esquilo para um elefante. Somos diferentes demais. Sim, sou um marrano, ou anussi, como quiser, e daí ? Não sou obrigado a assumir Israel como um produto perfeito e acabado. Quanto a democracia… quando Israel recebeu seus primeiros iemenitas, a sociedade ficou chocada. Judeus morenos, com cara de árabe, roupa de árabe e falando árabe ? Golda Meir não queria recebê-los, entraram de má vontade. Israel foi… Read more »

Tadeu Mendes

Delfim,

A IAF tem muitos pilotos sefarditas, como também comandantes sefarditas de bases aéreas e oficiais generais no Estado Maior da IAF.

Você está total enter enganado ou desinformado

Delfim Sobreira

Agora sou antissemita porque defendo que o Brasil tenha soluções próprias, em vez de comprar do Tio Jacob, e que o Brasil que tem mais de 100 anos de fronteiras diplomaticamente estabelecidas não é o anão diplomático. Esta é boa. Quanto que aquele minúsculo pedaço de terra deva ser habitada por todos os judeus, 60% dos judeus do mundo que moram na diáspora divergem disto. Podem balançar bandeirinhas, aprender hebraico, mas não arredam pé da nossa sociedade ocidental cristã, multicultural, multiétnica e multireligiosa. São felizes aqui, produzem aqui, acrescentam e recebem de volta. Não precisam de privilégios, pois tem igualdade.… Read more »

Walfrido Strobel

Tem certeza que aquelas terras ocupadas são de Israel por direito, não é o que pensa a ONU.
http://gilsonsampaio.blogspot.com.br/2011/02/eua-veta-mais-uma-resolucao-da-onu.html

Ivan da Silveiraa

Boa tarde O Brasil deveria fortalecer os laços com Israel. No campo militar sem dúvidas eles estão muito bem e nós poderíamos colher excelentes frutos disso. Aliás, obrigado por ceder o Satélite! Israel é um exemplo fantástico de eficiência, produção científica, progresso social, bons valores que o Brasil deveria se espelhar! Interessante o juízo moral de alguns aqui no fórum, totalmente parcial na forma de fazer justiça. Pela retórica é nítido como essas pessoas estão doutrinadas a repetir falácias, pessoas que não gastam 10 minutos para refletir sobre o que vão expressar. 1 – Olhem essa notícia de 2013: “O… Read more »

Tadeu Mendes

O que a ONU pensa ou deixa de pensar não significa nada. Há muito tempo que a ONU perdeu legitimidade e propósito.

Aquilo lá é uma farsa.

Tadeu Mendes

A maioria dos que defendem os palestinos, não tem a menor idéia do que êles fizeram dentro do Líbano. Êles entravam dentro das igrajas cristãs maronitas e destruiam objetos de arte, urinavam nas estátuas, defecavam nos altares. Os libaneses ficaram absolutamente felizes e aliviados, quando Israel entrou no Libano e começou a empurrar os palestinos para o Norte. O Líabano já foi um país próspero, mas os mulçumanos com a ajuda da Siria transfomaram aquele país em uma nação dividida e sem futuro. A verdade tem que ser dita: a inveja e o despeito que o mundo árabe/mulçumano sente por… Read more »

Delfim Sobreira

Tadeu Mendes. . “Caro Lord Rothschild, “Tenho o grande prazer de endereçar a V. Sa., em nome do governo de Sua Majestade, a seguinte declaração de simpatia quanto às aspirações sionistas, declaração submetida ao gabinente e por ele aprovada: `O governo de Sua Majestade encara favoravelmente o estabelecimento, na Palestina, de um Lar Nacional para o Povo Judeu, e empregará todos os seus esforços no sentido de facilitar a realização desse objetivo, entendendo-se claramente que nada será feito que possa atentar contra os direitos civis e religiosos das coletividades não-judaicas existentes na Palestina, nem contra os direitos e o estatuto… Read more »

Carlos Alberto Soares-Israel

“Ivan da Silveiraa 24 de setembro de 2016 at 14:37”
Perfeito !
________________________________________________

Ivan, eis no quê dá:
Um Inglês do Início do Século passado, que se tornou 1º ministro
por três anos dita os rumos da história (rs).
A Dama de Ferro deve estar as gargalhadas …..
____________________________________________________

“Eu sempre repeti que em nossas guerras contra os árabes tínhamos uma arma secreta:
a falta de alternativa”.

“É melhor receber críticas do que condolências”.

“Se os palestinos baixarem as armas, haverá paz.
Se os israelenses baixarem as armas, não haverá mais Israel”.
________________

Golda Meir

sergio ribamar ferreira

Meu avô por parte de pai era sírio, por parte de mãe italiano. minha ascendência patriarcal é semita. Tenho orgulho dos meus primos judeus. tenho orgulho pelos meus primos árabes. Para quem os conhecem, são excelentes médicos, especialistas em suas áreas. Não são ignorantes como muitos assim pensam. travam guerras milenares nas se entendem ao seu modo. Não há interesse em destruir Israel. Isto é política realizada por eles mesmos. destruir Israel por parte dos árabes semitas é “blasfêmia” pois lá também existe locais religiosos para os mulçumanos. Iranianos(persas),Iraquianos(babilônicos),turcos(ramo asiático) ´só tem em comum com os árabes a religião mulçumana,… Read more »

Tadeu Mendes

Delfin,

Os palestinos estão preparando uma ação judicial para processar a Inglaterra, justamente por causa da Declaração de Balfour.

Essa gente está louca, totalmente obessecada com Israel.

Se for assim, então Israel teria que processar o Imperio Romano que expulsou os judeus de suas terras.

sergio ribamar ferreira

Sr. Carlos Alberto Soares -Israel noticiário perfeito. E no Brasil? Algumas soluções, por favor. Grande abraço.

Delfim Sobreira

Tadeu Mendes. . Tal processo por parte dos palestinos tem lá seus motivos, embora inexequível… 1- Judeus sempre padeceram mais na mão de europeus cristãos que de muçulmanos. Os palestinos não tiveram culpa nisso. 2 – Ingleses ofereceram aos judeus uma terra que ainda não tinham domínio (a Palestina estava sobre domínio turco). E na verdade não tinham a menor vontade de entregar, foi um golpe que motivou os judeus a ajudarem a Inglaterra, só aumentou o antissemitismo dos derrotados. Sabemos no que deu. 3 – Se pensar bem, os judeus ainda levaram 31 anos, outra guerra mundial e um… Read more »