quinta-feira, agosto 5, 2021

Gripen para o Brasil

USAF nomeia futuro bombardeiro B-21

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

b-21-raider

A Secretária da Força Aérea dos EUA, Deborah Lee James, anunciou hoje o nome do futuro bombardeiro da USAF durante o Air Force Association’s Air, Space and Cyber Conference.

Agora o B-21 será oficialmente conhecido como “Raider”. O nome foi escolhido dentre 2100 opções indicadas por 4600 membros da USAF e seus familiares (somente eles podiam propor os nomes). O recebimento das indicações foi encerrado em maio passado.

O nome foi sugerido por dois diferentes membros da USAF: o tenente-coronel Jaime I. Hernandez (Base Aérea de Dyess, Texas) e o sargento Derek D. White (Guarda Aérea Nacional de Maryland).

- Advertisement -

31 Comments

Subscribe
Notify of
guest
31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Silva

Tá aí. Gostei desse nome.

Diego

e o S-97 Raider?? Depois da compra da Sikorsky pela LM esse projeto sumiu do mapa.

augusto

Poderiam colocar valkyrie um nome muito mas bonito que Raider. E nem venham me falar do xb-70 porque nao passava de um prototipo

Jmgsboston

Augusto, um protótipo da década de 50 que talvez so a Russia consiga fazer algo parecido nos dias de hoje.

Ricardo

nome de chinelo…

Madmax

O chinelo não era rider (cavaleiro)? De montar – to ride?
Acho que esse raider tá mais para atacante ou algo assim.

Joao Vasco

b-21 ja existe? e oq seria?
e o su-47 berkut que fim tomou?

Diogo de Araujo Carvalho

Será que valeria a pena investir em um projeto desses para nunca usa-lo? Afinal de contas vc não iria sair por aí incitando guerras sem sentido……
……. Ou sairia?
O Brasil não precisa de uma força para invadir os EUA, mas sim de forças para auto-defesa de forma a, pelo menos, não sermos humilhados como foram os iraquianos…. Até quando vamos nos defender com f 5 e super tucanos?
Vlw pessoal
Será que o Brasil nunca será o alvo da vez? Claro q não. Afinal somos aliados, certo? Desde a segunda guerra e aquela malinha de dinheiro esperta….

Rinaldo Nery

Diogo, com o dinheiro do Petrolao, do Mensalao e do BNDES (esse não foi divulgado ainda) dava pra sermos uma Força Aérea Francesa, uma RAF….

Gleison

Os EUA estão investindo pesado em caças e bombardeiros furtivos imaginem se os radares que já dizem ser capazes de localizar e monitorar esses projetos trilhonarios se tornarem comuns em todas forças aéreas? Será o fim. Pois esses aviões são poucos manobráveis e não sobreviverão aos mísseis de quarta geração quem diria os de quinta. É estranho que Rússia índia China parecem nem aí para f35 b2 e outros parece que o único que causa um pouco de preocupação é o F22 ,mas com radares como GIRASSOL RUSSO vai fazer desses aviões uma montanha de dinheiro queimado…

fonseca
Diogo de Araujo Carvalho

Concordo cel. Rinaldo

Mauricio R.

Um detalhe da cerimonia de nomeação:
.
“To name the new bomber, the USAF summoned retired Lt Col Dick Cole, the last surviving member of the famed “Doolittle Raid” in 1942. By pronouncing the B-21 as the Raider, Cole stamped the imprimatur of one of the USAF’s proudest moments on a bomber likely to be on duty a century beyond Col Jimmy Doolittle’s surprise attack on Tokyo.”
.
(https://www.flightglobal.com/news/articles/last-surviving-doolittle-raider-rises-to-name-northr-429496/)

Carlos Alberto Soares-Israel

Explicado MR,
Essa arte ficou linda.
Tá ai, será a da minha Camisa,
Algodão 100%

bosco123

Gleison, A única aeronave stealth considerada vulnerável aos radares ditos serem “anti-stealths” é o F-35. Tal alegação vem de “deduções” devido às dimensões do caça que o faria mais detectável a radares VHF como o mais moderno deles, o Nebo, que opera na faixa de 150 MHz. O “x” da questão é que as estruturas ditas “vulneráveis” do F-35 são feitas de material composto, que são “transparentes” ao radar, enquanto as do F-22, que é dito ser menos vulnerável aos radares VHF, são metálicas e recobertas por tinta RAM. Ou seja, deve ter uma razão para os projetistas terem feito… Read more »

Mauricio R.

Detectar uma aeronave “stealth” é somente a metade da tarefa, a outra metade é essa detecção gerar um plot suficientemente estável para permitir uma equação de tiro e a aeronave ser alvejada.

JPC3/Deagol

Depois de todo esforço que os russos fazem para desenvolver radares e tecnologias anti Stealth por que se conclui que eles não estão nem aí para o F-35 e o B-2?
Podem ter certeza que tem muita gente na força aérea deles preocupada com isso, não apenas com a furtividade, mas com o radar mais moderno, capacidade de guerra eletrônica e jammers cooperativos.

Além disso os caças de 4,5 geração também não podem desviar de mísseis modernos principalmente voando acima de mach 1.2 a 17 mil metros de altitude.

JPC3/Deagol

Os caras gastam bilhões em S-300, S-400, S-500, radares de ondas longas, OTH, sistemas passivos de inteligência, PAK-FA e etc. São literalmente capazes de quebrar a própria economia para se defender exatamente da USAFe USNavy se for necessário.

Não dá para dizer que eles não estão nem aí.

bosco123

Esse artigo é interessante: http://www.ausairpower.net/SP/DT-Rus-VHF-Radar-2008.pdf Nesse artigo há duas afirmações especialmente interessante. Uma é que ele afirma que radares de baixa frequência não são uma “bala de prata” contra as aeronaves stealths. E outra é que é um dos únicos que claramente tem coragem de divulgar uma distância em que os radares podem detectar aeronaves stealths: “A VHF band 3D radar capable of tracking a stealth aircraft at a useful distance (50 nautical miles or more)”. Essa distância, independente de ser otimista ou não, é bem dentro do que sempre disse a respeito do tema e fica dentro do alcance… Read more »

JPC3/Deagol

Bosco. Praticamente todos os aviões em desenvolvimento hoje são furtivos e os que não são tentam ser discretos como o gripen. Inclusive os caças russos e chineses. A China, por exemplo, que tem acesso aos melhores caças russos, rouba tecnologia e copia os caças americanos. Ninguém é obrigado a achar os aviões americanos são melhores, mas não dá também para negar a direção em que o mundo caminha. Imagine se tivessem desistido dos aviões a jato porque eram muito mais caros que os movidos a pistão? “”Dá para compra 5 spitfires com o preço de um F-86″” ou “4 phantoms… Read more »

augusto

Se a tecnologia stealth fosse ultrapassada, os russos e chineses não gastariam tanta grana nos pak fa,j-20 da vida nem em misseis stealth tipo kh-101 que é o principal no arsenal nuclear russo. Essas noticias que China, Russia detectaram algum avião stealth americano é pura ficção cientifica enganação pra da uma moral. Se eu me lembro bem os russos desde 89 quando o f-117 foi apresentado falam que esse trem stealth não existe e nunca conseguiram comprovar

Rodrigo

Esse aí é parte do vislumbre da dominancia dos EUA pelos próximos anos. Alie-se a maturidade do F-35, nova geração do Tomahawk, Zumwalt, etc…

ScudB

Amigo Augusto!
So como correção ou complemento.
As principais “cargas especiais” (estratégicas) da Russia estão concentradas em FEM (ou RVSN) devido a doutrina junto com integração ao sistema “Perímetro” e o poder de destruição.
Ja o Kh-102 (o Kh-101 seria a versão com carga convencional HE) representa principal míssil da aviação(!) estratégica.
E de fato , sabemos que eles estão de olho nas tecnologias “stealth” (e são varias).Não tem como ser diferente! So não sabemos em detalhes as conclusões e respostas…
Um abraço!

Delfim Sobreira

Eu não entendo como o F-35 é mais avançado que o F-22, mas o “menos avançado” não está à venda.

Renato B.

B-21? Zoneou de novo o esquema americano de identificação de aeronaves?

Eu achei que eles haviam zerado os bombardeios estratégicos a partir do B-1 Lancer. Tanto que depois dele veio o B-2 Spirit. Eu estava crente que o próximo seria B-3.

Marcelo

Bosco,
O F-35 não foi projetado para ser mais furtivo que o F-22. A comparação é que se o RCS do F-22 fosse uma bola de gude, o do F-35 seria uma bola de tênis. Vou procurar as referências, se tiver tempo.
Abraços

bosco123

Marcelo,
Eu não disse isso e não acredito muito nisso. O que disse é que a ideia é essa. Pelo menos no aspecto frontal o F-35 teria que ter RCS menor ou pelo menos igual ao F-22.
Quem diz que não tem é o Carlo Kopp, que cita o F-35 sendo uma ordem de grandeza menos furtivo no setor frontal que o F-22 (RCS de 0,001 m² x 0,0001 m² do F-22). Essa diferença em sendo verdade permite a detecção do F-35 no dobro da distância do F-22.

Carlos Alberto Soares

Chegou minha camiseta com a Imagem acima, Show.
Fui há um almoço da Família da Dna Maria, mais de 60 pessoas. Todo mundo adorou.
Estou muito feliz.
Jatima Tova

Últimas Notícias

Embraer assina contrato de Serviços e Suporte com a Porter Airlines

São José dos Campos, SP, 5 de agosto de 2021 – Após divulgar seus planos para uma grande expansão...
- Advertisement -
- Advertisement -