Foguete da SpaceX explode na plataforma de lançamento na Flórida

27

falcon-9-explosion-879x485

CABO CANAVERAL, EUA -. Uma enorme explosão irrompeu em uma plataforma de lançamento da SpaceX nesta quinta-feira durante um teste de foguete de rotina para um lançamento previsto de um satélite de comunicações.

Não houve feridos, mas o foguete e o satélite a bordo foram destruídos, informou a SpaceX em comunicado.

O acidente foi um golpe severo à SpaceX, ainda lutando para recuperar o atraso com as entregas de satélite na sequência de um acidente de lançamento no ano passado. É também um revés para a NASA, que tem contado com a empresa privada para manter a Estação Espacial Internacional abastecida com suprimentos e, finalmente, astronautas.

SpaceX
Spacex Falcon 9

A SpaceX estava trabalhando para realizar um teste de lançamento de seu foguete Falcon não tripulado quando ocorreu a explosão ocorreu pouco depois 9h na Estação da Força Aérea do Cabo Canaveral. O teste foi antes do lançamento planejado de sábado de um satélite de comunicações de fabricação israelense, que deveria fornecer Internet caseira para África e Médio Oriente.

A SpaceX disse que, na preparação para o disparo do motor de quinta-feira – um teste realizado poucos dias antes de cada lançamento – “houve uma anomalia na plataforma resultando na perda do veículo e sua carga útil”. Detalhes adicionais não foram fornecidos. Não ficou claro se o foguete causou o problema ou qualquer outra coisa na plataforma.

FONTE: AP

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Reinaldo Deprera

Uma pena 🙁
Save Ferris!

Edgar

Isso me fez lembrar alguns comentários que o Bosco postou aqui há algum tempo a respeito da utilização dos foguetes químicos e o investimento no projeto do von Braun em detrimento à continuidade dos investimentos nos projetos de Aviação da década de 50, que poderiam ter evoluído para meios alternativos de colocar objetos em órbita. . Imaginem a grana perdida numa explosão como essa, tanto no veículo quanto no satélite? Realmente essa não é uma tecnologia interessante para países emergentes como o Brasil investirem, sendo a Índia uma rara exceção de sucessos. . Talvez para nós o melhor mesmo seja… Read more »

schwanka@ig.com.br

Sera que os americanos vão soltar notas conspiratórios. Ou vão a fundo para entender o que aconteceu.

Ricardo

Ainda bem que não matou ninguém, mas é de ficar preocupado que essa empresa pretenda enviar astronautas a ISS colecionando tantas falhas grotescas. O grupo de astronautas que for no voo de inauguração terá que rezar muito pra não ser fritado no espaço como em 1986 e 2003.

João Adaime

Será que tem algo a ver com a explosão em Alcântara?
Ou como foi no primeiro mundo, foi só um acidente, ao contrário daqui, onde teria sido sabotagem?

Hermes

Malditos americanos da CIA!!! Sabotaram mais um programa espacial, como fizeram com Alcântara.

johnatan warp drive

pensei que o objetivo destes testes era antecipar possiveis problemas que pudessem compremeter a a carga

JT8D

Infelizmente acidentes acontece nesse tipo de empreendimento. A diferença entre os EUA e o Brasil é que lá há recursos abundantes para continuar o desenvolvimento e aprender com os erros, enquanto que aqui os recursos são tão escassos que qualquer erro mata o desenvolvimento, ao invés de gerar aprendizado

Bardini

Grande parte dos projetos tem falhas em sua fase inicial, principalmente aqueles que abrigam maior percentual de inovação como é o caso do projeto da SpaceX. Não é atoa que os Russos usam até hoje foguetes que remetem a década de 70 por já estarem com seus projetos consolidados. . E eu gostaria de destacar que o diferencial entre as características dos projetos da Spacex e dos Russos para com o Programa Espacial Brasileiro é que, ainda estamos corrigindo erros de um projeto que remonta a década de 70!!! . Sofremos de um mal que cega a opinião pública, um… Read more »

hamadjr

Caramba conspiração da sia?? deixando de lado as hipóteses factíveis e as do mundo empírico da maionese, os russos com sua tecnologia que solta peçinha continuam oferecendo carona para o espaço.

Farias Cardoso

Não deu certo. Vão ter que continuar trabalhando na engenharia reversa, para desvendar o segredo dos motores russos.

Jacinto Fernandes

“Ad astra per aspera”. A Spacex está desenvolvendo uma tecnologia inovadora de reaproveitamento do primeiro estágio de foguetes. Acidentes ocorrerão, com sorte sem vítima, mas como o Reagan disse após o acidente da Challenger, o “futuro não pertence aos fracotes mas aos bravos”… O programa espacial americano já teve vários acidentes mortais – a Apollo 1,a Challenger, a Columbia – mas isso nunca os fez parar. Ao contrário, investigaram-se os acidentes, sem paranoias, e seguiu-se em frente. Especialmente no caso da Apollo1, que tinha tudo para ser catastrófico, seguiu-se em frente. Aqui, quando o nosso míssil balístico (combustível sólido) disfarçado… Read more »

Bardini

Farias Cardoso 1 de setembro de 2016 at 18:53
.
Leia a respeito da motorização empregada no foguete da SpaceX antes de falar besteira.

Jacinto Fernandes

Farias Cardoso, os EUA produzem motores de foguetes desenvolvidos na Rússia sob licença- ou seja, eles conhecem a tecnologia russa. O que a SpaceX que fazer – lançar um foguete e fazer o primeiro estágio pousar em uma plataforma no meio do oceano para reutilizá-lo – é a vanguarda da vanguarda em tecnologia de foguetes.

Jonny Mnemonic

O que é aquele passarinho quase esférico que passou zunindo por trás do Falcão causando(?) a explosão. Vejam em slow motion, frame a frame…
https://www.youtube.com/watch?v=arIc1NlHvV0

WFonseca

Olá Ricardo – 15:44 Você conhece alguma empresa privada no mundo que possui um foguete capaz de lançar satélites, abastecer a ISS e, para reduzir custos, fazer pousar o estágio lançador em uma plataforma no meio do oceano? A Space X fez isso 5 vezes num intervalo de 7 meses! Está fazendo história, é o setor privado entrando em área antes ocupada apenas por governos, seja pelos altos investimentos, riscos ou a chamada segurança nacional. Elon Musk planeja levar o homem a marte, tomara que ele consiga mas, se neste exato momento ele falasse: “parei” – ele, através da Spacex,… Read more »

johnatan warp drive

Jonny Mnemonic, vi por um outro video quadro a quadro o momento da explosao e de fato tem algo que passa proximo ao foguete, se obervar bem parece que esse mesmo negocio passa em frente a camera faz a curva na torre retorna, some da tela e depois aparece em uma trajetoria linear passando proximo ao foguete durante a explosao, bem pode ser qualquer coisa

Jr

Será que só eu acho esse Elon Musk o Eike Batista americano? Ele assim como o Eike tem boas ideias, só que quer gerenciar várias empresas ao mesmo tempo, empresas essas que precisam de pesados investimentos para cumprirem aquilo que prometem para os investidores, aliás hoje foi um dia péssimo para ele, a explosão do foguete da SpaceX (mandando o satélite do Facebook/Israel pelos ares), a solução dos problemas do piloto automático para os carros da tesla que seriam anunciados hoje foram adiados, sem contar nos problemas (prejuízos) da solar systems que ele acabou de comprar e ninguém entende porque,… Read more »

Teo B

Olhei o vídeo quadro a quadro depois de ler em outros blogs sobre esse estranho objeto que se desloca próximo a Space x, se não for fake uma vez que na net temos esses constrangedores episódios de falcatrua, esse acidente me lembra muito um trágico acidente acontecido no brasil onde uma asa se partiu de um F-5 da FAB, se não me engano com Capitão Naumann, onde também existe indagações a respeito de um objeto que passa em grande velocidade no vídeo, contudo não quero aqui levantar teorias e ou afirmar nada, até por que são especulações e fontes oficiais… Read more »

Jacinto Fernandes

Jr. O risco dele falir sempre existe, mas há uma diferença importante entre ele e o Eike, que é o ramo de atividades em que eles atuam. O Eike era extrator de matéria prima: cavou o buraco, não achou óleo, quase todo o investimento é prejuízo. O Elon Musk está desenvolvendo tecnologias, que é algo que mantém certo valor mesmo quando a empresa não dá certo. Só a tecnologia de recuperação do primeiro estágio de foguetes que a Spacex desenvolveu vale muito dinheiro. E a Solar Sistem e a Tesla, a rigor, são empresas de energia, e elas dependem do… Read more »

junior

Jonny Mnemonic – Isso é alguma coisa que passou bem perto da câmera, provavelmente um inseto. Em vídeos mais longos dá para ver que passa várias vezes esse negócio.

Hawk

Bardini 1 de setembro de 2016 at 17:23 perfeito!

WFonseca

Uma diferença entre o Eike e Elon Musk: Eike é um empreendedor, sua ambição era estar entre os mais ricos do mundo – nada de errado nisso, afinal suas atividades geravam empregos e impostos – lamento que tenha dado errado; já o Musk é um visionário, ele quer mudar o mundo, dinheiro não é o que move ele. Pesquisem sobre o Tesla modelo X, difícil não ficar encantado com a beleza e performance; ele está colocando no mercado baterias residenciais e painéis solares de alto desempenho; a maior fábrica de baterias do mundo é dele; a Spacex está caminhando para… Read more »

Jr

Pode até ser WFonseca, mas pelo que tenho lido a benevolência e o entusiasmo dos investidores com ele parece que esta acabando, a ordem agora parece ser “chega de sonhos e comece a mostrar resultados” afinal investidor nenhum gosta de assinar uma folha de papel em banco. Como andei lendo a compra de uma empresa com a Solar system agora é um absurdo, o dinheiro esta curto e ele deveria usa-lo na Tesla e na Spacex que tem problemas e demandam dinheiro para soluciona-los.

johnatan warp drive

Quando o Emdrive de alto impulso estiver operacional nao havera mais explosões dessa natureza, sera a nova era da propulsao !

bosco123

Johnatan, Propulsores para o espaço profundo irão surgir de diversos tipos no futuro próximo (iônicos, plasma, vela solar, fusão nuclear, etc.), mas para levar da superfície da Terra à órbita (até que construam o elevador espacial, dentro de uns dois mil anos) ainda será utilizando os velhos combustíveis químicos. Não há nenhuma esperança de que um dia se consiga desenvolver um sistema de antigravidade ou coisa parecida e qualquer especulação sobre o tema é do campo da “fantasia científica” e não da “antecipação cientifica” Não há como utilizar energia atômica (fissão ou fusão) dentro da atmosfera, pelo menos não na… Read more »

RatusNatus

Jacinto,

Saber como se faz é diferente de saber fazer.
Só isso que eu te falo hehehe.
Todo o mundo sabe como se faz uma bomba nuclear . Mas saber fazer são outros 500…