Portões Abertos

Depois de dois anos, a Base Aérea de Brasília (BABR) volta a receber a apresentação da Esquadrilha da Fumaça dentro do projeto Portões Abertos, que tem a finalidade de estreitar as relações com a sociedade civil e mostrar à população as atividades exercidas pela Força Aérea Brasileira. O evento será realizado no dia 3 de setembro, das 9h às 17h30, e contará com atrações como exposições de aeronaves, equipamentos militares, carros antigos, além de demonstrações aéreas, paraquedismo e shows com a banda Clave de FAB. A entrada é franca e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça está prevista para as 16h.

O público que comparecer terá, ainda, a oportunidade de conhecer a maquete em escala real do Gripen NG, o caça de última geração adquirido pela Força Aérea Brasileira (FAB). Estarão expostas também as aeronaves de transporte VC-99 Legacy, VC-2 EMB 190, VC-1 Airbus, C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-95 Bandeirante, aeronave de vigilância aérea E-99 e os aviões de caça F-2000 Mirage, F-5M e A-29 Super Tucano.

Uma programação especial foi preparada para as crianças, com brinquedos infláveis e miniaturas de aviões militares da Força Aérea Brasileira.

“Esse é o evento mais esperado do ano para nós da Base Aérea de Brasília porque é quando podemos, realmente, mostrar à população do Distrito Federal o trabalho que a Força Aérea desenvolve com tanto comprometimento durante todo o ano. Nossa expectativa é receber mais de 40 mil pessoas que poderão, além de ver de perto a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, desfrutar de um dia cheio de atrações programadas especialmente para o evento”, diz o Comandante da BABR, Coronel Aviador Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues.

Serviço – Portões Abertos BABR 2016
Local: Base Aérea de Brasília (Setor Militar do Aeroporto Internacional de Brasília)
Data: 3 de setembro
Horário: 9h às 17h30
Informações: (61) 3365-2064
Entrada franca

Confira outros eventos confirmados para setembro e outubro

Base Aérea de Anápolis (GO) – 4 de setembro
O evento Portões Abertos da Base Aérea de Anápolis será realizado do dia 4 de setembro e também contará com as acrobacias das aeronaves A-29 da Esquadrilha da Fumaça. Além disso, terá aeromodelismo, exposição de aeronaves, paraquedismo, salão de tecnologia, entre outras.

Base Aérea Aérea de Manaus (AM) – 9 de outubro
O Sétimo Comando Aéreo Regional e a Base Aérea de Manaus promoverão as festividades comemorativas ao mês da Força Aérea e ao Dia do Aviador. No dia 9 de outubro, a comunidade local poderá conhecer diversas atividades desenvolvidas pela FAB na região. O acesso ao evento será gratuito, porém a BAMN solicita, aos que puderem colaborar, a doação de alimentos não perecíveis, em prol das instituições apoiadas pela unidade. Haverá demonstrações operacionais, paraquedismo, aeromodelismo, plastimodelismo, exposição estática de aeronaves, entre outras atrações.

Base Aérea de Campo Grande (MS) – 22 e 23 de outubro
A Base Aérea de Campo Grande realizará os Portões Abertos nos dias 22 e 23 de outubro e além da exposições de aeronaves, equipamentos militares e demonstrações de ordem unida a unidade realizara durante o evento uma Ação Cívico-Social (ACISO). O objetivo é oferecer serviços de saúde e sociais para a população. “Este é um evento único para a população sul-mato-grossense, razão pela qual a Base Aérea de Campo Grande o realiza em dois dias. Seu sucesso vem da boa interação entre a sociedade civil e as atividades da Força Aérea Brasileira, sendo um evento muito esperado pela população da cidade e região”, explica o Tenente-Coronel Newton de Abreu Fonseca Filho, Subcomandante da BACG.

FONTE: FAB

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas Lima

Graças a Deus!!! pensei que nao teria este ano, pois conforme podemos observar as coisas vão de mal a pior FAB
PAMA-SP

Rommelqe

Se quiser ver o PAMASP totalmente lotado é so trazer o KC-390. Vou acampar em marte…

Papan

Bom a algum tempo atrás fiz um questionamento sobre a defesa do espaço aéreo em Natal que é a porta de entrada do Brasil na região nordeste, acho agora que com essas mudanças a FAB olhará com bons olhos um grupamento de caça naquela região que é importantíssimo e estratégico para nosso país. Vejo com bons olhos a fusão com outros esquadrões.

Papan

Grande Mestre Alexandre Galante, quando vi ALA me lembrei da palavra ALADA, 1º ALADA em Anápolis onde é baseado o 1ºGrupo de Defesa Aérea GDA os Dijon Boys, nome dado aos pilotos brasileiros treinados na França para pilotarem o Mirage F103 na década de 70. Lembrando a todos que o Portões Abertos na Base Aérea de Anápolis será no domingo próximo dia 04 de Setembro e Brasília dia 03 no Sábado, provavelmente para facilitar a logística pela proximidade de ambas Bases Aéreas, por experiência própria vou a BAAN, lá tem fortes emoções, já em Brasília não, porque aqui em Brasília… Read more »

Papan

Poxa seria muito bom a apresentação para a população do KC 390 expondo nesse portões abertos em 2016 em diversas bases aéreas, concordo com o colega acima.

Nadai

Não que eu tenha gostado de ter ficado pouco mais de 7hrs na fila para entrar na AFA no ano passado, aliás nao me arrependo até hoje, mas alguém saberia informar por gentileza o porque nao haverá nada la este ano? Corte de gastos mesmo?
Mas de qualquer forma tendo em SP ja fico feliz!

Vinicius

O horário do PAMA=SP será igual aos demais???

valdir

bom dia pessoal sou novo nos comentários e gostaria de saber de voçêis onde fica o esquadrão PAMPA,SP
Obrigado a todos.

Samir

Bom dia, e aqui no Rio de Janeiro, Base A. do Galeão, quando vai haver demostrações.

Alex Faulhaber, RJ

Vai ser pés no chão e olhos no…….chão também? O caças voarão?

Papan

Valdir bom dia, o Esquadrão Pampa é sediado em Canoas Rio Grande do Sul, opera aeronaves de caça F5 M . Um abraço

mbp77

valdir 30 de agosto de 2016 at 8:28
Valdir, acho que você quis dizer, PAMA-SP, correto?
Se for, segue o endereço:
Av. Braz Leme, 3258 – Santana, São Paulo – SP
Sds.

Bruno

Infelizmente acho que o Campo de Marte não suporta a operação do KC-390, alguém mais entendido dessa parte poderia me esclarecer? Seria demais ver ele pessoalmente, só pra ressaltar, esse ano eu achei que não teria nenhum “Portões abertos” devido a corte de verbas e gastos com as Olimpíadas, fiquei super feliz aqui de saber que vai ter esse ano no PAMA-SP como há todos os anos, ano passado não fui, mas em 2014 fui e foi demais, várias aeronaves, a apresentação do F-5 foi demais, fez várias passagens, manobras. Mesmo que esse ano não haja apresentação aérea não tem… Read more »

Matheus Henrique

Ja tem 3 anos que nao tem o Portões Abertos no PAMA-LS, aqui em Lagoa Santa MG, por que?? Todo ano fico na expectativa pra ir ver esse espetáculo, mais desde 2013 não teve nada aqui em Lagoa Santa… Espero que o ano que vem tenha o Portões Abertos aqui em Lagoa Santa MG.

Matheus Henrique

Aqui em Lagoa Santa MG, ja tem 3 anos que nao tem o Portões Abertos, a ultima vez que teve foi em 2012, gostaria de saber, por que nao estão mais realizando esse evento maravilhoso aqui em Lagoa Santa?? Obrigado.

Juliano Aparecido Roll Vaz

Pama Sp será como últimos anos, pouca verba, nenhum avião em voo e muita comida boa para a degustação, isto se não chover como de costume.

João Bosco

Pois é, como diz o Matheus Henrique, moro em Santa Luzia, vizinha de Lagoa Santa , e tem 3 anos que não tem portões abertos por aqui. Faço meus os questionamentos de Matheus. Obrigado.

Rommelqe

Bruno, tudo bem? O KC_390 pode operar facilmente no campo de Marte do PAMASP. Aqui ele precisa só tomar cuidado com os radares do maldade…

Iväny Junior

Gostaria de um em Parnamirim – RN, como despedida da base. :'(

Reinaldo Deprera

Ver um show aéreo é bom.
Estar a 2 metros de um F5-BR é melhor ainda.
Ver as entranhas dos pássaros que pousam no PAMA-SP, não tem preço!

Várias Forças Auxiliares também prestigiam o evento.
Chama muita a atenção o pessoal da ROTA que, mesmo num evento familiar, continuam olhando no fundo da bola dos zolhos de cada um que não esteja fardado. Pra quem tem coragem de encarar, dá até para ver a babinha no canto da fuça dos menino.

Save Ferris!

Juliano Neres

Será que teremos o EDA na BACO esse ano? Estou louco para vê-los no A-29… dias 12/10 estarei lá!!

Marcelo Oliveira

por que este ano a Base Aérea de Florianópolis não esta na lista de portões abertos????

Carlos

Matheus Henrique, deve ser por represália ao envolvimento da empreiteira Schain nas obras do novo CIAAR que não foram concluídas. Só pode ser essa a explicação.

Doug Venan

Com relação a maquete do Gripen, vocês tem alguma noticia de ele participar de algum outro portão aberto, além de BABR, principalmente no PAMA-SP?

Felipe Henrique Astolfi Bazon

Sera que o EDA se apresetará no PAMA-SP? ja to sentindo falta das manobras deles kkk

Werner Goebel

Olá: Gostaria de saber se existe programação confirmada para apresentação aérea da EDA no PAMA no Campo de Marte em S.Paulo no dia 9/Outubro. Alguém sabe se será na parte da manhã ou à tarde? Grato pela atenção.

Robson

E porque não vai ter esse ano em Salvador estou com saudades da esquadrilha e do portões abertos

Daniela Altina Clemente

Bom dia Galera,

Estou ansiosa para ir no PAMA-SP. Será minha primeira vez. Espero que esse dia seja inesquecível para mim.

Fábio

Salvador / Ba não terá esse ano?

Vanessa

Este ano em Florianópolis não haverá Portões Abertos?

LUCIANA ARAUJO

Em Florianópolis haverá portões abertos?

fernando

Infelismente este será o pior domingo aereo no PAMA SP. EDA so contara com duas aeronaves e ao que parece so se apresentaram por volta das 10:00 hs. Passagem de caças nem pensar. Infelismente a FAB como as demais forças estão com seus recursos financeiros cortados, do jeito que a coisa vai tenho ate medo de que os Gripem não cheguem.

Valquis

Salvador mais uma vez não terá, que absurdo! Muita gente querendo prestigiar enquanto os outros estados será beneficiado. Errado

marco pinheiro

aqui em Belém está confirmado Os portões abertos da base aerea dia 27 de novembro,,,,que pena q não confirmou a Esquadrilha da fumaça..seria show.

geraldo da silva leles

Sou funcionário da Escola Estadual Frei Caneca em Carlinda MT, Gostaria de saber a data dos Portões Abertos na Serra do Cachimbo PA, para programar a visita com os alunos.

TALITA SOUSA

Em Salvador-BA terá esse ano?