sábado, outubro 23, 2021

Gripen para o Brasil

Neste dia na História da Aviação: o primeiro voo a jato

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Heinkel-He-178

27 agosto de 1939: o Flugkapitän Erich Karl Warsitz, piloto da Luftwaffe designado como piloto de testes para o Ministério da Aviação alemão (Reichsluftfahrtministerium), fez o primeiro voo do Heinkel He 178, um protótipo de avião movido a jato para prova de conceito.

A Heinkel produziu um pequeno monomotor monoplace, propulsado por um motor turbojato Heinkel Strahltriebwerk HeS 3, projetado por Hans Joachim Pabst von Ohain. Era um motor de fluxo centrífugo produzindo 500 kg de empuxo a 11.600 rpm, usando diesel como combustível.

O He 178 tinha a entrada de ar no nariz e a exaustão do motor abaixo da cauda, uma configuração que se tornaria o layout padrão para a maioria das aeronaves a jato monomotores no futuro. O avião foi construído de madeira e alumínio, e tinha trem de pouso retrátil.

O Capitão Warsitz fez dois circuitos curtos no aeródromo e em seguida veio para a aterrissagem. Este foi o primeiro voo de um avião movido por motor a jato.

O He 178 foi destruído durante um bombardeio em 1943.

1200px-Flughafen_Rostock-Laage1
Réplica do He 178

- Advertisement -

13 Comments

Subscribe
Notify of
guest
13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo Borges

Após o Re-178 Ernst Heinkel decidiu desenvolver por contra própria um caça bimotor a jato. Assim nasceu o He-280 que poderia ter entrado em operação antes do Me-262, porém problemas com os motores e a falta de interesse por parte dos burocratas nazistas atrasaram o projeto.

http://www.defensemedianetwork.com/stories/germanys-first-jet-fighter-the-he-280/

Iväny Junior

Um design único.

Klesson

Este é um dos casos em que o ceticismo e a ignorância humana, em não acreditar na tecnologia com a adoção dos jatos na WWII, mesmo que no final do conflito, poderia ter mudado o curso da história. E hoje estaríamos numa situação bem diferente.

Delfim Sobreira

Não me agrada pensar nessa situação bem diferente.

Paulo

O avião de Heinkel não foi recusado somente por razões técnicas e ou cegueira por parte das autoridades da época. Erhard Milch detestava Heikel, e como era quem tinha a palavra final nas decisões técnicas da Luftwaffe, fazia o que podia para prejudicá-lo. E não foi só neste projeto.

Ednardo de oliveira Ferreira

Apesar do nazismo e aquela coisa toda totalitária, o centralismo funcionava mesmo era para a população civil e o andar de baixo das forças armadas e indústria. Hitler e o regime nazista promoveram uma estrutura de comando, política, militar e industrial muito bagunçada, com muito espaço para politiqueira, vaidade e puxada de tapete. Num ambiente assim, conchavos eram muito mais ouvidos que eficiência ou técnica. Assim, mesmo que uma ideia fosse boa e exequível, tinha alta probabilidade de não chegar a funcionar. O comando aliado era muito mais disciplinado e organizado que o nazista. Tiremos pelo dia D. Os alemães… Read more »

JT8D

Os alemães tinham engenheiros excepcionais. Mas os aliados tinham grandes administradores. O que aconteceu com a Alemanha é o que acontece em muitas empresas no Brasil. Ter engenheiros brilhantes e colocar politiqueiros para administrá-los é um desperdício de recursos

Reinaldo Deprera

Ednardo de oliveira Ferreira 29 de agosto de 2016 at 12:11
Perfeito.

Klesson 28 de agosto de 2016 at 17:22
No meu caso, natimorto.

Save Ferris!

Gustavo Borges

A Heinkel também desenvolveu o primeiro avião foguete da História. O He-176 voou meses antes desse avião a reação e igualmente gerou pouco interesse por parte dos militares. Infelizmente os seus projetos se perderam e o único protótipo construído também foi destruído por esse mesmo bombardeiro de 1943.

Esta daqui é única foto conhecida desse misterioso avião.
https://www.nevingtonwarmuseum.com/uploads/9/1/7/5/9175276/1225407_orig.jpg

Marcos

Um dos problemas que Heinkel teve foi quando começaram a tal de limpeza étnica, onde inúmeros funcionários judeus tiveram de ser afastados e ali começaram os atritos.

Tadeu Mendes

Mesmo com essa bagunça toda, os nazistas baixaram o porrete. Imaginem se fossem organizados.

O alto comando nazista deu mais atenção aos projetos de Von Braun (V1 – o primeiro missil de cruzeiro, e ao V2 – o primeiro missil balistico) .

Armas estrategicas tinham prioridade.

Soldat

Muito bom…

Tinha que ser um Alemão rsrs….

Tadeu Mendes

O maior erro dos nazistas, foi o exterminio dos judeus.

Se Hitler tivesse aproveitado o potencial intelectual judaico, seriam os Junkers da Luftwaffe, e não os B-29 da USAF seriam os que teriam voado com bombas atomicas.

Últimas Notícias

Embraer comemora 20 anos do início das operações de ensaio em voo em Gavião Peixoto

Gavião Peixoto – SP, 22 de outubro de 2021 - Um dos principais complexos industriais da Embraer no Brasil,...
- Advertisement -
- Advertisement -