Boeing T-X

Poucos dias depois da divulgação de fotos do treinador da Northrop proposto para o Programa T-X da USAF, a Boeing deu pequena mostra do seu avião que vai ser revelado em setembro.

O Boeing T-X é um novo sistema de treinamento avançado de pilotos projetado especificamente para a missão de treinamento na Força Aérea dos EUA. Ele inclui aviões, treinamento em terra e apoio – projetados em conjunto a partir do zero.

Segundo a Boeing, “os jovens adolescentes de hoje estarão entre os primeiros pilotos a treinar no T-X. Estamos animados em projetar um novo avião, como parte de um sistema de treinamento completo, para a sua geração. O Boeing T-X é seguro, ágil e acessível para que a Força Aérea EUA possa continuar a treinar gerações de pilotos nas próximas décadas.”

Nos “teasers” abaixo, é possível ter uma ideia de como será o Boeing T-X.

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Ocidental Sincero

E a máquina de construir equipamentos militares não para. A retórica de existência de uma alegada “ameaça russa” é muito propagada pelo complexo militar americano, e isso coincide com a política exterior de Hillary Clinton e Donald Trump. Michael Maloof, ex-funcionário do Pentágono e analista-chefe de política de segurança da Secretaria da Defesa, opinou que essa retórica regularmente propagada é crucial para manter a própria existência do complexo militar dos Estados Unidos. “Os contratantes militares e as suas chefias estão de fato encorajando a retórica anti-russa para reforçar os seus negócios e, francamente, se nós não tivéssemos a Rússia, o… Read more »

André Bueno

O texto cita um sistema abrangendo treinamento em solo com simulador. Teria a Boeing, a partir de sua parceria com a SAAB, desenvolvido um sistema similar a aquele existente para os Gripen C/D e futuros E

André Bueno

Ocidental Sincero 23 de agosto de 2016 at 11:00

Como explicar a a produção massiva chinesa e a crescente produção russa? Cada qual, assim como os americanos, precisão de suas armas para manterem suas ações geopolíticas. Ou não?

André Bueno

Precisam é o correto e não “precisão”

Alexandre Fontoura

Ocidental mal intencionado, ops, sincero, como sempre, falando bobagem. O programa T-X simplesmente se destina substituir os jatos de treinamento T-38 Talon, de 45 anos de uso. Nada mais do que isso. Nao tem nada a ver com russia. O resto é só devaneio…

Marcelo Moraes

É impressão ou erro meu, mas eles abandonaram o conceito que era bem mais revolucionário do que os que aparecem agora?

ivammc

Essa é a chance para a FAB sair do passado uns 60 anos. Não dá para deixar o cavalo passar encilhado.

ricardo lacerda de Lacerda

André, Lúcio e Adriano boa tarde. Vai aqui, a propósito do debate, um pequeno vídeo em que quem de verdade entendia do assunto e estava na posição de poder para conhece-lo em mais profundidade do que qualquer outro, fala sobre o assunto. https://www.youtube.com/watch?v=luEIV6q1pxI

Rui Chapeu

Ocidental Sincero-ricardo lacerda de Lacerda

Quer que os EUA parem de gastar em armas? Peça pra Rússia e China pararem os seus programas também.

Maxiliano Mançano Sanchéz

O Ocidental Sincero, nada mais é um Desinformante Socialista para quem conhece Gramsci sabe do que estou falando… por tanto bom ignorar-los

Bardini

Até com treinador os caras complicam.
.
Ministério da saúde deveria fazer uma campanha contra a leitura em excesso de teorias da conspiração, tem uns que já derreteram o cérebro com isso.

Ricardo Da Silva

Deveriam se juntar com a Embraer e oferecer um Gripen F “low cost”

Tamandaré

Se os americanos usam a Rússia como desculpa para seus gastos, então o Pentágono é até mais burro do que eu imaginava!! (ironia). Sinceramente, pra quê inventar um “renascimento do Urso” se a própria China, a ascensão de governos populistas e o Oriente Médio já explicam muita coisa?? É sério que você acha que a propaganda americana ainda se baseia na Rússia??
.
Boa tarde a todos

Nilton Reis

Repito:
O Ocidental Sincero fala certo, por linhas tortas.

AviaçãoEmDiscussão

Parece ser um belo avião! Me lembrou o BAe Hawk.
Se os editores permitem, juntamente de alguns amigos estou começando um blog-Não vejam como concorrência, o nosso Blog é focado apenas nas discussões acerca do tema (geopolítica e aviação), ao contrário da maioria dos sites, que são verdadeiramente um noticiário do ramo!

ScudB

Amigo Ocidental A noticia não indica casualidade entre a doutrina russa e resposta americana.Tem nada a ver!! Ta na hora substituir T-38 e ponto final. Esta usando um fato absolutamente neutro para revelar essa ideia de “grande segredo” sobre exploração das ameaças (russa ou chinesa nem é tão importante no final das contas) para ganhar mais verbas.Grande coisa. Se Você citasse que as maquinas do 64 Esquadrão Agressor (ACC) já estão pintadas nas cores da aviação russa .Ou , pelo menos , lembraria que os ingleses e yankees começaram o choro sobre abrigos antinucleares recém construidos em massa na Rússia… Read more »

Tadeu Mendes

A geometria da asa me lembra a do F-5 .

luiz blower

Todo mundo apostava em um “gripen pé de boi” e a Boeing parece que aproveitou da Saab o conceito do B3LA que vimos aqui no Poder Aéreo nas matérias sobre a concepção do AMX:

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/04/B3LA-ilustracao.jpg

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/10/B3LA-materiais_compostos-flightint.jpg

🙂

Na verdade o avião só deve ter ficado parecido por causa de necessidades semelhantes. Detalhe, o motor proposto para o B3LA era o F404.

Mais sobre o dito aqui: http://www.aereo.jor.br/2010/04/28/amx-a-concepcao-do-projeto-parte-3/

luiz blower

Xi… acho que meu comentário ficou preso porque continha links de imagem (embora fosse aqui para o Poder Aéreo mesmo).

O avião acaba lembrando outro projeto da SAAB, o B3LA que foi mostrado aqui nas matérias sobre o AMX:

Rommelqe

Parece que o consorcio Boeing-Saab abandonou o conceito em que a geometria do seu treinador teria um vies “stealth” , com fuselagem angulosa, conforme alguns informes anteriores davam a entender. Acho que a tendencia é essa, ou seja, privilegiar a aerodinamica.

dafranca

2cents Off-Topic: Uma coisa não tem haver com a outra, quem acha que Estados Unidos vão abandonar a retorica da Russia esta enganado, é necessário criar um ambiente de stress/medo afim de justificar gastos militares. China é esta para o futuro, assim como só a Russia é presente.

Back-to-Topic: De todos os correntes para treinador a Boeing ganha fácil no market, mas LM é melhor ainda no Lobby.

fonseca

offtopic:
onde vão/foram parar os mirage e xavantes desativados?
sucatas?
espetos?

bosco123

O Ocidental é o estafeta oficial do Pravda. Deixem ele.

Ivan Recife

Duas dezenas de comentários e o debate sobre o que interessa – Programa T-X da USAF – nem sequer começou. . Um alerta aos amigos entusiastas da aviação: Evitem as armadilhas ideológicas de ‘figuras carimbadas’ que vagueiam pela ‘blogosfera’ para colocar em tudo um viés político e/ou antiamericano e/ou anti-imperialista. . São horas de leitura inócua e páginas desperdiçadas com… nada. . O Programa T-X da USAF é importantíssimo para os ‘Yankees’ e para o mundo ocidental (de verdade). Seu produto poderá ser o novo T-38 que rendeu um maravilhoso caça leve, o F-5. . E, que ninguém se iluda,… Read more »

Ivan Recife

Rommelqe, . Vc comentou: “Parece que o consorcio Boeing-Saab abandonou o conceito em que a geometria do seu treinador teria um viés “stealth” , com fuselagem angulosa, conforme alguns informes anteriores davam a entender.” . Este é um ponto importante. . Aparentemente um LIFT como será o T-X, assim como um caça leve, dificilmente poderá atender um dos requisitos da furtividade: levar suas armas (mísseis e bombas) em baias internas. Simplesmente não há, ou haverá, espaço isso. . Observando o JSF (F-35 qualquerletra) e mesmo os projetos japoneses (Mitsubishi X-2 Shinshin) e chineses menores (Shenyang J-31), percebe-se que são aeronaves… Read more »

Reinaldo Deprera

O programa T-X poderia nem existir se a Aermacchi não tivesse feito a besteira de desenvolver o M-346 com a Yakolev.

Save Ferris!

ivammc

Cada um lê o que quiser ou escreve o que tem vontade, respeitando o próximo sempre. Vivemos numa República Democrática de Direito. Logo, este é o Princípio norteador da Constituição Federal Brasileira. Para ser mais preciso, está no inciso lX, do artigo 5• da CF/88: “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de COMUNICAÇÃO, independentemente de censura ou licença.” Inciso IV: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.” Quem gosta de censurar tem que ler outra coisa ou viver em Cuba ou Coréia do Norte algo assim desse tipo.

bosco123

Alguns reclamam que a Trilogia tem um baixo índice de atualização de seus posts. Eu de minha parte prefiro assim do que esse espaço virar mais uma filial do “Pravda” ou de qualquer outro órgão oficial de propaganda de governo estrangeiro, mesmo porque apesar da avalanche de notícias produzidas, o nível das matérias é baixíssimo e só produz alguma ressonância nos militantes de sempre e nos mais novos aprendizes de feiticeiros cabeças de bagre. https://www.youtube.com/watch?v=MUA_I73P_zA

Baschera

Asa alta…. o oposto do conceito da Northrop.

Clésio Luiz

A proposta da Raytheon (M-346) é a única bimotora, os outros 3 usam o F404. Embora todos usem motores americanos. . Outro ponto interessante é que dois candidatos possuem pouca elevação do assento do instrutor (N-400 e T-50), indo na contramão dos treinadores surgidos a partir da década de 70 (Hawk, Alpha Jet e M-339). . A USAF expressou interesse em usar esses treinadores para complementar horas de voo dos pilotos de F-22 e F-35 (por causa dos custos e baixa disponibilidade), além de operar como oposição em treinamentos a nível de esquadrão. Então o desempenho em voo com certeza… Read more »

Ivan Recife

Clésio, . Concordo com vc. O desempenho deverá ser uma prioridade. . Mas penso que uma alternativa de motorização poderia ser uma versão do turbofan F-414 sem pós-cumbustor da mesma General Eletric. . Só lembrando, a versão F414-GE-400 usada já há alguns anos no Super Hornet entrega 13.000 libras (quase 6 toneladas) de empuxo sem pós-combustão (Dry Thrust). . Talvez uma versão desta ‘danada’ sem pós e atualizada possa entregar 10% mais de empuxo seco, algo como 14.300 libras (cerca de 6,5 toneladas). . Um turbofan sem o pós-combustor poderia ser mais ‘affordable’… . Mas é apenas especulação. . Abç.,… Read more »

Delfim Sobreira

As asas desse T-X da Boeing são as que aparecem nos 5 seg. do segundo vídeo ? Pequenas e sem LERX, como o T-38.
Será que os americanos buscam uma identidade visual em suas aeronaves – motivo pelo qual evitem aeronaves canard ?

Tadeu Mendes

Ocidental Sincero,

Em que Planeta voce vive? Voce conhece pelo menos um pouquinho da historia do século XX?

Ou voce acha que a ameaça russa foi uma paranoia puramente americana?

A Russia é a unica nação que pode transformar os EUA em cinzas. Se algum dia os russos puderem fazer isso, êles of farão sem dó.

Enquanto que aqui nos EUA, já não existem abrigos nucleares para a população civil; na Russia estão construindo milhares de novos abrigos nucleares desde 2014.

Êles estão se preparando para a Terceira Guerra.

Rommelqe

Prezado Ivan Recife, tudo bem? Entendo seu comentario (8:20) mas devemos, pelo menos ao meu ver, contextualizar essa questão. Hoje, mais do que nunca, os lifts devem estar voltados para atividades envolvendo varias aeronaves atuando em conjunto. Não vejo como um “esporte individual”, mas sim como um jogo coletivo, em que a detecção do inimigo, por exemplo, devera ser realizada de forma colaborativa. Grande parte da elevação do padrão operacional dos caçadores visa aprimorar taticas de guerra em que os data links são mais importantes do que canhões cuspindo fogo proximo. Assim, o conceito divulgado pela Boeing-Saab anteriormente não estaria… Read more »

Rommelqe

Ivan (no caso o “mapento”) esqueci de lhe perguntar: vai pegar uma carona no ER-2? Ja imaginou os mapas que esse bicho pode fazer (e certamente,esta fazendo) com seus sensores de imageamento? Claro que sim, tenho certeza! Abs.

Clésio Luiz

Eu estava procurando dados do M-346 ontem, e estranhamente a Leonardo e a Yakovlev retiraram os valores de peso mínimo dos seus websites. A Wikipedia esta indicando 4.610 kg, o que é muito baixo. Finalmente esse valor foi validado olhando o site da Força Aérea de Israel. . Somado ao empuxo combinado dos dois Honeywell F124, de 5.700 kgf, o que dá uma relação potência/peso (quando vazio) de 1,23. Isso deixa o M-346 muito bem na fita e o torna um concorrente de peso para as propostas feitas do zero da Boeing e da Northrop, se elas usarem um F404… Read more »

Farroupilha

Só o que faltava era se levar para os treinadores a tendência de preços cada vez mais elevados dos caças modernos. – Acho muito pro-ativa essa postura e tendência mercadológica da Boeing de ter parcerias com SAAB e Embraer. Mesmo sendo concorrentes. E como a SAAB gosta de eficiência com bom preço… Aposto minhas fichas na vitória da Boeing, com pitada da SAAB, nessa concorrência do novo treinador americano. – – ER-2: pela rota do http://pt.flightaware.com/live/flight/NASA809 dá para se ver que se mapas foram feitos foram de quase nada do Brasil, a famosa Serra do Cachimbo ficou longe de suas… Read more »

Farroupilha

Off topic
Para os amantes de conspirações…
Essa é para ganhar medalha de ouro, tem até o mascote Vinícios da Olimpíada Rio 2016, no meio:
Ryan Lochte: The Conspiracy

https://www.youtube.com/watch?v=GNeQQfGD6io
rsrsrs!

Rommelqe

Bah tchê, patrão Farroupilha! Não foi essa minha intenção, guri! Nem de lomge mesmo estava pensando em conspiração! Foi so uma brincadeira com o Ivan mesmo. Qq dia vou ai tomar um chimarrão nesse seu galpão! Abs