Home Indústria Aeronáutica Voa o treinador primário argentino FAdeA IA-100

Voa o treinador primário argentino FAdeA IA-100

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ia-100-1-vueloNo dia 8 de agosto voou pela primeira vez o demonstrador argentino FAdeA IA-100, completando 58 minutos no ar e atingindo 5.000 pés de altitude.

O avião foi desenvolvido em apenas 18 meses, sobreviveu à mudança de administração e quase foi cancelado no ano passado.

É o primeiro avião completamente projetado e construído pela FAdeA em mais de 20 anos.

O futuro do IA-100 ainda é incerto, pois o governo argentino adquiriu aviões Grob G 120TP e avalia a compra de treinadores turboélice T-6C Texan II dos EUA.

Não se sabe se haverá recursos para poder tocar o projeto nacional.

ia-100-bonito

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Airacobra
Airacobra
3 anos atrás

Boa Roberto, mas thunderjet ou thunderstreak?
Kkk
Corrida boa

Clésio Luiz
3 anos atrás

OFF Topic importante:
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Depois de muito segredo, o candidato ao T-X da USAF foi flagrado em Mojave. O motor é um F404 e ele realmente se parece com um T-38, pelo menos de longe:
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Ele foi flagrado durante uma corrida de teste antes do primeiro voo. É provável que nos próximos dias saia mais notícias dele. O nome é Northrop Model 400.

Walfrido Strobel
3 anos atrás

Uma boa ideia para instrução primária e básica, com motor Lycoming 4 cilindros com 180 hp e trem de pouso fixo, como o Grob G115 usado pela RAF e várias escolas de aviação.
O Novaer é mais parrudo como um Grob G120A com motor Lycoming 6 cilindros com 300 hp e trem de pouso retratil.
Vários países como EUA(Diamond DA-22), Coreia do Sul(Ilyushin) e França(Cirrus) tem usado aeronaves 4 cilindros com trem fixo na instruçao primária.

Clésio Luiz
3 anos atrás
Clésio Luiz
3 anos atrás

Eu devia ter pesquisado mais. Aqui vai uma imagem melhor. Ele realmente parece um T-38 monomotor, mas é claramente outra aeronave. o F404 instalado é sem pós-combustor:
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Walfrido Strobel
3 anos atrás

Corrigindo o postado acima: USAF usa o Diamond DA-20 terceirizado, Coreia do Sul usa o Ilyushin Il-103 adquirido da Russia e a França usa o Cirrus SR-20 terceirizado com motor seis cilindros 200 hp.
Todos com aluno ao lado do instrutor e trem de pouso fixo.

Bardini
3 anos atrás

Clésio Luiz 19 de agosto de 2016 at 22:41
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N400 “New Tigershark”

Aéreo
Aéreo
3 anos atrás

Lanço a questão, a terceirização da aquisição e manutenção de aeronaves de treinamento básicas, como fazem muitos países, como EUA, Israel, Coréia do Sul entre outros, é um modelo que interessa do Brasil?

fonseca
fonseca
3 anos atrás

Parabéns aos argentinos.
Melhor fabricar seus próprios aviões do que comprar fora.
Mas, é um avião pé de boi…
Muito simples e comum.
Não é nenhum breakthrough da indústria aeronáutica…

fonseca
fonseca
3 anos atrás

passaram 18 meses para projetar…
Mas o que há de tão diferente de qualquer outra aeronave similar?
o projeto exige altos investimentos? em quê?

Marcelo
Marcelo
3 anos atrás

Boa Clésio!
Imagino que se for escolhido, a versão de produção terá o pós combustor, porque velocidade supersônica é um dos requisitos.
Abraços

Rui Chapeu
Rui Chapeu
3 anos atrás

N400 “New Tigershark”

Parece aquele EADS MAKO/Heat

Antunes
Antunes
3 anos atrás

O N400 “New TigerShark” se tiver supercruise e for o escolhido, matará o jato sino-paquistanês no mercado? Pode ter nascido o sucessor do Forever-5.

Baschera
Baschera
3 anos atrás
JT8D
JT8D
3 anos atrás

Muito bonito o avião. Espero que pelo menos a Força Aérea Argentina compre alguns

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
3 anos atrás

Northrop 400 T-X, mais uma reencarnação do F-20 ?

EduardoSP
EduardoSP
3 anos atrás

Esse trem de pouso do N400 tem uma aparência frágil. Parece dois caniços com rodinhas.

João
3 anos atrás

Bonito avião parabéns aos Argentinos, tomara que eles tenham recursos para adotar este avião em sua Força Aérea.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
3 anos atrás

Winglet para esse tipo de pássaro cumpri algum tipo de função? Acho que é puramente estético, e ficou muito bom. Belíssimo!

Save Ferris!

Walfrido Strobel
3 anos atrás

Reinaldo, winglet ou similar cumpre a mesma função independente do tamanho da aeronave.
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Antunes
Antunes
3 anos atrás

Essa cauda de Tucano não fere nenhum patente © não?

Alexandre Henrique
Alexandre Henrique
3 anos atrás

O interessante é que sempre teve o discurso de parceria entre Brasil e Argentina, e os cabras vão comprar T6C e não o Super Tucano? Acho que nosso governo deveria intervir o mais rápido possível.