Caças F-35A da USAF

Recursos aliviam caixa da fabricante do caça enquanto acordo definitivo de produção não sai.

F-35 variants

O departamento de Defesa dos EUA aprovou neste mês a injeção adicional de aproximadamente um bilhão de dólares no programa Joint Strike Fighter (F-35) para a Lockheed Martim cobrir os custos incorridos na produção do nono lote de aeronaves. A informação foi dada pelo site DefenseNews na última sexta-feira.

A atitude forneceu um alívio momentâneo para a companhia, que estava custeando com recursos próprios os custos associados com a produção em pequena escala referente aos lotes 9 e 10 do F-35. No mês passado um executivo da companhia informou que a empresa gastou perto de um bilhão de dólares para compensar seus fornecedores do programa.

O DoD já havia injetado no programa do JSF U$ 650 milhões em novembro passado. No entanto, a injeção de recursos pode chegar até o teto de U$ 5,37 bilhões antes que um contrato definitivo de produção seja firmado entre as partes. Essas injeções de recursos ocorrem através de um dispositivo legal conhecido como UCA (undefinitized contract action). Eventuais UCA são firmados entre o governo e a empresa, caso seja do interesse do governo e antes que um contrato definitivo esteja acordado. O contrato final deveria ter sido estabelecido no início deste ano, conforme projeções do escritório do programa.

Para que as mais de 140 aeronaves dos lotes 9 e 10 sejam produzidas, o governo dos EUA espera gastar perto de U$ 14 bilhões.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas Nelles

esse programa fica cada dia mais caro,kkkkkkkkkk

AJ Caldas

Enquanto isso, a Embraer mendiga o que o Governo Federal deve, pelo KC390

WFonseca

Sabem de nada inocentes! Estão gastando dinheiro em um caça “bichado” e detectável com câmeras térmicas… Melhor alguém aqui do PA contar para Lockheed! Tenho certeza que potenciais adversários dos USA estão dando risadas, Rússia não vai mais perder tempo com o T50 e China deverá cancelar o J20. Até a FAB empregando câmera térmica FLIR Star Safire 380 no F5 terá um matador de F35! Deveriam processar a Lockheed por não entregar um caça “invisivel”. Não existe arma perfeita ou imbatível, milhões de dólares são investidos para se obter vantagens mínimas, sutis e temporárias porém decisivas em circunstâncias específicas.… Read more »

RicardoNB

WFonseca Quanta loucura cara, qualquer FLIR vai detectar um caça furtivo se o mesmo estiver próximo, a Furtividade atua até uns 30km, menos disso é irrelevante ser ou não detectado por FLIR pois já estará quase no visual . Pelo visto vc realmente não entende o que é um caça furtivo de 5 geração. F-35 pode atacar a 100km já seu inimigo a cerca de 50km apenas. Preciso falar mais alguma coisa ?

MARCELO BASTOS

Este projeto F-35 esta uma novela mexicana, todo dia e um disse me disse positivo ou negativo diferente, e na verdade, ninguém pode prever qual sera o fim deste enredo, a despeito das qualidades técnicas do caça, a absurda revolução tecnológica prometida ainda não veio, e o valor investido não permite mais volta ou desistências, e fazer ou fazer, mais uns bilhoeszinhos de dólares ai por favor …

bosco123

Marcelo,
“Ninguém pode prever qual será o fim deste enredo”. Como assim? O fim desse enredo já está mais que previsto. Os EUA vão ficar com umas 3000 unidades e umas 1000 vão ser adquiridas por outros países, inclusive Reino Unido e Israel. Não tem mistério nenhum.

Lucas,
“Esse programa fica cada dia mais caro”. Também não entendi esse comentário. O governo americano injetou 1 bi de verdinhas porque está adquirindo o caça. Queria que a Lockheed desse de graça?

Bardini

Acho tão engraçado brasileiro reclamando da quantia investida no programa JSF como se fosse contribuinte americano 😀

Trollbuster

Pois é…

São 71 F35 só na USAF atualmente…

Quantos Gripens a FAB vai receber mesmo, quem sabe um dia ?

Matheus

Eita, mais um bilhão pros lobistas da Lockheed no congresso americano.

O amigo ali não está errado, esse programa é caro demais, Canadá já desistiu até.

johnatan warp drive

Bardini, faço das suas minhas palavras kk

WFonseca

RicardoNB – Amigo, sou o maior fã do F35/F22, fiz um pouco de zoeira no primeiro comentário usando a descrença de muitos críticos aqui no PA que acham que o avião deveria ser “invisível”, imbatível e que o conceito stealth já está superado. Abraços.

Juarez

Fonseca, eu tive a oportunidade ímpar de conversar com um piloto Judeu que está hoje na reserva e labuta na área de defesa, e ele foi categórico: ” Esta anv será um divisor de aguas”, ou seja quem detiver a doutrina operacional ara utilização de todo o seu potencial estará a frente no combate.
O Bosco já gastou a ponta dos dedos explicando o potencial da suíte de EW desta aeronave simplesmente muiiiiito superior a tudo que se tem hoje.
Tio Jacó não brinca quando se trata de defesa.

G abraço

hobian kenobi

Fonseca a vdd doí,

Carlos Crispim

Eu também não entendo as críticas que alguns fazem ao F35, acaso o Gripen chega aos pés do F35? São aviões de categorias muuuuito diferentes, nosso Gripen é bom pra nós, mas para os americanos que só querem o superior não dá nem pra saída, a diferença é enorme, o F35 é o caça do futuro, será imbatível e invencível, só perde para o F22, que será reativado se Deus quiser, ambos colocam os EUA vários patameres acima de qualquer competidor, aliás, os EUA estã à frente muitas décadas de outros países, o F35 é o máximo do máximo, quem… Read more »

Tadeu Mendes

O F-35 já decolou da prancheta hà alguns anos, Mas tem gente aqui que ainda não aterrisou e nem caiu na realidade.

A super máquina JSF existe, e a linha de montagem já vai encerrar a primeira faze (LIPR) e começar a aumentar a quota de produção .

Eu atè acho que em breve, vamos ver os F-35 USAF atuando na Ucrania, juntamente com os F-22,

Mauricio Veiga

A culpa não é do “gorducho” (F-35), exigiram demais, tentaram preencher várias lacunas com um único projeto, desde o princípio haviam dúvidas quanto a real capacidade “multirole” da aeronave, por fim a “politicagem” esta cobrando um custo alto também, no mais o “caça” não vai superar as expectativas, isso se deve ao pioneirismo e vanguarda tecnológica, porém será mais um passo importante e adiante; eu também paguei por este projeto …

Abraço.

Marcello ASM

bosco123 15 de agosto de 2016 at 19:15

Os EUA vão ficar com umas 3000 unidades e umas 1000 vão ser adquiridas por outros países …

Bosco, 3000 unidades? Verdade ou ironia?

Abraços,

Rodrigo Maçolla

Eles injetam essa grana, mais fica tudo dentro do pais, movimenta várias industrias em setores diferentes….. trás mais empregos, arrecadação de impostos, tecnologia e ainda ficam com um produto de ponta…. é por essas e outras que são o que são … o pais mais rico e poderoso do mundo, ainda que o produto tenha algumas falhas pra derrubar um destes não é fácil não…..

Madmax

Uma coisa que está faltando entender.
O atraso no contrato que deveria ter sido assinado no início do ano a que se deve?

Ocidental Sincero

O principal motivo dos brasileiros não contribuintes reclamarem do programa trilionário F-35, é a dívida interna americana ultrapassando todos os limites econômicos aceitáveis. E sabe quem direta ou indiretamente pagará por esta conta ? Nós das colônias da américa do sul e do terceiro mundo. Por que muitos não conseguem analisar e enxergam um palmo a frente do nariz, ao invés de ler e se informar preferem acreditar em tudo que a mídia manipulada lhes oferece. ? Em 1993 Bill Clinton assumiu a presidência dos EUA com uma dívida externa de 4.3 trilhões de dólares, em 8 anos essa dívida… Read more »

Madmax

Primeiramente. Em economia há muito tempo já se demonstrou que o estoque de dívida não deve ser comparado com uma medida de fluxo PNB ou PIB. A comparação correta é com outro estoque. No caso o de riqueza. Isso explica porque as taxas americanas para rolagem da dívida são bem inferiores a do Brasil. Em segundo lugar não, a conta não é paga por nós diretamente, como pensa a esquerda. Não há como transferir tributos para o mercado internacional. Em terceiro lugar, sim o aumento da dívida em relação ao estoque de riqueza americano nos afeta na medida que deixa… Read more »

bosco123

Marcelo ASM, Não sei os números corretos mas é por aí. Talvez alguém os saibam de pronto e possa nos ajudar. Vou dar uma pesquisada. Um abraço. – Ocidental Sincero, Acho que não tem muito sentido a gente ficar dando pitaco no programa de defesa de nenhum país. E toda essa sua visão pessimista acerca dos EUA deve ser vista com reserva. Os antiocidentais brasileiros apostam que os EUA vão quebrar há 15 anos e até agora nada. Muit pelo contrário. Na verdade quem já quebrou foi a Rússia e já passou tanto tempo que já está de novo no… Read more »

Sergio Prado

Caramba meu !!!! Fosso sem fundo este hein???? Me parece que foi um projeto mal estruturado e que não existem mais opções de volta……

JPC3/Deagol

Ocidental Sincero 16 de agosto de 2016 at 9:49

“”Atualmente as defesas aéreas S-300, S-400 e S-500, radares avançados e principalmente os SU-35 e os MIG-35 são totalmente capazes de fazer frente a qualquer vetor norte americano.””

Isso é uma completa inverdade, para não dizer que é uma enorme besteira.
Não sei se o comentarista escreve essas coisas de propósito ou por completa falta de conhecimento mesmo.

Walfrido Strobel

Interessante que quando o assunto é USA o pessoal não fala de corrupção, como se aquele fosse um país honesto.
Basta ver a história das grandes americanas da aviação que mostra que a corrupção existe naquele país de santos.
Não pode ser normal um projeto necessitar tanto de reforços e ainda ter defensores. Será só um lobby honesto ou é corrupção.

Hawk

Como já comentei ou será um grande sucesso ou um tremendo fracasso… Mas agora eles não investiriam mais 1 bi sem motivo…
Se não me engano o F-16 também foi um caça caro, assim como o F-117 e o B-2 e eles foram divisores de água em matéria de tecnologia e operacionalidade.

bosco123

Walfrido, Não é problema nosso supor sobre a corrupção nos EUA e nem em lugar nenhum. Já temos assunto de sobre sobre esse tema aqui no Brasil mesmo. E no nosso caso , não são suposições não, há ceroulas recheadas de dinheiro que dão suporte às acusações. E se lá existe corrupção ela é do excedente e não do essencial. Aqui no Brasil ela onera cheche, escola pública, merenda escolar, mertiolate em postos de saúde, etc. E lá não há o instituto da estabilidade do servidor ou do fórum por prerrogativa de função, então eles têm muitos mais mecanismos de… Read more »

Alberto Figueiredo

AS VEZES … As vezes é preferível uma feijoadinha feita em casa com todo carinho e “sazon”, do que comer uma completa no restaurante de sua preferência, feita da forma errada (os estômagos são testemunhas). As vezes o “barato” é a solução. E as vezes, quando se tem muito dinheiro, gasta-se sem necessidade… É a mesma coisa quando vamos ao shopping um dia após o pagamento. Quando vamos “duros”, tudo é mais interessante. Mas é só “as vezes”… rsss.

@muitopcontrario

Olá, falta um pouco de estrutura no comentário sobre a economia americana mas tem um pouco de verdade. Mas erra na conclusão. Está sim numa espiral. A grande diferença é que o tamanho da dívida (interna ou externa) não importa para os EUA pois se endividam na sua própria moeda. Apesar de controlarem os grandes grupos financeiros, o todo poderoso Mercado só respeita o lucro (e lucro é oportunidade). Pode sim voltar a especular contra os EUA (quem dúvida basta voltar ao dia 16/09/2008). Qdo os EUA chegaram ao fim da linha da ultima vez, romperam com Bretton Woods, desvalorizaram… Read more »

Marcello ASM

Marcelo ASM, Não sei os números corretos mas é por aí. Talvez alguém os saibam de pronto e possa nos ajudar. Vou dar uma pesquisada. Bosco, também não sei o número estimado de aeronaves mas achei muito alto este número de 3.000 tendo em vista não só o custo de aquisição como, e principalmente, o custo de operação. É muito dinheiro até para os padrões americanos. E lembrando que o F-22 tinha uma previsão para 750 aeronaves mas em função dos custos acabou em 183 (se os números que encontrei estiverem corretos). Acredito que no final a definição das quantidades… Read more »

Nilton Reis

Que papinho é esse de “não devemos comentar questões fiscais de outros países (aka EUA)”? Claro que podemos comentar, sim. A situação semifalimentar da Rússia, a ausência de papéis higiênicos made in Venezuela etc etc são tópicos constantes neste espaço; analisemos os estadunidenses com a mesma desenvoltura! Ademais, falsa a argumentação de que o dinheiro é para comprar caças: o contrato nem foi assinado ainda! O dindim é – aparentemente – para financiar o projeto, como se depreende de uma leitura minimamente zelosa da matéria. Quanto ao F-35: vai ser um avião bem sucedido, sim. Não por ser bem pensado,… Read more »

bosco123

Marcelo,
As quantidades estimadas para os EUA são:
1763 F-35A para a USAF;
348 F-35B para o USMC;
332 F-35C para a USN.
Total : 2443 unidades.

Já para os outros países serão mais de 500 unidades.

Nilton Reis

Excelente comentário @muitopcontrario!

Jmgboston

Ocidental Sincero, depois de ler sua futorologia sobre os States me deu ate depressão.Eu conheço os States bem melhor que voce pois trabalho como caminhoneiro aqui. Vejo gente pobre e favelas sim mas não a nível de terceiro mundo como voce disse. Geralmente as favelas são um aglomerado de trailers com água encanada, esgoto, antenas de tv por satélite e não mais que 300 pessoas vivem ali. O nível pobreza desse país é bem diferente do nosso. Até imigrantes ilegais aqui tem um padrão de vida bem superior que no país de origem. A única coisa que consegui interpretar em… Read more »

ed arabe

Enquanto isso o dragao chinês espera as cenas dos proximos capítulos ,construindo porta avioes e caças clonados igual bala juquinha…mestre bosco boa tarde e a versão de decolagem e pouso vertical do f 35 o sr sabe de algo? Salam alaikum!

bosco123

Nilton,
Pensar fora da “casinha” não quer dizer que é pensar certo. E uma coisa é pensar fora da “casinha”, outra muito diferente é achar que tudo que está na casinha, sem exceção, é coisa do capiroto e que só existe verdade e virtude fora da tal “casinha”.
Quanto a “não devemos comentar questões fiscais de outros países”, quem foi que disse isso? Eu pelo menos me referi a não ser problema nosso “supor” que haja corrupção em outros países, principalmente quando os próprios cidadãos dos ditos países não se prestam a esse tipo de suposição.

horatio nelson

israel até agora confirmados 33 com opção para mais 75 adir´s…

JPC3/Deagol

Jmgboston 16 de agosto de 2016 at 16:16

Muito bom.

Eles não entendem que cada país tem sua própria definição de pobreza.

Marcello ASM

bosco123 16 de agosto de 2016 at 16:11

Bosco, obrigado pela informação. Realmente você passou bem perto dos números que eu achei exagerados.

Menos mal que eles pretendem trocar quantidades iguais por um produto de melhor qualidade (e custos muito maiores, é óbvio).

Meu receio era de que iriam trocar a frota existente, em sua maioria de bons aviões, por uma quantidade bem menor de um excelente avião (ou que poderá ser excelente) em função dos custos operacionais e limites orçamentários. E na hora da verdade quantidade pode fazer a diferença.

Abraços,

bosco123

Deagol,
E cada país (e partido) também tem a sua definição de riqueza. O PT por exemplo considera que classe alta é formada por famílias com renda per capita de R$1.020,00. Já pra figurar na classe média basta ter renda per capita de R$300,00.
De acordo com o Estado Brasileiro eu sou da mesma classe do Donald Trump, encostando no Bill Gates.

bosco123

Ed Arabe,
O F-35B já está operacional no USMC (348) e tem encomendas firmes do Reino Unido (128), tanto na RAF quanto da RN. A Itália também irá adquirir 30 F-35B.
Alaikum As-Salaam.

Velame

Esse ocidental sincero tá fumando muito cigarrinho do capeta!!!

hobian kenobi

Ocidental Sincero eu não gosto dos estadunidense, mas sejamos sincero a dívida deles é alta, mas essa divida pode ser paga porque o Pib deles é auto também, dependendo do governos que se comprometer com o estados unidos e não fica invadindo países atras de terrorista, pq uma guerra tem um preço, e é carro uma guerra, pra mim o barack obama foi um presidente usou a inteligencia, para caçar terrorista, agora SU-35 e os MIG-35 são os caças que os Russos tem, e é com eles que os russos vai ter que lutar contra a poderosa tecnologia alienígena que… Read more »

Ricardo

Esse programa é um saco sem fundo. MacCain já deu o grito, outro contrato como esse nunca mais. Sobre a dívida dos EUA ela é simplesmente gigantesca, qualquer outro país com uma dívida dessa ,105%, já teria ido à falência. A “sorte” deles é que detém o monopólio do dólar, porém cedo ou tarde a bola vai estourar. Trump é um dos poucos que quer reverter essa tendência, mas é demonizado pela imprensa “livre”. Sobre o país de Vladimir Putin, está muito longe de quebrar. Além de ter reservas na casa de 378 bilhões de dólares, possui uma dívida pública… Read more »

Madmax

Sugiro ver o vídeo abaixo para noções do que representa dívida pública.
Abraço.
https://youtu.be/jFCz46zVK6o

Juarez

Walfrido Strobel 16 de agosto de 2016 at 12:01

Interessante que quando o assunto é USA o pessoal não fala de corrupção, como se aquele fosse um país honesto.

Strobel, lá também tem corrupção, a diferença é que lá quando pegos eles vão para a cadeia, pode ser até o presidente.

G abraço

Rinaldo Nery

Li alguns anos atrás que Sadam Hussein pretendia lastrear o petróleo em Euro, e que isso afetaria diretamente a economia norte americana. E esse seria um dos motivos para a invasão do Iraque. Isso é verdade? Me pareceu lógico e plausível.

bosco123

E se formos falar da corrupção nos EUA teríamos que ficar falando da China, da Rússia, etc.

Farroupilha

Quanto ao F-35 ele já é um sucesso por dois motivos: Todo seu projeto é respaldado por centenas de encomendas certas do governo americano, e ainda e até agora, mesmo com todos os atrasos, não surgiu nenhum concorrente a altura. Assim, sua finalidade de estabelecer superioridade aérea, está plenamente em pé. – Comparação… Quanto a dívida americana e a brasileira, ou o endividamento brasileiro e o americano qual a grande diferença: Nossa divida é basicamente feita para pagar a própria dívida, ou seja, para pagamentos dos próprios juros da dívida, um verdadeiro círculo vicioso que só onera a nação. Já,… Read more »

Farroupilha

Sadam e Kadaf se vivos, e atuantes ainda, seriam risco de nuclearização real dos árabes. Esses antigos doidos, disfarçados de líderes nacionais, com a atual tecnologia de redes sociais nem é bom pensar o que estariam fazendo com essa arma virtual em mãos.
Sua retirada e eliminação faz parte de um grande jogo da democracia contra fanáticos religiosos do século 20 e 21. Essa luta ainda não acabou. Nossa diplomacia não sabe de nada.
Imaginem nosso sapo barbudo + Sadam + Kadafi + Castros + Cháves no que isso ia dar?