Rio 2016: aviões em alerta na Base Aérea de Santa Cruz-RJ

45

F-5 armados na BASC para as olimpiadasA FAB divulgou fotos dos aviões em Alerta durante os Jogos Olímpicos na Base Aérea de Santa Cruz-RJ: F-5M, A-29 Super Tucano, E-99, C-105 e C-130.E-99 na BASC para as olimpiadassuper tucanos na BASC para as olimpiadas 1

Rio 2016 - C-105

Rio 2016 - C-130

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lacm Lacm

os mísseis ar-ar da Fab estão operacionais?

Alfredo Araujo

Não entendo o pq de TODAS as fotos oficiais da FAB serem de baixa resolução…
Belas fotos que, devido a pequena resolução, nunca viram papel de parede…

ed o indiano

Boa noite !aqui na zona oeste do rio nunca se viu tanto heli e caminhoes militares…esses f5 sao os comprados ao kuwait? Qual ano de fabricação?um abraço!

kfir

Neste momento esta sendo feito um esforço para impedir que a caravana socialista, chegue ao rio de janeiro,
.
.
Exército já mapeou megaprotesto
Brasil 05.08.16 15:26
http://www.oantagonista.com/posts/exercito-ja-mapeou-megaprotesto
A inteligência do Exército já mapeou as caravanas de movimentos sociais, sindicatos e juventudes de partidos aliados do PT que tentam chegar ao Rio de Janeiro para a abertura da Olimpíada.

Centenas de ônibus foram fretados para levar a militância. A informação já foi passada ao comando da segurança dos Jogos que tentará impedir o acesso.

Beto Santos

Quantos E-99 nós temos, alguém sabe me dizer?

Luiz Antonio

É muito fácil desmontar essa caravana socialista de forma econômica e limpa, sem alardes, sem borrachadas, sem jatos de água, sem balas de borracha ou balas de chumbo. Basta usar um helicóptero médio e despejar sobre eles várias CTPS mas conhecidas como “Carteiras de Trabalho”. Não sobrará ninguém por lá. Fugirão como o diabo foge da cruz.

Luiz Antonio

Sei que alguns colegas poderão me atropelar, mas na minha opinião o Tigre Dentado é bonito pra caramba. Na minha opinião uma das aeronaves de caça mais belas já projetadas e produzidas. Linhas suaves, sem deixar de lembrar agressividade pela cauda alta. esguio e com proporções equilibradas do nariz até a cauda. Trem de pouso proporcional às dimensões da aeronave. Enfim, daria inveja ao mestre “Kelly” Johnson. Depois de mais de 50 anos essa aeronave continua linda e impõe respeito, pois nas mãos dos nossos caçadores fariam um estrago danado mesmo contra caças mas modernos. Lutar com aeronaves superiores de… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Alfredo, em geral a gente coloca as fotos em resolução média para não retardar a abertura do site.

As fotos em maior resolução estão disponíveis para download na conta da FAB no Flickr:

https://www.flickr.com/photos/portalfab/28780898295/

ivammc

A FAB se defendendo num combate aéreo seria vergonhoso. Mds

Guilherme Poggio

Atendendo aos pedidos, coloquei fotos com maior resolução (não todas). É só clicar nelas e baixar se quiserem.

gbento

Pra quem reclama dos aviões da FAB “desdentados” em vôos de demonstração…

Delfim Sobreira

kfir
.
Se deixar entrar é problema, se impedir e der derramamento de sangue é problema.
Mas como escrevi em outro tópico, estamos em estado de sítio não-declarado.

camargoer"

Olá Beto, se não me engano são 5 alertas antecipados (iguais ao da foto com aqueles radares retangulares no topo) e outros 3 com um tipo de radar que fica em um domo na parte inferior. Lembro que um serve para vigilância e outro para mapeamento, ou algo parecido a isso.

Delmo Almeida

Pessoal, uma dúvida. Existe um padrão para mísseis em que as listras azuis indicam se tratar de um exemplar de treinamento e as listras amarelas indicam se tratar de um exemplar de emprego real. As listras vermelhas eu já tinha visto, mas ninguém me respondeu do que se tratava. Considerando que esses mísseis são de procedência israelense, alguém sabe se é o Brasil que adota outro padrão ou Israel adota outro padrões? Esse padrão seria o que? OTAN? Sabem como é na Rússia, China e tal?

camargoer"

Olá Delfim. Lembrei-me do seriado do Batman… nestas horas, o Robim teria dito “Santa democracia Batman”, e daria um soco em uma das palmas das mãos. Realmente, era um garoto prodígio.

Flanker

Realmente é raro ver nossos caças armados. Na Copa 2014 os F-5M tiravam alerta armados com 1 Python 4 apenas (na asa direita). E as fotos divulgadas hoje, tanto de Manaus como de Santa Cruz, mostram os 3 bicudos sempre pelo lado direito. Também estão com 1 míssil por aeronave apenas? Claro, talvez se justifique, pois irão interceptar alguma ameaça apenas e não se imagina que entrarão em combate aéreo com engajamentos múltiplos. E assim economiza vida útil dos mísseis.

zorannn

Olá Poggio e Nunão! Existe uma maneira simples de postar imagens com alta resolução sem atrapalhar no carregamento da página. . Geralmente as imagens são postadas com o link (como estas desta postagem). Portanto, dá para carregar a imagem em baixa resolução no site (para não atrapalhar o carregamento) e quando o leitor clica sobre a imagem, carregar a imagem em alta resolução. . Basta uma pequena modificação no HTML, colocando o endereço da imagem em alta resolução no “href” (que é o link para a imagem) e colocar o endereço da imagem em baixa resolução no “src” (que é… Read more »

zorannn

Acho que o modelo não quis aparecer:
.

dieter91360

Vixi!!! Com essas imagems do incrivel poderio arrazador da FAB, agora sim vai disparar a corrida armamentista pela AL. Rsrs

kfir

Delfim Sobreira

o dailymail esta falando em segurança maciça

Delfim Sobreira

kfir
Bota maciça nisso.

Fernando "Nunão" De Martini

Roberto F Santana em 5/8/2016 às 18:43
Como foram as férias De Martini?”

.
Na verdade não foram, Roberto.
.
Estou dedicado nos últimos tempos ao meu doutorado, então precisei (e continuarei precisando) dar um tempo na Trilogia. Só dei uma passadinha por aqui. Tirar férias agora, nem pensar.

Fernando "Nunão" De Martini

Obrigado!

Rafael Luciano da Silva

Desculpe minha ignorância, mas esses misseis é do tipo “Piranha” só que modernos? .. E se for, não temos misseis Ar-Ar , com maior alcance?

camargoer"

Olá Nunão. Boa sorte na defesa… como regra, você chega sabendo mais do que a banca. Um grande abraço que todo mundo merece um afago amigo nesse período.

Fernando "Nunão" De Martini

Camargoer em 6/8/2016 às 11:37
Olá Nunão. Boa sorte na defesa…”

.
Grato, Camargoer, mas ainda tenho um bom tempo até a defesa. Por ora, é a dedicação mais pesada à pesquisa mesmo, além de prazos de artigos e congressos.

Delmo Almeida

Rafael, o piranha também é de curto alcance e guiado por IR, mas muito inferior. Esse é da Rafael (Israel) o MAA-1A Piranha é da Mectron (Brasil). A principal diferença é a qualidade do buscador. O buscador do Piranha tem uma capacidade extremamente limitada cobtra despistadores. A FAB tem sim mísseis de médio alcance, o Derby também da Rafael. É um míssil BVR (Beyond Visual Range – além do alcance visual) guiado por radar ativo. Foram compradas 38 unidades.

Space Jockey

O que um terrorista fará que possa ser necessario um F 5? Tvz só um sequestro de aeronave comercial ?

Rafael Luciano da Silva

Obrigado Delmo!

Talvez não precisa de misseis mais potentes né? sendo que as ameças prováveis contra o evento “Rio 2016” são terroristas, (ou aviões comerciais, civis) , sendo assim não temos ameaças “militares” no momento, nosso inimigo não são caças…

Marcelo

Alguém sabe se passou um dos caças sobre as arenas ontem, dia 5, por volta das 18:45?
Moro perto, escutei o som, e por aqui não passa jato, apenas os jatinhos do aeroporto de Jacarepaguá, mas com o espaço aéreo fechado, fiquei na dúvida.

Rinaldo Nery

Pra quem gosta de fazer escárnio com a FAB, lembrar que poucas FA no mundo possuem AWACS. Creio que só 18, salvo melhor juízo. Defesa Aérea em grandes eventos a FAB faz muito bem, igual à qualquer FA do primeiro mundo. Temos muita experiência nesse tipo de missão, desde a ECO-92: Jogos Pan Americanos, Jogos Mundiais Militares, Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo. Assisti palestra de general da Luftwaffe sobre a Defesa Aérea na Copa da Alemanha. Não devemos nada. Antes da Copa da África do Sul estive lá e apresentei o que fizemos aqui nos… Read more »

Gustavo

Quatro F-5 com dois derby e dois pytons e um tanque central abaixo da fuzelagem dava pra fazer uma boa patrulha aerea de combate mais um awacs claro. Se quiser o brasil tem essa capacidade né? Fala que sim!!!!!!

camargoer"

Olá Nery, obrigado pelos dados sobre os radares de vigilância do E99 e de abertura sintética do R99. Se não me engano, foram os R99 que atuaram na busca do AirFrance, não?

Rinaldo Nery

Sim, foram. Tem sim, Gustavo.

Rinaldo Nery

Qual é a tese?

Fernando "Nunão" De Martini

Rinaldo, boa noite. O doutorado é em História Econômica (com viés de História da Ciência e Tecnologia) focando a construção naval militar no Brasil nas décadas de 1930/40/50.
.
Já estudei o tema no meu mestrado (em História Social), compreendendo o período 1850-1910.
.
Para quem se interessar:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-23012015-103524/pt-br.php

Alexandre Galante

Trabalho magnífico, Nunão! Vai dar um livro sensacional. Parabéns!

Marcelo

Nunão, vc é Historiador?

Rommelqe

Parabens Nunão! Excelente trabalho!

Delmo Almeida

Parabéns Nunão!!! Sou um apaixonado por história, mas nunca parei pra estudar esse assunto em particular!!! Qual é a IES em que você estuda??? E o mestrado e graduação???

Fernando "Nunão" De Martini

Galante e Rommelqe, obrigado. . Marcelo, minha profissão há cerca de 25 anos é publicitário, mas há uns 10 anos resolvi estudar, paralelamente, história. De alguns meses pra cá, suspendi o trabalho em propaganda para me dedicar só ao doutorado em história (como também precisei fazer a certa altura do mestrado). . Delmo, tenho graduação em comunicação social / publicidade e propaganda (fim dos anos 80, início dos 90) e, na segunda metade da década passada resolvi me graduar também em história, por gostar muito dessa área. O mestrado eu fiz na sequência, e agora estou no segundo ano do… Read more »

Delmo Almeida

Massa Nunão! !!
.
Não sei nada sobre isso…

Rinaldo Nery

Parabéns, Nunao. Com certeza a defesa da tese será um sucesso. Este País precisa de doutores.

Fernando "Nunão" De Martini

Obrigado, Rinaldo.
.
Ainda sobre o tema do post, continuo curioso sobre o Super Tucano que vi ontem, aqui em São Paulo, seguindo um helicóptero branco.

Negrão

Temos quantos C130 e C105 prontos para uso?