AEL Sistemas

F-5 armados na BASC para as olimpiadasA FAB divulgou fotos dos aviões em Alerta durante os Jogos Olímpicos na Base Aérea de Santa Cruz-RJ: F-5M, A-29 Super Tucano, E-99, C-105 e C-130.E-99 na BASC para as olimpiadassuper tucanos na BASC para as olimpiadas 1

Rio 2016 - C-105

Rio 2016 - C-130

50 COMMENTS

  1. Não entendo o pq de TODAS as fotos oficiais da FAB serem de baixa resolução…
    Belas fotos que, devido a pequena resolução, nunca viram papel de parede…

  2. Boa noite !aqui na zona oeste do rio nunca se viu tanto heli e caminhoes militares…esses f5 sao os comprados ao kuwait? Qual ano de fabricação?um abraço!

  3. Neste momento esta sendo feito um esforço para impedir que a caravana socialista, chegue ao rio de janeiro,
    .
    .
    Exército já mapeou megaprotesto
    Brasil 05.08.16 15:26
    http://www.oantagonista.com/posts/exercito-ja-mapeou-megaprotesto
    A inteligência do Exército já mapeou as caravanas de movimentos sociais, sindicatos e juventudes de partidos aliados do PT que tentam chegar ao Rio de Janeiro para a abertura da Olimpíada.

    Centenas de ônibus foram fretados para levar a militância. A informação já foi passada ao comando da segurança dos Jogos que tentará impedir o acesso.

  4. É muito fácil desmontar essa caravana socialista de forma econômica e limpa, sem alardes, sem borrachadas, sem jatos de água, sem balas de borracha ou balas de chumbo. Basta usar um helicóptero médio e despejar sobre eles várias CTPS mas conhecidas como “Carteiras de Trabalho”. Não sobrará ninguém por lá. Fugirão como o diabo foge da cruz.

  5. Sei que alguns colegas poderão me atropelar, mas na minha opinião o Tigre Dentado é bonito pra caramba. Na minha opinião uma das aeronaves de caça mais belas já projetadas e produzidas. Linhas suaves, sem deixar de lembrar agressividade pela cauda alta. esguio e com proporções equilibradas do nariz até a cauda. Trem de pouso proporcional às dimensões da aeronave. Enfim, daria inveja ao mestre “Kelly” Johnson. Depois de mais de 50 anos essa aeronave continua linda e impõe respeito, pois nas mãos dos nossos caçadores fariam um estrago danado mesmo contra caças mas modernos.
    Lutar com aeronaves superiores de primeira linha é fácil. Quero ver se com equipamentos iguais o que os “alienígenas” fariam com nossos Tigres.
    Abraços

    • Roberto F Santana em 5/8/2016 às 18:43
      Como foram as férias De Martini?”

      .
      Na verdade não foram, Roberto.
      .
      Estou dedicado nos últimos tempos ao meu doutorado, então precisei (e continuarei precisando) dar um tempo na Trilogia. Só dei uma passadinha por aqui. Tirar férias agora, nem pensar.

  6. kfir
    .
    Se deixar entrar é problema, se impedir e der derramamento de sangue é problema.
    Mas como escrevi em outro tópico, estamos em estado de sítio não-declarado.

  7. Olá Beto, se não me engano são 5 alertas antecipados (iguais ao da foto com aqueles radares retangulares no topo) e outros 3 com um tipo de radar que fica em um domo na parte inferior. Lembro que um serve para vigilância e outro para mapeamento, ou algo parecido a isso.

  8. Pessoal, uma dúvida. Existe um padrão para mísseis em que as listras azuis indicam se tratar de um exemplar de treinamento e as listras amarelas indicam se tratar de um exemplar de emprego real. As listras vermelhas eu já tinha visto, mas ninguém me respondeu do que se tratava. Considerando que esses mísseis são de procedência israelense, alguém sabe se é o Brasil que adota outro padrão ou Israel adota outro padrões? Esse padrão seria o que? OTAN? Sabem como é na Rússia, China e tal?

  9. Olá Delfim. Lembrei-me do seriado do Batman… nestas horas, o Robim teria dito “Santa democracia Batman”, e daria um soco em uma das palmas das mãos. Realmente, era um garoto prodígio.

  10. Realmente é raro ver nossos caças armados. Na Copa 2014 os F-5M tiravam alerta armados com 1 Python 4 apenas (na asa direita). E as fotos divulgadas hoje, tanto de Manaus como de Santa Cruz, mostram os 3 bicudos sempre pelo lado direito. Também estão com 1 míssil por aeronave apenas? Claro, talvez se justifique, pois irão interceptar alguma ameaça apenas e não se imagina que entrarão em combate aéreo com engajamentos múltiplos. E assim economiza vida útil dos mísseis.

  11. Olá Poggio e Nunão!

    Existe uma maneira simples de postar imagens com alta resolução sem atrapalhar no carregamento da página.
    .
    Geralmente as imagens são postadas com o link (como estas desta postagem). Portanto, dá para carregar a imagem em baixa resolução no site (para não atrapalhar o carregamento) e quando o leitor clica sobre a imagem, carregar a imagem em alta resolução.
    .
    Basta uma pequena modificação no HTML, colocando o endereço da imagem em alta resolução no “href” (que é o link para a imagem) e colocar o endereço da imagem em baixa resolução no “src” (que é a imagem que será carregada no site). Como o modelo abaixo:
    .

    .
    Não sei como funciona no WordPress, mas no Google ao upar uma imagem, mesmo em alta resolução, vc pode escolher a resolução que deseja para a imagem ser apresentada, não necessitando upar 2 imagens com resolouções diferentes para o truque acima funcionar. Isto não tem nada haver com CSS, a imagem é realmente carregada na resolução reduzida desejada, deixando o site bem rapido. E no link vc usa a imagem em resolução original, permitindo que os leitores acessem a imagem com a resolução original.

  12. Com alguma consulta, pude verificar que os principais fatores que diminuem a vida util do missel em voo sao a vibracao causada no taxi e o flutter em voo.
    Esses equipamentos sao mesmo muito sensiveis, alguns ja vem de fabrica com um interessante aviso:
    “Handle Like Eggs”.

  13. Desculpe minha ignorância, mas esses misseis é do tipo “Piranha” só que modernos? .. E se for, não temos misseis Ar-Ar , com maior alcance?

    • Camargoer em 6/8/2016 às 11:37
      Olá Nunão. Boa sorte na defesa…”

      .
      Grato, Camargoer, mas ainda tenho um bom tempo até a defesa. Por ora, é a dedicação mais pesada à pesquisa mesmo, além de prazos de artigos e congressos.

  14. Rafael, o piranha também é de curto alcance e guiado por IR, mas muito inferior. Esse é da Rafael (Israel) o MAA-1A Piranha é da Mectron (Brasil). A principal diferença é a qualidade do buscador. O buscador do Piranha tem uma capacidade extremamente limitada cobtra despistadores. A FAB tem sim mísseis de médio alcance, o Derby também da Rafael. É um míssil BVR (Beyond Visual Range – além do alcance visual) guiado por radar ativo. Foram compradas 38 unidades.

  15. Obrigado Delmo!

    Talvez não precisa de misseis mais potentes né? sendo que as ameças prováveis contra o evento “Rio 2016” são terroristas, (ou aviões comerciais, civis) , sendo assim não temos ameaças “militares” no momento, nosso inimigo não são caças…

  16. Alguém sabe se passou um dos caças sobre as arenas ontem, dia 5, por volta das 18:45?
    Moro perto, escutei o som, e por aqui não passa jato, apenas os jatinhos do aeroporto de Jacarepaguá, mas com o espaço aéreo fechado, fiquei na dúvida.

  17. Pra quem gosta de fazer escárnio com a FAB, lembrar que poucas FA no mundo possuem AWACS. Creio que só 18, salvo melhor juízo. Defesa Aérea em grandes eventos a FAB faz muito bem, igual à qualquer FA do primeiro mundo. Temos muita experiência nesse tipo de missão, desde a ECO-92: Jogos Pan Americanos, Jogos Mundiais Militares, Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo. Assisti palestra de general da Luftwaffe sobre a Defesa Aérea na Copa da Alemanha. Não devemos nada. Antes da Copa da África do Sul estive lá e apresentei o que fizemos aqui nos Jogos Pan Americanos.
    Quanto ao “radar retangular” do E-99, é o Erieye PS-890, da SAAB, fabricado em Gothenburg. É um radar phased array, o que há de mais moderno em radares de vigilância. O do R-99 é um Radar de Abertura Sintética canadense, da MDA.

  18. Quatro F-5 com dois derby e dois pytons e um tanque central abaixo da fuzelagem dava pra fazer uma boa patrulha aerea de combate mais um awacs claro. Se quiser o brasil tem essa capacidade né? Fala que sim!!!!!!

  19. Parabéns Nunão!!! Sou um apaixonado por história, mas nunca parei pra estudar esse assunto em particular!!! Qual é a IES em que você estuda??? E o mestrado e graduação???

  20. Galante e Rommelqe, obrigado.
    .
    Marcelo, minha profissão há cerca de 25 anos é publicitário, mas há uns 10 anos resolvi estudar, paralelamente, história. De alguns meses pra cá, suspendi o trabalho em propaganda para me dedicar só ao doutorado em história (como também precisei fazer a certa altura do mestrado).
    .
    Delmo, tenho graduação em comunicação social / publicidade e propaganda (fim dos anos 80, início dos 90) e, na segunda metade da década passada resolvi me graduar também em história, por gostar muito dessa área. O mestrado eu fiz na sequência, e agora estou no segundo ano do doutorado. Todas as graduações e pós sempre na USP.
    .
    Prezados, a conversa está boa, mas tenho que voltar à pesquisa. E, pra não perder o costume, creio que já é hora de solicitar que voltemos ao tópico da matéria.
    .
    E tenho uma pergunta sobre o tema do post:
    .
    Ontem vi aqui da minha janela (São Paulo) um Super Tucano perseguindo ou escoltando um helicóptero branco (que não me pareceu ser um dos presidenciais). O helicóptero chegou a fazer até uma manobra mais brusca sobre a região de Santa Cecília, com o Super Tucano seguindo a uns 100 metros de distância. Alguém sabe de algo a respeito?

  21. Obrigado, Rinaldo.
    .
    Ainda sobre o tema do post, continuo curioso sobre o Super Tucano que vi ontem, aqui em São Paulo, seguindo um helicóptero branco.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here