Home Aviação de Caça Em Manaus, caças F-5M do Esquadrão Pacau estão em alerta

Em Manaus, caças F-5M do Esquadrão Pacau estão em alerta

8098
14

F-5M Manaus

Militares do Esquadrão Pacau (1°/4° GAV) estão de sobreaviso no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM). A unidade aérea irá executar ações de defesa aérea, em prol da manutenção da soberania do espaço aéreo da capital amazonense, de forma a contrapor qualquer tipo de ameaça aos eventos dos Jogos Olímpicos 2016. A unidade aérea deslocou para o aeroporto antes do primeiro jogo, no dia 04 de agosto, e após a última partida, no dia 09 de agosto, regressará para a Base Aérea de Manaus.

De acordo com o comandante do Esquadrão Pacau, Tenente-Coronel Aviador Luciano Cantuaria Pietrani, essa missão traz ganho operacional para a unidade. “O Esquadrão Pacau tem participação fundamental nos Jogos Olímpicos 2016, pois irá ajudar na segurança do evento, protegendo os céus da cidade de Manaus. O ganho operacional é enorme”, afirmou. A aeronave está equipada com mísseis e armamentos de última geração.

As atividades do Esquadrão Pacau serão realizadas em parceria com outras organizações da Força Aérea Brasileira que vão contribuir para o cumprimento da missão. “Para que uma aeronave de defesa aérea decole é necessário um trabalho sinérgico entre as diversas organizações do Sétimo Comando Aéreo Regional e de outras organizações da Força Aérea Brasileira. O Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro, o COMDABRA, é o grande responsável pelos acionamentos, porém a missão só é cumprida com o apoio do VII COMAR e da Base Aérea de Manaus”, explicou o Tenente-Coronel Pietrani. Nos últimos dias, o 1°/4° GAV realizou exercício conjunto com o Segundo Grupo de Defesa Antiaérea para aperfeiçoar o treinamento de defesa antiaérea.

Para a missão dos Jogos Olímpicos, a Unidade passou por treinamentos específicos. Além da manutenção operacional de rotina, que prevê o treinamento dos procedimentos a serem realizados nos Jogos, foram realizados voos, aulas e instruções específicas para o evento.

FONTE: Agência Força Aérea

NOTA DO PODER AÉREO: observar que os F-5M do Pacau estão armados com mísseis ar-ar Python IV.

14
Deixe um comentário

avatar
14 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
11 Comment authors
Rinaldo NeryjoseanoAntonio Carlos Jr ZamithLewandowskiAlexandre Galante Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

O pessoal havia criticado os testes no Rio com as aeronaves desarmadas. Tá aí os aviões com os Python 4.

Ernani
Visitante
Ernani

bonito de ver esses F-5 armados, porem uma pergunta? Sera um só missil por aeronave igualmente usado durante a Copa de 2014?

Madmax
Visitante
Madmax

Desculpe a ignorância.
Ficarão em Manaus?
Se sim, vai ter competição em Manaus?

cvn76
Visitante
Member
cvn76

Pelo que sei; alguns jogos de futebol serão realizados em Manaus e outras cidades.

Carlos Menk
Visitante

vão ocorrer alguns jogos de futebol sim, afinal, o governo tem de dar algum uso para alguns elefantes brancos da copa 2014.

Roberto F Santana
Visitante
Member
Roberto F Santana

Por que todas essas fotos do F-5 em alerta só aparece o lado direito do avião?

Delmo Almeida
Visitante
Delmo Almeida

Os jogos de futebol sempre são espalhados pelo país sede das olimpíadas, assim como algumas outras provas como as náuticas quando necessário. Não há relação com necessidade do governo de dar uso a elefante branco da copa.

Alexandre Galante
Visitante
Member

Bob, deve ser porque é o lado que tem míssil na asa.

Roberto F Santana
Visitante
Member
Roberto F Santana

Prezado Alexandre Galante,
.
Acho que deve ser isso mesmo.
Nao sei se na FAB existe tambem o costume, ou a norma, de colocar aqueles avisos proximos as aeronaves, “Danger Armed Aircraft”.

Lewandowski
Visitante
Lewandowski

Nery,
.
Realmente uma baita demonstraçao. Mas veja, não estao voando…
.
Sds

Antonio Carlos Jr Zamith
Visitante

Esquadrão com 2 caças velhos? serve para o que usam. ainda bem que não temos inimigos externos.

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Antonio, duas aeronaves foram deslocadas para o Eduardo Gomes para cumprir o alerta, devido ao maior comprimento de pista. O Esquadrão tem mais que “dois aviões velhos”.
Lewandoski, vão voar quando ao alerta for acionado. Nesse tipo de evento não há necessidade de ALEVOO.

joseano
Visitante

Não entendi a reportagem,se o Pacau está baseado em Manaus como ele se deslocou para o Aeroporto Eduardo Gomes que tb fica em Manaus? A cidade de Manaus possui um aeroporto civil e uma Base Aérea em locais distintos? Não seria a base de Ponta Pelada no mesmo lugar do aeroporto Eduardo Gomes? E se é assim por que o F-5 não pode decolar de sua própria base bastando taxiar até a pista do aeroporto civil? realmente agora que não entendi nada mesmo.

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Não, Joseano. Manaus tem dois aeroportos: o militar, Ponta Pelada; e o civil, Eduardo Gomes. Em lados opostos da cidade. Dá uma olhada no Google Earth.
O Pacau não devia estar sediado lá. Mas não vou contar de novo essa história.