Home Divulgação Evento debate os desafios do setor aeroespacial

Evento debate os desafios do setor aeroespacial

2049
9
Anequim
O avião Anequim, desenvolvido na UFMG, que bateu cinco recordes de velocidade

Associação reúne pesquisadores, empresários, professores e escritores especializados em São José dos Campos

A APVE (Associação de Pioneiros e Veteranos da Embraer) realiza, nos dias 12 e 13 de agosto, o IV Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação: Fomento à Cultura Aeroespacial, em São José dos Campos. Durante o evento, serão realizados lançamentos de livros, palestras e painéis com renomados profissionais do setor aeroespacial.

Entre os temas que serão debatidos no Encontro estão o futuro da aviação, a indústria aeroespacial brasileira, a aviação certificada e experimental e o programa espacial. O evento contará com a participação do engenheiro Ozires Silva, Leonel Perondi (Inpe), Walter Bartels (AIAB), do professor Donizeti de Andrade (ITA) e do comandante Gúnar Armin Halboth da UFMG, além de muitos outros profissionais do setor.

Já confirmaram presença 23 escritores e jornalistas, que vão expor suas obras e conversar com o público. Dois autores vão aproveitar o evento para fazer o lançamento de livros.

Paulo Laux lança “90 anos da Aviação Comercial Brasileira”, que aborda a trajetória completa do transporte aéreo comercial no Brasil desde 1926, quando aconteceram as tratativas finais para o início desta atividade no país, até poucos meses atrás. Em 244 páginas, fluem as histórias reais de mais de 120 empresas aéreas, tudo ilustrado com 400 fotos de ótima qualidade, a maior parte delas ainda inéditas.

Solange Galante lançará o livro “A Ás”, que conta a história fictícia de uma pioneira chamada Sônia, primeira mulher a chegar a piloto de Linha Aérea no Brasil. Muitos leitores irão se reconhecer na história, seja admirando aeronaves no aeroporto, enfrentando a primeira viagem de avião, ou ficando surpresos em shows aéreos.

Esta quarta edição do Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação também contará com a participação do comandante Gúnar Armin Halboth e do estudante  André Lefévre Goldenstein, que vão falar sobre o projeto da Aeronave Anequim. O avião atingiu 521 km/h e bateu cinco recordes mundiais de velocidade em sua categoria.

Gúnar é piloto de linha aérea e de acrobacias aéreas com três títulos nacionais. André integrou a equipe que desenvolveu o avião no Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), sob coordenação do professor Paulo Iscold.

Homenagem
Ao promover este evento, a APVE tem como principais objetivos incentivar a preservação da história da aviação brasileira, promover a cultura aeroespacial e homenagear escritores, jornalistas e personalidades que contribuem com o setor.

Este ano, os homenageados serão o engenheiro Ernesto Klotzel, decano dos jornalistas de aviação brasileiros; o publisher Carlos Lorch, fundador da Revista Força Aérea, publicação que está celebrando 20 anos no mercado; o Major-Brigadeiro do Ar Hugo de Oliveira Piva, pioneiro do programa espacial brasileiro, responsável, a partir de 1968, por nortear o desenvolvimento de foguetes de sondagem e de lançamento de satélites no Centro Técnico da Aeronáutica, e o Tenente-Brigadeiro do Ar Nelson de Souza Taveira, que ao longo de sua carreira na Força Aérea Brasileira teve papel relevante nas atividades de ensaios em voo e no desenvolvimento da indústria aeronáutica nacional. O comandante Luiz Carlos Rodrigues será homenageado pela ANAC por sua contribuição como piloto de ensaios em voo, por mais de 10 anos, na Agência Nacional de Aviação Civil.

SERVIÇO

O que: IV Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação
Quando: De 12 a 13 de agosto
Onde: Na APVE, à Alameda Cândido Marciano Leite, 88 – V. Betânia, São José dos Campos (SP)
Inscrições: No site http://culturaaeroespacial.com.br
Entrada: Franca
Informações para o público:  (12) 3925-5200, secretaria da APVE ou no site
Informações para a imprensa:
Neide Pereira Pinto (diretora cultural da APVE): (12) 3322-9114 | 98191-5888 ou neide@somoseditora.com.br
Tânia Campelo (assessoria de imprensa): (12) 98177-8833 ou tania@codigo12.com.br

Encontro Escritores e Jornalistas de Aviação - Patrocinadores

 

9
Deixe um comentário

avatar
9 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
Marcelo PamplonaJotaFrederickAlexGlasquis 7 ex Glaxs7 Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Jeff
Visitante
Jeff

O design do avião desta foto é de cair o queixo.

Nonato
Visitante
Nonato

Pois é, Jeff. Projetado por estudantes e professores.
Bateu recordes.
Esse evento seria ideal para mim.
Fazer alguma apresentação, discutir, aprender…

Glasquis 7 ex Glaxs7
Visitante

O desenho é super aerodinâmico, até parece avião acrobático mas, com esse canopy tão bem integrado à fuselagem se aproxima muito de um VANT.

Alex
Visitante
Alex

Nonato um menino alegre…

Glasquis 7 ex Glaxs7
Visitante

Se não me engano, essa aeronave tem unidade motriz 100% elétrica, única na América Latina.

Frederick
Visitante
Frederick

Evento muito oportuno para aqueles que não compreendem a vocação nacional para essa indústria, e atentarem para os benefícios concretos gerados por ela.

Justa homenagem ao Piva. O PEB deve muito a ele e à pioneira equipe.

Jota
Visitante
Jota

Boa tarde Roberto.
Eu também às vezes entro no youtube só para ouvir esse som sensacional dos P51 em “low pass” . Ainda irei em Oshkosh um dia …. , vê-los de perto.
Aliás , achei um pouco diferente o som desse “Voodoo” : senti falta daquele “assovio” característico . Mas ainda sim formidável.
Abraços .

Jota
Visitante
Jota

Nunca tinha visto esse vídeo. Fantástico.
Obrigado pela dica. Realmente não sabia que alguns jatos produziam um “silvo” também.
Oshkosh e o Smithsonian que me aguardem. rsrsrs

Marcelo Pamplona
Visitante
Member
Marcelo Pamplona