Réplica do Gripen NG é atração em shopping de Brasília

24

Mock-up do Gripen NG em exposição no shopping

Mock-up do Gripen NG em exposição no shopping
Mock-up do Gripen NG em exposição no shopping

A exposição do caça é gratuita e vai até o dia 31 de julho

A exposição do novo caça da FAB está chamando a atenção de crianças e adultos no Shopping Iguatemi, Lago Norte, em Brasília. A réplica em tamanho real da aeronave foi montada no espaço para que o público possa conhecer e interagir com a aeronave. A visitação é gratuita e vai até o dia 31 de julho.

O engenheiro mecânico e civil Ênio Gomes de Lima, de 76 anos, foi ao shopping para ver de perto a aeronave. “Eu gostei muito do caça. Sou apaixonado pela aviação e sempre acompanho os eventos militares”, revelou.

Além de conhecer mais detalhes sobre a aeronave, os visitantes também têm a oportunidade de conversar com os militares para saber como ingressar na FAB e as curiosidades sobre o dia a dia daqueles que contribuem para a defesa do espaço aéreo brasileiro.

Quem também conferiu de perto o novo caça da FAB foi Bernardo Maia, de 9 anos. “Eu gostei do avião, é legal, tem muitos botões dentro da cabine”, afirmou. O protótipo do Gripen é feito de fibra de vidro, madeira e metal.

O Gerente do Projeto F-X2, Coronel Júlio César Cardoso Tavares, explica algumas das funcionalidades que despertam a curiosidade do público. “O interessante dessa réplica é que na cabine está ligado o painel com o display que equipará nossas aeronaves. Isso dá uma noção real de como o piloto verá a aeronave e como ela será quando estiver em voo. Fora isso, tem os armamentos, entre eles o míssil A-Darter, que está na réplica e também demonstra as características do Gripen NG’, finaliza.

FONTE: Agência Força Aérea

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jagderband#44

Off topic: um caça A4 Skyhawk da MB acaba de cair no mar no RJ.

Doug Rodrigues

Ansioso pela chegada dos reais! Já que agora com menos um F5 e menos um A4 nossas forças estão ficando cada vez menores…
Bem que poderiam fazer um tour por outros lugares do Brasil também, ajudando a disseminar a atração pelo Gripen e pela FAB.

Cristiano.GR

Com tanto dinheiro que foi roubado e que continua sendo roubado, com todos esses aumentos RIDÍCULOS e VERGONHOSOS para o judiciário e ainda falta dinheiro para dar as ferramentas necessárias às pessoas que devem arriscar a vida no momento de defender os medrosos (incluindo os que ganharam tal aumento) que ficam escondidos em suas casas.

Felipe Morais

Até porque se esse dinheiro não fosse empregado no reajuste ao judiciário seria enviado diretamente às forças armadas não é mesmo ?

Faça o favor e nos prive desse seu desabafo hipócrita, já que essa crise que estamos vivendo, a pior da nossa história, é fruto de um péssimo governo que você tanto apoiou/apoia aqui.

Rinaldo Nery

Na esteira da hipocrisia, querem acabar com a “aposentadoria privilegiada” dos militares, na reforma da Previdência. Vou requer meu FGTS, que não tinha, e TODAS as horas extras ao longo de 30 anos. E o DSR (Descanso Semanal Remunerado). Tudo retroativo e corrigido. Acho que aí sim terei uma “aposentadoria privilegiada”.

Leandro Costa

Um dos meus melhores amigos é do Judiciário, um mero analista. Não ganha bem, trabalha feito condenado e ainda por cima estava sem aumento, acho que desde 2009. Quer reclamar de aumento? Vá reclamar do salário dos políticos.
.
E, claro, logo uma matéria da Agência da Força Aérea, me brinda com essa passagem: “O protótipo do Gripen é feito de fibra de vidro, madeira e metal.” Não sabia que o protótipo era feito com materiais tão baratos! LOL! Óbvio que quiseram dizer ‘maquete’ mas não deixa de ser engraçado.

Beto Santos

Caramba tinham que fazer um tur por outras cidades, estou louco pra ver este caça aqui na região de Porto Alegre acho um descaso com a região Sul pois tudo fica na região de Anápolis (Brasília) mas e o resto do Brasil, deveriam fazer propaganda das FA com este caça e assim começar a criar uma cultura (visão) militar diferente da que temos hoje, se me dessem a chance de poder pilotar estes caças eu estudava 12 horas e as outras 12 horas eu voava de tanto que gosto e admiro mas isso são poucos e só fazendo demostrações assim… Read more »

Exo 7

Muito legal, tomara que venha para um dos shoppings aqui da baixada santsta para eu ver também. Está camuflagem estilo digital é muito bonita, resta saber se é realmente eficaz.
O nome do menino no começo do vídeo daria um ótimo callsight, Hardman!

Alberto Figueiredo

Tomara que cheguem logo, pois os que temos estão caindo.

DomSaf

Shoping Iguatemir ?

Depois nos perguntamos o porquê de a população de banarnia não ter conhecimento da importância das FFA’s.

Parece até proposital. Um shoping de baixíssima circulação e que grande maioria pouco se importa com Defesa.

Felipe Morais

É verdade. É um dos shoppings de menor circulação de Brasília e o com o público de maior renda, especialmente pela localização ( Lago Norte). Quanto ao “interesse por defesa”, poderia colocar em qualquer um que iriam cag… e andar…essa é a verdade. Mas no tocante á circulação, deveriam mesmo colocar em um conjunto nacional ou patio Brasil da vida. Pelo menos a criançada iria se amarrar.

Vou tentar ir lá amanhã ver se consigo disparar pelo menos um meteor lá no apê do Cunha.

Tomcat3.7

Ainda sonhando com o dia que ao menos esta maquete dará as caras aqui em BH !!! Deus abençoe a família do piloto acidentado.

João Augusto

Tinha que circular esse “protótipo” pelo Brasil. Ia ser show…
PS.: o aumento do judiciário é uma hipocrisia sim e vai beneficiar principalmente os juízes que já ganham horrores. Além disso, quem reclamou do salário dos políticos, que se prepare pois não vai demorar pra subir, se já não subiu, agora com o reajuste do teto da magistratura.
De qualquer modo, esse não é o tópico.

Celso

Vamos colocar as coisas como elas sao mesmo….num pais de tanta hipocresia como citaram, de tantas castas (na India estas coisas valem ouro ), de tantos e constantes absurdos e mesmices, de tanta arrogancia, de tantas injusticas mesmo e onde o tao propalado judiciario nao funciona (nao distribui a justica equitativamente ( sansao), so para terminar, com o bom exemplo extinguindo todos os cargos comissionados em todos os niveis da administracao publica (federal,estadual,municipal) c certeza ja teriamos uma economia de mais de 35 bilhoes ao ano……isso nao eh adivinhacao nao, existem inumeros estudos a respeito. Entao quem deveria se manifestar… Read more »

Almeida

Muito boa atitude da FAB em fazer o papel de aproximação e civismo da sociedade e do provo brasileiro, ja esta função deveria ser feita pelas instituições educacionais e vejo que no decorrer dos tempos , os valores de partiríamos cada vez mais foi ficando de lado.

Bela atitude e ótima propaganda , ja que na maioria da sociedade não acompanha essa parte, e acreditem; tem muita gente , mais muita mesmo que pensa e nem sabia que o brasil possuía caças e não tinha conhecimento dessa nova aquisição ” Futura”.

A mesma coisa acontece com alguns armamentos EB.

WALDERSON

Acho muito interessante a quantidade de besteira que vejo em comentários por aqui. Até hj me abstiveram de comentá-las, mas hj não poderia deixar de abrir minha boca. Nesse país, muito se quer falar, mas fala-se principal ipalmente do que não se sabe. Nós, servidores do Judiciário, estávamos há um pouco mais de 10 anos sem aumento.quero aqui ver quem ficou nessas condições, em que tudo aumenta, menos seu salário. Fácil falar quando se tem data base todo ano. Nos não temos. Como o Coronel Nery bem falou, gostaria de ter várias vantagens que a iniciativa privada tem. Nos confundem… Read more »

Delfim Sobreira

As pessoas não sabem que os servidores de carreira típica e exclusiva de Estado – Juízes, Militares, Policiais e Fiscais de Receita – devem ter um vínculo empregatício próprio, que não o da CLT. Só olham pra minha aposentadoria integral e estabilidade, mas não sabem que não tenho FGTS, p.ex.
E ainda me surpreendi do Presidente da República, professor de Direito Constitucional, ignorar isso e sugerir regime único, celetista, para todos.

Rinaldo Nery

Recebi hoje, via Whats, uma cópia em PDF de um relatório da Secretaria de Recursos da Secretaria Geral de Controle Externo do TCU, tratando das especificidades da carreira militar, e do consequente problema da aposentadoria dos militares. Um documento de 28 páginas, escrito por um civil, que explica de maneira brilhante (e lógica) o porque da aposentadoria integral, falando das diferenças de regime trabalhista etc., e outras considerações que, algumas, já foram postadas aqui. Pena que não sei como coloca-lo aqui para que todos possam ter acesso. É datado de 12 de julho de 2016, e assinado por Sérgio da… Read more »

JT8D

Rinaldo Nery 27 de julho de 2016 at 22:22
Rinaldo, simpatizo com seus argumentos. Só tenho uma dúvida com relação a esse assunto. É a história da pensão para as filhas solteiras. Qual sua opinião sobre isso? Obrigado

Rinaldo Nery

JT8D, essa história da pensão das filhas acabou em 2001. Ninguém lembra disso quando crítica. O documento do TCU, que tem 28 páginas, fala bem mais do que os dois pontos que comentei. Vai até a Guerra do Paraguai. E mostra que há uma diferença entre pensão, aposentadoria e reserva. O documento diz que, em valores, essa pensão das filhas não representa nenhum “rombo”.

JT8D

Rinaldo, obrigado pelo esclarecimento

Leandro Costa

João Augusto, o aumento foi para os servidores do judiciário e os juízes não foram contemplados. Até porque se não me engano já haviam recebido aumento meses antes.

Ednardo de oliveira Ferreira

Depois de 2h na fila consegui passar 1 minuto no cockpit do bicho. Tá bonitão, muito elegante. Bati diversas fotos. Como faço para colocar algumas aqui?