terça-feira, agosto 3, 2021

Gripen para o Brasil

KC-390 seguirá para o Oriente Médio

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

KC-390 na Republica Tcheca - cena 2 video Airzone TV

O protótipo PT-ZNF do cargueiro militar KC-390 desenvolvido pela Embraer seguirá para Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) após sua passagem pela Europa. Pelo menos foi esta a informação divulgada pelo site tcheco Blesk.cz.

A aeronave pousou na República Tcheca, na tarde do último sábado, 16 de julho. A empresa tcheca Aero Vodochody é uma das parceiras do projeto e a Força Aérea da República Tcheca pode vir a ser um dos possíveis clientes da aeronave, tendo demonstrado interesse em adquirir dois exemplares.

A partida do KC-390 está prevista para a próxima terça-feira (19/7) e a aeronave seguirá direto para Abu Dhabi, onde deverá permanecer por dois dias. Em linha reta a distância a ser percorrida é de aproximadamente 2.800 milhas (algo como 4.500 km). No entanto, o voo deverá ser mais longo, pois a aeronave deverá evitar zonas de conflito como o espaço aéreo da Síria e do Iraque. Após esta rápida escalada no Oriente Médio, o avião retornará ao Brasil.

trajeto KC-390 Rep Tch - Abu Dhabi

- Advertisement -

42 Comments

Subscribe
Notify of
guest
42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hudson Aguiar

Caramba! Irá sobrevoar zonas de guerra? Pela rota traçada aí o mesmo irá sobrevoar a Síria e Iraque.

André Bueno

É um longo tour. Não é possível inferir o quanto ele se reverterá em interesses de compra mas, sem dúvida alguma, cumpriu a missão de divulgar a aeronave, expondo-a a uma grande variedade de potenciais operadores. Isso, aliado ao que parece ser um exitoso programa de testes, tem o poder de criar boas expectativas de vendas. Porém há sempre o Tio Sam e seu FMS. Mas as águas do rio correm e penso que a Embraer morderá alguns bons pedaços do mercado.

Nilo Rodarte

O avião já está na Europa mesmo, até por medida de economia é inteligente aproveitar todas as oportunidades de apresentar a nave a mais países, mesmo que, num primeiro momento não demonstrem interesse. Eles deveriam fazer uma visitinha à Suécia. Uma curiosidade: esses vôos para a Europa têm alguma serventia para a campanha de certificação?

kfir

Não acredito que vão voar sobre a Síria….Malaysia Airlines mandou lembranças

fora isso, o avião, esta mostrando para todo mundo, que podem fazer pedidos, pois voa com total segurança…

Delmo Almeida

Hudson, no texto diz que ele NÃO passar5por essas zonas, por isso a viagem deverá ser mais longa. . Nilo, acho que não existe essa grande contribuição. Mas o avião precisou de algum tipo de autorização especial para passar pela Europa, visto que ele ainda não possui a autorização de operação. Aviões em campanha de testes precisam de uma certificação pra poder levantar vôo, tipo: “o possível foi feito, ele possuí os requisitos para voar em campanha de testes”. Uma vez eu assisti àquele programa do Discovery “a guerra do ferro velho” e eles tinham que fazer um avião. Ali… Read more »

André Bueno

Nilo Rodarte 18 de julho de 2016 at 11:45
É uma boa pergunta mas creio que a resposta é não. As horas de voo sempre são uma experiência mas a campanha, de fasto, necessita de instrumentação a bordo e missões com procedimentos específicos, como o lançamento de pára quedistas e/ou cargas.

kfir 18 de julho de 2016 at 11:50
O texto traz escrito que irão evitar espaço aéreo de conflitos.

EduardoSP

Faz falta aulas de leitura e interpretação de textos.

Está escrito que “A AERONAVE DEVERÁ EVITAR ZONAS DE CONFLITO COMO O ESPAÇO AÉRE DA SÍRIA E DO IRAQUE”.

Está claro?

kfir

vi depois que vão evitar as zona de guerra

Jr

Nilo, o pessoal da força aérea Sueca visitou ele em Farnborough, acho que a Embraer tá priorizando os árabes que já estiveram aqui no começo do ano, disseram que vieram para fazer negócios e não bater papo, visitaram a fábrica da Embraer e se interessaram pelo avião.Provavelmente foi nessa época que ficou acertada a ida do KC-390 para lá. Parece que o C-2 japonês vai fazer uma visita a ABU DHABI esse mês também, portanto a decisão dos árabes deve ser iminente . Para o KC-390 ter sucesso, acho que é essencial que ele ganhe pelo menos um cliente naquela… Read more »

EduardoSP

Outra coisa, os Emirados Árabes Unidos, ao contrário de Portugal e República Tcheca não participam do projeto. O que o KC-390 foi fazer lá? Há algum processo de seleção aberto? Na wikipedia consta que eles tem 8 C-17 e 7 C-130, além de aviões menores.

shambr

vai sobrevoar zona de Guerra espero que naum seja abatido por engano kk vai conquistar muitos clientes todos comedores de pamonha kkk

Reinaldo Deprera

É rápido esse marketing da EMBRAER. A julgar pela confiança no produto, segue meu prognóstico para esse tour:
– Monções na Indonésia
– Deserto na Austrália
– Inverno e altitude na Nova Zelândia
– Terra do fogo argentina, cruzando o circulo polar ártico
Se eu acertar, vai para as Filipinas e cavar a ossada do Fernão de Magalhães que já deve estar mocada.

Save Ferris!

Tiago Silva

Gostei do itinerário, agora meus amigos se preparem as encomendas vão começar, o protótipo fazendo visitas a potenciais clientes e eles podendo ver ali um ótimo produto e testar o mesmo.

Boa sorte KC-390.

Lucas Lima

Ele poderia dar uma passada em uma base da Otan né!! cumprimentar a galera lá

Space Jockey

Malaisian na Syria ?!?

braziliano

Não tem como mostrar esse roteiro fora da zona de guerra? Olhando no mapa: Pouso intermediário em Israel ou Irã, nem pensar. Talvez Chipre? Ou Grécia, Jordânia, espaço aéreo da Arábia Saudita e finalmente Dubai.

fonseca

Realmente. Poderia visitar diversos países. Inclusive Israel e Arábia Saudita. Egito? Indonésia? Austrália? Japão? coreia do Sul? Não tem autonomia para ir da República Checa para Abu Dabi, não é?

Alberto Figueiredo

A única coisa que sei, sem dar maiores detalhes, é que essa aeronave é “DEZ”. Saiu do Brasil para o mundo, chama atenção de todos. Parabéns a todos os países envolvidos no projeto, com pequena ou mega participação. Parabéns a EMBRAER e principalmente a FAB. Ufanismo só tem, quem prova suas marcas nos pés e nas mãos… o resto é prosa!

Fernando "Nunão" De Martini

Fonseca, boa tarde. . Se o trajeto fosse em linha reta (como simulado na imagem da matéria), as 2.800 milhas náuticas estimadas no texto equivaleriam aproximadamente ao alcance do KC-390 com 13 toneladas de carga, segundo dados divulgados pela Embraer Defesa & Segurança. . LOGISTICAL ENVELOPE Load = 23,000 kg Range = 1.380 nm . Load = 13,000 kg Range = 2.780 nm . Ferry Range Range = 3.350 nm . Ferry range with internal tank Range = 4.640 nm . http://www.embraerds.com.br/ . Como a equipe que acompanha a aeronave e seus equipamentos de apoio devem pesar (suponho) muito menos… Read more »

Ederson Joner

Top, são clientes que tem “bala na agulha”.
E mesmo sem todos os equipamentos de testes a bordo, creio que essa viagem serve sim para a campanha de testes, se não servir para isso, serve para mostrar que a aeronave é segura.

Guizmo

Eu já fiz esse trajeto, exatamente como mostra o mapa, sobrevoei Iraque (precisamente na vertical de Bagdá), Síria, Turquia e Mar Negro. Não pega nada…..

Clésio Luiz

Flight Simulator não conta…
.
Pensei que eles iriam visitar a Suécia também. Será que os suecos descartaram a visita, ou era esse o roteiro desde o início?

Guizmo

Poggio, foi há uns 3 anos e meio, não sei se já tinha intervenção militar, acho que não né?

Clésio, hahahaha, foi real mesmo – pela Air France, destino Paris. Na verdade, fiz o percurso na volta. Na ida, o avião sobrevoou Líbano e Arábia Saudita

Abs

Guizmo

É verdade…..bom, espero que a Air France e outras tenham mudado suas rotas então…
Aliás, se alguém souber isso, seria boa informação, qual a rota para aviões comerciais que vão para os Emirados Árabes atualmente? Que era meu destino, naquela viagem…

Jr

Clésio, eu acho que esse era o roteiro desde o inicio, e a Embraer não queria revelar, isso já devia esta combinado desde o primeiro trimestre desse ano quando o pessoal da força aérea dos Emirados vieram aqui e visitaram a fabrica da Embraer, provavelmente a Embraer viu seriedade no interesse dos Árabes. A Embraer disse que a quantidade de países que pediram uma visita era maior do que o tempo que ela tinha disponível, portanto ela teve que escolher e provavelmente ela escolheu aquele que se mostrou mais interessado e que tivesse $$$$$$$$$ para comprar. Como disse, li em… Read more »

Clésio Luiz

Guizmo, aí sim. Eu pensava que tinha sido recentemente. Incrível como as coisas pioraram por aquelas bandas em tão pouco tempo.
.
Jr, deve ser isso mesmo.

_RJ_

Vai ver faz parte da campanha de ensaio do MAWS. Essa Embraer economizando até em iluminadores e flares, e ensaiando num ambiente mais representativo! (só avisando que é brincadeira, tá? O pessoal tem levado ao pé da letra, então achei melhor avisar)

kLEDSON

A …EMBRAER… VAI VENDER MUITOS …KC-390… ESTA DOMINANDO OS CÉUS EUROPEUS E DO MUNDO INTEIRO

JT8D

Qual poderia ser a rota mais provável de retorno? Talvez Abu Dhabi – Roma – Lisboa – Ilha do Sal – Recife ?

kfir

olha eu iria pousar no iran.. esta super sucateado… já entraram em contato com a Embraer para substituírem a frota comercial.

Zampol

Nesse momento o KC 390 está sobrevoando a Grécia:

https://www.flightradar24.com/PTZNF/a632141

Marco Antonio Capoeira

Daqui a pouco, sobrevoará o Egito.

Marco Antonio Capoeira

Escala no Cairo.

Clésio Luiz

Interessante, ele passou entre a Grécia e a Turquia:

https://www.flightradar24.com/data/aircraft/pt-znf#a632141

kfir

Pousou no Egito… será que estão fazendo apresentação por lá também?

Paulo Lopes

Deveria dar uma paradinha na Arábia Saudita, vai passar cima de Riade.

Jr

Kfir, o congresso Americano tá barrando até a Boeing de vender aeronave comercial para o Irã, cargueiro militar então nem pensar, provavelmente ele deve parar na Arábia que é caminho ou no Qatar que fica ali do lado dos Emirados

kfir

JR
obrigado, pensei que estava liberado depois do acordo, pq vi reportagem indicando que O iran tinha entrado em contato para comprar airbus e Embraer.

Últimas Notícias

Pilotos russos usaram receptores GPS feitos nos EUA durante missões de combate na Síria

Pilotos militares russos usaram receptores comerciais GPS de navegação por satélite durante suas operações de combate na Síria, de...
- Advertisement -
- Advertisement -