F-5EM exercicio interceptacao para Olimpiadas - foto 5 FAB cb V Santos

Na última quinta-feira, 14 de julho, a Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou à imprensa nacional e internacional o planejamento relacionado às restrições de voo e interceptações para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
 F-5EM exercicio interceptacao para Olimpiadas - foto 4 FAB cb V SantosF-5EM exercicio interceptacao para Olimpiadas - foto 2 FAB cb V SantosA apresentação e coletiva de imprensa realizadas no Rio de Janeiro foram seguidas do embarque e voo de jornalistas em aeronave da FAB, que simulou o ingresso numa área de restrição de voo e foi interceptada por caça F-5EM.
A FAB divulgou fotos e vídeo (abaixo) sobre a coletiva de imprensa e o voo. Nas fotos acima, do voo de treinamento, simulação e demonstração de interceptação, podem ser vistas diversos cartões postais da cidade e áreas do Parque Olímpico dos Jogos no Rio de Janeiro. Para ver mais imagens e baixá-las em tamanho maior, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilo Rodarte

Lindas imagens, sem dúvida!

Mion

Coloca ao menos um piranha nesse jato, nunca vejo esse F 5 com as garras de fora

AL

Pois é Mion, sempre desdentados… Dá a pensar se existem mesmo mísseis na FAB…

Clésio Luiz

Mísseis tem tempo de vida útil quando instalados nos caças. É X horas de voo depois tem que ser descartado.

Lewandowski

Mas mesmo assim. Em tempo de olimpíada, vitrine no mundo, não custa muito colocar uns penduricos para 2h de voo… É uma piada mesmo, no mínimo.
.
Sds

Alex Faulhaber, RJ

Poderiam ser mísseis inertes mesmo, só para dar um visual arrojado.

leoangelozi

Faz um mockup, ou coloca uma casca de um míssil, também sou da turma que pensa que eventos internacionais são vitrine também pra mostrar nosso poder militar (mesmo que seja fake).

Abçs

Lewandowski

A FAB parece que se orgulha do básico. Voar, “encontrar” o avião e ficar ao lado dele. Isso muito acrobata faz. Transmite a ideia de que pelo menos voam e tem uns gatos pingados de supersônicos ativos.
.
Poxa, é uma FA e não uma cia de treinamento. Até minha YBR 125 Factor, se eu não der uma voltinha de vez em quando, estraga. O dia que precisarem da meia duzia de quatro ou cinco mísseis que se tem, eles vão cair, pois não saberão voar.
.
Sds

Celso

Nao consigo parar de rir……….isso eh mesmo um exercicio de interceptacao aerea……….rsrsrs..como escrito acima….cade o armamento q conta mesmo (pelo menos 2 pifios misseis piranha neh)………enfim, eita apresentacao macante dos oficiais, ….deu sono este bla, bla, bla e mais ainda a vozinha chata da apresentadora……….

Marcelo Andrade

Ai, ai, ai…. Rinaldo, me acuda pela amor de Deus!!!

Leandro Costa

Gente, se dá para economizar, é para economizar para que na hora em que precise, o equipamento esteja disponível e em funcionamento. O Mundo inteiro sabe desse nosso problema (representações diplomáticas e agências de inteligência dos países participantes existem e não são fachada), e no final das contas vão ver isso como uma atitude responsável de uma instituição séria. É simples assim. Apresentação ‘maçante’ dos oficiais é uma crítica bem… como direi… vazia. Não estão lá para angariarem votos, estão passando informações. Essa mania de Brasileiro de se ostentar quando não se pode ou não se deve, eu nunca vou… Read more »

Lewandowski

A questão não é economizar. Duvido muito que se gate o olho da cara para pôr dois míseros mísseis AA na aeronave que tem por missão primária defender o espaço aéreo brasileiro. Pode chamar o Rossato, pois tem certas coisas que não se acudem, se assim posso dizer.
.
Leandro,
.
quando a FAB precisou utilizar mísseis AA nos últimos 50 anos? Olha, dá para contar nos dedos da mão esquerda do molusco… e olha que sobram dedos. Ostentação? Realmente, eu quero ver um par de Python IV num F-5 modernizado para ostentar… Chupa Chile!
.
Sds

Leandro Costa

Tranquilo.
.
Tomaí: http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/01/F-5EM-Python-4-1.jpg
.
Melhorou?
.
Outros tempos, outra realidade. Pode até ser que esse F-5EM que fez a ‘interceptação’ da matéria tenha sido uma aeronave alocada para isso. As aeronaves em alerta real estão lá nos hangaretes da BASC e armadas, como de praxe.

Lewandowski

Leandro, . Digita Python IV no tio google e dá a mesma coisa. Mas não é essa a questão. Se tu é feliz e está por satisfeito com uma aparição de 2011.. A realidade me impõem a escolha do Grifo ao invés dum Rafale, Typhoon. Ademais, todos sabemos as FFAA estão na pindaíba. Mas não custa uma vez na vida e outra na morte colocar a p* dum míssil pra um bom entusiasta ver e pensar que vale a pena pedir nota fiscal pra pagar o pesado imposto que contribui para os R$ 15 bilhões de orçamento da FA. .… Read more »

Leandro Costa

Exatamente por estarmos na pindaíba, que o entusiasta (eu inclusive) tem que se contentar em ver aeronave lisa em prol da eficiência e da economia, pelo simples fato de que se eu pago imposto, quero ver o que eu paguei funcionar caso necessário, ao invés de ficar fazendo showzinho para a imprensa. . Ah sim, se estivéssemos num lugar ideal, perfeito e maravilhoso onde houvesse realmente preocupação com administração de gastos públicos, planejamento de longo prazo, preocupação com estratégia de Estado, etc., seriam cenas corriqueiras ver as nossas aeronaves de 4,5++ GEN armadas voando por aí em exercícios de disparo… Read more »

FERNANDO

Leandro,

Tudo bem que estamos na pindaiba ,mais é importante ao meu ver ,fazer uma demonstraçao com armamento nos cabides ,para a midia nacional e internacional .Acho que as Olimpiadas merece este gasto ,mesmo pq é uma vez na vida e outra na morte que se faz isso como o amigo falou mais acima.
O motivo de não armarem ele para esta demonstração ,pode nem ter sido por questão financeira.

Leandro Costa

Concordo, Fernando. Pode ter sido mil e um motivos. Pode ser que a aeronave escalada para fazer essa demonstração estivesse com os mísseis inertes instalados e no pre-flight check pode ter crapeado algum sistema que fizeram com que groundeasse a aeronave. Normal, isso acontece em qualquer Força Aérea por mais bem financiada que seja, e a spare era esse F-5 liso. Pode ser que os mísseis inertes estivessem alocados para outra missão, de treinamento, e resolveram utilizar essa aeronave que se encontrava disponível. . É importante reconhecermos que aqui estamos especulando MUITO aqui. Existem N motivos possíveis. . E como… Read more »

Lewandowski

Leandro, . a questão em si é que raramente se vê um F-5 armado. É por isso que insisto: custava muito (ou custa – duvido) que de vez em quando se coloque uns míseros mísseis neles, ainda mais numa divulgação para um evento de olimpíada? Pô, esse tipo de vídeo do jeito que foi feito, não precisa nem divulgar. É o mínimo que se espera duma FA como sitei antes. Parece mais uma enrolação do que outra coisa. . No más, isso transmite que a FAB deve ter uma quantidade ínfima de mísseis que não tem como fazer rotatividade, nem… Read more »

Sergio

Em 1982 o caça só tinha o canhão e era uma força aérea mais equipada imagine agora

Marcelo Andrade

Leandro, liga não , entendi perfeitamente o seu ponto de vista. Se aparece armado, estes entendidos ai iriam dizer: ” míssil de terceira geração, não abate nem urubu, sub armado, etc. É difícil companheiro, já falei, eu desisti de discuti com esses caras, agora só vejo as notícias!!! O negócios deles é lamber a USAF e seus super fuderosos, mega show F-35 e F-22. Em tempo, pedi ajuda ao nobre Rinaldo Nery, Coronel da Reserva que escreve aqui no blog e toda vez que aparece um comentário imbe…deculpe, esquisito, ele nos acode com seus argumentos e conhecimentos de causa. A… Read more »

Marcelo Andrade

Sim, Lewandowski, graças a Deus que até hoje só precisamos interceptar um Vulcan e um IL-62 da Cubana, mas quando precisou , eles estavam lá.

Vocês está esquecendo dos voos ilícitos interceptados na Amazônia!!!

Lewandowski

Marcelo Andrade, . Olha, por ser o “cara” que mais comenta nesse tópico, penso que seja pra mim parte destas indiretas. Não sou entendido, assim como tu, penso. Peço que olhe meus comentários ao longo do tempo para que infiras que eu possa fazer parte dos lambedores da USAF. Ademais, não critico quem o é, pois nada mais natural que se elogie e admire quem já projeta a 6g de caça enquanto o resto ainda está se quebrando para produzir a 5g e o meu país está lutando para sair da 3g. . Ta argumentação a respeito dos voos ilícitos… Read more »

Rinaldo Nery

Marcelo e Leandro, a FAB só necessitava realizar um exercício de interceptação, e com ou sem míssil não fazia diferença. A FAB não está se importando se alguns gostam ou não de ver o F-5EM armado. Como foi bem dito, tirar do paiol e colocar pra voar consome vida útil e, é claro, não temos muitos em estoque. Não é novidade pra ninguém. Sinto muito por aqueles que queriam “uma demonstração de força”. Durante os jogos, as aeronaves estarão armadas. Mais importante que essa bobagem de “com míssil, sem míssil”, é que tive informações que, depois que o CENIPA concluir… Read more »

Renato Carvalho

Nossos velhos e aposentados Mirage lll também andaram interceptando Ovnis rs…
Nunca achei que um dia eu iria comentar sobre isso!!

Lewandowski

Exatamente. A FAB nao esta se importando se alguns gostam ou nao de ver F-5 armado. Na verdade, esse caco armado nao faz diferença. Demostraçao de poder com F-5 deve ser piada. A questao é de entusiasta que gostaria de ver de vez enquando esse bicudo com alguma coisa no cabide, mas só de vez em quando. . A FAB quer, assim como todos, o ordenado no final do mes. É por essas e outras que se admira tanto a USAF, IAF, RAF… Mas claro, a FAB nao faz questao de saber, pq isso nao interfere em nada na vida… Read more »

Rommelqe

Pelo que entendi, a vida util de um missil AA depende basicamente de fatores relacionados aos propelentes e aos componentes eletronicos. Parece que um matra tinha uma vida util limitada a algo em torno de 200 horas, acumuladas em voo. Um missil armazenado em invólucro apropriado pode ser utilizado anos apos sua fabricação, enquanto que sua vida util seria muito menor se mantido no cabide da aeronave ouno suporte pronto a ser instalado. Configurações “inertes” não são basicamentes desprovidas de propelentes, mas são mantidas as funções de sistemas eletronicos.? Acho,que talvez seja o caso de utilizar em certos treinamentos versões… Read more »

Nonato

Bom, quanto ao custo x benefício não sei. Sou leigo e cabe aos especialistas decidir.
Mas se quer realmente economizar nem deveria ter feito essa demonstração. Nem muitos dos exercícios.
Poderiam voar com mísseis, sim.
Poderiam até mandar fazê-los de plástico para essas demonstrações.
Mas a propaganda é a alma do negócio.
Vou falar com o pessoal para mudar isso.
Diretamente com o dono da bodega…
Mr. Temer…

bosco123

Marcelo, Somos um grupo de entusiastas e não um grupo de patriotas ufanistas e bravateiros de plantão. Sem dúvida deve ter algum blog onde os ufanistas se encontram e ficam dizendo como “nunca na história desse país” tivemos tanta prosperidade, tanto combate á corrupção, tantos brasileiros que saíram forças armadas de outros países, que têm algo a nos oferecer em termos de quantidade, qualidade e diversidade, que nós, como apreciadores do tema “aviação de combate” tanto gostamos. Explicado porque muitos aqui gostam dos americanos, outros dos russos, outros dos franceses´, etc.. E assim vai! Como entusiasta não dá pra ficar… Read more »

bosco123

Ops!! Reescrevendo o primeiro parágrafo: Somos um grupo de entusiastas e não um grupo de patriotas ufanistas e bravateiros de plantão. Sem dúvida deve ter algum blog onde os ufanistas se encontram e ficam repetindo como “nunca na história desse país” tivemos tanta prosperidade, tanto combate á corrupção, tantos brasileiros que saíram da pobreza, tanta evolução nas forças armadas, etc., mas este é de entusiastas de aviação de combate e apreciamos forças armadas de outros países, que têm mais a oferecer em termos de quantidade, qualidade e diversidade de meios, que nós, como apreciadores do tema “aviação de combate” tanto… Read more »

bosco123

Marcelo, E se quer saber é chumbo trocado. O cidadão brasileiro trata o Estado Brasileiro do jeito que é tratado. Não precisa ter dó não que o Brasil trata muito mal a grande maioria de seus cidadãos Respeitassem e valorizassem o cidadão como você cobra que valorizemos as instituições estatais e teríamos melhores serviços públicos e menos roubalheira. O Estado goza na nossa cara e nós cuspimos de volta. E se tiver obrigação de elogiar a FAB ou a MB eu também teria que ver os membros dessas instituições elogiando a educação pública, a saúde pública, a segurança pública, as… Read more »

Rinaldo Nery

Bosco, nenhum militar está acima do bem e do mal. Eles são cidadãos, como você e os demais foristas, que escolheram a profissão militar. E alguns tiveram a compettencia de prestar concurso pra AFA, ser aprovados, e concluir o curso (que não é fácil). E, ainda, tem habilidade psicomotora acima da média, foram selecionados para a Aviação de Caça, e concluiram o curso no 2°/5° GAV (que não é fácil também). Mas, também, tem família, filhos, pagam imposto de renda, vão ao supermercado, pagam pela gasolina/álcool do carro, matriculam filhos nas escolas, viajam pelas estradas esburacadas, e por aí vai.… Read more »

Walfrido Strobel

Quando perguntaram ao CMT dos caças franceses na Cruzex o porque de não estarem com armas, a resposta foi clara:
Só se arma um avião quando se vai usar a arma ou tem possibilidade real de uso.

Luiz Campos

Walfrido, “Uma Força Aérea sem armamento é um aeroclube” – By IAF (Israeli Air Force)

Marcelo Andrade

Bosco, também não é culpa da FAB, ela não fábrica dinheiro!! Cel Rinaldo, você é um colírio para meu olhos!!! Obrigado sempre pelas suas intervenções!!! Aprendo muito com o Senhor!!!!!

Infelizmente, os blog Poder Aéreo, Naval e Terrestre, deixaram a muito tempo de ser um fórum de discussão sadia e de aprendizado, e isto não é culpa dos editores dedicados à sempre buscar as notícias. Vejam que muitos das ótimas pessoas que aqui frequentavam não comentam mais. Nem a Revista Forças de Defesa e editada pois aguardo sempre , ansiosamente , o próximo número.

bosco123

Rinaldo, Entendo perfeitamente sua posição. Minhas considerações foram dirigidas ao Marcelo que vira e mexe implica por não elogiarmos as forças armadas tanto quanto ele gostaria e por ficarmos “lambendo” as forças armadas de países estrangeiros. Ora! Não temos que ficar elogiando nada afinal somos nós que pagamos os impostos que fazem o país funcionar e temos sim que cobrar que esses impostos sejam melhor geridos e que não sejam surrupiados. Claro que há profissionais valorosos dentro das forças armadas assim como há no SUS ou nas escolas públicas, que fazem muito com o pouco que têm, mas não quer… Read more »

Walfrido Strobel

Por falar em armas, vejam o que esta maluca fez em casa mostrando a arma do pai para os amigos pelo computador.
https://youtu.be/TNq-8Zeocds

bosco123

Todos os prestadores de serviços públicos fazem o que podem com o pouco que têm, e isso é louvável, mas nunca vi greve de servidor público por falta de agulha, mertiolate, benzetacil, giz, merenda, estradas, combustível, míssil, avião, navio. Sempre a greve é por melhores salários independente de haver condições mínimas de trabalho ou não. E pode faltar tudo, mas o salário bate na conta todo final do mês independente do “servidor” público ter feito seu serviço ou não, tendo material ou não de trabalho. E a quantidade desses nobres servidores que pedem exoneração por conta de estarem sem fazer… Read more »

Jagderband#44

Por mais respeito que pela história do Tigre, e em especial pelo Mike, estas fotos só me trazem um sentimento de tristeza. Uma verdadeira vergonha esse punhado de alumínio, cobre e superligas de Níquel ainda estar voando.

Delmo Almeida

Jagderband#44, pra mim não é problema ele ainda estar voando, o problema é ser a primeira linha!!! Isso sim é chato!!! Caça não é carro, o que importa não é a carcaça, mas há um limite para isso.

Lewandowski

Marcelo, . “…É difícil companheiro, já falei, eu desisti de discuti com esses caras, agora só vejo as notícias!!! O negócios deles é lamber a USAF e seus super fuderosos, mega show F-35 e F-22. Em tempo, pedi ajuda ao nobre Rinaldo Nery, Coronel da Reserva que escreve aqui no blog e toda vez que aparece um comentário imbe…deculpe, esquisito…” (18 jul. 21:35) . Talvez esse seja um dos motivos que esses blog passaram a ser um espaço para discussão sadia e que muitos há tempos não comentam. Pois, pelo que posso ler, antes da tua intervenção debochada e insultante,… Read more »

Jagderband#44

Tem que confiar muito no assento ejetor.

Jagderband#44

Mas realmente, pensando bem, quantos R$ bi para fazer a copa e a olimpíada? Será que não dava pra gastar um din din com uns Sidewinder?

Luciano

No caso de drones nao autorizados, quem fará e de que forma interceptação?

Renan

Luciano, a título de curiosidade acho que aqui mesmo foi postado sobre alguma polícia utilizar Falcões (sim, os pássaros mesmo) pra derrubar pequenos drones.

– comentário sem relação com as olimpíadas, mas é só pra ilustrar a dificuldade (ou facilidade) em lidar com drones.

bosco123

Renan e Luciano, Esses mini drones são um problema sério que têm mexido com a cabeça de muita gente. A ideia do falcão é boa. Vale salientar que é complicado utilizar armas antiaéreas sobre uma cidade. Causa muito dano colateral porque cai fragmentos no chão. Ao meu ver a melhor arma hard-kill de que dispomos é o RBS-70. Há também as contra-medidas que interferem no data-link. O problema é detectar essas coisinhas minúsculas, com baixa assinatura visual, térmica e radar, e que podem voar muito baixo por entre os prédios. Não sei se temos radares aptos a detectar esse tipo… Read more »

Luciano

Pois, Bosco, foi esse tipo de problema que pensei. Porque a regra de engajamento para este tipo de ameaça num campo de batalha é outra! Até mesmo armas leves podem ser utilizadas. Renan, eu vi algo assim, mas imagine um drone um pouco maior, como o próprio SARP FT 100 que a marinha comprou, vai ficar complicado para um gavião de mais ou menos 1 Kg engajar e derrubar um vant de quase 2 M de comprimento. Acredito que seja um problema ainda difícil de ser resolvido, tanto na detecção (que vai depender muito do visual ou de outros sensores… Read more »

Nonato

Kkkk. Engraçado essa dos falcões e dos drones. Não sei como funciona. Dependendo tamanho fica estranho. O que o falcão faz? Quanto à aparente divergência entre Bosco e Rinaldo Neri, gostei muito da ibterveydo último, muito embora concorde, em parte com o primeiro. Vejo muita gente falando mal de servidor público. Não que não haja muitos problemas. Mas costumam falar como se o servidor público, ao receber seu salário, estivesse recebendo um favor. Já vi um suposto empresário que, ouvi falar, vive da pensão de alguém (não lembro detalhes nem vem ao caso) criticar duramente os servidores públicos. Muita gente… Read more »

Nonato

Todos os trabalhadores merecem algum aumento devido à inflação. Mas não concordo com aumento de 10% para o salário mínimo (acaba subindo tudo de novo condomínios, mensalidade escolar, etc) nem esse aumento dos servidores federais, devido à crise. Poderia dar só 5% e depois resolvia o resto mais adiante.
Mas Temer teve receio dos sindicatos comunistas.

Jagderband#44

Antes fossem comunas os sindicados Nonato, antes fossem…

Robson

o problema não é se está com mísseis ou sem mísseis, o problema e o Brasil operar o f-5 como principal vetor de defesa aérea até hoje…..