Gripen no RIAT 2016 - piloto Peter Fallen - foto Forcas Armadas da SueciaApresentação do piloto Peter Fallen da Força Aérea Sueca, em caça Gripen C, recebeu na semana passada o troféu ‘Sir Douglas Bader’ no Royal International Air Tatoo 2016, realizado na Inglaterra

Em nota e fotos divulgadas na quarta-feira, 13 de julho, as Forças Armadas da Suécia informaram que apresentação realizada pelo piloto Peter Fallen da Força Aérea Sueca, em caça Saab Gripen C, recebeu na semana passada o troféu ‘Sir Douglas Bader’ no Royal International Air Tatoo 2016, realizado em Fairford, na Inglaterra. O evento está entre os maiores do mundo em shows aéreos. Na foto acima o piloto Peter Fallen, cujo apelido é “Starbutt”, testa em terra a memorização das manobras realizadas no ar, antes de se instalar na cabina do JAS 39 Gripen.

O mesmo piloto realiza nesta semana as apresentações aéreas do Gripen na feira aeronáutica de Farnborough, também na Inglaterra (clique aqui para acessar matéria com vídeos publicada hoje). Segundo a nota, concorrendo com Fallen para esse prêmio de “Best Individual Flying Display” (melhor apresentação aérea individual), estavam pilotos nos comandos de caças Typhoon, Rafale, F-16, F-22 e outras aeronaves.

Gripen no RIAT 2016 - foto Forças Armadas da Suécia

Fallen, que é piloto da Ala F7 da Força Aérea Sueca, disse que a vitória é como “as Olimpíadas”. A sua apresentação com o caça Gripen foi vista por 160.000 visitantes e diversos “spotters” (fotógrafos de aviões) nas colinas fora da base britânica. Para o piloto, contudo, “não faz diferença se são 50 ou 500.000 espectadores, eu sigo completamente o programa.”

A delegação sueca da Ala F7, com dois caças JAS 39 C (do tipo monoposto, o mesmo usado na apresentação), um JAS 39 D (biposto, para exibição estática), além de pessoal e equipamentos trazidos num avião de transporte Hercules, chegou em Fairford em 6 de julho, sendo que nos primeiros dois dias a base ainda era preparada para o evento.

Gripen no RIAT 2016 - foto Forcas Armadas da Suecia

Entre as exibições no ar, o público mostrava bastante interesse no Gripen D exibido no solo, além de armas como as SDB (bombas de pequeno diâmetro) GBU-39, bombas GBU-49 guiadas a laser, pod designador de alvos, míssil ar-superfície RBS15 e mísseis ar-ar IRIS-T e Meteor. Sobre o Meteor, foi destacado que o Gripen é o primeiro caça a colocá-lo em serviço operacional.

Ainda segundo a nota das Forças Armadas da Suécia, as perguntas dos visitantes variavam bastante quanto aos conhecimentos mostrados e aos desafios que impunham às equipes destacadas para atendê-los, desde questões como “esse é o Draken?” até perguntas detalhadas sobre os armamentos exibidos e o caça.

Após o final do evento, no domingo, parte da equipe e dos itens em exibição voltaram à Suécia (caso do Gripen JAS 39 D) e parte seguiu para a feira de Farnborough, que começou no dia seguinte, e onde Fallen continua a realizar as exibições com o Gripen C.

Gripen D no RIAT 2016 - foto Forcas Armadas da Suecia Gripen D no RIAT 2016 - foto 2 Forcas Armadas da Suecia

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago Silva

Uma coisa que me deixa digamos decepcionado é a falta de eventos aeronáuticos de forma conjunta na América Latina mais especificamente aqui no Brasil. Temos o terceiro maior fabricante de aeronaves do mundo, a única fábrica de helicópteros do continente mas somos carentes de eventos destinados exclusivamente ao público, temos iniciativas como o domingo aéreo entre outros pequenos mas seria muito bem vindo algo parecido com a RIAT. Ok que numa escala menor mas porque não? Vide as origens deste evento que é absolutamente fantástico. Oque falta? Vamos debater sobre isso? Somos o país que mais realiza eventos na região,… Read more »

Alberto Figueiredo

Será que a aeronave o ajudou a ganhar o premio? Aquele Gripen com a pintura “Tiger”… uma pena não ter uma imagem inteira dele.

Gayneth

Pelos comentários dos CARAS! pensei que o Gripen fosse o mais fraco. Mas……….

Alberto Figueiredo

Verdade “Nunão”. Obrigado e boa noite.

Rinaldo Nery

O RIAT foi idealizado para arrecadar fundos para os veteranos da RAF que combateram na WW2. Daí o troféu ser chamado Sir Douglas Bader. O tamanho da Europa favorece a participação de aeronaves de outros países. Lá é tudo muito próximo. Cada ano o RIAT tem como tema uma determinada aviação. Em 2007 o tema foi Guerra Eletrônica, e a FAB recebeu o convite para enviar um E-99, e assim foi feito. A rota foi Anapolis-Natal-Las Palmas-Fairford, na ida. A volta foi Fairford-Lisboa-Las Palmas-Natal-Anapolis. Os brasileiros chamam a atenção e fazem sucesso no evento. No You Tube há um programa… Read more »

Tiago Silva

Bacana Rinaldo.

Que a participação de vários países da Europa é facilitada por serem próximos isso é um fato, mas também aeronaves de nações distantes é grande e com um leque variado. Lembro que em 2013 quando estava morando na Irlanda cogitei a possibilidade de ir para a RIAT mas infelizmente não consegui folga no trabalho.

Mas quero muito conhecer este evento que leva milhares de pessoas, ahhhh como faz falta a organização de algo do tipo por aqui!

Exo 7

Levando se em conta que todos os pilotos destacados para as apresentações na RIAT são muito bons, então oque diferencia um do outro são somenteo, o repertório das manobras e os aparelhos, neste caso pode se dizer que o Gripen é muito bom, e isto eu já sabia. Quanto a ele ganhar dos outros concorrentes ainda dá pra entender, agora ganhar do F-22 com TVC e realmente admirável, imaginem o modelo Gripen E!

kfir

Putin reveals hypersonic stealth bomber that can launch nuclear attacks from SPACE and travel anywhere in the world in two hours
Test model of craft known as PAK-DA could fly in 2020
Hypersonic engine for the craft believed to have been already tested
Would be able to travel anywhere in the world in two hours

Read more: http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-3689325/Russia-reveals-hypersonic-stealth-bomber-launch-nuclear-attacks-space-Radical-plane-begin-testing-2020.html#ixzz4ETFK4LA5
Follow us: @MailOnline on Twitter | DailyMail on Facebook

Paulo Costa

Existe um pdf na net informando que havera um show aereo no Aeroporto do Galeão RJ em 2017,em Julho ou Agosto,
quatro dias para negocios e dois dias para o show aereo.Sera realizado a cada dois anos.Vamos aguardar.

Ricardo

“esse é o Draken?”. Quase morri de tanto rir.

fonseca
Alberto Figueiredo

Fonseca, boa tarde.
Esse vídeo é ótimo!! Vi muitas imagens que ainda não tinha visto, e acabei mais apaixonado ainda pelo Gripen. Simplesmente fantástico!!!
As imagens do biposto são lindas e as demonstrações aéreas só veio a confirmar minhas impressões sobre a nave. Um caça ágil, ligeirinho e de alta manobrabilidade. Decolagens e pousos perfeitos. Agradeço pela postagem. Muito melhor que JN e a novela das oito, (ou seria a das nove?) Abçs.

Alberto AZM

O engraçado é que ninguém comentou sobre o apelido do piloto…Starbutt não significa “bumbum das estrelas “?

Coutinho

E não só o apelido do piloto. Seu sobrenome: FALLEN (caído em inglês), parece até trocadilho.

Coutinho

Fernando “Nunão” De Martini 17 de julho de 2016 at 20:42
.
Realmente, um belo legado!

Airacobra

Nunão, e o mais engraçado desse video do danoninho é que além de terem chamado o avião de “Phantom F-5”, o avião nã é nem um F-5 (Tiger) e nem phantom (F-4), tem cara de delta dagger, kkk

Airacobra

Depois olhando com mais calma percebe-se que é um felta com cauda, seria um mig-21?

Leandro Costa

Alberto, o apelido “Starbutt” pode ter sido um trocadilho com “Starbuck,” famoso(a) piloto(a) de um seriado de ficção científica chamado Battlestar Galactica. No seriado original, do final da década de 1970, Starbuck era feito pelo mesmo ator que anos depois faria “Face” Peck no seriado Esquadrão Classe A. Em 2004 fizeram uma versão ‘re-imaginada’ de Galactica, muito melhor que a original (algo raro, na minha opinião), em que Starbuck era dessa vez uma mulher. Quando soube disso achei que ficaria uma porcaria, mas quando assisti mordi a língua. Mesmo de forma fictícia a Starbuck daria de mil à zero no… Read more »

Alberto AZM

Prezado Leandro, muito obrigado por sua resposta. Realmente, a similaridade que você citou passou pela minha cabeça já que eu também assistia esse seriado na tv quando era criança. Assisti também ao seriado novo e também concordo que foi feito um ótimo trabalho de atualização e adaptação considerando como o mundo ficou complicado de entender comparado à realidade relativamente simples que tínhamos na década de 80. Só nas últimas temporadas o enredo enveredou por um caminho meio estranho (pelo menos na minha opinião) culminando com um final que não fez jus à minha expectativa. Também concordo que “a” Starbuck foi… Read more »

Coutinho

Airacobra, o modelo do video do Danininho é um Convair F-102 com bem observou o Roberto F. Santana na materia sobre essa mesma propaganda em 2012 aqui no P.A.
.
http://www.aereo.jor.br/2012/02/14/falando-em-phantom-das-cinco-quem-se-lembra-do-phantom-f-5/