Super Hornet e Bristol F2B em 12-6-2016 - foto Min Def Australia

Super-Hornet-e-Bristol-F2B-em-12-6-2016-foto-2-Min-Def-Australia

No mês passado, o centenário do 1º Esquadrão da Força Aérea Real Australiana (1SQN / No 1 Squadron / RAAF) foi comemorado com um voo de formatura de dois modelos de caças de dois lugares (modelo biposto), juntos no céu mas separados no tempo por 100 anos: Boeing F/A-18F Super Hornet e Bristol F2B.

Super-Hornet-e-Bristol-F2B-em-12-6-2016-foto-4-Min-Def-Australia

As fotos foram divulgadas pelo Ministério da Defesa da Austrália como celebração aos 100 anos da unidade, completados em 12 de junho, data das primeiras operações do 1º Esquadrão, em 1916. Segundo as informações que acompanharam a divulgação das imagens do voo comemorativo, o 1SQN voou caças Bristol na Primeira Guerra Mundial (IGM).

Super Hornet e Bristol F2B em 12-6-2016 - foto Min Def Australia

 

O biplano das fotos é mantido pela TAVAS (WWI vintage aircraft society – sociedade de aeronaves clássicas da IGM), e foi pintado com o padrão do esquadrão naquele conflito. Na cauda da aeronave, vê-se a matrícula B1229, correspondente ao avião em que o piloto Ross McPherson Smith conquistou 10 de suas 11 vitórias aéreas.

Ainda segundo o MD australiano, no voo comemorativo o caça Bristol tinha nos comandos o piloto Jack McDonald, de 86 anos de idade.

Super Hornet e Bristol F2B em 12-6-2016 - foto 3 Min Def Australia

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fred

Ver essa bela formação me fez questionar se ainda é possível colocar algum P40 e P47 da Fab em condições de voo para daqui a 25 anos celebrar os 100 anos da fab em formação com o Gripen…

Fligth

Parabéns aos australianos por manter essa aeronave em condições para esse voo. Lindo.

Alfredo Araujo

SH de nariz para cima quase stolando… e o F2B no full power !! rs

Luciano Ferreira Lima

É possível um jato como esses conseguir sustentação no ar em tão baixa velocidade? A foto com os dois voando juntos está fundindo a minha cuca. Aos mestres agradeço me elucidar essa dúvida.

Justin Case

Amigos,

Concordo com o Roberto F Santana. Parece que o ângulo de ataque do F-18 está muito baixo para que eles estivessem voando com a mesma velocidade.
Apesar disso, não seria problema para que voassem juntos. Quase todos os caças atuais podem voar nivelados com 100 Kt ou pouco acima disso.
Abraços,

Justin