F-5FM 4808 em 2012 em Santa Cruz com Hangar do Zeppelin ao fundo - foto Nunao

F-5FM 4808 em 2012 em Santa Cruz com Hangar do Zeppelin ao fundo - foto Nunao
Um avião de caça F5-FM Tiger da Força Aérea Brasileira acidentou-se nesta terça-feira (05/07) na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro (RJ), às 18h40. Os pilotos ejetaram-se e passam bem.

A tripulação realizava um voo local de treinamento e estava em fase de aproximação final, quando foi detectada uma falha que não permitia o pouso em segurança. A ejeção era mandatória nesse caso e ocorreu de forma controlada, com a aeronave direcionada a uma região desabitada, não ocorrendo danos pessoais ou materiais no solo.

Equipes de investigação da Aeronáutica estão no local para apurar os fatores contribuintes da ocorrência.

Brasília, 5 de julho de 2016.

Subscribe
Notify of
guest

90 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Stephenson de quadros machado

Infelizmente essas células já deram o que tinham que dar. Mesmo com a modernização é como tirar leite de pedra.

glaxs7

Um Biplace a menos.

Marcelo Andrade

Graças a Deus tudo ocorreu bem e as perdas foram só materiais!!! Mas o déficit no F aumentou. Será que ainda existe alguma célula jordaniana para substituir???

Gustavo

Graças a Deus os pilotos estão bem.
Para terem se ejetados, provavelmente algum trem desceu e os demais não recolheram posteriormente…. sera?
Existem relatos de pousos sem trem de pouso no F5? Algo muito arriscado para tal decisão?

abraços

arlindo

vende tudo essas porcarias não servem pra nada

Flamarion

Que notícia ruim em, mas ainda bem que oz pilotos conseguiram ejetar

Alex2

Qtos sobram operacionais?

Marcelo Silveira

Irão malhar o coitado do F-5.
Já que os pilotos lograram êxito na ejeção, dos “males” o menor!
É “aí”, que mê-refiro!

Rommelqe

Felizmente os pilotos estão bem!
Quantas horas de voo este exemplar havia acumulado, antes e apos a modernização?
É uma lastima, mas acontece. Mais do que nunca deveriamos fazer um leasing de Gripens D.

Marcos

E vai ter gente culpando a Embraer, já que foi um Mike.

Rommelqe

Ha algum biplace em manutenção que pudesse ser liberado com urgencia? Me parece que os F-5F são mais importantes para a função proteção olimpica.

luiz antonio

Em um acidente com aeronaves, a cautela deve prevalecer sobre as especulações pois via de regra as causas não são isoladas e o acidente ocorre ao longo da somatória de eventos até culminar com uma situação catastrófica. Não creio que apenas a longevidade da célula seja um fator preponderante neste acidente, pois tudo indica que a estrutura não estava sob tensões extremas. É lamentável pela perda de um ótimo equipamento. As causas dificilmente serão publicadas pelo fato de ser de uma aeronave militar. Quem sabe alguém que tenha informações privilegiadas possa nos contar daqui há alguns meses ou anos.

junior

Stephenson de quadros machado
É, mas tem Gripen caindo na Europa pelo mesmo motivo…

Trovão Azul

É agora pra me tá confirmado à zebras está soltar na olimpíada do rio .

Leopoldo

Vish já não tem uma frota adequada e pouco que tenho ainda cai complicado para a FAB

LUIZ ROBERTO CARDOSO JUNIOR

a nota aponta que não houve dano pessoal ou material ……material teve sim …… um caça de treinamento …… não perdemos vidas …..mas material com certeza

Rommelqe

Prezado Luiz, Sim, realmente não ha uma ligação direta entre o período pos modernização e o lamentavel acidente. Muito menos, ao meu ver, pode-se atribuir a priori algo estrutural. A minha infeliz colocação, no momento errado, reconheço, foi mais no sentido de pesar em relação aos recursos dispendidos em radar, sistemas de bordo, dedicação dos profissionais envolvidos, expectativas depositadas por todos nós nos parcos exemplares disponiveis. Afinal perdemos algo em torno de 20% da frota biplace mantida, com tremendo esforço, disponível. Enfim, em meu conceito, sejam os profissionais da FAB sejam os demais envolvidos, são merecedores de todo nosso respeito… Read more »

Welington Silva

A FAB já não tem caças…agora me vem uma notícia dessa nada agradável de que um caça de treinamento acabou caindo…infelizmente a situação na FAB está totalmente complicada, sabe-se lá Deus quantos caças não devem estar enfrentando algum tipo de problema técnico!
Agora só o que nos resta é sentar e chorar mesmo…já não vejo a hora desses velhacos serem aposentados de vez!

Madmax

Vejo nesse acidente, que não teve perdas humanas, graças a Deus, uma oportunidade.
Arrendar um gripen biplace para instrução.

Madmax

Quando os gripens chegarem já teriamoa uns 4 pilotos formados aqui pelos tupinambás. Mais uns 2 formados na Suécia o processo seria mais rápido.

ivammc

É que paga a conta pela ideologia da FAB são os pilotos que arriscam suas vidas.

shambr

os pilotos arriscam a vida e a liberdade imagina se depois de ejetar da um treko no motor e ele dispara e cai na casa da tiazinha toda a familia morta os pilotos pagam omicidio?sei la meu rezar para o paraquedas e ejecao funcionar e mole a setima economia do mundo com forca aerea dos tempos do camboja huehuehue

Airton

Conseguem pousar um 747 com problema no trem de pouso e um F5 não? Se era de treinamento estava sem bombas ou armas, combustível seria, só queimar até ficar seguro…não entendi.

Rinaldo Nery

Omicidio doeu no ouvido…. Valha-me Deus! Usa o corretor automático, Google, sei lá!
Situação dos Capitães: um deles com pequenas fraturas na face e mínimo hematoma intracraniano. Contusão com hematoma no braço e escoriações no joelho. O outro: mialgia após a ejeção. Dores musculares na coluna e panturrilha. Apesar do relatado estão bem.

Ocidental Sincero

Estas aeronaves F5 nao podem continuar voando. Caças com mais de 50 anos , realizando missões além das suas capacidades operacionais. Eles são um perigo para a FAB e para os cidadãos brasileiros. Deveríamos urgente adquirir vetores específicos para a função; como o Yak-132.

shambr

homicídio aqui quem faz aqui se paga vaum alegar o que? friendly fire?falem serio homicidios multiplos por falha mecanica e considerada erro humano entao respoderao por homicidio?sera que ainda tem leis nesse pais?ou e casa da mae joana dois pilotos preciosos na cadeia aleijados e depois de algum tempo mortos na cadeia?eu ainda acho que os anos de voo dos pilotos e as vidas humanas deles valem mais do que estes f5 do tempo do ronka? kkkkkkkk

Rinaldo Nery

A Força Aérea Brasileira toda sabe que a vida de qualquer piloto vale mais que os “F-5 do tempo do ronka”.

Delfim Sobreira

Shambr
Homicídio culposo, provavelmente arquivado pelo MP, senão pelo Juiz. Vc não é culpado pelo homicídio se o comete, involuntariamente, pra salvar a própria vida. Princípio de exclusão de punibilidade.
Ação cível, indenizatória, aí é outra questão.

Delfim Sobreira

Só espero que os terroristas muçulmanos não enxerguem no acidente “mais um sinal de Alah que o caminho para o ataque em um evento realizado num dos países mais corruptos e lascivos dos infiéis cristãos está aberto.”

Bille

Ejetar no RJ é quase um “atrás das linhas inimigas”…

shambr

entaum quer dizer que durante os exercicios de Guerra com usamericanumarvadiu com o porta avioes George washinton com cacas f18 novinhos simularam combates com os nossos meninos de f5s dos tempos do ronka?kkkkkkkkkkk cara tem que rir pra naum chorar de depressaum ainda bem que ninguem dos f5s morreram por falhas mecanicas alias seguir um f18 com um f5 eu acho arriscado demias sei la meu missao suicida??? o f5 e um veinho cansado em um manicomio o f 18 naum ta na casa dos 40 em plena forma gostaria que alguem comparasse os dois cacas pra gente ver as… Read more »

Renato de Mello Machado

É aquele negócio avião vai cair não tem jeito.Porem todos aqui já previram isso em seus comentários devido a idade das células,e a falta de vontade do governo em comprar vetores novos.O F-5 é um avião muito bom,não é nada contra ele e sim o fato de ter quê ser desativado há tempos.Dou graças aos pilotos terem sobrevivido e entrarem na lista dos quê se ejetaram.Mas já é um aviso.

Renato de Mello Machado

Avião cai! Isso é fato. Porém nos comentários todos criticam a idade avançada dos vetores e até a capacidade de realizar suas missões.A falta de vontade dos governos em realizar a compra de novos caças é um desrespeito a nação. Dou graças aos pilotos terem sobrevividos e entrarem para a lista dos quê se ejetaram.Mas já é um aviso.

Ederson Joner

Fico na torcida para que os pilotos não tenham sequelas, já sobre a aeronave perdida, não tem como sentir tristeza de tão velho equipamento. Até penso, que se a vinte anos a FAB alegasse que não podia mais voar os F5, e tivesse encostado eles como fizeram com os Mirrage, podíamos ter comprado caças modernos a muitos anos.
No mais, como ninguém morreu, segue o barco…

Alex Faulhaber, RJ

R.I.P 4808. Ainda bem que os pilotos ejetaram. Parabéns às Forças Armadas pelo trabalho hercúleo que realizam para manterem seus meios terrestres, marítimos e aéreos em funcionamento mesmo com todos os cortes orçamentários que ano após ano vem acontecendo. Tenho muito orgulho de vocês militares, gostaria de ter sido um de vocês.

shambr

militares no brasil sao muito pica tipo os mecanicos de cuba fazendo milagres e das tripas coracoes para manter os velhos calhambekes dos anos 50 chamados os rabos de peixe insisto dos tempos do ronka kkkk

horatio nelson

Bille 6 de julho de 2016 at 7:32 booa kkkk imagina só se o acidente ocorre ali na faixa de gaza ou no morro da coreia ou alemão ai só uma missão CSAR mesm parabéns aos pilotos e parabens aos f-5 q estão sendo usados até o talo…um ótimo avião q vem servindo o brasil com maestria…pena q teve sua vida “alongada“ devido a um governo q só queria saber de $$$ essa vai pra conta do partido tbm!!! (me referi ao governo devido aos fx-fx1-fx2 e f´s mais da vida)

Elezer Puglia

A diferença entre pousar um 747 ou um F-5 com problemas no(s) trem(s) de pouso: os 747 não têm assentos ejetáveis, os F-5 têm. Dito isto, preservar a vida dos pilotos (e a sua experiência) vale mais do que arriscar a preservação de uma célula gasta até ao osso, como já observou o Rinaldo acima. Os pilotos comerciais (e mesmo os passageiros) não têm essa opção, infelizmente. E se a aeronave envolvida fosse um precioso protótipo em desenvolvimento, sabe-se de muitos pilotos de teste que preferiram arriscar sem ejetar, para preservar um exemplar único. Finalmente, se o problema fosse de… Read more »

Rodrigo Maçolla

é Verdade que os F-5 estão na terceira idade,… mais é cedo pra dizer que isso é o fator responsável pelo problema que resultou na ejeção dos pilotos…. Acidentes ocorrem com aviões novos com poucas horas de uso… e com aviões velhos, Importante é que a integridade física dos pilotos foi preservada, isso é o importante para eles, para seus familiares e também para a FAB. Um “Viva !” os acentos ejetores que cumpriram eu papel. O avião com algum esforço se pode localizar uma outra célula e moderniza-lá. Mais Importante agora é uma investigação minuciosa para determinar as causas,… Read more »

Celso

Aeronave na final. Ejeção mandatória. Provavelmente pane nos propulsores.

Juliano Lisboa

Gostaria de deixar aqui o relato de rádio: COPM 2 entrou em contato com o ARCC-CW aos 1840P informando que a aeronave JAMBOCK 06 (F-5) talvez iria ejetar devido a pane hidraulica no sistema de trem de pouso. Aos 1845P foi confirmado pelo COPM2 que a aeronave em questão ejetou. POB 02. Procedimento foi realizado próximo a cabeceira da pista de santa cruz. Não haverá necessidade de acionar meios de salvamento. Estado dos pilotos ainda será confirmado. Atualização: Confirmado pelo COPM 2 que os dois pilotos já foram resgatados e aparentemente estão bem, mas foram conduzidos para o hospital para… Read more »

Renato de Mello Machado

Explica mais não justifica.O primeiro caça Gripen recebido zero pode alçar voo e cair.Porem o F-5 é nossa primeira linha de caça,é o melhor quê temos e não deveria de ser assim.O F-5 não tem culpa, se uns governos malucos os elegem para ser o caça eterno.

Grudsneidson

Quando o PAMA-SP era mais ativo, isso não acontecia.

Renato de Mello Machado

Sim querido Roberto F.Santana,Seus relatos e de outros são de fato consistente.A justificativa a quê refiro é ainda o uso do vetor.

Marco Antonio Capoeira

Nos EUA caem caças quase que direto, seja F-18, F-16 e olha que, em vista dos nossos Mikes, são bem mais atuais… e? Lógico, que para os pessimistas de plantão, uma folha da árvore que cai é motivo de falatório…

Augusto

O papo do “pagar omicidio” realmente fez meus olhos doerem.

Quanto ao tema do tópico, o que impressiona é o desleixo com que sucessivos governos tratam a segurança nacional. Enquanto caças F-5 são o que temos de “melhor” para resguardar nosso espaço aéreo, funcionários públicos acabam de ganhar reajuste, em plena crise econômica. Esse país não tem jeito.

Trovão Azul

É vamos ter bom ânimos menos um F-5M a menos para ser aposentado, dos maus os menores termos os nossos pilotos Sam e salvo para os novos caças gripen ng isso é uma ótima notícia. Eds a todos .???

kfir

Se deveria ter partido para o F16… até chegarem os novos…

Trovão Azul

Obs: Eds quis disse ; ” SDS à todos.”

Trovão Azul

“Kfir
Se deveria ter partido para o F-16…até chegar os novos…”
Eu preferia que fosse uns gripes c/d além de deixa um poderio aéreo elevado já adestraria os novos pilotos você ñ acha ?.