KC-390 em Portugal - prim min Antonio Costa e pres Embraer Jackson Schneider - foto via Lusa

Primeiro-ministro elogia parceria com Brasil que permitiu construir aeronave

O primeiro-ministro, António Costa, elogiou hoje a parceria entre Portugal e Brasil que permitiu a construção de uma aeronave da construtora brasileira Embraer com participação da engenharia portuguesa.

“Gostamos muito de falar que somos países irmãos. Mas fazemos poucas coisas em que sejamos efetivamente irmãos (…) e este KC-390 é um excelente exemplo de uma realidade efetivamente fruto da parceria entre Portugal e Brasil”, vincou António Costa, na apresentação do avião, que se deu esta tarde em Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira.

Presentes na sessão estavam também os ministros da Economia, Manuel Caldeira Cabral, Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e Defesa, Azeredo Lopes, e eram também vários os convidados da área da defesa, aviação, inovação ou ensino superior.

Costa, numa breve intervenção de menos de cinco minutos, enalteceu a ligação entre “Estado, indústria, academia”, sublinhando por diversas vezes a importância da parceria com o Brasil neste projeto.

Por seu lado, o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, falou da capacidade de criar emprego da empresa que lidera, antes de um pequeno percalço ter sucedido – o som foi abaixo e fortes rajadas de vento deitaram abaixo um painel que estava no palco, sem atingir o responsável da empresa.

KC-390 apresentacao em Portugal - foto via Diario de Noticias
“Monotonia não temos. Ainda bem que faltou a luz e tive de ir para a frente”, disse, em tom descontraído, pois sem microfone a funcionar Jackson Schneider deu alguns passos em frente e falou para a plateia sem apoio sonoro.

Depois, deu-se a verdadeira apresentação do avião, e o primeiro-ministro, restantes membros do Governo e outros convidados foram ao interior da aeronove.

Esta foi a primeira apresentação do KC-390, que a Embraer vai levar ao festival aéreo de Farnborough, em Inglaterra, a decorrer de 11 a 17 de julho.

O KC-930 é uma aeronave adaptada ao transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais.

Portugal está envolvido no projeto através do Centro de Excelência para a Inovação e Indústria (desenvolvimento e testes) e das unidades da Embraer no país: a OGMA, em Alverca, onde hoje foi apresentado o avião, e as fábricas de Évora (construção de componentes).

O primeiro KC-930 da fase de produção em série está previsto ser entregue à Força Aérea Brasileira no início de 2018.

Tal como outros 30 países, Portugal assinou uma carta de intenção de compra do KC-390, de até seis aeronaves.

Em abril, numa visita às fábricas da Embraer em Évora, o ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, disse que o Estado mantém o interesse na compra destes aviões, para substituírem os atuais Hércules C-130 da Força Aérea, que têm uma vida útil até 10 anos.

Na altura, Azeredo Lopes admitiu que a decisão “vai ter de ser tomada mais tarde ou mais cedo”.

FONTE: Agência Lusa (o título original é o subtítulo)

ATUALIZAÇÃO: clique nas imagens abaixo para acessar página do diário online O Mirante, com vídeo sobre o evento realizado em Alverca nesta segunda-feira (4 de julho), e reportagem da RTP sobre a participação portuguesa no programa do KC-390.

cena video KC-390 em Alverca - O Mirante TV

cena reportagem KC-390 em Alverca - RTP

Subscribe
Notify of
guest

120 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Delmo Almeida

Eu vi uma foto dele sendo escoltado por um F-16AM da FAP. Ficou lindo!!!

Jack

Que venham novas oportunidades para o KC-390, parabéns Embraer!!

Bardini

“Tal como outros 30 países, Portugal assinou…”
.
Fizeram uma confusão aqui, não?

Delmo Almeida

A Embraer ta me deixando mimado com o KC-390 e o E-190 E2 (já testaram tudo no primeiro voo, falta o que??? rsrs)

Delmo Almeida

Bardini, ta saindo direto isso…

Jr

Na realidade, acho que o erro foi dizer que 30 países assinaram ao invés de 30 países se mostraram interessados no KC-390

Rafael Oliveira

Há alguns anos, saía 32 aviões como intenções de compra de Argentina (6), Portugal (6), Chile (6), República Tcheca (2)e Colômbia (12).
.
Atualmente, ou esse número disparou ou uma confusão vem sendo repetida a exaustão. Acredito mais na 2ª hipótese, pois seria um grande salto de 6 países para mais de 30 países interessados em tão pouco tempo.

Renato Vieira

Assim o Maurício “R” pira, acho que “o mais um” parece que fez até ele deletar a conta por aqui. No mais, acredito que será a primeira de muitas viagens mundo a fora do modelo, mas com matriculas diferentes.

OverandOut

No texto diz “KC-930” algumas vezes

Marcelo Andrade

Senta a Pua!!! KC-390

kfir

Ta vendido… com primeiro ministro dizendo que se nao fosse Portugal a Embraer não existiria…kkkk

Renato Vieira

Engraçado são os títulos da mídia Portuguesa, quase todos querendo induzir que o avião é feito aqui mas a tecnologia é portuguesa. “Avião brasileiro com tecnologia portuguesa”

http://www.tsf.pt/sociedade/interior/kc-390-o-aviao-brasileiro-com-tecnologia-portuguesa-5264674.html

http://expresso.sapo.pt/economia/2016-07-04-KC-390-aviao-brasileiro-com-tecnologia-portuguesa-e-lancado-esta-tarde

Moacar Moraes Neto

Se liguem na noticia que está sendo vinculada em Portugal
http://visao.sapo.pt/actualidade/economia/2016-07-04-KC-390-o-aviao-made-in-Portugal
“Mas de 450 mil horas de engenharia portuguesa. Mais de 2100 desenhos técnicos desenvolvidos. Mais de 350 postos de trabalho altamente qualificado. Resultado: uma aeronave KC-390 com uma incorporação nacional superior a 56%. É o avião made in Portugal que António Costa apresenta hoje, ladeado pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.”
É mole ?? ahahahhaha
O Brasil investe mais de 2 bilhoes de dolares no projeto, portugal miseros 30 milhoes de euros e o avião do nada “vira portugues” kkkk

junior

Com um parceiro trapalhão desses a Embraer não precisa de inimigos! Os portugueses que escreveram a matéria trocaram várias vezes o nome por KC-930, além dos problemas na apresentação…

Moacar Moraes Neto

qual é a industria aeronáutica de portugal ????
Se não fosse a Embraer comprar a OGMA e construir a unidade em Evora, a industria aeronautica portuguesa tinha sumido.

Que “belo parceiro” esses portugueses

Celso

rsrsr Moacar…escreveste tudo…….enfim, papel e microfone aceita tudo mesmo…..kkkkkk

Moacar Moraes Neto

Pois é Celso,

O projeto é tão portugues que eles não tem nenhuma unidade ainda comprada, apenas uma carta de intenção de compra…

Pra mim essa noticia publicada na midia lusitana não passa nada menos que “nacionalismo barato” dos portugueses, visto que deve ser dificil aceitar que uma Empresa Brasileira, ex colonia, atualmente deixa a industria do colonizador no chinelo.
Melhor, se não fosse a empresa da ex colonia, a industria aeronautica portuguesa nem existiria mais !

ivo

estou rindo até agora!!!
estou a pensar ser isto uma “piada de português”.

Rafael Oliveira

Eu queria saber o que seriam esses 56% do avião ser “made in Portugal”. Será que 56% da fuselagem é fabricada lá? Sem dúvida que grande parte dela é feita lá, mas não sei se chega a tanto.

Ederson Joner

Também li muitas besteiras em sites portuguêses, mas não precisamos explicar nada, pois que entende já sabe a verdade e que acreditou, nem merece o tempo que levaríamos para explicar.
Estou no aguardo das fotos e vídeos que serão feitos nesta viagem….

carvalho2008

Quanto mais eles frizarem em seu pais que o KC-390 é portugues, melhor…fica mais facil vender para eles mesmos e dificil de convencer a comunidade local do porque comprar ou reformar hercules, se els já tem o projeto nacional com geração de empregos….deixa rolar….

Marcelo Pamplona

Ora, pois!
Só porque esqueceram de colocar a vírgula entre os numerais, os gajos brasileiros já estão a “reclamaire”?
Vida longa ao Pastel de Belém e à bacalhoada! 🙂
Sds.

Reinaldo Deprera

Se o brasileiro fosse pragmático como os norte-americanos, o KC-390 “seria” made in Portugal, made in USA, made in China….whatever more… porque isso não importa. A impressa não especializada não tem tanto comprometimento com a verdade. Um veículo específico, e que fala para o público leigo, não tem e nem deve ter o mesmo cuidado que um veículo especializado. Cabe ao cliente, no caso, o público português, escolher o veículo pelo prestígio. Além de ficar atento à concorrência de vez em quando para que, quando ele achar conveniente, mudar sua preferência. Ele ainda tem a opção de procurar um veículo… Read more »

Ederson Joner

Como eu disse, não compensa explicar…

Farroupilha

A questão, pergunta, que surge com o KC-390 para todos os seus possíveis compradores é: C-130J, aparelho apenas melhorado do antigo C-130. Ou o KC-390 mais veloz, na mesma faixa de preço e capacidade, podendo voar em qualquer rota aérea civil, em qualquer altitude, e ainda com mais carga? Usando de razoabilidade a resposta é KC-390. Que ainda alia um suporte mundial de manutenção, de uma fabricante que já deu provas suficientes para seus clientes de ser confiável. – Para as próximas décadas, no nicho de mercado do KC-390, só não o comprará quem for cego. Quem será a estrela… Read more »

Marcos F.

Parabéns ao Reinaldo pelo excelente comentário! Quanto aos outros, deveriam pensar um pouco antes de escrever, afinal a mídia não especializada aqui traz erros tão ou mais estapafúrdios que esses apresentados pelos colegas. O vídeo do KC chegando em Portugal mostrado em comentário de outro post demonstra o entusiasmo de um português com o projeto, portanto perdoem os excessos, isso ocorre tanto aqui quanto lá.

Ederson Joner

A estrela será a caixa de engrenagens do eurobanby e também a caixa inovadora de um motor turboélice de um peso pesado também daquelas bandas….

Marcos H. Castro

Nem tudo está perdido aqui no Brasil, temos excelências em trabalho.

Maria do Carmo Lacoste

Reinaldo Deprera 4 de julho de 2016 at 18:37
Torço para que seja “Made in USA”, creio que será.
Vejo esse “debate” pouco útil para dizer o mínimo, o que isso importa? absolutamente nada.
Me pergunto se a ida do KC-390 direto para Portugal foi uma decisão técnica da Embraer, ou se também tem, além disso, um dedinho do Itamaraty de José Serra.

Marcos

Na verdade a imprensa portuguesa faz é um grande favor para nós ao exagerar números, fatos, porcentagens, peso, etc e tal, pois a decisão de compra dessa aeronave é política e os políticos portugueses usarão toda essa exaltação da imprensa para justificar a compra dessa aeronave.
Portanto, se for para vender esse avião, que ele seja 100% português, 100% italiano, 100% tcheco, 100% sueco.
E as vendas seguramente serão assim:
28 unidades para a FAB, depois…
+ 1
+ 1
+ 1
+ 1
+ 1
+ 1
+ 1
+ 1
+ 1
+ 1 …

Paulo Vinícios Maffi

Alguém saberia me dizer qual é o ganho que o KC-390 proporcionaria, em relação aos custos de operação, se comparado com um C-130J por exemplo?

Maria do Carmo Lacoste

Roberto F Santana 4 de julho de 2016 at 19:16
Tente ser um pouco mais criativo, talvez alguém lhe dê trela.

Marcelo Pamplona

O Marcos mitou aqui no PA (+1), chorei de rir! 🙂
Evidente que a parceria com Portugal é mais do que bem vinda, vez que é a nossa “porta natural” na Europa.
É preciso saber diferenciar uma opinião séria de outra com cunho humorístico.
Sds.

Ordones

comment image?oh=251fb3f9cf61d6f6c6e8bf454a7a0f19&oe=58066581

Walfrido Strobel

Só nos resta torcer pelo KC-390, pois com o dinheiro que o Sr 9 dedos entubou no cofre dos acionistas da Embraer, ja poderiamos estar voando o C-130J a muito tempo.
Ha! Tinha esquecido que vai gerar empregos……que empregos caros estes.
Tinham que homenagear o Partidão que ocupou a Pres. nos últimos anos, pois este projeto é fruto do Brasil Potência.

Maria do Carmo Lacoste

Walfrido Strobel 4 de julho de 2016 at 19:41
A gente já sabe, você também não é o MauricioR.

Francisco Lebre

Pena que os complexos de ex-colónia e os preconceitos contra os portugueses impeça outras parcerias mutuamente favoráveis a Portugal e Brasil. Apesar do que a imprensa possa afirmar não é segredo para nenhum português que o Brasil, pela sua dimensão experiência nesta área e potencial tem uma industria aeronáutica que está anos-luz à frente de Portugal. Isso não impede que Portugal tenha muitos técnicos ótimos ao nível dos melhores do mundo e que podem ser uma mais valia em projectos comuns. Os brasileiros que ainda julgam que os portugueses são burros e ignorantes é que infelizmente são mal informados e/ou… Read more »

Jr

Eles comprando os 6 KC-390 que prometeram na carta de intenção, eles podem dizer que o KC-390 é até 100% português que não ligo nem um pouco, aliás o pessoal aqui não entendeu que quem deu essa notícia lá foi a imprensa que não é especializada, um globo, Estadão, Folha de São Paulo da vida, no mais é até bom, essa compra dos 6 KC-390 é mais política do que técnica, com essa ampla cobertura da imprensa portuguesa exaltando o avião que é praticamente português fica mais fácil o governo compra-lo. Resumindo, o marketing gratuito que a imprensa portuguesa esta… Read more »

Jakson de Almeida

Quantos aviões Portugal comprou?Quer produzir componentes é só comprar ,essa deveria ser a politica sobre o KC-390.

Wilton Feitosa

mas senão me engano … os portugueses falam e leem português, né?
e o que esta escrito na fuselagem do danado?
força aérea portuguesa ou FORCA AÉREA BRASILEIRA?
mais pra frente talvez isso não signifique nada, mas agora diz muito …

deixa os caras g*@#$% com o p&*@ dos outros e a vida segue …
mas que existe populismo no mundo desenvolvido, isso esta mais que claro …

Wilton Feitosa

o fato da engenharia portuguesa ter desenvolvido a parte central da aeronave não quer dizer em absoluto que a equipe brasileira não poderia faze-lo, apenas ouve uma divisão de tarefas creio eu … ou não??

ivo

eu tenho ainda uma dúvida… a Embraer realmente precisava dessa parceria Portuguesa ou isso é jogo politico?
pergunto isso porque para uma empresa que faz jatos de ultima geração ela seria capaz de fazer sozinha essa carcaça.
o pior é que a Embraer não está nem aí para os comentários dos lusos, nós da torcida é que coçamos as canelas!

Space Jockey

Excelente comentário Francisco Lebre, sinal que ainda temos gente sensata comentando, mesmo que tenha que vir de além-mar.
.
Muito neguinho pirando pq a imprensa portuguesa enalteceu demais o lado de Portugal… Isso é normal povo, cada um puxa a brasa pra sua sardinha, além do mais, como disse outro forista é imprensa leiga ! Exatamente como acontece no Brasil qdo mostram um Rafale dizendo ser um Mirage e que o ST cumpre todas as funções existentes no ambito militar. Vejam o que se falava do Osório na época.
.

kLEDSON

Não vejo com bons olhos a participação de portugal no Cargueiro da Embraer KC-390 , não são confiáveis

Space Jockey

Escoltado por um F-16:
comment image

Jr

Ivo, ela não esta nem ai porque ela é pragmática, o que interessa a ela é vender o avião, do que adiantaria ela sair berrando por ai que o avião é 100% brasileiro por exemplo e ninguém mais compra-lo além da FAB. Quanto a necessitar da parceria, vejamos Portugal liberou quase 60 milhões de euros para o projeto, o euro esta a quase 4 reais, isso daria 240 milhões de reais investido no projeto, lembrando que o governo federal não esta pagando nada a bastante tempo, fora a possibilidade de Portugal comprar esses 6 aviões. Talvez ela não precisasse dessa… Read more »

Ederson Joner

Bela imagem com a escolta.

Alex

O que mais importa é que aeronave atravessou o atlântico e foi tudo bem.

by Mauro

Viva e parabéns a EMBRAER, viva as raparigas pois pois, o KC 390 não é meu nem seu é nosso gajo. É do Brasil e de trais dos montes, ficaremos na bicha a espera de telo na FAB..