90 anos Forca Aerea Sueca - foto Forcas Armadas da SueciaNesta sexta-feira, 1º de julho, a Força Aérea Sueca celebra os 90 anos de sua criação. O sitedas Forças Armadas da Suécia divulgou nota com informações, fotos e vídeo sobre cerimônia realizada nesta manhã na capital do país, Estocolmo. A Força Aérea Sueca (Flygvapnet) foi estabelecida em 1º de julho de 1926, embora antes já existisse a aviação militar no Exército e na Marinha.

90 anos Forca Aerea Sueca - foto 3 Forcas Armadas da SueciaNo ar, a celebração contou com passagens de caças JAS 39 Gripen, aviões de transporte Hercules, jatos de treinamento SK 60 (voados por equipe de demonstração) e helicópteros de várias unidades sobre a capital. Em terra, o comandante da Força Aérea Sueca, general Mats Helgesson, depositou flores junto ao “flygarmonumentet”, monumento com escultura de Carl Milles de 1931 feita em homenagem aos pioneiros da aviação. O monumento fica no parque Karlaplan, tradicional local de celebrações da força.

Após a celebração junto ao monumento, o cerimonial prosseguiu no Memorial da Força Aérea, que homenageia os que morreram em serviço. Em seu discurso, o general lembrou que desde o estabelecimento da força a Suécia realizou grandes investimentos que não só contribuíram para desenvolver a força, mas também a indústria aeronáutica do país, com destaque para a empresa de aviação Saab e a de motores Volvo.

90 anos Forca Aerea Sueca - foto 2 Forcas Armadas da SueciaMas, além do aspecto material, o que Helgesson mais destacou foi o aspecto humano: “Sem profissionais leais, nós não somos nada. O espírito da Força Aérea é o caráter e o espírito de equipe. Isso inclui o desejo de sucesso, de cooperação, a capacidade de aprender com os erros e nunca desistir.” O general relembrou também as 957 pessoas que sacrificaram suas vidas em serviço na Força Aérea Sueca.

Previous articleFábrica da ELEB será ampliada
Next articleDois dos três aviões A400M alemães são ‘groundeados’ por problemas no motor
Subscribe
Notify of
guest
9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maria do Carmo Lacoste

Esse 130trintinha aí está com os dias contados. Em breve uma asa em flecha e uma cauda em T serão a nova silhueta inconfundível dos cargueiros da Flygvapnet.

Marcelo

que os deuses do Valhalla te ouçam…

Leandro Costa

Faço minhas as palavras do Marcelo hehehehe. E parabéns aos suecos!

Ederson Joner

É Maria do Carmo Lacoste, concordo também, quem sabe nas próximas semanas saiam novidades na feira que se aproxima.
E parabéns a todos da Flygvapnet.

Exo 7

Maria do Carmo, eu também concordo com você, alem de que 390 é três vezes 130, hahahaha!!!
Parabéns aos suecos e a Flygvapnet!!!

ivammc

Bela matéria!
Off: Hoje também é o dia da FAP Força aérea Portuguesa, 1 de Julho de 1952.

Nonato

Por poucos dias o KC 390 poderia ter ido fazer uma visita e voar junto…

ivammc

Boa tarde, Nunão. Obrigado. Porém, eu é que agradeço por esse espaço propiciado pelos Senhores o qual podemos expor nossos comentários democraticamente e com respeito.