90 anos Forca Aerea Sueca - foto Forcas Armadas da SueciaNesta sexta-feira, 1º de julho, a Força Aérea Sueca celebra os 90 anos de sua criação. O sitedas Forças Armadas da Suécia divulgou nota com informações, fotos e vídeo sobre cerimônia realizada nesta manhã na capital do país, Estocolmo. A Força Aérea Sueca (Flygvapnet) foi estabelecida em 1º de julho de 1926, embora antes já existisse a aviação militar no Exército e na Marinha.

90 anos Forca Aerea Sueca - foto 3 Forcas Armadas da SueciaNo ar, a celebração contou com passagens de caças JAS 39 Gripen, aviões de transporte Hercules, jatos de treinamento SK 60 (voados por equipe de demonstração) e helicópteros de várias unidades sobre a capital. Em terra, o comandante da Força Aérea Sueca, general Mats Helgesson, depositou flores junto ao “flygarmonumentet”, monumento com escultura de Carl Milles de 1931 feita em homenagem aos pioneiros da aviação. O monumento fica no parque Karlaplan, tradicional local de celebrações da força.

Após a celebração junto ao monumento, o cerimonial prosseguiu no Memorial da Força Aérea, que homenageia os que morreram em serviço. Em seu discurso, o general lembrou que desde o estabelecimento da força a Suécia realizou grandes investimentos que não só contribuíram para desenvolver a força, mas também a indústria aeronáutica do país, com destaque para a empresa de aviação Saab e a de motores Volvo.

90 anos Forca Aerea Sueca - foto 2 Forcas Armadas da SueciaMas, além do aspecto material, o que Helgesson mais destacou foi o aspecto humano: “Sem profissionais leais, nós não somos nada. O espírito da Força Aérea é o caráter e o espírito de equipe. Isso inclui o desejo de sucesso, de cooperação, a capacidade de aprender com os erros e nunca desistir.” O general relembrou também as 957 pessoas que sacrificaram suas vidas em serviço na Força Aérea Sueca.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maria do Carmo Lacoste

Esse 130trintinha aí está com os dias contados. Em breve uma asa em flecha e uma cauda em T serão a nova silhueta inconfundível dos cargueiros da Flygvapnet.

Marcelo

que os deuses do Valhalla te ouçam…

Leandro Costa

Faço minhas as palavras do Marcelo hehehehe. E parabéns aos suecos!

Ederson Joner

É Maria do Carmo Lacoste, concordo também, quem sabe nas próximas semanas saiam novidades na feira que se aproxima.
E parabéns a todos da Flygvapnet.

Exo 7

Maria do Carmo, eu também concordo com você, alem de que 390 é três vezes 130, hahahaha!!!
Parabéns aos suecos e a Flygvapnet!!!

ivammc

Bela matéria!
Off: Hoje também é o dia da FAP Força aérea Portuguesa, 1 de Julho de 1952.

Nonato

Por poucos dias o KC 390 poderia ter ido fazer uma visita e voar junto…

ivammc

Boa tarde, Nunão. Obrigado. Porém, eu é que agradeço por esse espaço propiciado pelos Senhores o qual podemos expor nossos comentários democraticamente e com respeito.