Assista ao novo vídeo da campanha de testes do cargueiro militar KC-390 da Embraer que mostra o lançamento de cargas, paraquedistas e extensão das mangueiras do sistema de reabastecimento em voo.

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Delmo Almeida

QUE LINDO!!!! Já estendendo as mangueiras de reabastecimento!!! Em breve começam os contatos secos e depois os molhados!!! A Embaer faz até parecer fácil desenvolver um avião desses…

Marcos

Galante:
Olhei o vídeo do KC-390 e depois do A-400M. Evidente que o ângulo de ataque irá depender da velocidade, mas pelo menos nos dois vídeos deu a impressão que o KC-390 estava com ângulo bem menor de ataque.

Marcos

Como o P2 está em Campo Grande, quem deve ter recebido o sistema de reabastecimento foi o P1.

Rafael

https://youtu.be/woRGL_jk970
Decolagem do Kc390 em Campo Grande

RICARDO CAMPELO

Sensacional o Embraer KC-390!!! Esse vídeo dá um orgulho danado em todos nós Brasileiros, principalmente a parte em que os paraquedistas saltam com a bandeira do Brasil. Parabéns a FAB e a Embraer!!!!

Clésio Luiz

A mangueira é bem comprida hein? Me pareceu ter quase o comprimento da fuselagem da aeronave. Vi agora que as do A400M tem 25m e as que eles querem colocar tem 36,5m. Imagino que essas do KC390 sejam as de 25m.
.
PT-ZNF é a matricula do primeiro protótipo. No FlightRadar ele também é conhecido por KC390001.

Maria do Carmo Lacoste

A mangueira me parece bem estável, e pelo que tenho acompanhado pelo FlightRadar, voa a velocidade praticamente constante entre 130 a 140 kts, 260 Km/h.
A velocidade de cruzeiro do Caracal é de 285 Km/h, ou 153 kts, podendo atingir 324 km/h, ou 174, outra velocidade que o KC-390 costuma voar por tempo prolongado é entre 150/160 kts. Não me parece que tenha problema para reabastecer um helicóptero.
Essa turbina, com esse tamanho de mangueira, vai ter que ter muito bafo para atrapalhar.

JT

Me sinto orgulhoso por esse produto da Embraer.

Off-Topic: “AI Beats a Fighter Pilot in a Virtual Dogfight” http://www.popularmechanics.com/military/research/news/a21573/artificial-intelligence-beats-a-fighter-pilot-in-a-dogfight/

Zampol

Vendo o ritmo intenso de provas dos dois protótipos, não tem como pensar: tem um 190 E2 em provas (talvez vá a Farnbourough também), teve ou tem avião executivo em prova, teve até o Ipanemão EMB203!

_ O corpo técnico da Embraer não é brinquedo não! Haja projeto novo pra não deixar essa moçada sem serviço daqui um pouco…

Zampol

Nesse video deu pra ver bem tal paredinha da rampa traseira, uma estrutura e tanto!

As imagens se alternam entre os dois protótipos: na prova com a mangueira era o 001 (PT-ZNF). A propósito, me pareceu uma posição (a da mangueira) mais baixa e longe do que normalmente se via nas ¨artes¨ que giravam pela rede: no dia do roll out do E2, parece que os ST da Fumaça voavam em formação bem alí, tranquilamente…

E.Silva

Com 30 (28+2) cargueiros KC-390 somados aos 15 C-105, todos novos ou relativamente novos, me parece que a aviação de transporte tático da FAB estará bem equacionada.
.
Basicamente só ficariam faltando umas 4 unidades de reabastecedores de longo alcance, vamos ver se o contrato do KC-X2 (767) sai.

Farias Cardoso

Senado aprova reajuste salarial do Judiciário e do MP, com impacto de R$ 25 bilhões. Mas não tem dinheiro para defesa.

Marcelo Andrade

E, pra quem dizia que desenhos computadorizados são uma coisa mas aeronave que é bom nada!!! Até que tá bom né Maurício R.????

Nonato

Farias Cardoso defensor do comunismo. O desgoverno petista já tinha acertado esse aumento.
Por mim, diante da crise, não tinha aumento para ninguém, já que temos déficit.
Mas é tudo que os comunistas querem para insuflar servidores. Em vários estados não governados por aliados há greve. Dizem que é contra o atraso de salários, a defesa da previdência e da ex presidentA, aliás, objetivo principal, mesmo tendo deixado o país aos pedaços sem dinheiro para nada…

Ederson Joner

Bichão bonito em!!!

João Bosco

Quero ver como esse avião sairá na feira no Reino Unido em julho e, caso faça sucesso, quero ver a cara da Lockheed-Martin!!!!!!!!

Ederson Joner

A aparência hi tech do KC-390 é tamanha, que as comparações com o C-130 não vão durar muito, o histórico do Hércules não vai mate-lo no páreo para sempre, não basta colocar aviônicos modernos em um projeto de 60 anos, já era!!!
Se o KC-390 fizer tudo o que promete, não vai ter mais para o velho C-130….

Mario Antoneli

Uau!!!!

Celso

Este eh o Brasil q ainda funciona. Para os pessimistas de plantao e agourentos, ai esta a prova fidedigna do que ira representar esta aeronave a FAB e quica a outras FAs. Brasil sempre.

Bruno Correia

Oi amigos Este Avião esta lindo demais. O meu primo foi um dos paraquedistas que participaram dos testes, vou ver se consigo alguma foto da visão do kc 390 pelo pqdt em pleno salto. Abraços.

Bueno

Boa tarde.
Para os paraquedistas e afins, O salto pela porta lateral foi normal ? ou o vídeo esta acelerado em 2,11?

Reinaldo Deprera

Esse KC-390 tem brio. Ele vai roubar o lugar do Gordo. Quem viver verá.

Save Ferris!

FF

Parabéns Embraer, Nosso orgulho!!

Space Jockey

O interessante é que os caras pularam de todos os jeitos, de costas de frente…com cameras !

Washington Luis

Boa tarde a todos. Fico imaginando como deverá ser preparado a aeronave, que equipamentos extras levar, tanques internos, pneus, motor? Realmente é fascinante acompanhar esse desenvolvimento. Qual a forma de apresentação, estática, voos especiais, pouso de assalto. O avião é lindo, mais gostaria de ve-lo com uma camuflagem pixel nas cores da FAB. Na Republica Tcheca uma missão de revo com os Gripens mesmo em seco, já na Suécia sendo recebido pelo Gripen E.

Maria do Carmo Lacoste

2:40, me parece que aquela extensão da rampa está instalada. Sobre a proteção lateral que eu primeiramente chamei de “paredinha”, como já observei ela existe no C-295 também, não sei se em outros modelos. Estive olhando um vídeo de um C-130 abastecendo e com a rampa aberta, tem um tripulante na rampa, e dá para perceber que a turbulência naquele local é muito grande, muito vento, tenho a impressão que esta proteção tem a função de diminuir essa turbulência. Vi num telejornal da BAND um caso de um paraquedista que estava nessa rampa e que seu paraquedas abriu, não sei… Read more »

Maria do Carmo Lacoste

Seu “”comentário”” é OF TOPIC, nem deveria ser publicado.
Quem quer ficar vendo esses vídeos aqui?

Reinaldo Deprera

Roberto F Santana 30 de junho de 2016 at 14:51
O sistema Fulton que aparece no primeiro vídeo que você citou, foi muito usado pela CIA na extração de agentes que faziam ligação com contatos e informantes nos mais remotos lugares do planeta. Eu só não sabia que o Pedrão era da CIA 😀

Save Ferris!

Maria do Carmo Lacoste

Acabou de decolar neste exato momento:
https://www.flightradar24.com/KC390002/a2f3c71

Guilherme Poggio

Ao que parece os testes vão muito bem e evoluindo rapidamente. Mesmo com aqueles atrasos em função do não repasse de recursos do governo.
.
Ainda não vi um ponto negativo no projeto/programa. Só falta mesmo um volume de encomendas que justifique a escala industrial. Menos de trina encomendas é muito pouco. A Embraer precisará sim do governo brasileiro (leia-se Itamaraty) para vender este avião. Mercado militar não é como o civil. Aqui o “melhor e o mais barato nem sempre ganham”.

Jr

Concordo Poggio, vide o governo peruano quase lambendo os pés do ministro da defesa do Paraguai para vender uns poucos KAI KT-1 essa semana, é isso que me deixa preocupado, não temos governo, pelo menos até o senado despachar a dita cuja e mesmo depois não sabemos se a lava jato pega ou não o sucessor dela, enfim a Embraer, Avibras e demais indústrias de defesa do Brasil vão ter que rebolar para vender os seus produtos, e pior, vão ter que fazer isso praticamente sozinhas.

Bille.

Só pra constar, o H225M até voa acima de 140kt. A VNE no manual é 175kt. Mas pra REVO deve ficar por volta de 120kt ou 130kt. Com aumento de peso a anv não voaria muito tempo acima de 140kt. Não adianta olhar o dado de velocidade desconsiderando o peso e a carga.

Carlos Crispim

Bille. 30 de junho de 2016
Eu já ouvi falar em 50 nós para REVO do H225M, mais do que isso é impossível. Ainda que sua velocidade de cruzeiro totalmente carregado, segundo dados do fabricante seja 154 nós, mas para REVO é diferente.

Jeff

Será a revanche do Osório??? Seria bom demais, e a versão alongada vem quando??

Jeff

O KC-390 poderia fazer o que o P-8 faz? Incrementar eles com PODS, sistemas de ataque e defesa? Tem tamanho pra isso?

Jeff

comment image

Nonato

Baixou agora

Carlos Crispim

Lindo o Lockheed Martin C-130, seu cockpit nos faz lembrar o glorioso Avro Lancaster, a visão frontal é parecida com a do B-17, aviões que a história fala por si.
Belo vídeo do C-130.

Luiz Fernando

Daqui a alguns anos a FAB estará equipada com os jatos KC390… e para ver o C130 por aqui só indo no Musal…

Luiz Fernando

Já imaginaram uma linha de vôo numa base aérea com uns 15 KC390 lado a lado… essa é uma foto que eu gostaria de ver.

Renato Vieira

Esses tipos vídeos deveriam passar nas escolas, ensinando crianças e jovens o que uma privatização bem feita traz de avanços e benefícios. Vejam senhores a diferença da Embraer para Petrobras. Num pais onde os gestores não conseguem administrar sequer os serviços básicos, jamais poderiam cogitar controlar empresas estatais. O estado deveria cuidar das pessoas apenas!

Renato Vieira

Falo isso para aquela turma comuna que tantam a todo instante aterrorizar com frases: “Eles querem nos tomar isso”, eles querem vender aquilo”, “o petróleo é nosso” e por aí vai

Luiz Fernando

Uma elephant walk só com KC390 seria o máximo…

Carlos Crispim

São fantásticos os C-130, praticamente contemporâneos do Lancaster e o do B-17, seu “design” é o mesmo, suas formas, enfim, é na verdade um avião da Segunda Guerra mundial, e ainda vigente, impressionante.
Lutando bravamente contra a aposentadoria, é um sobrevivente, amo esse avião.

Carlos Crispim

Roberto F Santana 30 de junho de 2016 at 18:57
Também acho. Adoro ver essas decolagens.
Você já viu essa?
___________
Também sou fã das decolagens do C-130, você já viu essa? absolutamente fantástica.
https://www.youtube.com/watch?v=WKCl3lfAx1Q

Luiz Fernando

Já pude voar, em diversas oportunidades o C130. Baita avião. Mas já vi de perto, já entrei ( ainda não voei) no KC390… ė outra coisa. Ainda tem um longo caminho pela frente, mas estou confiante de que vai chegar lá. Vai substituir o Hércules na FAB, e vai elevar a aviação de transporte a outro patamar. E quem sabe em várias outras forças aéreas.
A Embraer está fazendo um tremendo trabalho nele.
E olha que teve gente que falou uns anos atrás que era loucura, que a empresa não tinha experiência e coisa e tal…

fonseca

qual o problema que o A400 estava enfrentando com o revo de helicópteros? não há risco de os rotores cortarem a mangueira ou se quebrarem? acho que tenho solução para isso. se a embraer se interessar… sempre fui crítico do excesso de complicação com tecnologia. muitos pesquisadores gostam de criar dificuldades. hoje ouvi falar de um aparelho que auxilia deficientes visuais. custo? 60 reais. o deficiente visual usa a bengala para “ver” os obstáculos. o olho biônico é compostos de três sensores sônicos. um fica em um boné, outro na cintura do usuário e outro na ponta da bengala. Esse… Read more »

Zampol

O protótipo 001 voou hoje para SJC: acho que foi se preparar para a Europa.
Torcia para que fosse o outro, eu prefiro a pintura do 002 no bordo das janelas.
Talvez passe por retoques prima da viagem.
Uma pena que sendo da FAB a Embraer não possa pintar de cinza escuro como o C27 que vi em Le Bourget ou como o Super Tucano de demonstração (cinza e preto) que está no Gabão.

Carlos Crispim

Roberto F Santana 30 de junho de 2016 at 19:46
Pois é Mauricio R.
Esse aí nem vai poder terminar seus dias no AMARG, destino desse modelo depois da chegada do KC-390, esse aí ficou completamente destruído mesmo. Sabe me dizer se os caras sobreviveram?

Marco Antonio Capoeira

Pessoal, uma dúvida: para que um veiculo sobre rodas e/ou lagarta tenha acesso à rampa de carga do KC-390 é preciso de mais uma parte adicional nela, que obviamente deverá estar dobrada para dentro. Nesse caso, a configuração com essas “paredinhas” não serviria para tal.