Caças F-35A vencem F-15E ‘Strike Eagle’ por 8 X 0

93

Caças F-35A da USAF

F-35A USAF
Esquadrilha de F-35A da USAF

A USAF (United States Air Force) divulgou dados da última operação realizada com seus caças de quinta geração F-35A Lightning II, visando atingir a IOC (Initial Operational Capability,) ainda este ano.

Sete F-35A foram deslocados da Hill Air Force Base, Utah para a Mountain Home AFB, Idaho, para realizar uma série de testes operacionais envolvendo caças de quarta geração F-15E Strike Eagle da 366th Fighter Wing.

F-15E
F-15E

O gráfico abaixo divulgado pela USAF mostra um resumo do exercício no qual os F-35A realizaram 88 surtidas das 88 planejadas (100% de disponibilidade), e acertaram 15 das 16 bombas lançadas no alvo (94% de acerto).

Mas o destaque no gráfico aparece na quarta coluna, onde se diz que os F-35A não sofreram nenhuma perda em “dogfights” contra os F-15E.

Alguns analistas dizem que os F-35A podem ter vencido por 8:0 ou simplesmente terem completado suas missões sem serem detectados pelos F-15E, o que já seria um grande feito.

F-35A versus F-15E

Subscribe
Notify of
guest

93 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Billy

Pegue o pombo!!

marcus

Usa Americanos começaram a imitar os Russos e Chineses. Para justificar a grana que torraram, em um projeto problemático, dizem agora que o F35 é invencível.

Bille

Já dizia Montezuma: “estatística é como um biquíni: mostra tudo menos o mais importante”…

Bueno

bom d+, depois destes resultados Canada e até o Japão escolhem o F35. Estou na torcida.

Fernando "Nunão" De Martini

Bueno, boa tarde.
.
O Japão já escolheu o F-35 há um tempão.
.
http://www.aereo.jor.br/2012/06/30/f-35-o-preco-aumentou-mas-o-japao-assinou/

HMS TIRELESS

É o que já venho dizendo há algum tempo: Depois de superados os seus problemas o F-35 seria um adversário difícil de bater.

Ronilson

Difícil seria a o pentágono dizer que o f35 perdeu para o f15 kk é igual político quando é acusado de corrupção nunca diz que é culpado sempre é inocente

Bueno

Fernando “Nunão” De Martini, ótima tarde! Sim, errei a colocação, o correto é Japão vai comprar mais, com base recente na solicitação de caça bimotor de longo com baia interna para seis mísseis ar-ar. e Canada define a escolha

Obrigado!

Leandro Costa

Eu realmente não acredito que o F-35 seja ruim. Na verdade, acho que deve ser mesmo muito bom, ainda mais quando os problemas forem solucionados e conforme for passando o tempo, aperfeiçoamentos sejam feitos, como é o normal com cada aeronave.
.
O problema, na minha opinião, é que ele é caro demais para o que é. Mas ainda acho que há algo que ainda não estamos ‘pescando’ sobre ele.

Bueno

Imagino que a escolha do Canada não esta atrelada aos resultados de testes, é mais a uma questão de custos.
Que estes resultados são favoráveis minguem nega, depois de Israel ter feito aquela apresentação do seu F35 esta boa noticia.. Os ventos ou melhor, os céu esta se abrindo para o F35

MARCELO SOUSA BASTOS

Engraçado como tudo neste mundo se ressume a propaganda, o BOM e MAU e sempre relativo, “mais importante que a verdade e quilo que pode ser provado ou defendido” com disse o MARCUS, querem justificar a todo custo o projeto F35 ….

Madmax

Pior que o 7×1.

Christiano

To vendo o pessoal criticar.. Duvidar ! Mas… Não sei se vocês repararam… A opinião de vocês tbém é apenas especulação ! Ninguém está provando que o F35 é ruim !

Rinaldo Nery

As informações sobre a aeronave, por vezes, são desencontradas. Alguns artigos “sentando o pau na aeronave” e seus custos, em outros, como esse, dizendo que tudo é perfeito. Difícil saber onde está a verdade e onde está a propaganda. Quanto aos acertos, são bombas guiadas (GBU-12). Salvo melhor juízo, o acerto tinha que ser 100%, a não ser que as condições meteorológicas fossem desfavoráveis.

Evandro Rezende

Talvez seja um ótimo caça, talvez não, certeza mesmo é que ninguém é louco de querer entrar em combate contra um desses pra comprovar.

Ednardo de oliveira Ferreira

A depender do cenário, até um 14 BIS vence um F15. 🙂 Brincadeiras à parte, o F35 não é um ninja acrobata com suas espadas e punhais. sua força mesmo está em sua rede de link de dados, que permite que os diversos dispositivos de guerra em uma arena moderna de combate (AWACS, satélites, outros caças, radares Aesa, radares em terra…) troquem de dados intensamente de forma que ele pode estar com todos os seus sensores em modo passivo e ainda assim pode ter ampla consciência situacional. Além disso, é stealth. Assim, sua força está na capacidade de achar e… Read more »

alexandre

um F-15E em dogfigths…., realmente escolheram a dedo o oponente.

Guilherme Poggio

E contra O ISIS? Qual o placar?

HMS TIRELESS

Poggio, contra o ISIS até o ST é melhor que o F-35.

Tiago Jeronimo ☠ (@TiagoJL)

Alexandre,

Primeiro que não se sabe se ocorreram dogfights, segundo que o F-15E é um avião tão capaz quanto o F-15C, inclusive estando dotado de radar AESA AN/APG-82.

Hawk

O F-35 ainda é uma incógnita e pela quantidade de dinheiro gasto lembra muita a história do F16 e do F111. Espero que ele repita a história do primeiro e não a do segundo!

Jeff

“Rinaldo Nery 28 de junho de 2016 at 15:50
.
…Quanto aos acertos, são bombas guiadas (GBU-12). Salvo melhor juízo, o acerto tinha que ser 100%, a não ser que as condições meteorológicas fossem desfavoráveis.”
.
Correto!! Acho que a FAB acertaria 100% mesmo com seus jatos ultrapassados.

bosco123

O V-22 era mais criticado que o F-35 e hoje é o burro de carga dos Marines. Ninguém mais lembra dos defeitos “insolúveis” que o V-22 tinha.

bosco123

Pode ter sido defeito na bomba e não no caça.

Marcelo Pamplona

Bom, não duvido de que quando o F-35 estiver plenamente operacional venha a se tornar uma aeronave de combate esplêndida, dado o volume de recursos dispendidos em seu desenvolvimento e consequente tecnologia de ponta empregada. Quando vai ocorrer, são outros 500. Salvo engano, a USAF planeja declarar o IOC até o final deste ano, só precisa combinar isto com o complexa versão 3i do software da aeronave. Eu acho que vem novo adiamento à frente. Agora, retornando ao tópico, o que que chama a atenção é a “divulgação” de tais resultados no atual contexto, no qual o programa é bombardeado… Read more »

Rinaldo Nery

Sim, Bosco. Mas a USAF poderia ter divulgado a causa do não acerto.

Papan

Eu acho muito estranho esses dados logo após a divulgação de que será trocado o acento do F35, americano gosta de achar justificativa para erros de planejamento, estão querendo vender de qualquer jeito, o avião é bom, mas ainda sim, não justifica tanto dinheiro nesse projeto.

Carlos Crispim

Continuo rindo de vocês, no outro tópico malharam o F35 mais que Judas, ri muito, agora sai um resultado desse, ainda mais duzamerucanusmalvadosladroesdepressal, a galera continua não acreditando, só rindo mesmo, tapa na cara dos ignorantes. Bosco, vc lembrou bem do Osprey, no início o seu desenvolvimento foi cancelado de tão ruim que era, e hoje, o que representa o Osprey para os Marines???? O F35 é moderníssimo, dá de MIL a ZERO no Gripen, aliás, nem dá pra comparar uma Bic com uma Mont Blanc, eu até acho que fizemos bem em comprar o Gripen, pois somos uma país… Read more »

Celso

Bosco123…..o tao e ainda criticado V 22, nunca deixou de fazer suas viuvas. Antes de ser chancelado pelo usuario , matou muitas dezenas de tripulantes…….estamos falando de algo q comecou a mais de 20 anos. Era e ainda continua com seus problemas e sua disponibilidade nao eh essa coisa toda q escrevem……. Manutencao absurda………… Sds

Rinaldo Nery

Que comparação descabida essa do F-35 com o Gripen. São aeronaves de gerações e conceitos completamente distintos. E o dinheiro pra manter o F-35 voando, custando USD 50,000/hora? Caia na real, amigo.

WFonseca

O mais caro projeto militar do mundo até o momento, exaustivos testes e correções já efetuados, participação das mais conceituadas empresas de tecnologia como LM, Northrop Grumman, Bae Sistems, Pratt & Whitney, Elbit Systems entre outras. Países participantes Noruega, Inglaterra, Holanda, Japão, Dinamarca, Coreia, Turquia, Itália, Israel, Austrália e Canadá. Diante de tudo isso será que eles precisam inventar estatísticas? Não estou dizendo que o caça será alienígena ou matador de Sukhoi, mas convenhamos, se ele for excepcionalmente bom estará apenas fazendo jus ao porte do projeto. Ele é caro? Sim. Li que a variante A custa $98 milhões, B… Read more »

Gayneth

Reinaldo Nery, Os caras querem passar do F5 Forever, para o F-35, sem passar pelo Gripen! Calma gente! devagar com o andor, que o santo é de barro. Hehehe……

Marcos

Algumas coisas a serem comentadas:
1) O F-35 não é o mais caro projeto americano. Se pegarem outros projetos e atualizarem os preços verão a realidade. Os B-1, por exemplo, tiveram custos de US$ 100 bi em desenvolvimento. Corrijam esse valor da década de 80 para cá e verão quão aterrador foi seu custo.
2) Venceu em dogfighter como? O avião não projetado para entrar em manobras e sim ser furtivo a sua detecção ou ser capaz de atirar sem manobrar.

Nonato

Não entendo os problemas do F35. Grosso modo, o avião é bom. É stealth? É. Tem bom desempenho (velocidade, alcance)? Tem Tem bons avionicos? Sim. Os erros são detalhes. Que precisam ser resolvidos. Se o assento ejetor tem problemas, é um detalhe. Imagino que seja fácil de resolver. Parece que o problema é que trocaram de fabricante. Quanto ao software, não vejo como não resolver. Se o avião voar, for de baixar detecção, tiver bons sensores e conseguir disparar, ótimo. Não foi feito para dogfight. Acho que já poderia ser usado e torcer que nenhum piloto magrinho tenha que ejetar.… Read more »

Rinaldo Nery

A USAF teve perdas na Desert Storm, na Iraq Freedom e na Allied Force (Kosovo). Nessa última, um F-16 e um F-117 (conheci o piloto). Mas essa não é a questão. E ninguém “torce” contra a aeronave. Não faz diferença pra nós. Tomara que voe. A questão são os custos extremamente elevados e os problemas do projeto. Salvo melhor juízo, comparativamente, são mais elevados que os antigos projetos comentados. Só isso.

PauloR

Vencem F15 mas apanham do F16

fonseca

Offtopic
Rinaldo Nery.
Estava vendo a última AR.
Fala sobre a demanda por pilotos estrangeiros em vários países, processo de seleção, requisitos e $alário$.
Entre 200 e 250 mil dólares por ano. cerca de 20 mil dolares (62 mil reais) por mês.

Gustavo

Enquanto isso o F18 SH continua dando kill nos F22.
Pura Propaganda, no sentido americanizado da palavra (com enfase em enganação)

Caco

Amigos , façamos algumas observações : Foi divulgado que em df o f 16 foi superior ao f 35 , bom…( isso até o manobrável f 5 o seria se não fosse a falta de potencia do j85). O fato é que não sabemos ao certo como esses combates contra o f 16 e f 15 foram realizados , mas eu imagino que contra o f 15 o uso da mira montada no capacete fez toda a diferença (isso anula qualquer vantagem de potencia ou super ultra manobrabilidade ou vetoramento de empuxo . No caso do gripen eu ainda não… Read more »

Tamandaré

Se o F-35 será um sucesso ou um fracasso, só o tempo dirá. Mas que esses dados estão muito estranhos, estão!! Esse dogfight aí foi de fato dogfight?? Combate na arena visual? Por que se for, fica dificil de acreditar que um F-15E tenha perdido…

vanicio

se ele e bom ou ruim eu nao sei ,, acredito que ele e uma inovaçao e como toda inovaçao , leva tempo pra ficar perfeito,,, mas nao acredito que a maior industria de avioes do planeta faria algo que nao fosse possivel aperfeiçoar,, pra min ele e magnifico,, e acho que apenas um desses derrubaria muitas forças aerea peço mundo, inteiras inclusive a do brasil… pode fazer fila de f5 , tucano , amx etc que e mole pra ele. kkk seria ate covardia.

bosco123

O F-35 pode ter cintura dura mas sua furtividade e seu alto nível de consciência situacional devido à combinação do DAS, do EOTS e do sistema ELINT “Barracuda” podem lhe dar vantagem também no combate aproximado , que é diferente (ao meu ver) do dogfight com canhão. Supondo que o F-35A esteja numa configuração stealth full ele não teria um míssil de curto alcance e só contaria com Amraams. O F-15E por sua vez não é dotado de um IRST (como regra) mas tem um potente radar. Um F-35A poderia se aproximar de um F-15 de forma furtiva, com o… Read more »

Renato Vieira

Até aqui um caça ineficiente e caro, será bom mas ainda nao é, e vendeu? Sim, até porque na prática o mundo ainda é bipolar quando se fala em armamentos e o F35 é o produto NATO e de aliados fies ao tio Sam, é também a propaganda mais cara e a que saiu primeira frente aos 2 stealths chineses e ao russo, ah mas os chineses soltam pecinha, o russo não é o que promete e seu motor ainda precisa ser desenvolvido, mas o F35 precisa de tanta coisas ainda não? …. antes que oensem, não sou fã nem… Read more »

junior

Sinal de que ganha fácil do su-27 e suas variantes!

MARCOV

Em sites americanos e britânicos os questionamentos eram os mesmos. Vai ver só liberaram os F-15 para decolar depois dos F-35 terem acertado o alvo. rsrsrs

Jakson de Almeida

E como o congresso americano iria justificar o caça de US$ 1.000.000.000.000,00(um trilhão de dólares)perdendo para um caça de quarta geração!!!

JPC3/Deagol

O caça não custa um trilhão de dólares, colega. Aproximadamente 2.500 unidades custam 380 bilhões, ou seja 150 milhões cada. Quanto custam 2.500 Rafales, 2.500 Eurofighters ou 2.500 gripens NG.

É o programa mais caro porque é o maior principalmente.

Carlos Campos

Olha o que sei é que ele vai ser bom caça, mas não vai nem chegar perto do que foi e é o F16, o F35 vai ser bom na marra

Rinaldo Nery

Fonseca, respondendo ao seu off topic, a Turkish vai contratar 600 pilotos até 202. Aliás, que coisa o atentado de hoje. Já há vários brasileiros na Turkish.

Rinaldo Nery

2020.