Home Aviação Experimental ‘Solar Impulse’ decola de Nova Iorque

‘Solar Impulse’ decola de Nova Iorque

1991
14

O avião que está a dar a volta ao mundo movido exclusivamente a energia solar decolou hoje de Nova Iorque, para um voo de quatro dias e quatro noites sobre o Oceano Atlântico, que vai passar pelo Algarve até aterrar em Sevilha.

ClippingNEWS-PAO Solar Impulse decolou hoje de madrugada do aeroporto de J F Kennedy em Nova Iorque, por volta das 5 horas (10H00 em Lisboa), para aquela que será a primeira travessia do Atlântico num avião movido exclusivamente a energia solar.

A travessia segue os passos de pioneiros da aviação como os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que completaram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul em 1922, ou de Charles Lindbergh, que realizou o primeiro voo solitário transatlântico e sem escalas em 1927.

A grande diferença é que enquanto estas façanhas pretendiam chamar a atenção para a era da aviação que se avizinhava, a aventura do Solar Impulse (SI) pretende despertar as consciências para um futuro alimentado a energias renováveis.

Aos comandos segue Bertrand Piccard, que tem dividido a pilotagem com André Borschberg, e que deverá passar os próximos quatro dias e quatro noites a pilotar a solo o SI sobre o Atlântico, com direito a períodos de descanso de apenas 20 minutos. Esta é já a 15ª e penúltima etapa de uma viagem que começou no Dubai e rumou a oriente, atravessando o Pacífico e o continente americano. A viagem deverá demorar quatro dias e quatro noites até aterrar em Sevilha onde é esperado no dia 23 de Junho. Ao longo da Rota, o SI voará em espaço aéreo português e muito perto da costa do Algarve.

Pode seguir todo o voo, incluindo imagens do interior do cockpit aqui.

solar impulse

FONTE: Económico

14 COMMENTS

  1. Essa tecnologia vai ser excelente para drones de patrulha e vigilância. Imagina um drone acompanhado uma esquadra, ou vigiando extensas áreas de fronteira. Só vai descer para manutenção!
    .
    .
    Saudações!

  2. Vejam a fonte da noticia, e verifiquem que o texto é escrito em português de Portugal. Detalhe que nosso amigo Poggio não atentou. Descolaram ou não descolaram?!
    .
    .
    Saudações!

  3. Now fixed 🙂
    .
    Parece estranho, mas em Portugal “decolar” e “descolar” são sinônimos: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/descola-ou-decola/11764
    .
    No tópico, energia solar para propulsão de aeronaves somente em projetos experimentais como esse ou que não exijam velocidade, desempenho, etc. A queima de combustível ainda será a forma mais versátil e econômica de alimentação de motores por um bom tempo.
    .
    Para quem ainda tem dúvida quanto a isso, recomendo o livro “Power Hungry: The Myths of ‘Green’ Energy and the Real Fuels of the Future”:
    .
    https://books.google.com.br/books?id=yP6SZTjiCFsC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

  4. Hum. Muitos textos de Portugal. Pois, pois. O avião descolou e vai aterrar…
    No outro texto havia palavras incomuns para nós.

  5. Do texto anterior. Pista não alcatroada… Investigação e desenvolvimento…
    Investigação deve significar, eu acho, pesquisa…
    O KC 390 pode aterrar em pistas não alcatroada. Não preparadas? Não pavimentada? Não asfaltada?

  6. Israel vai fazer o brasil se levantar o homem que naum cai jamais se levantara tio Jacob tem a solucao para o brasil tio sam tambem ta de olho o brasil e o quintal deles huehue kk

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here