Neuron é primeiro UCAV a voar em formatura em show aéreo
Segundo a Dassault, é a primeira vez na história da aviação que um avião furtivo controlado de terra voa em público. CEO da empresa diz que evento ‘contribui para as celebrações do centenário do grupo’
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Em nota divulgada no último sábado, 4 de junho, a empresa francesa Dassault Aviation divulgou informações e fotos sobre apresentação realizada no mesmo dia em evento aeronáutico em Istres (França) pelo Neuron, demonstrador de veículo aéreo não tripulado (UCAV, ou ARP de Combate). Segundo a Dassault, que lidera empresas de outros cinco países europeus no programa Neuron, é a primeira vez na história da aviação que um avião furtivo controlado de terra voa em público.
O evento realizado em Istres foi organizado pela Força Aérea Francesa, e contou com a contribuição da empresa e da agência de compras de defesa DGA da França.
A 400 metros dos espectadores – Na ocasião, após a decolagem o demonstrador foi acompanhado em formatura de três aeronaves por um caça Rafale e um avião executivo Falcon 8X, fabricados pela Dassault, cujo centro de testes de voo se responsabilizou pelo controle do Neuron. As três aeronaves passaram a menos de 400 metros de milhares de espectadores, voando a 350km/h a uma altitude de 150 metros, o que segundo a empresa constitui um grande feito, tanto tecnicamente quanto em habilidade de voo.
O voo completo durou 15 minutos e a apresentação foi possível graças à confiabilidade e segurança demonstradas pelo Neuron desde o início dos testes em 2012, conforme a nota da empresa. Em 2014, o UCAV já havia voado em formatura (mas não durante um show aéreo) com um Rafale e um Falcon 7X, também pela primeira vez no mundo, segundo a Dassault.
Centenário da Dassault – O diretor executivo da empresa, Eric Trappier, destacou que “essa formatura de três aeronaves ilustra a experiência tecnológica necessária para os projetos aeronáuticos do futuro.” Trappier completou que o voo “também contribui para as celebrações do centenário do nosso grupo, que vem projetando, construindo e apoiando aeronaves civis e militares desde 1916.”
A imagem da formatura, acompanhada do selo de 100 anos do grupo, está entre os destaques da página da empresa, assim como outras que remetem a aeronaves já “clássicas” da Dassault, algumas das quais estão mostradas acima e abaixo.
Ainda segundo a nota, o programa europeu Neuron é o primeiro do mundo, fora dos Estados Unidos, a ter projetado, construído e voado um demonstrador de UCAV furtivo, e também o primeiro a tê-lo submetido a um programa de provas completo, que inclui testes envolvendo sistemas operacionais de detecção (radar e infravermelho) e lançamento de armas de uma baia interna de armamentos, em alta velocidade.
Liderado pela francesa Dassault, o programa conta com a participação de empresas da Itália (Alenia Aermacchi), Suécia (Saab), Espanha (Airbus Defesa e Espaço), Grécia (HAI) e Suíça (Ruag). Para saber mais, clique nos links da lista a seguir.
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Mas ele concluiu o curso de Líder de Esquadrilha? Rsrs
Parece que sim Comandante. Sobre este Mirage gigante, alguem pode falar a respeito? É o Mirage IV de pouso e decolagem vertical?
Da esquerda para a direita:
Mirage 2000
F1
Mirage IV
Étendard
Mirage ?
– ?
Mystere
atrás…
Mirage ?
Mirage III
Mirage ?
O Falcon 7X é um p. de um avião.
Mas não dá para colocar um radar em cima.
Me impressiona o que a França vem fazendo em termos militares…
Rafale, Euron, Barracuda, Fremm.
O Mirage IV é um monstro! Um belo espécime, assim como o Mirage F1. Faltou nessa foto o protótipo do Mirage 4000 (‘pai de criação’ do rafale), que teve seu projeto descontinuado após a escolha dos F-15 por parte da Arábia Saudita…
Mirage 4000 em Le Bourget (Parecia ser bem manobrável)
https://m.youtube.com/watch?v=jYueaFelZ9U
Aqui o Mirage IV desfila…
https://m.youtube.com/watch?v=_rmayiAVPK8
Para os que perguntaram sobre a foto com vários jatos de combate, da esquerda para a direita, no semi-círculo interno, o que eu vejo é um Mirage 2000, um Mirage F1, um Mirage IV, um Étendard, um Mirage IIIC (diferenciado dos Mirage IIIE/5/50 pela fuselagem dianteira mais curta na área da cabine), um Super Mystère e um Mystère. Atrás, à direita, o do alto me parece ser um Mirage 5, seguido mais abaixo, talvez, por um Mirage III R (de reconhecimento, mas a resolução não permite ter certeza) e o último o selo de 100 anos não deixa ver direito… Read more »
Longe de querer menosprezar o feito do fabricante francês, mas trata-se de mais uma jogada de marketing do que efetivamente de algo relevante do ponto de vista de engenharia, especialmente na posição que a aeronave ocupou na formatura.
Os EUA já realizaram ensaios bem mais complexos envolvendo esta classe de aeronaves, como catrapo e REVO. Isto é apenas marketing, algo que a Dassault faz com maestria.
Sem duvida, mas dada a situação “um tanto sensivel” que vive a Dassault, qualquer grande feito vai ser enaltecido. Mas mesmo sendo apenas um desfile foi incrivel. Só espero que não aconteça com o nEUROn o mesmo que aconteceu com o Typhoon (a politicagem).
Dassault que eu achei que não fosse vender pelo tamanho reduzido é o bimotor Falcon 2000 MRA de Patrulha Marítima, mas a Guarda Costeira do Japão o selecionou.
Eles ja usam o trimotor Falcon 900 MSA de Patrulha Marítima, coisa de quem pode.$$$ A JCG tem 27 avioes e 46 helicopteros alem de ter encomendado mais 21 helicopteros.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT5U2k6g5o5nv5WinqLIhTSNaGo1PiwxGOx4RTeyzY_q1zLGUJGr0ny8PDm
Muitos gostam de jogar pedra, mas que é uma grande e importante empresa, isso é. E importantíssima para o estado francês.
Fernando “Nunão” De Martini 6 de junho de 2016 at 23:20
o que esta abaixo do selo dos cem anos, deve ser o IIIE, ja que eh uma versao importante e nao esta no resto da foto!
Roberto, compartilho de sua admiração pela engenharia da Dassault, mas ela usou sim dentes e aletas em algumas das asas dos Mystère e Falcon.
“Roberto F Santana em 07/06/2016 às 8:51 Clésio Luiz em 07/06/2016 às 9:37” . Complementando o comentário do Clésio Luiz ao Roberto Santana, há fendas nas asas da família Mirage III, e sob as mesmas também estão presentes carenagens para os atuadores (ou “cotovelos”) dos elevons / flaperons. Mas considero esses detalhes das asas bem elegantes e sutis, diferenciando-se das grandes aletas de outros caças. . Outra vantagem do projeto das asas da família Mirage III, que corresponde à maioria dos aviões na foto do pátio que está na matéria, é que sua relação espessura / corda permitia que essas… Read more »
Realmente, beleza é uma questão de gosto. Não consigo achar o rafale bonito. Aquele nariz excessivamente curto, e o probe espetado na “cara” do caça. Tudo isso faz a silhueta do rafale desagradável aos olhos (aos meus olhos pelo menos). Mas como disse, tudo é questão de gosto.
Inovação é para poucos e para quem pensa grande. Parabéns aos franceses e seus associados. Será que eles possuem muitas Escolas?………………………………………………………..de Samba!!!!!!! – Dai que as tecnologias de ponta, vanguarda, ficam muito difíceis de frutificarem no Brasil, já que aqui o coro carnavalesco (tô exagerando?) do: “Isso é demais, o Brasil não precisa.” é extremamente grande. E que vença então a eterna mediocridade latina. Alguém duvida? Vai construir um arranha-céu de verdade em São Paulo, com mais de 200, 150, 100, ou vai lá… apenas 80 andares, para ver a chiadeira que vai ser criada, e os inúmeros obstáculos a… Read more »
Se bem me lembro o Mirage IV foi o bombardeio estratégico, vetor de ataque nuclear da França nos tempos da guerra fria.
Roberto, . Eu selecionei a foto justamente pensando em quem repararia primeiro no motor “torto”. . A família Bloch 151/152/153 etc é uma das provas de que nem tudo que leva a marca Dassault (na época ainda era Bloch) é bonito, rsrsrs. Mas é a exceção que confirma a regra. . Para quem não sabe, Dassault foi o sobrenome adotado por Marcel Bloch após a Segunda Guerra Mundial, em homenagem ao codinome utilizado por seu irmão, general Paul Bloch, na Resistência. Dassault é uma adaptação da expressão francesa “de assalto”, dos char d’assaut, nome francês para carros de combate (tanques).… Read more »
Sobre a diferença entre o motor ser torto para compensar o torque e o “segurar na base do pé”, vale lembrar que o Messerschmitt Bf-109 tinha a cauda ligeiramente “torta” para ajudar nessa compensação – só ajudar, pois ainda era preciso bastante força no pedal. Nos modelos de fim de produção (meados de 1944 em diante, grosso modo) do Bf-109 a superfície vertical tinha uma área maior para compensar os motores que já tinham praticamente o dobro da potência do projeto inicial do caça.
Tivessem sido fabricados em maior número, os Bloch e os Dewoitine teriam segurado o rojão da Luftwaffe e a invasão da França teria tido um rumo completamente diferente.
*estralando os dedos* Vamos lá . Roberto: . – Você só falou mal do MiG-19 porque ele superou o seu amado F-100 como caça 🙂 A asa do MiG é uma façanha da engenharia aeronáutica (da época), por sua excepcional resistência torcional, em que pese a enorme aleta no dorso da asa para “evitar que o ar desertasse para as pontas”. Até onde me lembro, é o único caça supersônico onde os ailerons, posicionados na ponta da asas, são os únicos responsável pelo controle lateral acima de Mach 1. Os outros caças da época, ou apelaram para ailerons no meio… Read more »
Clésio Luiz 7 de junho de 2016 at 13:24
(…) – Obrigado por dizer a origem do nome Dassault, não sabia que derivava de “char d’assaut”.
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Roberto F Santana 7 de junho de 2016 at 14:42
(…) A informação do De Martini sobre a origem da palavra Dassault foi mesmo de primeira!
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Essa eu já tinha lido na Wikipédia. Algum desavisado poderia imaginar que o nome derivava das práticas comerciais da empresa, ao fixar os preços de seus produtos.
Dassault era alcunha, mas tornou-se sobrenome em 1949, provavelmente por sua aproximação com o catolicismo, ao qual ele e sua esposa, ambos judeus de nascimento, se converteram em 1950. Cristãos-novos via de regra alteram seus sobrenomes.
Pra min não existem avião mais bonito no mundo que o Mirage III, só rivalizando com a imponência do F-14 Tomcat. E apesar de muitos falarem mau não a como negar da grande importância da Dassault no cenário mundial da aviação e tecnologia, que continue assim, porque de mesmice a industria tá cheia de exemplos.
Aproveitando vejam no youtube esse dia histórico das três pontas de lança da Dassault voando juntos em formação:
https://www.youtube.com/watch?v=y_AXBcxDxL4
Pessoal, obrigado pelas aulas!!! Ta raro ver uma sequencia tão boa nos posts que nós tanto gostamos.
Feio foi a exibição de 3 T-34 na Escola de Aviação da FAA em 2001.
O Brig. Comandante da escola decidiu liderar a formatura e esqueceu dos alas e tirou um fino da torre.
O ala esquerdo se enrroscou na torre e morreram o instrutor e um cadete, um dos primeiros lugares da escola, escolhido para ser saco(acompanhante) pelo desempenho acadêmico
O CMT da escola argentina foi condenado a dois anos de prisão domiciliar e encerrou a carreira.
https://youtu.be/onIOoUB2zRg
Olha não me impressionou! . Vamos fazer um exercício, o que precisa para voar? turbina, altímetro, radar, piloto, asas etc. . como controlar? Via satélite com comunicação encriptada, usando de gps. O irã capturou um brinquedo por erro de projeto dos engenheiros Estadunidenses que confiaram apenas no GPS. . Eu ( eu eu eu) para fazer isso voar, usaria recurso do satélite, um reconhecimento de terreno, radar, raio laser para permitir voar tão perto em formação e ou montanha, giroscópio ( sistema de navegação inercial), isso permitiria o avião ir ao alvo lançar a bomba e voltar…câmeras para reconhecimento de… Read more »
é divertido
https://www.youtube.com/watch?time_continue=69&v=d72JaxiAHng