PAK-FA T-50 - 056

No dia 19 de maio de 2016 voou mais um protótipo do caça russo de 5ª geração Sukhoi PAK-FA T-50, o T-2.6.50. Esse é sétimo protótipo fabricado, mas o sexto atualmente em operação, porque um deles foi perdido.

O avião voou no Instituto de Pesquiss de Voo Zhukovsky Gromov e tem a matrícula “056”.

Segundo análise de especialistas, o T-2.6.50 já teria configuração de série, pois apresenta avisos vermelhos de radiação na fuselagem, indicando a instalação de radares, uma cauda mais comprida e entradas de ar menores.

Na ilustração abaixo, as armas previstas para o PAK FA (clique na imagem para ampliar).

T-50 weapons

Subscribe
Notify of
guest
41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leo
Leo
4 anos atrás

Segundo algumas fontes esse novo protótipo também tem baías de armas serrilhadas e radares nas asas e na cauda, nova cobertura nos motores, nova tinta e matérias para absorver ondas de radar.

ELlacotocopro
4 anos atrás

O T-50 foi oferecido ao Brasil há um tempo atrás….

Fresney
Fresney
4 anos atrás

Alguém saber como foi perdido a unidade dele citado na matéria???

João Borges Queiroz Júnior
4 anos atrás

Cobriram os motores!

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
4 anos atrás

Fresney, parte da resposta à sua pergunta está aqui mesmo no site:
http://www.aereo.jor.br/2014/06/10/incidente-com-sukhoi-t-50-atualizacao/

Marcos
Marcos
4 anos atrás

De fato, cobriram os motores. Mas ficou parecendo uma coisa adaptada, sem o, como diz o Mo, quadrado retângulo.

Octávio Reis
4 anos atrás

Algumas informações no artigo estão equivocadas. O T-50-6-2 voou pela primeira vez em 27 de abril, no aeródromo da fábrica em Komsomolsk-on-Amur. No dia 19 de maio, no Instituto de Pesquisa de Voo Zhukovsky Gromov, foi o segundo voo deste protótipo.

Marcos
Marcos
4 anos atrás

Pergunta: já está com o motor novo???

Farias Cardoso
4 anos atrás

O Brasil tem medo de ser grande. Era neste projeto que deveríamos ter entrado.

Tamandaré
Tamandaré
4 anos atrás

Farias,

O Brasil precisa de um caça mais barato primeiro. E neste caso, a melhor opção certamente é o Gripen. Mas seria interessante ter também algo melhor… a “cereja do bolo”. Se este avião provar ser o que a propaganda russa diz, seria legal poder ter 2 esquadrões dele por aqui!!!

Leo
Leo
4 anos atrás

Um protótipo foi perdido mas foi recuperado, já tem 7 protótipos, um é para testes estáticos.

ronaldo de souza gonçalves
ronaldo de souza gonçalves
4 anos atrás

Acho que essa oferta ao Brasil, não viria com tranferencia de tecnologia,mas acho que o Brasil algum dia possa comprar pois os ocidentais nunca venderia para nós pois somos aliados de 2* nivel do EUA. mas no momento devemos nos contentar e orgulhar do grispen. Esses projetos são muitocaros é o Brasil não pode ficar esperando. vamos no grispen no futuro esses aviôes podem baratear um pouco.

Jr
Jr
4 anos atrás

Farias Cardoso, não deveríamos não, pergunte para os Indianos que são parceiros desse projeto e que terão ele como base para o seu caça de quinta geração se estão satisfeitos com a cooperação Russa? Não, eles não estão, inclusive o primeiro ministro Indiano teve que recorrer ao Putin para aparar as arestas, um dos protótipos que pegou fogo, citado na matéria como perdido, aconteceu na frente de uma delegação da força aérea Indiana que estava de visita a Rússia justamente para conhecer o caça, quando eles quiseram chegar perto, os russos não deixaram. O detalhe é que os Indianos já… Read more »

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
4 anos atrás

Alguém corrige o Ronaldo, porque eu já desisti. É GRIPEN!!!!!

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
4 anos atrás

Jr, os russos até hoje não aprenderam a vender pro Ocidente. ToT eles não querem nem saber. Por isso o SU-35 saiu da short list do FX-2. A negociação da compra dos Mi-38 foi um sufoco. Veio até gente da antiga KGB (não sei como se chama hoje). E olha que, no caso dos helicópteros, era uma “compra obrigatória”, por conta da balança comercial.

E.Silva
E.Silva
4 anos atrás

Um caça desse porte só se fosse de prateleira, a FAB ainda vai entrar no mundo da 4,5ª geração em 2019, e tem em seus planos ter apenas um único caça. Talvez em 10 a 12 anos, com o F-35 e o T-50 operacionais e sendo muito superiores aos atuais, haja a necessidade de se ter 12 de um desses em Anápolis como ponta de lança.

Tamandaré
Tamandaré
4 anos atrás

Como disse o Sr. Nery, PAK-FA aqui só sem TOT!!! Ainda assim, seria uma boa opção! Claro, se a FAB conseguir se virar com os estoques de peças e equipamentos e se a aeronave entregar ao seu operador aquilo que os russos tanto propagandeiam…. Ouvi dizer que os russos têm muita burocracia em exportar peças/artigos militares.. então quem comprar talvez tenha que fazer um bom estoque de peças e ainda pedir mais insumos sempre com bastante antecedência.

Ocidental Sincero
Ocidental Sincero
4 anos atrás

A evolução dos diversos meios de defesa russa te sido extraordinário. Obras primas como T-50, SU-35, Tanque Armata, BMP4, sistema S-400, Helicópteros Aligator, Havok etc. Para os foristas de plantão, vale lembrar que são os russos contra o resto do mundo, eles estudam, projetam, constroem, desenvolvem, fabricam, de parafusos a ogivas nucleares, totalmente sozinhos! O ocidente conta com as parcerias entre EUA, Alemanha, Inglaterra, Israel, Suécia e etc. As maiores empresas do mundo compõe a OTAN. Já a Rússia tem que fazer tudo sozinha, visto que os chineses só copiam , pirateiam e vendem porcarias, não contribuem para nada. Em… Read more »

Vinicius
Vinicius
4 anos atrás

olha, com o projeto do gripen, a Embraer vai entrar de vez engenharia super sônica, agora qual a diferença de um caça de quarta geração, para um de quinta visualmente falando? o formato aerodinâmico e a pintura a base de RAM, bons engenheiros a Embraer tem, e dizem que o Brasil já possui a tecnologia RAM, inferior ainda, mas possui, então penso que a longo prazo, em vez de comprar um F-35 que dizem ter problemas(se Israel comprou tenho minhas duvidas qto a realmente ter problemas) e um T-50 russo com o péssimo pós vendas russo, prefiro que gastemos esse… Read more »

Zmun
Zmun
4 anos atrás

Os russos se superaram, que pinturinha feia.

kfir
kfir
4 anos atrás

Para que comprar Russo se os Estadunidenses vendem o deles? o F35 terá muito mais usuários, aparecerem problemas é uma coisa totalmente normal, pois eles estão sendo resolvidos, e não existe nada que se fabrique que não de problemas.
Notem que não sabemos de quase problemas na solução Russa…vejam a montanha de grana em um projeto e no outro?

Eduardo Primo de Souza
4 anos atrás

Na ilustração das armas, apareceu um “pod stealth” ao lado da entrada de ar, onde foi sugerido que nele fica acomodado um míssil, solução curiosa para um K74. Outra coisa que achei interessante foi que pelo tamanho dos mísseis a serem carregados internamente, a baia interna caberá mísseis de até 4,2 m, e também pelo desenho ele terá duas baias centrais de armas, serão ambas de 4,2 mts? Acho que dá já que ele possui 20mts de comprimento ao menos. Agora nos desenhos as portas não estão serrilhadas.

donitz123
4 anos atrás

Link comparando este último protótipo com os demais.
https://oi68.tinypic.com/ao6ir4.jpg

donitz123
4 anos atrás

Mais uma mostrando um “refinamento” na baía de armamentos.
https://i.imgur.com/f8iRt20.jpg

ronaldo de souza gonçalves
ronaldo de souza gonçalves
4 anos atrás

aló Rinaldo tá anotado gripen o importante é a mensagem. Os russos tem esse problema de pró-vendas que eles tem de corrigir talvez eles não conheçam o mercado direito. Mas vão tem que adptar,Aqui tudo não termina com a comprar alias começa. Vejo que com os Suecos vamos formar uma boa parceria para as duas partes,e mais gostaria ve-los no cargueiro e claro que ele vai ter atualizações

junior
4 anos atrás

É grande demais para ser stealth… se dizem que o custo para manter o F-22 stealth é alto então o do T-50 seria maior ainda, e os russos não estão com tudo isso $$.

Bardini
4 anos atrás

“É grande demais para ser stealth…”
.
comment image

XFF
XFF
4 anos atrás

Caça stealh só funciona contra países de quatro e terceiro mundo. Países que possuem uma boa força aérea essa tecnologia não funciona. Os EUA adoram usar essa tecnologia para encarecer o projeto.

junior
4 anos atrás

Bardini – Eu sei do B-2 me expressei mal, quanto maior a aeronave maior é o gasto de material para absorver a radiação do radar e maior é o custo para manter ela stealth.

Marcelo
4 anos atrás

esse infográfico com os armamentos é sensacional!

Valdez Oliveira de Araujo
Valdez Oliveira de Araujo
4 anos atrás

Pelo tamanho do avião, ele poderia carregar Brahmos sem perder a caracteristica stealth?

Paulo VK
4 anos atrás

o T-50 n é uma péssima aeronave,ela ainda esta em desenvolvimento, as mudanças nas entradas de ar,o aumento da cauda e algumas leves diferenças são a prova que o desenvolvimento dela ainda n acabou,so lembrando que o f-22 era diferente de seu prototico YF-22 e a unica desvantagem do F-22 em relação a oT-50 é apenas a falta de capacidade para enfrentamento de oponentes furtivos,pelo fato dele ser uma aeronava dos anos 90 e para aquele cenário n havia alem dele nenhuma outra aeronave furtiva,mas o F-35 tem a capacidade,com uma modernização no F-22 colocando um novo radar aesa e… Read more »

BolsoJonson
BolsoJonson
4 anos atrás

Esse é o “armata” dos ares. A desinformação russa diz que é o que há de melhor no mundo e que supera os F-22 e F-35, mas no fim das contas é só um Sukhoi.

donitz123
4 anos atrás

Paulo VK 29 de maio de 2016 at 12:15
.
Dá um lida na matéria do link abaixo e veja o quanto o X-35 mudou até chegar ao F-35 antes de falar do Pak.
.
http://www.codeonemagazine.com/article.html?item_id=28

Ederson Joner
4 anos atrás

“no fim das contas é só um Sukhoi.”
Tem como colocar algum sarcasmo ou tempo pejorativo nesta frase? Você sabe o que este complexo aeroespacial já fez?

Ederson Joner
4 anos atrás

*termo.

Eduardo Pereira
4 anos atrás

Pessoal ,sem desespero , o Brasil já deve estar entremeando o projeto do SAAB 2020 que ,acredito eu, deve ser a evolução natural da família Saab de caças cuja ponta de lança é, no momento ,o Gripen E( aqui NG).
Sds.
Obs.; o Bosco vai pirar no infográfico cheio de mísseis!!!rs

Luiz Maciel
4 anos atrás

Realmente, prato cheio para o Bosco, o infográfico.

Barão Vermelho
Barão Vermelho
4 anos atrás

Esses 5 Protótipos já batem qualquer FA da America Latina 🙂

alexandrefontoura2013
alexandrefontoura2013
4 anos atrás

Esses protótipos não batem ninguém, Barão Vermelho. São protótipos. Ao que parece, somente este último possui radar e outros equipamentos de série. Não significa que já possua algum armamento integrado. São aeronaves de desenvolvimento ainda…

Walfrido Strobel
4 anos atrás

Para os que acham que a Sukhoi constroi aviões em fábricas ultrapassadas, como sugeriu nosso ex Vice Pres.
https://youtu.be/JEhD2nq4T3o