Visita hangar testes Saab 19-5-2016 - foto 8 Saab

Fernando “Nunão” De Martini

Nas fotos acima e abaixo, representantes da imprensa especializada em Defesa, Aeronáutica e Economia do Brasil, juntamente com pessoal da assessoria de imprensa e pilotos de provas da Saab, posam em frente ao Gripen de testes 39-7, aeronave do programa da nova geração do caça sueco à qual se somará em breve, nos ensaios em voo, o novo protótipo 39-8 do Gripen E, apresentado no último dia 18. A visita ao hangar que abrigava a aeronave será tema da próxima matéria de nossa cobertura do roll out do Gripen E, mas antes vale a pena fazer uma pausa para fotos.

Não são poucos os leitores de sites e revistas de Defesa que se envolvem em verdadeiros “fla-flu” reais e virtuais, defendendo o “time” da mídia com a qual mais se identificam ou mais leem, por vezes até de forma rude. E outros tantos costumam extrapolar essa atitude belicosa (seria reflexo dos assuntos abordados nas reportagens sobre armamentos?), aos responsáveis por esses meios, como se os editores e jornalistas dessas mídias, ao primeiro encontro no mundo real, partissem para a briga aos socos e pontapés, ou quem sabe com as armas mais pesadas das quais escrevem.

Nada mais distante da realidade.

Este editor, pouco adepto do uso pessoal (não profissional) das chamadas redes sociais da internet, e que ainda prefere o contato pessoal, já se encontrou e teve longas conversas, em diversos eventos do passado, com parte dos que aparecem nas imagens. Teve também o prazer nesta viagem à Suécia de conversar com outros que, na correria dos compromissos, por vezes mal teve tempo de cumprimentar. E há alguns que conheceu pessoalmente, pela primeira vez, em Linköping. Sobraram risadas, brincadeiras, cordiais debates sobre os temas mais diversos e muitas histórias para contar sobre esses dias.

É certo que alguns meios concorrem de forma mais direta pela primazia dos assuntos, outros de forma indireta, e parte do público de cada um acaba formando uma certa “torcida”, mas o fato é que a missão de todos é a mesma: informar e promover o debate, numa saudável disputa pela preferência momentânea ou fiel de cada leitor e, no mais das vezes, o compartilhamento do público que busca a pluralidade da informação.

Foi um prazer estar em Linköping com o pessoal desta foto. Até a próxima!

Visita hangar testes Saab 19-5-2016 - foto 9 Saab

Da esquerda para a direita: Carlos Lorch, da revista Força Aérea; Paulo Andreoli (de óculos escuros), chairman do MSLGROUP Latin America;  Assis Moreira, do jornal Valor Econômico, Kaiser Konrad, representando a revista Tecnologia & Defesa; Fernando “Nunão” De Martini, do site Poder Aéreo / Forças de Defesa; Valtécio Alencar, da Embraer, Fernando Valduga, do site Cavok; o piloto de testes Marcus Wandt, da Saab; Guilherme Wiltgen, do site Defesa Aérea e Naval; Paula Nauhardt, da Saab; Pedro Paulo Rezende, representando o site Defesanet; o piloto de testes Hans Einerth, da Saab; e Aline Alves, do MSLGROUP. 

FOTOS: Saab

Subscribe
Notify of
guest
48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex2
Alex2
4 anos atrás

Acho que os maiores responsáveis por brigas e discussões e baixarias nos comentários dos sites são os que esquecem para o que é o veiculo e colocam postagens politicas.

Carlos Campos
Carlos Campos
4 anos atrás

Até o Jô foi e eu não fui. Vcs do lado do avião mostra q ele não é tão pequeno assim

Marcelo
Marcelo
4 anos atrás

Bacana. O que é o MSLGROUP?
abraços

Edgar
Admin
4 anos atrás

Carlos, se ao lado esquerdo da foto houvesse um Flanker aí sim você constataria como o Gripen é pequeno 😀 (não que isso seja um defeito, muito pelo contrário).

Flanker Size

Rommelqe
Rommelqe
4 anos atrás

Cade a Adenair.?

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
4 anos atrás

Carlos Lorch é um grande amigo, desde a criação da RFA. Kaiser Konrad é gaúcho total. Adora postar os assuntos das OM do sul no Defesanet, especialmente do EB. Grandes profissionais.

Marcelo
Marcelo
4 anos atrás

Obrigado

E.Silva
E.Silva
4 anos atrás

Dos sites leio todos os quatro, alguns mais que outros, e também tenho uma gaveta cheia com as duas revistas.
Para mim todos se complementam, no fim o que importa é a busca por mais informação e algum conhecimento..

Beto Santos
Beto Santos
4 anos atrás

Caramba olhei nos outros sites que também tem seus editores na foto e não vi ninguém ter uma atitude como a tua Fernando “Nunão”, meus parabéns se todo brasileiro tivesse atitudes assim profissionais e também de companheirismo como a tua o Brasil seria muito melhor, olha vou to dizer o seguinte é raro achar alguém que coloque em prática o que você fez, falar que fazem todos falam fazer que é bom não fazem,tens minha admiração por esta atitude, sei que somos poucos que procuram agir assim mas quando vemos uma atitude semelhante nos dá mais força e coragem pra… Read more »

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
4 anos atrás

Há que se fazer justiça com a RFA, que foi a primeira revista exclusiva de aviação militar no Brasil, lançada, acho, em 1996. As anteriores mesclavam aviação civil com aviação militar (Flap, por exemplo). Tive o prazer de conhecer o Carlos Lorch na BASC, naquele ano, por ocasião da RAC. A RFA realizou uma matéria com o 2°/3° GAV em 1998, quando lá servia, e, depois, com o 2°/6° GAV, em 2003, quando também lá servia.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
4 anos atrás

Sim Rinaldo, a RFA e de 1996 e tenho todas desde o n. 1, assim como todas as ASAS!!! Não tive coragem de me desfazer delas, para desespero da minha esposa!!! Kkkk , tb leio Flap, Aero Magazine, Aviao Revue, Segurança e Defesa, Tecnologia e Defesa e agora Forças de Defesa!!! Aliás , quando sairá a próxima????

Luiz
Luiz
4 anos atrás

Parabéns Nunão. Assino embaixo suas palavras.

Fernando
Fernando
4 anos atrás

o piloto de testes Hans Einerth parece um ator que não me lembro o nome agora. Equipe de primeira! ainda bem que temos vocês pra trazer as informações do mundo militar pq se dependesse da mídia geral estaríamos as escuras. parabéns!!

ivo
ivo
4 anos atrás

“como se os editores e jornalistas dessas mídias, ao primeiro encontro no mundo real, partissem para a briga aos socos e pontapés, ou quem sabe com as armas mais pesadas das quais escrevem.”

Nunão: alguma vez já sentiste vontade de escrever munido de uma bazuca??
me desculpe, mas lendo o teu texto eu não resisti, hehehe………

Marcelo
Marcelo
4 anos atrás

Fernando,
parece o Tio Chico da Família Adams!!!

Juliano M.
Juliano M.
4 anos atrás

Interessante a foto, parabéns pela cobertura e parabéns aos veículos de imprensa especializados no tema.
Ao que parece, mesmo uma aquisição de tal importância e despesa não desperta atenção de periódicos nacionais, jornais e revistas de alta tiragem parecem não ter enviado ninguém (só o Valor), e a Globo não deslocou nenhum corresponde na Europa pra Suécia, é isso?
As prioridades editoriais no Brasil beiram o crime.

Fernando
Fernando
4 anos atrás

Juliano, acho que estão mais preocupados em qual roupa a Anitta está usando

Tamandaré
Tamandaré
4 anos atrás

OFF TOPIC:

O perfil da USNavy no facebook acaba de anunciar a colisão em voo de dois Super Hornets (F/A 18F) agora a pouco, na costa de Cape Hatteras.

Boa tarde a todos

Tamandaré
Tamandaré
4 anos atrás
Gayneth
Gayneth
4 anos atrás

Pensei que o de óculos escuros fosse o LaMarca! Hehehe…..

Ricardo B.
Ricardo B.
4 anos atrás

Bom saber que o Valduga está na ativa. Gostava muito do Cavok quando ele tomava conta, ______________ ___________

E o Nunão está parecendo um executivo na foto, hem? Se a legenda dissesse “Isak De Martini, diretor financeiro da Saab”, eu acreditaria. hehehe
_
COMENTÁRIO EDITADO. SOLICITAMOS QUE CRÍTICAS A OUTROS SITES SEJAM FEITAS NOS MESMOS, NÃO AQUI.

Luiz
Luiz
4 anos atrás

Não. Hehehe

Rommelqe
Rommelqe
4 anos atrás

Nunão, parabens pelas suas reportagens. Otima cobertura.
Tambem leio todas as RFA, Asas, S&D, T&D, e aguardo a novo numero da Forças de Defesa. A nova edição deve ter o Kc390, o Gripen e o E-190 E2, maravilha!

Obs: Os artigos do Lorch, Wiltgen e Konrad são imperdiveis.

Rafael M. F.
Rafael M. F.
4 anos atrás

Colecionei as RFA’s de 1996 até 2006. A 1a tem uma foto do Tiger ainda com a camuflagem antiga padrão Vietnam (antes da modernização)
.
Há reportagens memoráveis, como a da guerra aérea nas Malvinas, o afundamento do U-199 por um Catalina pilotado pelo então 1o Ten. Torres (que é o avô do ex-ator Jonas Torres), o lendário raid contra a usina nuclear de Osirak, no Iraque, a campanha aérea na Guerra Invernal/Continuação, entre muitas outras.

Ricardo B.
Ricardo B.
4 anos atrás

“Fernando “Nunão” De Martini 26 de maio de 2016 at 21:58″

Então deixe a “gravata na manga”. hehehe

Não sei ao certo, Nunão, mas acredito que Isaksen esteja mais para um sobrenome, não? Algo como “Johnson”. Se for isso, Isak é ou foi um nome comum, pois Isaksen/Isaksson derivaria de Isak. Mas para ser sincero, não sei qual seria o “José” sueco. Tenho nem ideia.

Ah! Desculpe pela crítica, falha minha. Meu interesse era só elogiar o trabalho do Valduga.

Sds.

moises
moises
4 anos atrás

26 de maio de 2016 at 14:28
Capanga de vilão do 007, com certeza, resta saber quem da foto é o vilão.

Ricardo B.
Ricardo B.
4 anos atrás

Nunão, Absolutsen não é ruim… É bem bom na verdade, seria um boa escolha. Mas hoje eu fico com o Martinisen, Sr. Absolutsen.

Juliano M
Juliano M
4 anos atrás

Nunão, obrigado pelo esclarecimento, não sabia desse outro convite (a presença do Valor com vocês me confundiu).
Não notei se a cobertura fora in loco.

Flanker
Flanker
4 anos atrás

Sem querer ofender ninguém, mas nada melhor do que o tempo! O Pedro Paulo Rezende sempre foi um dos maiores críticos e detratores do Gripen NG à época da disputa do FX-2, FX-2,5…..agora coube à ele cobrir o rollout do mesmo!!! Tempo, tempo, tempo…….

Guilherme Poggio
Editor
4 anos atrás

O Nunão é um gentleman e uma pessoa com conhecimento e cultura incríveis. Claro que ele também é muito modesto.

ronaldo de souza gonçalves
ronaldo de souza gonçalves
4 anos atrás

As criticas era fundamentada em que o avião estava no papel ainda, mas ele ficou real e foi a melhor escolha possivel só desejo ver o gripen com um missel anti=navio ai sim vão respeitar . e saberão que quando o Brasil quer ele consegue e temos independencia para comprar e fabricar qualquer coisa que quissemos.

Wellington Góes
4 anos atrás

Legal ver os amigos Valduga, PP, Guilherme, Kaiser neste evento, infelizmente não deu pra ir. sniff!!! 🙁

Nunão, você é o que está a frente do Kaiser Konrad?!

Com todo respeito, me chamou mais atenção a simpática moça de preto. Seria sueca ou brasileira?

Grande abraço!!! 😉

Wellington Góes
4 anos atrás

Verdade Nunão, desculpe, acabei passando batido (despercebi a discrição da foto). Grato pela paciência em me responder. Rsrs

Grande abraço!!! 😉

Obs: Esqueci de citar o Valtécio, que sempre nos recebe muitíssimo bem nos estandes da Embraer quando nos eventos, em especial na FIDAE. 🙂

Luiz Monteiro
Luiz Monteiro
4 anos atrás

Nunão,

Parabéns pelas matérias referentes à cobertura deste evento. Alguma coisa sobre o Sea Gripen?

Que ótimo ver o Padilha por aqui! Admiro muito o trabalho de ambos os sites.

Grande abraço

Luiz Monteiro
Luiz Monteiro
4 anos atrás

Nunão, Agradeço pela resposta. Minha principal dúvida sobre o Sea Gripen diz respeito ao payload de uma possível versão naval. Não sei qual será o peso do Gripen E, nem a capacidade de transporte em seus pilones. Certamente, a aeronave navalizada seria mais pesada que o Gripen E. Isso trará uma redução na capacidade de transporte de cargas. Sabemos que, em missão real de ataque naval, sendo a aeronave capaz de lançar um ou dois ASM, e levar 4 AAM , sendo 2 BVR, além de 1 ou 2 tanques, cumpriria integralmente a missão e, ainda, seria capaz de prover… Read more »

Luiz Monteiro
Luiz Monteiro
4 anos atrás

Perfeito, Nunão.

Aguardo.

Grande abraço