E190-E2

E190-E2 primeiro voo - 1

São José dos Campos – SP, 23 de maio de 2016 – O programa do E-Jets E2 alcançou hoje outro importante marco, com a realização do primeiro voo do E190-E2. O voo estava originalmente programado para ocorrer durante o segundo semestre deste ano.

A aeronave decolou às 13:06, hora local, das instalações da Embraer em São José dos Campos e voou durante três horas e 20 minutos. O voo ocorre apenas três meses após a cerimônia de apresentação (rollout) do E190-E2, no final de fevereiro. O voo inaugural marca o início da campanha de certificação do E190-E2, primeiro de três novos jatos da segunda geração de E-Jets. O E190-E2 está programado para entrar em serviço comercial em 2018.

“Um primeiro voo é sempre uma ocasião emocionante, não importa quantos você testemunhe ao longo dos anos. Neste caso em particular, não estamos apenas mantendo as nossas promessas ao mercado, mas indo além, estando adiantados alguns meses em relação ao programado. Quero agradecer a todos os funcionários da Embraer que estão participando neste projeto”, disse Frederico Fleury Curado, Presidente & CEO da Embraer.

“Que grande primeiro voo! Hoje, todos nós da Embraer devemos estar orgulhosos e emocionados deste feito notável. Ver o primeiro E190-E2 levantar voo significa que estamos pavimentando um caminho brilhante para o futuro da aviação comercial. Estou certo de que o mercado irá mostrar interesse ainda maior, não só para E190-E2, mas também para os outros modelos E2”, disse Paulo Cesar Silva, Presidente & CEO, Embraer Aviação Comercial.

O comandante Mozart Louzada, da Embraer, pilotou a aeronave junto com o co-piloto Gerson de Oliveira Mendes. Também participaram do voo os engenheiros de voo Alexandre Figueiredo e Carlos Silveira. A tripulação avaliou as características de controle e desempenho da aeronave, analisando um número significativo de parâmetros de voo, como velocidade, altitude e retração do trem de pouso. Isso foi possível graças ao alto nível de maturidade que o E2 alcançou durante o desenvolvimento do programa, com o uso extensivo de simulações em ambiente digital, além de testes em solo e estáticos que empregaram bancadas de provas como rigs e o iron bird.

“Há sempre um série de expectativas com um primeiro voo e de hoje não foi exceção. Fomos capazes de abrir significativamente o envelope de voo, voando na velocidade de mach 0.82, subindo para 41 mil pés e retraindo trem de pouso e flapes, e acionando o modo normal dos comandos de voo fly-by-wire. Tudo isso demonstra que o projeto do E190-E2 é muito maduro e robusto, excedendo os objetivos de desempenho”, disse o Capitão Louzada.

E190-E2 primeiro voo - 2

O avião que voou hoje é o primeiro de quatro protótipos que serão utilizados no programa de certificação do E190-E2. Duas aeronaves adicionais serão usadas no processo de certificação E195-E2, que levará à entrada em serviço em 2019. Outras três aeronaves serão utilizadas para certificar o E175-E2, que está programado para entrar em serviço em 2020.

O E190-E2 tem o mesmo número de assentos do atual E190, podendo ser configurado com 97 lugares em duas classes de serviço, ou 106 em classe única, e tem alcance estendido em 800 quilômetros (400 milhas náuticas) quando comparado ao E190 atual, permitindo aos operadores de voar rotas de mais de cinco mil quilômetros (2.800 milhas náuticas).

Desde que o programa dos E-Jets E2s foi lançado, em junho de 2013, a Embraer registrou 640 compromissos de companhias aéreas e empresas de leasing: 267 são pedidos firmes e 373 são opções e direitos de compra. A família de E-Jets de aviões comerciais é líder na categoria de aeronaves até 130 assentos, com mais de 50% do mercado mundial. Os E-Jets da Embraer estão atualmente em serviço com cerca de 70 clientes em 50 países.

Os E-Jets E2s representam o melhor da nova tecnologia em uma plataforma comprovada. A aplicação de tecnologias avançadas para motores, asas e aviônicos diferencia os E-Jets E2, oferecendo às companhias aéreas os aviões mais eficientes nesta categoria, mantendo a comunalidade com os E-Jets atuais. A combinação de uma nova asa aerodinamicamente avançada, de formato único e com maior alongamento, além de aprimoramentos de sistemas e aviônicos, incluindo a quarta geração de comandos de voo fly-by-wire, e os motores de alto desempenho da Pratt & Whitney PurePowerTM Geared Turbofan (PW1700G no E175-E2 , PW1900G no E190-E2 e E195-E2) resultará em reduções de dois dígitos no consumo de combustível, nas emissões, ruído e custo de manutenção e aumento na disponibilidade das aeronaves. Os E-Jets E2 serão capazes de ter custo por assento semelhante ao de aeronaves narrow-body maiores remotorizadas, com um custo por viagem significativamente menor, criando assim novas oportunidades de desenvolvimento de novos mercados com risco reduzido e o dimensionamento correto da frota pelas companhias aéreas.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Maria do Carmo Lacoste

Que chato.

Jorge Vinicius

Parabéns A Nossa Embraer !

Paulão

Prezados,

Parabéns a Embraer pelo novo avião que com certeza irá fazer um grande sucesso de vendas!Gostaria de saber mais da autonomia com este novo motor?

Abs

Marcelo

Paulão, o texto cita melhoria de 400nm, totalizando mais de 5000 km

Jr

Sensacional, vai ai um vídeo mais longo do que aqueles 9s de ontem que a Embraer soltou:

https://www.youtube.com/watch?v=C-3m__yRBkg

space jockey

No primeiro voo já recolheu trem de pouso e foi a 41 mil pés, isso tudo meses antes do planejado e sem o dinheiro do governo… nada mau.
xupah Bombardier !

Maria do Carmo Lacoste

Só um pitaco para refletir:

Barack Obama suspendeu o embargo de armas ao Vietnã, então olhando para aquele país asiático, seu clima quente úmido, chuvoso, sua topografia e imagino certa precariedade em infra estrutura, cruzando essas informações com as características de um certo avião chamado A-29 Super Tucano, e levando-se em consideração que nossos amigos de Sierra Nevada o fabricam e exportam, bem, não seria surpresa, se…. acho que me fiz entender.

Não custa mencionar que os Congs já estiveram por aqui com o pessoal do CIGS, e nossos boinas rajadas costumam visitá-los com certa assiduidade.

Alfredo Araujo

Off Topic.

Viram sobre o ataque do Estado Islâmico a uma base russa na Síria ?

http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2016/05/images-from-isis-attack-on-russian-t4.html

Ederson Joner

Que espetáculo, show de competência.
A Embraer podia fazer um voo em formação com este protótipo do E2 e os dois KC 390, sei que são divisões diferentes da empresa, mas seria fantástico.
Parabéns aos profissionais….

Matheus Turnes

Impressão minha ou ele decolou em um espaço bem curto?

Paulão

Obrigado Marcelo!!Realmente estava no texto!!rs rs

space jockey

O que um ST fará contra a China ? Não creio que o Vietnam seja nicho de mercado p esse avião…

Marcelo

Espetacular!

ivo

se continuar assim logo a EMBRAER será multada por consumo excessivo de água, haja água para batizar seus aviões!!
também, é avião novo saindo quase todo dia!!!

Marcos

Parabéns a Embraer por colocar essa aeronave no ar antes do prazo.

Clésio Luiz

Interessante esses motores P&W. Dei uma olhada e a opção mais potente fornece 23.000 libras, contra 20.000 dos GE anteriores.
.
E é a primeira vez que vejo um turbofan “transparente”, onde dá para ver através dos motores quando estão em funcionamento. Ficou parecendo um ducted fan.

Marcos

Matheus Turnes

De fato a aeronave fez uma corrida curta. Alguns motivos para isso:

1) O E2 é mais potente que o E190 em pelo menos 2.000 libras de empuxo;
2) Sem passageiros a bordo, a aeronave está com dez mil quilos a menos;
3) A velocidade do vento pode contribuir para uma decolagem mais curta;
4) O clima frio, com ar mais denso, sem dúvida, contribuiu em muito para isso.

Marcos

Pergunta:
Como o aumento do diâmetro do fan contribui para a redução de consumo?

Marcos

Modo irônico:
Para uma empresa incompetente, que só monta aeronaves e vive de mamar nas tetas do Estado, ter colocado uma aeronave no ar antes do prazo é um feito e tanto, principalmente se considerando que sua concorrente, uma empresa renomada, melhor que as outras, que sobrevive de sua competência, atrasou, atrasou, atrasou…

Marcos

Clésio Luiz:
O interessante é que dá para ver o pequeno tamanho do “motor” atrás do gigantesco fan.

Emerson R.B

Que belo designer de aeronave!!

Marcos

Além do motor e das asas, o trem de pouso é totalmente novo, cuja tecnologia de fabricação deriva do KC-390.

fonseca

só falta a notícia: Embraer entrega E190-2 com dois anos de antecedência….
vão ajudar os indianos com o tejas…

Rinaldo Nery

O fan maior propicia maior tração (fluxo de ar frio por fora da seção quente) com menos combustível injetado na câmara de combustão.

fonseca

percebi algumas coisas nesse avião.
ele é “barrigudo”. pelo menos, fora o kc 390, não lembro de outros aviões assim.
talvez, em partem, seja devido a esses motores maiores,
a asa não pode ficar no meio da fuselagem. veio por baixo da fuselagem, e subiu para ficar por cima do motor.
parece ter requerido uma estrutura mais parruda…
lá atrás, o estabilizador (acho que é esse o nome) encaixa na fuselagem/cauda e está é meio que “amassada” em relação ao resto do avião, que é cilíndrico.

Rommelqe

Espetacular!!!!!
PARABENS À EMBRAER e AOS BRASILEIROS QUE TRABALHAM!

Marcos

Comandante Nery: grato pela resposta.

Marcos

Fonseca:
Grande parte dos aviões tem a caixa de união asa fuselagem nos moldes do E-Jets. O mais acentuado é o do Citation X.
E de fato a Embraer teve de reprojetar a asa por conta do novo motor. Enquanto nos E-Jets a asa era reta, nos E-2 ela é curva justamente para acomodar o fan maior.
E na parte traseira, aquele “amassado”, todos tem. Parte para facilitar o trabalho do estabilizador e parte utilizando a regra de área.

Rommelqe

Caro Fonseca, essa “barriga” não é de gordura, mas sim de musculos(rsrsrsrsr). Para que se logre obter um espaço interno otimizado (característica marcante dos produtos da Embraer) a inserção das asas na fuselagem se da em um plano quase tangente (simplificando, claro) à geratriz inferior da seção, resultanto em uma altura util para os passageiris, maior que alguns concorrentes. Pode reparar que esse conceito é adotado em outros modelos da Embraer; em algumas fotos divulgadas no Aereo, pode-se comparar um C130 com um KC-390. No angulo de visão do operador que olhe pela porta lateral (aquela utilizada por paraquedistas) ve-se… Read more »

André LUis

Off topic. Vídeo muito bom mostrando as novas tecnologias do Embraer 190E-2
https://www.youtube.com/watch?v=DHaMVRhwOrY

Marcos

André Luis: nota dez o vídeo.
Fica ai provado que a Embraer é só uma “montadora”!!!!

Rommelqe

Mitsubishy, Bombardier, Sukoi etc, são respeitaveis, com produtos inquestionavelmente excelentes. A Embraer, orgulhosamente pode diser que faz parte deste time. Abs

Rommelqe

Mitsubishi e Sukoi ……rsrsrs

ronaldo de souza gonçalves

A Embraer é muito forte e de certa maneira apoiada pelo governo,pois alguns paises acham que elá incomoda muito seus interres mundo afora mas com trabalho e competencia^ela rompeu se consolidou tenho um livro de uma fontográfia bem no inicio do i* Bandeirante num hangar bem pequeno parabens a embraer e nosso orgulho nacional

AeroCocus

Marcos, defina o que é ser uma “montadora”… A não ser que o modo “ironico” esteja ligado… se for este o caso, desconsidere meus comentários abaixo. Caso contrário, leia-os e reflita. Aproveito e convido os demais participantes do forum que ainda utilizam este conceito de “montadora” que reflitam também. Encorajo que coloquem seus pontos de vista (preferencialmente, calcados em fatos e dados). Seria a Boeing, Airbus e Bombardier tão “montadora” quanto a Embraer, ou qualquer outro OEM do mercado? – Projetar, fabricar e integrar asas transônicas otimizadas para redução de consumo é ser “montadora”? – Desenvolver um sistema FBW em… Read more »