Gripen E rollout - 1

A Saab divulgou as primeiras fotos em alta resolução do caça Gripen E, apresentado hoje na Suécia.

Observar que as diferenças externas mais visíveis entre o Gripen E e o Gripen C são o pequeno domo do sensor IRST no nariz e o trem de pouso frontal com apenas uma roda.

Clique nas imagens para ampliar.

Gripen E rollout - 3

Gripen E rollout - 4

Gripen E rollout - 5

Gripen E rollout - 6

Gripen E rollout - 7

Gripen E rollout - 8

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FighterBR
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FighterBR

Gripen E vai ser um caça espetacular

Lucas Lima
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LINDÃO 😉

Flick
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É, o bicho é o bicho! Lindaço.

kira yamato
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kira yamato

isso que é avião. a FAB está de parabens.

Delmo Almeida
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Delmo Almeida

No Pod interno sob a asa, são SDBs? 2 ou 4 por suporte? Teve uma foto que ficou parecendo que eram 4!!!

Roberto Bozzo
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Roberto Bozzo

Fotos do painel ?????

Delmo Almeida
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Delmo Almeida

Vi a última foto agora. Parecem ser 4 mesmo…

Maria do Carmo Lacoste
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Maria do Carmo Lacoste

O melhor avião de toda a história da FAB, não digo isto por ser novo, moderno e atual, digo isso considerando o F5, M3 e M2000, como se fossem em suas épocas, o melhor que podíamos ascender.

Galeao
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Galeao

tá pronto pra guerra! com todo os dentes.

sds
GC

Pangloss
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Pangloss

Lucas Lima 18 de maio de 2016 at 12:06 e Flick 18 de maio de 2016 at 12:07
Concordo que é bonito. Mas isso não é novidade, ele é esteticamente idêntico ao Gripen A.

Maria do Carmo Lacoste 18 de maio de 2016 at 12:13
Só vou poder concordar com seu comentário depois que o Gripen estiver operacional na FAB. Até lá, muita coisa ruim pode acontecer.

Clésio Luiz
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Inclinaram o suporte do casulo designador para fora, aparentemente. Assim não interfere com o que estiver instalado na estação ventral direita.
.
Algumas protuberâncias novas, provavelmente sensores de detecção de lançamento de mísseis.
.
Os lançadores das pontas das asas gordinhos. Aquilo é para que mesmo? Transmissores de guerra eletrônica, lançadores de chaff/flare ou despistadores rebocados?

GUPPY
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Congratulations!!!

quadrosmktpublicidade
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agora tempos compra total 150 caças muito lindo mesmo

Mateus S. De Souza
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Comprar a FAB comprou, agora quero ver manter operando com essa crise… Pelo menos 5% do PIB deveriam ir para as FA.

Rogério
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Rogério

Lindão o Gripen, quando voa?

Renato de Mello Machado
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Renato de Mello Machado

Bom! agora só aguardar.

Bosco
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O único lançador para a bomba guiada planadora SDB é o lançador quádruplo.

Edcarlos
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Edcarlos

Certamente uma das mais avançadas aeronave de combate de sua geração! Parabéns a SAAB pela concretização do projeto e para a FAB pela escolha, mais que acertada, no programa FX!
.
.
No aguardo de imagens da cabine e especificações de sensores e eletrônica!
.
.
Saudações!

Marcelo Silveira
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Marcelo Silveira

Não sei expressar-me! Nas fotos parece estar faltando algo não consigo pensar o que.Mas que “ta” faltando à “tá”!
Talvez sejas Eu!
We fly.
Imagino o minimo seis esquadrões com 20 Gripen NG ficariamos bem na foto.
É digo! Bem bem bem bem beeemm, não, é óbvio, mas que seria muito melhor hoje, isso não ha duvida.

Bosco
Visitante

Nunca tinha notado que o Gripen tem bequilha (triquilha, como gosta o Clésio) com duas rodas.

Mateus
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Mateus

Lindo mesmo! Espero que a FAB reveja o padrão de camuflagem até chegar o nosso primeiro.

Jakall
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Jakall

Belas fotos !!! Vamos aguardar os nossos !! Show do pequeno Gigante.

marcus
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marcus

Para uma Aeronave que partiu de um projeto que já existe, demorou muito para ficar pronto esse UpGrade.

Mauricio R.
Visitante

E não tiraram o dente da asa, coisa velha que reflete pacas radar.
Interessante a 4ª foto dá a impressão de que o “Litening” está levemente inclinado, mas a 5ª foto desfaz essa impressão.

Ocidental Sincero
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Ocidental Sincero

Muito lindo este F-16 Sueco. Será que iremos conseguir operar com outros armamentos além do canhão 27mm e míssil piranha?

Bosco
Visitante

Clésio,
Até onde eu sei os casulos nas pontas das asas são para o sistema RWR.
Falava-se de um sistema de jammer de auto-proteção baseado na tecnologia de nitreto de gálio, mas não sei se existe no “E”.
Para um caça que irá operar o jammer descartável BriteCloud não faz muito sentido ter um gerador interno de interferência.
O Nunão podia comprovar se existe esse sistema de ECM baseado na tecnologia de nitreto de gálio e se o radar é mesmo aquele que se posiciona de modo a aumentar em 100ª o ângulo de varredura.

Guilherme Poggio
Editor
Famed Member

Repararam na inclinação do assento ejetor? Estilo F-16.

Bosco
Visitante

Eles podiam ter colocado algum armamento brasileiro. Têm armamento europeu (Meteor), alemão (Iris-T) e americano (SDB).

Guilherme Poggio
Editor
Famed Member

E a tomada de ar na base da deriva? Imagino que seja para o motor. Esse motor demanda mais “mass flow” que o 404 do Gripen C. Assim como ocorreu em outros projetos de células semelhantes (vide Mirage III x Kfir) com motores que aceleram mais ar foi necessário buscar alterativas.

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

“Guilherme Poggio em 18/05/2016 às 13:10
E a tomada de ar na base da deriva? Imagino que seja para o motor.”

.
Poggio, boa noite.
.
Na verdade, trata-se da tomada de ar para o sistema de resfriamento de equipamentos eletrônicos instalados na base da deriva. Mencionei isso em outra matéria, mas ela só foi publicada depois deste teu comentário. E no dia seguinte tive a oportunidade de falar do assunto com engenheiro brasileiro que está trabalhando justamente no sistema ambiental / resfriamento, o que inclui não só a cabine quanto essa área. Será um dos temas de matéria próxima.

wwolf22
Visitante
wwolf22

Bosco,
vc saberia dizer se os Gripen E são oferecidos a outros países com a tela adotada pela FAB ??

Mateus
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Mateus

Estou ansioso com uma foto do painel…:)

Bosco
Visitante

Interessante que fizeram uma composição pouco comum. Um pod de designação de alvos com bombas planadoras guiadas por GPS.
Claro que o pod pode extrair coordenadas geográficas de alvos de oportunidade para designar alvos para as bombas SDBs, mas o mais comum é que essas bombas sejam utilizadas em alvos pré-programados, mesmo porque o alcance das SDBs, em torno de 100 km, não permite que o casulo seja utilizado.
Mas claro, essa não é uma configuração de combate mas tão somente uma apresentação da aeronave.

Bosco
Visitante

Wolf,
Não sei não meu amigo.

Bardini
Visitante

Bosco 18 de maio de 2016 at 13:09
.
Achei estranho foi não promoverem o RBS 15 MK3, que é da casa.
.
Guilherme Poggio 18 de maio de 2016 at 13:10
.
Tomada de ar muito parecida com a do Typhoon.

Alex Faulhaber
Visitante
Alex Faulhaber

Pena que nunca o veremos “carregado” assim aqui no Brasil.

Guilherme Poggio
Editor
Famed Member

Há também uma pequena diferença no formato da antena do MAWS (raiz do bordo de ataque do canard) comparando o avião de hoje com a maquete.

Mauricio R.
Visitante

Parece que a bandeira do Uruguai não era a única bandeira diferente, pendurada pelo hangar:
.
“If the flags adorning the Gripen E hangar were anything to go by, Mexico,‎ Chile, Uruguay, Peru and Canada are also possible targets for Saab.”
.
E o mais recente negócio encaminhado, é com a Eslováquia:
.
“Speaking to reporters ahead‎ of the rollout, Jerker Ahiqvist, the head of the Gripen program, said a deal with Slovakia for eight of the single-seat C variant of the Gripen was the nearest to being closed.”

Maria do Carmo Lacoste
Visitante
Maria do Carmo Lacoste

Alex Faulhaber 18 de maio de 2016 at 13:21 Provavelmente não o verá em nenhuma lugar do mundo carregado assim, primeiro que são carregados para missões específicas, ou seja, se for ar-ar, a combinação poder ser dois Meteor e dois IRIS-T ou dois Piranha, o resto é tanque de combustível, isso é apenas uma demonstração. O enorme Rafale quando vai atacar o EI no Iraque decola com apenas duas bombas, o resto é tanque de combustível. O mesmo vale para uma missão de reconhecimento, será um casulo para essa função e dois IRIS-T para auto proteção, o resto é combustível.… Read more »

Mauro Oliveira
Visitante

Para as rafaletes que questionavam se o F-414 iria funcionar nele, porque a entrada de ar era pequena, dá pra ver visivelmemnte que ela é significativamente maior.

E o que é aquela antena na frente do Canard?

Sergio Prado
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Sergio Prado

Magnífico. E pensar que a FAB vai ter esta versão hein????

Juarez
Visitante
Juarez

Bom, vamos ver voando como será, e espero que alguém com um mínimo de lucidez dentro da FAB acabe como esta história de Gripen F e mantenha apenas os E.

G abraço

Renato B.
Visitante
Renato B.

Obrigado Poggio, eu estava tentando entender o que era aquela coisa na base do Canard. Pode ser impressão minha devido à pintura, mas o nariz é um pouco mais longo?

Marco Antonio Capoeira
Visitante

Foto 6, o que é aquele “rasgo” na lateral? No mais, um Gripen C repaginado. Demorou muito para retrofita-lo.

Marcelo Pamplona
Visitante
Member
Marcelo Pamplona

O belo, pequeno e mortífero está entre nós, afinal! Que seja bem vindo e que não demore a equipar a nossa Força! Torço para que a FAB consiga adquirir mais uns dois lotes de 36 aeronaves cada. Sim, porque esperança é a última que morre (ainda que a minha já esteja na UTI). E que, por fim, cesse o mimimi do “caça de papel”. Habemus Gripen E! Sds. Dúvida: O IRST que aparece nas fotos acompanha o esquema de cores do radome/bico do “Gripão”, isto se manterá ou só o foi apresentado assim por questões estéticas e de ocasião? Pergunto… Read more »

Exo 7
Visitante

Sugiro informações sobre as novas dimensões do Grifo E, visto a Saab afirmar que ele seria ligeiramente maior.

Antonio Palhares
Visitante
Antonio Palhares

O único acerto consciente no campo estratégico, deste governo que saiu. O anterior fez média com o Rafale. Tal como o AMX vai agregar muito para nossa força aérea e nosso desenvolvimento tecnológico. Parabéns ao nosso país. Quanto ao armamento e operacionalidade dos mesmos ficarei atento aos comentários do Bosco, que entende mais da matéria.

Bruno W.
Visitante
Bruno W.

Legal, data histórica e para ser comemorada.
Visualmente sem surpresas. Mudanças minimas e quase imperceptíveis em relação ao mock-up, por exemplo no trem de pouso dianteiro só tem uma haste de sustentação de um lado da roda, no mock-up eram duas.
Bom, mas e agora quando voa? E o segundo protótipo já tem alguma previsão?

Maria do Carmo Lacoste
Visitante
Maria do Carmo Lacoste

Agora nós precisamos falar com o pessoal do MBL e Vem Pra Rua irem pra paulista protestar e pedir para a FAB esquecer aquele seu padrão de camuflagem tipo camisa do parmera com partes afetadas por Q Boa e pintar o Gripen com um padrão de camu mais decente.
______________________
Marco Antonio Capoeira 18 de maio de 2016 at 13:39
É por onde os projéteis do canhão passam quando disparados, a boca do canhão está logo atrás, e aquela parte mais “Bojuda” na sequência é o corpo do canhão de 27 mm.

Clésio Luiz
Visitante

Poggio, as tomadas de ar do “E” não são maiores que as do C desde o biposto de demonstração 39-7 (vulgo NG)? A tomada de ar na base da deriva está atrás do fan do motor, então deve ser para refrigeração do motor ou outro componente que agora trabalha mais quente. . Bosco, triquilha é o nome que todo mundo na aviação civil usa por estas bandas. Bequilha sempre foi usada em aeronaves com trem de pouso convencional (terceira roda atrás). Aprendi isso com o saudoso Fernando de Almeida. Só a FAB usa uma confusa designação “trem de pouso frontal”… Read more »