Segundo prototipo KC-390 decolando primeiro voo 28 abril 2016 - foto Embraer via Twitter

A imagem acima foi divulgada pela Embraer, via Twitter, na semana passada. O tweet da imagem a identifica como o segundo protótipo do jato militar de transporte Embraer KC-390, que realizou seu primeiro voo em 28 de abril, juntando-se à campanha de testes da aeronave.

COLABOROU: Edivar

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Alguma diferença visual entre o primeiro e segundo protótipo???

hartmam

E uma bela imagem, é um dos poucos orgulhos nacionais , é uma pena que o povão sequer tenha
conhecimento de sua existência ,pois a grande imprensa não tem interesse em sua divulgação.
Será uma aeronave de 1ª linha para FAB , e com certeza terá mercado no exterior.

Maria do Carmo Lacoste

Os dois protótipos fizeram dois voos cada neste domingo dia 15.
O 002 já fez um voo de quase 4 horas, e outro de exatos 3 horas e meia.

wwolf22

esses dois aviões, por serem protótipos, permanecem com a Embraer ao final dos testes ou serão os primeiros aviões a serem entregues ?!?!?!

John

Óbvio que a imprensa não vai mostrar essas notícias, afinal qualquer iniciativa de enaltecer o talento brasileiro é proibido. Só pode futebol e carnaval e festa de peão.

Roberto Dias

Conforme li a algum tempo atrás, estes protótipos irão para FAB.

Marco Antonio Capoeira

Maria do Carmo Lacoste 16 de maio de 2016 at 1:16
Legal Maria do Carmo, perdi esse.

Jr

Pode ser impressão minha ou pode ser o ângulo da foto, mas o acabamento desse segundo protótipo parece ser bem melhor que o do primeiro

romário

Eu tenho pressentimento que esse projeto só ira para frente se a Embraer for vendida para uma empresa estrangeira.

Guilherme Poggio

Só para avisar os comentaristas.

Estamos bloqueando comentários que fogem totalmente do tópico e entram na seara político-partidária (independente da origem).

Mantenham-se no assunto.

Billy

Sim. Investir em tecnologia e mobilidade. Fora com ranços de décadas nas FFAA. O Brasil precisa se modernizar. Deixar os grilhões do atraso. As FFAA devem acompanhar essa modernização de mentalidades e de estruturas.

Cláudio Silva

Cadê a foto?

Mauricio R.

OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!
.
Enquanto isso PATUXENT RIVER, Md…
.
PATUXENT RIVER, Md. –– The Tactical Airlift Program (PMA-207) foreign military sales (FMS) team delivered a KC-130R Hercules May 2, from the U.S. Navy fleet to the Chilean Air Force (Fuerza Aérea de Chile, FACh).
.
(http://www.defense-aerospace.com/articles-view/release/3/173834/navair-delivers-refurbished-kc_130r-tanker-to-chile.html)

ederjoner

Mauricio R., nem precisa mais escrever “OFF TOPIC…, mas nem tanto “, pois quando lemos o seu nome, isso é rotina, chega a se caracterizar pleonasmo….

ronaldo de souza gonçalves

esse avião e demais cara vamos ter um excelente avião de transporte ainda mais a um 800 ou 850 km horarios. a Embraer tem de continuar ser nacional , capital misto se a vendermos jamais surgirá outra deste porte. Ela e o orgulho nacional sem exagero.

mauriciosilva2014

Olá.
Sei que a etapa de abastecimento em voo ainda não se iniciou, mas é impressão minha ou a sonda de reabastecimento é bastante fina?
SDS.

Rommelqe

Marcos, uma diferença é que no primeiro protótipo foram pintadas faixas prateadas no perímetro das janelas (parabrisas?) Essa pintura, no meu ponto de vista, realçou muito estas janelas e dá a impressão que o avião é menor do que o seu tamanho real (isto porque o KC-390 possui janelas bem amplas, maiores do que as dos “concorrentes” justamente para ampliar o campo visual do piloto).
Blz?. Abs

Jr

Rommelqe, acho que ficou melhor sem aquelas faixas prateadas bizarras que só serviram para os detratores desse avião insinuar que o mesmo era menor do que ele realmente é

Rommelqe

Há uma foto postada pelo AEREO em 14 de março em que se ve os dois protótipos um ao lado do outro, onde pode ser notada a moldura da janela do primeiro (isso foi comentado neste post do AEREO). Mauriciosilva2014: nenhum dos dois protótipos está voando com o “pod” de reabastecimento. Entendo que a etapa de testes com esse sistema ainda deve ser realizada, ou seja, somente após terem sido completados os testes para verificar a aeronave SEM a influencia destes, principalmente em termos aerodinâmicos; claro que depois de montados os pods, deverão ser comparados os comportamentos distintos (com e… Read more »

Rommelqe

Nunão, por favor, acho que há mais um post meu retido.
Abs

Rommelqe

Levei uns 5 minutos digitando mais um post (que perdi), falando sobre a diferença entre as fases de testes para desenvolvimento interno (EMBRAER depois EMBRAER mais FAB) seguido pela fase de homologação da aeronave junto aos órgãos certificadores internacionais (visando principalmente obter a homologação para operar em aeroportos civis) mais os testes de aceitação, realizados individualmente a cada exemplar de série.
Mais: faria testes especiais para verificar o comportamento com apenas um dos dois pods reabastecedores; isso por que por acidente, ou mesmo em combate (indesejado, é claro) poderia ser perdido um dos dois.
Abs

Bueno
Bueno

KC390-01 também em voo, agora
https://www.flightradar24.com/KC390002/9bd44e8

Marco Antonio Capoeira

Exatamente Bueno, os 2 estão no ar agora.

Marco Antonio Capoeira

Rommelqe 16 de maio de 2016 at 23:08
Rommelqe, percebi também que não tem aquela “aleta” nos motores. Afinal, pra que serve? No Rool-out não tinha…

Rommelqe

Marco, esta aleta na carenagem do motor teria, ao meu ver, a finalidade de estabilizar uma tendencia de oscilação/pulsação em torno do eixo da asa, ou seja, o eixo da turbina tenderia a rodar em um plano vertical. Notar que a aleta está perto da seção do bocal de tomada de ar e que a disposição da turbina esta deslocada para a frente afim de evitar a injestão de detritos lançados pelas rodas do trem de pouso dianteiro durante decolagem/aterrisagem, bem como amenizar o efeito do fluxo para o fan que poderia resultar em disturbio na asa. Ha uma outra… Read more »

EduardoSP

Rommelque,

Pelo que já li sobre o KC-390 todos os aviões já sairão equipados para atuar como reabastecedores, isto é, com tubulação, bombas, cabeamento elétrico, etc. já instalado. Se o cliente não quiser, poderá dispensar os pod’s das asas e o kit com os tanques adicionais que vão acomodados no compartimento de carga, mas todos os demais equipamentos fixos já virão instalados “de fábrica”.

Por um lado isso facilita a vida dos operadores, que não precisarão de duas versões do avião um C-390 e um KC-390, mas tem como principal penalidade o fato do avião ficar estruturalmente mais pesado.

CAL

Será que com os cortes que estão sendo feitos pelo governo, não vai sobrar para este projeto? Será que há risco de atraso?

Mauricio R.

OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!!
.
100 anos do esquadrão 47 da RAF!!!!
.
(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2016/05/raf-c-130-number-47-squadron-centenary.html)