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Foto: decolagem do segundo protótipo do KC-390

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Segundo prototipo KC-390 decolando primeiro voo 28 abril 2016 - foto Embraer via Twitter

A imagem acima foi divulgada pela Embraer, via Twitter, na semana passada. O tweet da imagem a identifica como o segundo protótipo do jato militar de transporte Embraer KC-390, que realizou seu primeiro voo em 28 de abril, juntando-se à campanha de testes da aeronave.

COLABOROU: Edivar

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Marcos
Marcos
4 anos atrás

Alguma diferença visual entre o primeiro e segundo protótipo???

hartmam
4 anos atrás

E uma bela imagem, é um dos poucos orgulhos nacionais , é uma pena que o povão sequer tenha
conhecimento de sua existência ,pois a grande imprensa não tem interesse em sua divulgação.
Será uma aeronave de 1ª linha para FAB , e com certeza terá mercado no exterior.

Maria do Carmo Lacoste
Maria do Carmo Lacoste
4 anos atrás

Os dois protótipos fizeram dois voos cada neste domingo dia 15.
O 002 já fez um voo de quase 4 horas, e outro de exatos 3 horas e meia.

wwolf22
wwolf22
4 anos atrás

esses dois aviões, por serem protótipos, permanecem com a Embraer ao final dos testes ou serão os primeiros aviões a serem entregues ?!?!?!

John
John
4 anos atrás

Óbvio que a imprensa não vai mostrar essas notícias, afinal qualquer iniciativa de enaltecer o talento brasileiro é proibido. Só pode futebol e carnaval e festa de peão.

Roberto Dias
Roberto Dias
4 anos atrás

Conforme li a algum tempo atrás, estes protótipos irão para FAB.

Marco Antonio Capoeira
4 anos atrás

Maria do Carmo Lacoste 16 de maio de 2016 at 1:16
Legal Maria do Carmo, perdi esse.

Jr
Jr
4 anos atrás

Pode ser impressão minha ou pode ser o ângulo da foto, mas o acabamento desse segundo protótipo parece ser bem melhor que o do primeiro

romário
romário
4 anos atrás

Eu tenho pressentimento que esse projeto só ira para frente se a Embraer for vendida para uma empresa estrangeira.

Guilherme Poggio
Reply to  romário
4 anos atrás

Só para avisar os comentaristas.

Estamos bloqueando comentários que fogem totalmente do tópico e entram na seara político-partidária (independente da origem).

Mantenham-se no assunto.

Billy
Billy
4 anos atrás

Sim. Investir em tecnologia e mobilidade. Fora com ranços de décadas nas FFAA. O Brasil precisa se modernizar. Deixar os grilhões do atraso. As FFAA devem acompanhar essa modernização de mentalidades e de estruturas.

Cláudio Silva
4 anos atrás

Cadê a foto?

Mauricio R.
4 anos atrás

OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!
.
Enquanto isso PATUXENT RIVER, Md…
.
PATUXENT RIVER, Md. –– The Tactical Airlift Program (PMA-207) foreign military sales (FMS) team delivered a KC-130R Hercules May 2, from the U.S. Navy fleet to the Chilean Air Force (Fuerza Aérea de Chile, FACh).
.
(http://www.defense-aerospace.com/articles-view/release/3/173834/navair-delivers-refurbished-kc_130r-tanker-to-chile.html)

ederjoner
4 anos atrás

Mauricio R., nem precisa mais escrever “OFF TOPIC…, mas nem tanto “, pois quando lemos o seu nome, isso é rotina, chega a se caracterizar pleonasmo….

ronaldo de souza gonçalves
ronaldo de souza gonçalves
4 anos atrás

esse avião e demais cara vamos ter um excelente avião de transporte ainda mais a um 800 ou 850 km horarios. a Embraer tem de continuar ser nacional , capital misto se a vendermos jamais surgirá outra deste porte. Ela e o orgulho nacional sem exagero.

mauriciosilva2014
mauriciosilva2014
4 anos atrás

Olá.
Sei que a etapa de abastecimento em voo ainda não se iniciou, mas é impressão minha ou a sonda de reabastecimento é bastante fina?
SDS.

Rommelqe
Rommelqe
4 anos atrás

Marcos, uma diferença é que no primeiro protótipo foram pintadas faixas prateadas no perímetro das janelas (parabrisas?) Essa pintura, no meu ponto de vista, realçou muito estas janelas e dá a impressão que o avião é menor do que o seu tamanho real (isto porque o KC-390 possui janelas bem amplas, maiores do que as dos “concorrentes” justamente para ampliar o campo visual do piloto).
Blz?. Abs

Jr
Jr
4 anos atrás

Rommelqe, acho que ficou melhor sem aquelas faixas prateadas bizarras que só serviram para os detratores desse avião insinuar que o mesmo era menor do que ele realmente é

Rommelqe
Rommelqe
4 anos atrás

Há uma foto postada pelo AEREO em 14 de março em que se ve os dois protótipos um ao lado do outro, onde pode ser notada a moldura da janela do primeiro (isso foi comentado neste post do AEREO). Mauriciosilva2014: nenhum dos dois protótipos está voando com o “pod” de reabastecimento. Entendo que a etapa de testes com esse sistema ainda deve ser realizada, ou seja, somente após terem sido completados os testes para verificar a aeronave SEM a influencia destes, principalmente em termos aerodinâmicos; claro que depois de montados os pods, deverão ser comparados os comportamentos distintos (com e… Read more »

Rommelqe
Rommelqe
4 anos atrás

Nunão, por favor, acho que há mais um post meu retido.
Abs

Rommelqe
Rommelqe
4 anos atrás

Levei uns 5 minutos digitando mais um post (que perdi), falando sobre a diferença entre as fases de testes para desenvolvimento interno (EMBRAER depois EMBRAER mais FAB) seguido pela fase de homologação da aeronave junto aos órgãos certificadores internacionais (visando principalmente obter a homologação para operar em aeroportos civis) mais os testes de aceitação, realizados individualmente a cada exemplar de série.
Mais: faria testes especiais para verificar o comportamento com apenas um dos dois pods reabastecedores; isso por que por acidente, ou mesmo em combate (indesejado, é claro) poderia ser perdido um dos dois.
Abs

Bueno
Bueno
4 anos atrás
Bueno
Bueno
4 anos atrás

KC390-01 também em voo, agora
https://www.flightradar24.com/KC390002/9bd44e8

Marco Antonio Capoeira
4 anos atrás

Exatamente Bueno, os 2 estão no ar agora.

Marco Antonio Capoeira
4 anos atrás

Rommelqe 16 de maio de 2016 at 23:08
Rommelqe, percebi também que não tem aquela “aleta” nos motores. Afinal, pra que serve? No Rool-out não tinha…

Rommelqe
Rommelqe
4 anos atrás

Marco, esta aleta na carenagem do motor teria, ao meu ver, a finalidade de estabilizar uma tendencia de oscilação/pulsação em torno do eixo da asa, ou seja, o eixo da turbina tenderia a rodar em um plano vertical. Notar que a aleta está perto da seção do bocal de tomada de ar e que a disposição da turbina esta deslocada para a frente afim de evitar a injestão de detritos lançados pelas rodas do trem de pouso dianteiro durante decolagem/aterrisagem, bem como amenizar o efeito do fluxo para o fan que poderia resultar em disturbio na asa. Ha uma outra… Read more »

EduardoSP
EduardoSP
4 anos atrás

Rommelque,

Pelo que já li sobre o KC-390 todos os aviões já sairão equipados para atuar como reabastecedores, isto é, com tubulação, bombas, cabeamento elétrico, etc. já instalado. Se o cliente não quiser, poderá dispensar os pod’s das asas e o kit com os tanques adicionais que vão acomodados no compartimento de carga, mas todos os demais equipamentos fixos já virão instalados “de fábrica”.

Por um lado isso facilita a vida dos operadores, que não precisarão de duas versões do avião um C-390 e um KC-390, mas tem como principal penalidade o fato do avião ficar estruturalmente mais pesado.

CAL
CAL
4 anos atrás

Será que com os cortes que estão sendo feitos pelo governo, não vai sobrar para este projeto? Será que há risco de atraso?

Mauricio R.
4 anos atrás

OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!!
.
100 anos do esquadrão 47 da RAF!!!!
.
(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2016/05/raf-c-130-number-47-squadron-centenary.html)