Scorpion HMD - componentes - imagem Thales Em nota divulgada na terça-feira, 10 de maio, a Thales informou que irá fornecer seu visor montado no capacete (HMD – helmet mounted display) Scorpion para a Força Aérea Espanhola, onde o modelo equipará os caças EF-18 Hornet.

Serão fornecidos 80 exemplares do HMD Scorpion para os EF-18 daForça Aérea Espanhola, com instalação nas aeronaves prevista para este ano e o próximo, assim que as fases de qualificação e testes ar-ar e ar-solo forem completados.

A Thales também informou que será responsável pelo estudo de viabilidade, fase de testes, integração em avião de testes, apoio à qualificação e integração na frota, assim como pelo desenvolvimento e produção da configuração específica para os EF-18 espanhóis e pelas análises de segurança em ejeções. A fase de qualificação inclui, conforme a nota, a interoperabilidade com mísseis IRIS-T.

Foto informe HMD Scorpion para F-18 da Espanha - foto Thales

Ainda segundo a empresa, o Scorpion é o primeiro HMD que apresenta simbologia colorida (para navegação, inteligência, combate e outras funções) e formação de imagens de vídeo tanto para missões diurnas quanto noturnas.

Scorpion HMD - simulacao da imagem mostrada -  Thales

O produto oferece acompanhamento de alvos em ambientes com potencial de visão degradada, proporcionando designação de alvos e alocação de pontos de interesse com os sensores da aeronave, conforme informações da Thales. A instalação se dá diretamente sobre capacetes padrão, permitindo redução na quantidade de equipamento necessário para a frota.

O Scorpion já é empregado nos Estados Unidos por caças F16 Block 30/32 e jatos de ataque A10, e passou por testes de voo em caças F-22.

IMAGENS: Thales

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcus

Em aeronaves com quase 30 anos de utilização?

Klesson

Pode-se compararar com o que se utiliza aqui no Brasil após as atualizações dos F5 e A1?

ivammc

Klesson 11 de maio de 2016 at 12:53
“Pode-se compararar com o que se utiliza aqui no Brasil após as atualizações dos F5 e A1?”
Nobre Klesson, nem de longe.