Crise econômica atinge a Força Aérea

Espadao 2011 - 09 - foto Poder Aereo

Privações militares

 

ClippingNEWS-PAEnquanto alguns nostálgicos pelo período da ditadura clamam pela volta dos militares ao poder, algumas repartições da Defesa estão tendo que lidar com problemas de ordem bem mais mundana. Em uma unidade da Aeronáutica na região Centro-Oeste, oficiais vêm, desde o começo do ano, suportando altas temperaturas com o sistema de ar-condicionado desligado. Para suavizar o calor, o comando permitiu outras vestimentas além das tradicionais peças de fardamento, deixando funcionários trabalharem até em uniformes de educação física. Os cortes também chegaram às diárias para viagens e à diminuição das horas de voo. Nesta semana, a crise alcançou a esfera privada: acabaram os últimos rolos de papel higiênico no estoque da base.

Queimando dinheiro

Indignado, um coronel da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB) não poupou críticas ao governo federal, que utilizou dois caças F-5 e dois aviões do modelo A-29, da Esquadrilha da Fumaça, para escoltar a aeronave que trouxe anteontem a tocha olímpica para o Brasil. “Alguém tem ideia dos custos disso para o erário?”, postou o oficial em uma rede social. “Ao menos uns R$ 40 mil”, respondeu ele. “Enquanto isso, em diversas bases da FAB, não se tem dinheiro sequer para comprar papel higiênico”, acrescentou o coronel. “Jovens tenentes aviadores, recém-chegados às unidades aéreas, são retirados do voo – isso mesmo, vão ficar o ano de 2016 inteiro sem voar – por falta de recursos”, escreveu.

FONTE: O TEMPO

Subscribe
Notify of
guest

124 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Nagib

Vergonha Nacional, As forças de segurança em todo o Brasil também estão sofrendo com a falta de verba e de vergonha na cara dos governantes, que insistem em “gastar” o dinheiro público com eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas e massacram as forças armadas, Orgãos de Segurança pública, Saúde e Educação ,que são Primordiais ao Estado Brasileiro; É triste ver a penúria porque passam estas instituições tão importantes para o Brasil.

leite

vergonha…

Jeff

Não sou nostálgico, mas acho sim que um governo formado por militares seria uma boa ideia nessa hora que o país está contaminado por políticos sujos em todas as suas esferas. Muitos vão me criticar falando que a democracia e blá blá blá, mas a única democracia que eu vejo é poder assistir na TV todo tipo de barbaridade seja na política municipal, estadual e federal. E quando vocês falam em DITADURA Militar, é bom deixar claro que NUNCA existiu uma ditadura militar no Brasil, visto que o governo naqueles dias foi removido pelo congresso nacional, e não por um… Read more »

Peterson

Esperavam o que ? Um governo comunista e obtuso, que odeia militares.
Governo este contrário: ordem, moralidade, benefícios públicos comuns e HONESTIDADE !

Tadeu Mendes

A meta desses governos da esquerda é enfraquecer as forcas armadas até chegar ao ponto de total obsolencia e ineficiencia, e com isso criarão a desculpa perfeita para estabelecer um exercito (milicia) popular ideologicamente aparelhada.
O sonho em criar um socialismo tupiniquim nao morreu.

Mauricio R.

A Venefavela chegou a FAB, já não nem papel higiênico, enquanto isso os ditos “movimentos sociais” bloqueiam estradas e avenidas, se apropriam do direito constitucional de ir e vir do cidadão, invadem prédios públicos sob a complacência de um MP fetichista dessa mesma atividade de invasão de prédios públicos!!!
Aonde está a reação, cadê a reação da sociedade civil a esses desmandos????

Tadeu Mendes

O Jeff está absolutamente correto. Apoio em 100% o que ele postula como a soluçao para tirar o Brasil desta lama em que o país está metido.

kfir

Socialismo, um eufemismo para o palavrão comunismo….
O estrago não é só econômico é cultural, foi empreendido um esforço de reprogramação da sociedade brasileira, sem precedentes, e o futuro novo presidente já se mostrou fraco e sem pulso.
Destruir a economia faz parte de todo o processo socialista, vejam que queriam torra todas as reservas internacionais.

FF

Que desastre! Que vergonha!

Lewandowski

Aqui na UFRGS, a Venezuela chegou ha muito. Não reclame, FAB, pois a minha b*nda está suja ha mais tempo. Quer papel, que trague de casa…
.
Sds

Bruno W.

Venezualização. E o pior é saber que se começássemos HOJE uma mudança para melhor em todos os setores da economia, ainda levaríamos uns 20 a 30 anos para recuperar o estrago feito por esse desgoverno bolivariano.
E a conta da farra bilionária com dinheiro público nesses últimos anos como sempre cairá nas nossas costas.
Corrupção mata e destrói!
Cadeia é o mínimo para toda essa quadrilha demoníaca que ocupou o planalto.

Tadeu Mendes

Eles usam a palavra socialismo, para adoçar a boca de milhoes de miseraveis que perambulam pelas ruas e universidades brasileiras.

Kfir, voce tem razao, mas eles querem implantar o socialismo primeiro, para depois criarem uma revolucao do proletariado.

Alexandre Samir Maziz

O maior inimigo das forças armadas chama -se governo Brasileiro que vem há anos mesmo antes da era PT cortando verbas , sucateando cada dia mais , passei 06 anos no EB fui a duas missões da ONU Timor leste e Haiti ,tinha muito orgulho de vestir a farda verde oliva , mas chegou a hora de sair pois não tinha as mínimas condições de continuar como militar pois cada ano tesoura só aumentava. Abraços !!!!

Ocidental Sincero

Não se trata de capitalismo ou comunismo. Se trata principalmente em um modelo armamentista falido. Países como o Brasil; com necessidade gritantes, no âmbito da saúde, educação, e segurança interna. Não se pode dar ao luxo de investir bilhões em submarinos, aeronaves e tanques que não possuem muita utilidade. vide que a mais de 60 anos não entramos em conflito de ordem externa/ global. Acredito em um modelo voltado para a segurança interna, de cidades, combate ao tráfico de drogas e demais crimes. A segurança externa seria delegada a países aliados e capazes de cumprir esta missão no estado da… Read more »

Jeff

“Ocidental Sincero 5 de maio de 2016 at 11:39 Não se trata de capitalismo ou comunismo. Se trata principalmente em um modelo armamentista falido. Países como o Brasil; com necessidade gritantes, no âmbito da saúde, educação, e segurança interna. Não se pode dar ao luxo de investir bilhões em submarinos, aeronaves e tanques que não possuem muita utilidade. vide que a mais de 60 anos não entramos em conflito de ordem externa/ global.” . Discordo neste ponto, não investimos sequer o mínimo necessário em educação e saúde. E teríamos sim dinheiro para as forças armadas, veja quando foi desviado pelo… Read more »

Eduardo

Não é só o descaso, é a incompetência deste governo que parece não ter fim.

Klesson

Enquanto isso, no GTE….
Transportando vagabundos para lá e para cá….

fabiovargas88

Nossa quanto ódio e falta de estudos… Uma pena que o Poder deixou se contaminar pela as questões políticas e ódio nacional… Pena mesmo… Mas ninguém esta analisando que o cerne do problema é nossa matriz econômica… Matamos a pouca industria nacional, vendemos o resto para o capital externo, em pró de voltar a ser um exportado de commodities (leia petróleo e grãos), ambas em baixa no mercado externo, com quedas vertiginosas nos valores desde meados de 2013… (Agradeçam a bancada rulalista, a mais capitalista de todas nossas bancadas). Tudo isso agravado pela a crise política, forças que impuseram sua… Read more »

Maria do Carmo Lacoste
Alexandre Samir Maziz

Amigos dinheiro o governo tem pois o Brasil é um dos países onde se onde a população paga mais impostos o problema é o “meio do caminho” fazer chegar o dinheiro para onde deveria ir essa é grande “treta” que nos assola , se não fosse assim poderíamos ter uma saúde e educação e forças armadas com equipamentos de ponta .Abraços !!!!

Trollbuster

Eu vou morrer e não vou ter dó dos militares… Os altos comandos, foram coniventes com os cada vez menores orçamentos e não digo isto só durante a era PT.. Durante o quase findado reinado do PT, só fizeram o pior que foi entrar na onda das ToTs milagrosas a peso de ouro. Nunca vi um CA, CM ou CE afirmar na imprensa com todas as letras que o dinheiro disponível não da para quase nada, mas o contrário é fácil de achar. Se as tais pesquisas de opinião que colocam as FFAA como as instituições mais apreciadas pela população… Read more »

Pangloss

Qualquer aluno que curse Comunicação Social aprende, na primeira semana do primeiro período, que um texto jornalístico deve ser iniciado com uma espécie de resumo da matéria que vem em seguida, de forma a conquistar a atenção do leitor. Mas vejam como a matéria começa: “Enquanto alguns nostálgicos pelo período da ditadura clamam pela volta dos militares ao poder (…)” Nada disso é tratado na matéria, mas o autor do texto, lobotomizado pelo método gramsciano, fez questão absoluta de expressar-se em novilíngua, divulgando uma opinião pessoal sua que, a par de ser uma completa desinformação (ou pior, uma contra-informação), nada… Read more »

Carlos Crispim

Trollbuster, concordo plenamente, a situação não chegaria a esse ponto sem a concordância dos comandantes das 3 forças, não tenho pena, nossas FAs são isso aí mesmo, típicas de país de república de bananas africano, merecemos tudo isso, o povo merece levar no rab… para aprender a votar direito e os militares deviam perder suas boquinhas em estatais inúteis, bem feito, limpem a b… com as mãos!

Jeff

Que fique bem claro que não estou reclamando da matéria no PA, visto que eles colocaram um texto cujo a fonte é um terceiro. Somente coloquei meu ponto de vista com relação a esta matéria.

Marcelo Pamplona

Pior que tá, fica sim!

http://politica.estadao.com.br/blogs/coluna-do-estadao/mariz-sera-ministro-da-defesa-no-governo-temer/

Esse camarada como Ministro da Defesa?!
Mais uma senhora piada!
Brasil, pátria enganadora.

Sds.

Bueno

Jeff, boa tarde.
Desabafou por muitos. A situação das FFAA em parte e culpa dos militares melancia, não sei quem cunhou este termo, que compactuaram com a ideologia lulopetista.
O fim deste esta próximo, minha esperança é que venha boas mudanças.

Hawk

Jeff e Trollbuster… Perfeito ! Muita gente pode não concordar mas so acredito em Griffo ou F18 ou Su35 ou Rafale ou Xwing na FAB o dia que ver um passando aqui porque antes os F5 e o AMX eram constantes e agora quase não se houve mais os mesmos. Por mais que inventem as mentiras o tempo encarrega de desmascarar as mesmas.

Sergio Prado

Quero ver a tocha olímpica abastecer os tanques dos nossos caças com querosene. Isto é uma VERGONHA.

Gustavo

Verdadeiro retrato do descaso . Pergunto aos senhores sobre o Artigo 142 que diz : “As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.” Quais são as condições dadas para tal neste momento em que o pais atravessa político e econômico ? A quem devemos recorrer e exigir melhores condições para a defesa nacional… Read more »

Rafael Oliveira

A gente percebe que a educação é péssima quando forma pessoas que ou são esquerdistas ou consideram a ditadura militar uma maravilha do ponto de vista econômico, legal e ético.

Jeff

Rafael, como expliquei antes nunca houve uma “ditadura Militar” neste país. Segundo, eu não acho um Regime Militar (este é o termo correto) uma maravilha, mas sim uma necessidade, neste momento que o Brasil atravessa. Um abraço.

Fonseca

Os Militares são para a segurança externa e manutenção da ordem interna quando for o caso. Não consta entre suas atribuições corrigir caca na economia que outros fazem. Nada contra os militares, apenas cada um com sua função. Socialistas falam em ditadura militar, mas se fazem de santos. Não falam da luta de guerrilha. Não fosse a intervenção militar, talvez tivéssemos democracia tipo a República Democrática do Vietnã, ou a de Cuba com muita liberdade de expressão e qualidade de vida. Foi por este tipo de democracia que a Dilma, Pimentel e outros lutaram junto a Var-Palmares. Todos conhecem as… Read more »

Jodreski

Eu li tanta asneira acima que deu até preguiça de rebater, tivemos tudo, de pessoas que esqueceram dos livros história, pessoas que pararam no tempo da guerra fria e são incapazes de entender a geopolítica brasileira atual e pessoas que acreditam em conto de fadas. Verdade precisa ser dita: o país está afundado em corrupção em todas as esferas, vou repetir EM TODAS, busquem se informar! E sabem o por que? Porque a maioria dos brasileiros são corruptos simples assim. E tem muito corrupto reclamando não porque não concorda com a corrupção e sim porque o esquema não esta beneficiando… Read more »

Alexandre

Culpa do cunha! E isso não é uma piada!

Rafael Oliveira

Jeff Trata-se de mero jogo de palavras. Um grupo assumiu o Poder Executivo e escolheu seus sucessores a seu bel prazer e, ainda, interferiu no funcionamento dos Poderes Legislativo e Judiciário. O direito do cidadão de votar foi tolhido de forma arbitrária. Não há qualquer fundamento jurídico para os militares terem tomado o Poder (poderiam até derrubar o Jango, mas quem deveria ser empossado era o presidente da Câmara dos Deputados), muito menos fazerem os Atos Institucionais e permanecerem por mais de vinte anos no Poder. Chame de regime, de reinado, de triunvirato, do que quiser, mas nada muda a… Read more »

AL

Bom, nada que o Oganza (cade ele, faz tempo que não vejo por aqui), Juarez, Vader (em auto-exílio), Carlos Soares (o do 2022, parece que tá suspenso) e mais alguns outros não estavam cantando isso há anos. Há, o tempo…

Luiz Campos

Tem aeroclube voando mais que a FAB.

zorannn

Aff! Sempre a mesma choradeira. . Não falta dinheiro, ele é mal gasto. A conversa é outra. São R$17 bilhões no orçamento só da FAB. Mas aí tem 75.000 militares na ativa + 5.000 civis + 5.000 alunos. Aí não sobra dinheiro mesmo!! . São mais de 20 anos com esta desculpa de que falta dinheiro. Isto já está repetitivo. Isto já cansou. . A FAB está na situação que se encontra não só por culpa do governo. A FAB também tem culpa. Vê se aparece algum militar para propor uma readequação do efetivo? . Os Governos tem culpa sim,… Read more »

zorannn

OBSERVAÇÃO: se derem uma boa olhada, o orçamento deste ano não cobre sequer a folha de pagamento da FAB. Ou seja, a fiolha de pagamento deste ano, supera 100% do orçamento. Os dados citados no comentario anterior são de 2014 ou 2015 (nem me lembro mais, de tantas vezes que já citei estes numeros) e podem ser verificados no Portal da Transparencia.

Caio Romão

Hehe… Tá aí! O tempo é o senhor da razão. O próprio pessoal da FAB confirmou o que eu disse ontem.
Dessa vez o sábio tempo se mostrou rápido.

Luiz Campos

zorannn, o Brasil é inviável e parece que ninguém quer ser o primeiro a arrumar a casa. Se a FAB reduzir as mordomias e o gasto excessivo com pessoal o dinheiro que economizar sai do orçamento no ano seguinte, e a penúria para voar e se equipar vai continuar a mesma.

Gavião 15

Temos que ver sempre os dois lados da questão, senão fica uma defesa incondicionada, corporativista e desprovida de realismo. Sou a favor de uma Força Aérea forte e equipada, com muitos aviões de combate (ou pelo menos em maior n° do que hoje, se é pra ser realista) porém deveria ser mais enxuta. Enquanto hoje temos cerca de 67000 efetivos na FAB, a RAF por exemplo que atua mundialmente tem cerca de 34500. Então na prática há muitos militares trabalhando como servidores de farda. E tem outra, a prioridade para o Brasil hoje é reforma política, previdenciária, e uma nova… Read more »

Caio Romão

Aliás… Alguém aí se lembra de quando o Nove fingers, de uma vez só, tentou destruir as Forças Armadas, tentando criar uma “guarda-costeira”, uma “guarna nacional” e uma “guarda-aeroportuária” (que na prática substituiriam as Forças Armadas), nos idos de 2006 ??? Pois é, o plano não funcionou, e eles partiram para o Plano B. Comprar o auto-oficialato com promessas de “brinquedinhos” que para o nosso padrão são dignos de filmes de ficção científica (um super porta-aviões, submarinos nucleares, “não sei quantas” fragatas e corvetas que só existem em forma de maquete, um catatau de aviões de transporte, helicópteros e caças… Read more »

Caio Romão

zorannn 5 de maio de 2016 at 15:49
OBSERVAÇÃO: se derem uma boa olhada, o orçamento deste ano não cobre sequer a folha de pagamento da FAB
————————————————-
E há por aqui, quem diga de boca cheia, que “pelo menos 60% dos F-5 da FAB estejam operativos”… rsrs
Espero que isso tenha calado a boca de alguns sonhadores.

Fernando "Nunão" De Martini

“Caio Romão em 5 de maio de 2016 at 15:49 E há por aqui, quem diga de boca cheia, que “pelo menos 60% dos F-5 da FAB estejam operativos”… rsrs” . Caio Romão, bom dia. . Você não precisa inventar coisas ou distorcer fatos para apoiar seus argumentos. . O que você mencionou acima não condiz com a realidade dos comentários. . Em matéria recente, você fez a seguinte pergunta a um dos editores do Poder Aéreo, Guilherme Poggio: . “Caio Romão 4 de maio de 2016 at 14:25 E quantos F-5 estão operativos nesse exata momento ? Doze ?… Read more »

Caio Romão

Ocidental Sincero 5 de maio de 2016 at 11:39

– exclusão total das nossas forças armadas.
—————————————–
Agora vem a perguntinha mágica: O que Diabos você está fazendo em um blog de entusiastas de assuntos militares ??????????????????????????????????????????
Veja bem, “Assuntos Militares” !!!

Arthur Duval

O melhor desinfetante é o sol, e que venha a luz afastando as trevas deste período de obscurantismo em que fomos imersos nos tempos atuais, o melhor professor é o tempo aprendamos com ele. Nessa republiqueta de bananas ” nada contra as bananas que
por sinal são um dos principais alimentos no terceiro mundo no qual por mau grado do
nosso povo nossas elites teimam em no mesmo nos manter”, que se tenha papel de
bunda, que se ressarção os cofres públicos, somos todos sobreviventes, estamos no mesmo barco.

Luiz Campos

E há por aqui, quem diga de boca cheia, que “pelo menos 60% dos F-5 da FAB estejam operativos”… rsrs
Espero que isso tenha calado a boca de alguns sonhadores.

Caio Romão, sábias palavras. Acho que existe um descompasso entre o serviço de comunicação da FAB com a realidade. Publica-se uma matéria ufanista num dia e no outro surge um fato desmentindo os marqueteiros. Essa contradição está corroendo a credibilidade da FAB. Mudem o discurso urgente!!!, estão perdendo o respeito do povo.

Caio Romão

Alexandre 5 de maio de 2016 at 15:01
Culpa do cunha! E isso não é uma piada!
—————————-
Caro, Alexandre.
Qualquer comentarista que PRECISE acrescentar “isso não é uma piada”, depois de uma sentença, é porque sabe que está fazendo um papel ridículo. E no fundo, sabe disso…

general-lee

Nao tenho dó! pois os militares foram complacentes com os Ptralhas! sds

general-lee

Alias quero deixar claro que nao falo de todos os militares em questao! exclusos ae os tenentes e sgto.e soldados….que sao a alma das forças armadas…sds