Estudantes apresentam proposta de nova tecnologia de blindagem para helicópteros da Helibras

8

Helibras 011

Proposta de solução foi apresentada por alunos franceses em competição promovida pela empresa com a Universidade Federal de Itajubá. Uma nova opção de material para blindagem que tende a oferecer uma proteção mais ampla e resistente, com menor peso adicionado à aeronave, foi o projeto vencedor de mais uma edição do Desafio Helibras, uma competição realizada pela empresa em parceria com a Unifei – Universidade Federal de Itajubá e com alunos intercambistas do CNAM – Conservatoire National des Arts et Métiers, da França.

A ação, baseada no conceito de Open Innovation, é organizada pelo setor de Inovação da Helibras, que escolhe temas relativos à produção ou engenharia da indústria aeronáutica para que os alunos proponham soluções tecnológicas. Em 2016, o assunto foi blindagem de helicópteros militares.

No escopo, uma série de requisitos tornava o trabalho ainda mais real, fazendo com que os estudantes buscassem implantar em um mercado real ideias inovadoras discutidas em sala de aula. Os alunos são apoiados por professores brasileiros de cursos de Engenharia da Universidade Federal de Itajubá, que os recebe em intercâmbio.

Para a analista de Inovação da Helibras, Fernanda Salomon, o conceito de Open Innovation traz benefícios para toda a cadeia envolvida. “Por meio da competição, a Helibras fortalece sua relação com universidades parceiras e permite a formação dos estudantes com base em demandas da indústria, ao passo que a indústria tem acesso a conceitos e projetos além de suas fronteiras”, diz.

Apesar de discutido desde 2003, o conceito possui poucas referências no Brasil. A Helibras vem utilizando essa metodologia na competição desde 2014, quando realizou a primeira edição do Desafio Helibras.

FONTE: Helibras

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
general-lee

Mas afinal de contas……qual foi o resultado para a Helibras!……..

Wilton Feitosa

ganhou uma consultoria grátis, e de bônus, ainda fez do seu produto algo mais atrativo para o mercado … ou não?

Nonato

não é difícil. já propus isso aqui antes. inclusive para ir começando com turbinas que quase ninguém produz. não há dificuldade alguma. precisamos de ideias.

Renato

Qual foi o material proposto?

Robson Bandeira

Sem se aprofundar, e mais informações especificas,as matérias ficam muito vagas, assim fica difícil, assim não dá!, gente vamos apurar melhor os assuntos expostos!!!, forte abraço!

Renato B.

Off Topic: Vídeo dos Tucanos afegãos com munição real. http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2016/05/afghan-29-super-tucano-attack-aircraft.html

Site-Animes Orion

Pensei que tinha sido feito por alunos brasileiros.

Bruno Ferreira

tambem pensei