Home Clipping Aeronáutica desliga radares por falta de recursos

Aeronáutica desliga radares por falta de recursos

10288
92

6f3f646cfoto2O Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) desligou nessa quinta-feira (28) cinco radares meteorológicos em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. Segundo a Aeronáutica, os aparelhos foram desativados temporariamente devido a restrições orçamentárias. Ao todo, o SISCEAB possui 23 radares espalhados país.

Em contato, a Força Aérea Brasileira (FAB) ressaltou que esses radares são “ferramentas complementares” para a captação de informações meteorológicas. De acordo com a FAB, os equipamentos em questão não são utilizados para o controle de tráfego aéreo. “O SISCEAB conta com outras fontes de informação para previsões climáticas, como imagens de satélite e estações e meteorológicas de superfície”, informa a Aeronáutica.

De olho na chuva

radar_FAB_02-960x640

O radar meteorológico é usado para localizar “precipitações”. Na meteorologia, precipitação descreve qualquer tipo de fenômeno natural relacionado à queda de água do céu. Isso inclui chuva, neve e chuva de granizo.

O radar de meteorologia consegue encontrar o focos de precipitação a longas distâncias e também pode definir sua intensidade. Esses equipamentos emitem pulsos “Doppler”, capazes de detectar o movimento das gotículas de chuva (ou flocos de neve e granizo). O equipamento emite um sinal de radiação eletromagnética contínuo que “rebate” nas precipitações e retorna para as telas dos controladores.

Posicionamento oficial da Aeronáutica

“O Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) possui 23 radares meteorológicos. Cinco deles, localizados em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal, estão temporariamente desligados devido a restrições orçamentárias.

Esses radares são ferramentas complementares para a captação de informações meteorológicas. É importante ressaltar que eles não são utilizados para o controle de tráfego aéreo. Além dos radares meteorológicos que continuam em operação, o SISCEAB conta com outras fontes de informação para previsões climáticas, como imagens de satélite e estações meteorológicas de superfície.”

FONTE: Airway

Subscribe
Notify of
guest
92 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago Jeronimo ☠ (@TiagoJL)
4 anos atrás

Brasil! Sil! Sil! Sil!

Hawk
Hawk
4 anos atrás

Uma coisa que um piloto de helicóptero me disse: previsão do tempo se faz com 4 horas de antecedência. É muito difícil prever o tempo de um dia para outro. E de resto “Nada de novo no Front”…..

Ramiro Lopes Andrade
Ramiro Lopes Andrade
4 anos atrás

AO QUE CHEGOU O BRASIL ……………
MAIS DO MESMO, É POR ISTO QUE ME FUI EMBORA DO BRASIL.
CORRUPÇÃO + INCOMPETÊNCIA DE QUEM NOS GOVERNA.
_
NOTA DOS EDITORES: NÃO ESCREVA USANDO SÓ MAIÚSCULAS. ESCREVA NORMALMENTE, COMO OS DEMAIS COMENTARISTAS. SE FIZER MAIS COMENTÁRIOS SÓ COM MAÍUSCULAS, ELES SERÃO APAGADOS.

Ulisses Gonçalves de Assis
4 anos atrás

E aumentaram o salário do judiciário em 32bi….

Ednardo de oliveira Ferreira
4 anos atrás

o que me impressiona é que as forças armadas tem poder o bastante para dizer: “Cortei porque faltou dinheiro e estão nos quebrando.”

Mas em vez disso, dá resposta xarope que só limpa a barra de governos ineptos.

Alex Faulhaber
4 anos atrás

Parabéns Dilma. Aplausos, aplausos,

kfir
kfir
4 anos atrás

cara que dor deu no coração ler isso! ________________________
_
COMENTÁRIO EDITADO. NOTA DOS EDITORES: NÃO ESCREVA FRASES EM MAIÚSCULAS. ESCREVA NORMALMENTE, COMO OS DEMAIS COMENTARISTAS. VOCÊ JÁ FOI ALERTADO SOBRE ISSO EM OUTRAS OCASIÕES.

Almir do Santos
Almir do Santos
4 anos atrás

Nenhuma novidade, este governo, que fez da corrupção um ferramenta de trabalho, quebrou o Brasil, vejam bem, levará décadas para voltar ao que éramos há 20 anos, e a conta quem vai pagar somos nós.

Guizmo
Guizmo
4 anos atrás

Aos especialistas: existe algum perigo para o trafego aereo, aos passageiros, estes radares não estarem mais operando? Algo como incapacidade de prever tempestades em rota, etc?

cvn76
cvn76
4 anos atrás

5 foram desligados agora, mais 6 já inoperantes a mais tempo; segue a lista com o status: Gama/DF, Santa Teresa/ES, São Roque/SP, Três Marias/MG, Pico do Couto/RJ Esses 5 constam como “desligados por tempo inderteminado” E mais 6 que constam como “inoperantes”….em Português moderno significa “quebrados”: Petrolina/PE, São Francisco/MG, São Luís/MA, Tabatinga/AM, Cruzeiro do Sul/AC, Tefé/AM !!! O motivo foi confirmado como sendo necessário em decorrência das restrições orçamentárias enfrentadas pela Aeronáutica com a falta de repasse do Governo Federal. O fato ocorre dias após o rebaixamento do espaço aéreo pela IFALPA (International Federation of Air Line Pilot’s Association), órgão… Read more »

Antonio Palhares
Antonio Palhares
4 anos atrás

Todos governos civis foram incompetentes e corruptos. Todos negligenciaram a defesa e menosprezaram as forças armadas. Não deram a mínima atenção para os programas estratégicos do país. Este que vai entrar vai ser mais um. Deixemos de ingenuidade.

Mauricio R.
4 anos atrás

Em que pese a precarização dos serviços prestados pela Aeronáutica, os radares desligados citados na notícia, são meteorológicos e não de controle de tráfego aéreo.

Julio Cezar Sal
Julio Cezar Sal
4 anos atrás

Os radares meteorológicos são de vital importância pois avisam sobre formações de Células com granizo e até mesmo mostram o eco causado por um possível Tornado. Podem não ser muito importantes para os aeroviários mas para os Meteorologistas é vital para emitir alertas.

Mírian
Mírian
4 anos atrás

Notei que radares do site há algum tempo não funcionam! Vi também que o site continua ativado. Lamento profundamente a perda, mesmo que temporário, do funcionamento de tantos radares! Mas, ficaremos livres desse sufoco em que a presidente deixou o país. Falta pouco! Lamentável que tenhamos chegado a esse ponto!

shambr
shambr
4 anos atrás

um dia estas alopracoes vaum acabar no nome de jesus a esperanca e a ultima que more pobre dos pilotos ja voam em caixoes voadores altamente preparados para a Guerra do Vietnam rezando para os paraquedas abrirem em caso de pane no motor cara ta uma forca aerea digna de mae Dinah mermo avestruz

W.K.
W.K.
4 anos atrás

O tempo é o senhor da razão…

WILSON JUNIOR
WILSON JUNIOR
4 anos atrás

O DECEA já não tem dinheiro pra pagar Luz, a já reduziu a semana em um dia. Tempos de DIlma…

Juarez
Juarez
4 anos atrás

É verdade WK é verdade, e se mostrou mais uma vez……como diria o Jose Bosco. “aonde andam os MAVs lulo ptistas do Brapfil Puthênfia….”

G abraço

Bispo
Bispo
4 anos atrás

Espero que agora pare de aparecer “aloprado” querendo 50 SU-35S … trocentos misseis “pica-das-galaxias” fora os 1200 navios, “subs” e afins….

O BR quebrou pela incompetência e roubalheira patrocinada pelo PT… fato.

ps. e alguns no comando militar foram com o “desmonte” do BR(que começou na Bolívia em 2006)… talvez 01 dúzia de aviões caça(quero ver quantas horas mês irão voar) e 01 sub nuclear(pronto em 2050?) foi o preço “patriótico”.

https://www.youtube.com/watch?v=hLHdsLzAPik

Claudio
4 anos atrás

Um dia esse pesadelo termina……..Um dia.

ivammc
ivammc
4 anos atrás

Certa feita eu relatei a falta de material de trabalho e os F-5 voando desdentados, fui trucidado. E também, o plano dos desgovernos em desmilitarizar as forças vem dando certo, o tempo dirá.

Maria do Carmo Lacoste
Maria do Carmo Lacoste
4 anos atrás
Luiz Campos
Luiz Campos
4 anos atrás

Pois é ivammc, alguns se recusam a ver a realidade, mas os fatos falam por si.
Maria Lacoste, é óbvio que ele ri do contribuinte.

zorannn
4 anos atrás

Isto me deixa muito irritado! . Isto é jogo sujo da FAB. Só prova o quão incompetente tem se tornado a instituição. . Desligar radares por falta de dinheiro? Será que não havia nada que pudesse ser ‘fechado’ (como bases subutilizadas, OMs) ou ter suas atividades reduzidas em favor de se manter os radares? Quanto custa operar isto aí? Qual a economia que vão fazer com isto? 2, 4, ou 5 milhões? Será que não tem nada menos importante que possa ser cortado? . Isto é pressão para que haja verbas suplementares!! É um absuro o governo ficar quieto e… Read more »

ivammc
ivammc
4 anos atrás

Se continuar assim creio que o próximo ministro da defesa será o Jean Wyllys.

W.K.
W.K.
4 anos atrás

-Fechar bases Zorannn? Acho que já li aqui no aéreo que, alguns anos atrás, a FAB tentou mas houve pressão política que impediu.
.
-Cortar pessoal? Como? Se o próprio 9 fingers, lá por 2003, chegou ao absurdo de mudar a data da 1ª baixa dos recrutas do EB, empurrando para Janeiro, para melhorar as estatísticas de desemprego em Dezembro?

Luiz Campos
Luiz Campos
4 anos atrás

Jean Wyllys no MD e o Tiririca comandando a …… , bom deixa prá lá.

Bille
Bille
4 anos atrás

Off topic: alguem acompanhou o acidente na Noruega do H225? O rotor saiu completamente, com cabeça e tudo. Virou ferro de passar roupa…
A airbuss já soltou uma nota aconselhando groundear a frota toda…

Rodrigo
Rodrigo
4 anos atrás

Eu já passei pela fase da indignação, vergonha e desesperança. Agora estou na tristeza. A principal operação em curso no país, a bendita Lava-Jato, já recuperou quase R$ 3Bi. Isto apenas ligado a corrupção na maior empresa do país. Imaginem as contas dos desmandos, desperdicios e o mesmo ocorrendo nas outras empresas e no BNDES.

Caio Romão
Caio Romão
4 anos atrás

Bispo 29 de abril de 2016 at 18:32 Espero que agora pare de aparecer “aloprado” querendo 50 SU-35S … trocentos misseis “pica-das-galaxias” fora os 1200 navios, “subs” e afins…. ——————————————————————- Impossível! Nem se você pedir isso ao gênio da lâmpada… Socialistas são histéricos, histéricos são doentes mentais e doentes mentais não falam coisa com coisa… Sim, eles vão continuar falando que os EUA querem invadir a amazônia, que Putin só quer se defender, que a Venezuela é um país democrático e que os SU-30 são superiores aos F-22 ou coisas do tipo… Eles são assim e sempre serão! Cabe a… Read more »

Caio Romão
Caio Romão
4 anos atrás

ivammc 29 de abril de 2016 at 22:30 Se continuar assim creio que o próximo ministro da defesa será o Jean Wyllys. ————————————————– Ah, meu amigo, pode ter certeza que o atual ministro da defesa é tão ________________________ quanto Jean… A diferença é que o ministro é um ___________ profissional, sabe o que está fazendo. Jean Wyllys é só uma aprendiz… _ COMENTÁRIO EDITADO. NOTA DOS EDITORES: O TOM DO DEBATE JÁ ESTÁ PASSANDO DOS LIMITES DA CIVILIDADE E DO MÍNIMO DE RESPEITO. A TENDÊNCIA É DESCAMBAR PARA A VELHA DISPUTA POLÍTICA POLARIZADA QUE TIRA TODO O FOCO DA DISCUSSÃO.… Read more »

Jmgsboston
Jmgsboston
4 anos atrás

Isso é o que sabemos. A coisa deve ser bem pior. No meu tempo de exército, 1982, gastavamos uma caixa de munição no stand de tiro por ano (32 cartuchos 7.62).
Nos dias de hoje estão usando espingarda de chumbinho para treinar tiro e so meio expediente para economizar.

Caio Romão
Caio Romão
4 anos atrás

Jmgsboston 30 de abril de 2016 at 7:45 Isso é o que sabemos. A coisa deve ser bem pior. ———————————————— O que sabemos das Forças Armadas depois de 28 anos de república sindicalista: 1- A FAB tem no máximo 15 F-5 operativos pra combater HOJE mesmo, se preciso for. Quanto ao combustível e armamentos para mante-los em combate por 3 ou 4 dias, é melhor nem pensar pra não chorar. 2- A MB foi reduzida a uma guarda costeira metida a besta: Aqui, fragatas são consideradas destroyers, Corvetas são consideradas Fragatas e NAPAOCs são considerados Corvetas. 3- Não temos uma… Read more »

Caio Romão
Caio Romão
4 anos atrás

PS: Algum dos sabichões que desmentiu freneticamente a reportagem chamando o general que contou a tal versão de “velho gagá” ainda duvida ???
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/08/sucateado-exercito-nao-teria-como-responder-guerra-dizem-generais.html

Caio Romão
Caio Romão
4 anos atrás

zorannn 29 de abril de 2016 at 22:14 ————————————————- Não vou dizer que assino embaixo porque não concordo totalmente mas é por aí mesmo, amigo. A grande realidade é que o “9 fingers” conseguiu engambelar a grande maioria dos brigadeiros, almirantes e generais (generais nem tanto)… Tenho que admitir que o cara é muito esperto. Eu posso odiá-lo mas sei reconhecer a qualidade de um inimigo. O guru dos alambiques simplesmente seduziu todo o alto oficialato brasileiro com promessas dignas de filmes de ficção científica, e os caras acreditaram! rs Tenho que admitir que isso foi um golpe de mestre.… Read more »

Trollbuster
Trollbuster
4 anos atrás

Até onde eu saiba redução de pessoal só com autorização da Presidência da República e no (des)Governo do PT só teve aumento de contingente.

Tamandaré
Tamandaré
4 anos atrás

Meu caro zorannn,

concordo com vossa senhoria em GÊNERO, NÚMERO e GRAU! O orçamento poderia ser melhor, é fato. Mas nosso principal problema é a má gerência e as falhas nas escolhas de prioridades.

Bom dia a todos! 😉

Tamandaré
Tamandaré
4 anos atrás

Caio Romão – “A MB foi reduzida a uma guarda costeira metida a besta: Aqui, fragatas são consideradas destroyers, Corvetas são consideradas Fragatas e NAPAOCs são considerados Corvetas.”
——————————————————
Vamos com calma Sr. Caio. Aqui fragatas são fragatas, corvetas são corvetas e NaPa é de fato NaPa. Quem costuma exagerar nisso ai são os nossos vizinhos. Os argies têm escoltas de 2.400 TON e os chamam de FRAGATAS! Kkkkkkkkkkkk Têm navios do porte das Vosper MK10 que chamam de destroyer. 😉

Duarte, o desiludido
Duarte, o desiludido
4 anos atrás

Quando a gente acha que já chegamos no fundo, deparamos com noticias que o poço é muito mais fundo que a gente pensa, os mais otimistas acham que todos nos já estamos na merd…,, já os pessimistas, o qual me incluo, acham que vai faltar até a merd… para distribuir para todos. Que Deus tenha piedade de nós!

Zmun
Zmun
4 anos atrás

Ainda vai haver um presidente que possa colocar um pouco de ordem nessa bagunça que as forças armadas se tornaram (ou sempre foram).

Cristiano.GR
Cristiano.GR
4 anos atrás

Ulisses Gonçalves de Assis: Era isso que eu ia comentar. Aumento de salário do Judiciário em 40%. Isso é ridículo. A população faz quebra-quebra e queimam ônibus por aumentos de R$0,20 na passagem e não se manifestam por isso, achando que atinge seu bolso. Mas, indiretamente, esse aumento de salários para uma classe elitista (servidores civis federais) que vive como se estivesse na realeza européia, indiferente aos problemas brasileiros, pesa mais no bolso a médio prazo mais que os tais vinte centavos, pois provoca novos aumentos em cascata de custos e preços em cascata. Isso em um país sério e… Read more »

Antonio Palhares
Antonio Palhares
4 anos atrás

Eu discordo de alguns que so querem ridicularizar e tripudiar em cima de uma situação drástica e constrangedora como se o país que temos não seja este. Dizem que o Brasil esta quebrado. Como se este gasto com o judiciário vai acarretar mais de 32 bilhões aos cofres públicos? Com este dinheiro dava para adiantar as compras das fragatas, corvetas e patrulhas.Além de melhorar o controle das fronteiras. É acordo para acabar com a lava jato e livrar o Cunha e outros bandidos que deveriam estar presos. O que esta entrando vai ser muito mais competente que o PT na… Read more »

Zmun
Zmun
4 anos atrás

Eu acredito que a FAB tenha agido de forma política. Todos sabemos da comoção popular que causa de desligamento de radares. Acho isso completamente repreensível, independente do tipo que gente que esteja no governo.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
4 anos atrás

O Brasil está morto e enterrado. Mad enquanto houver telenovelas, futebol, carnaval e bundas nas praias ta tudo bem.

A republica de tolos sobrevive de mediocridades.

Billy
Billy
4 anos atrás

Senhores especialistas, qual a verdadeira gravidade dessa ordem? Para um leigo como eu parece algo que beira o crime. Esse tipo do STF radar não é primordial para aeronaves que se aproximam ou decolem de localidades isoladas ?Como Tabatinga-AM, onde não existem outras pistas que comportem os Ejets da Azul que ligam a Manaus. A região é sujeita a severas tempestades com o tempo mudando rapidamente. Passageiros e os próprios habitantes da cidade não estão correndo risco de vida com essa medida? Por favor, poderiam se dignificar a maiores considerações? Obrigado.

Mauricio R.
4 anos atrás

Pelo fim da “Hellman’s Airways”, mantenham o foco no cerne da notícia:
.
“…desligou nessa quinta-feira (28) cinco radares meteorológicos em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.”
.
Os radares desligados, nas localidades citadas, são meteorológicos e não de controle de tráfego aéreo.

zorannn
4 anos atrás

Zmun! . É bem isto aí mesmo. Mais grave do que desligar radares é vazar esta informação. Isto não é motivo só para repreensão. Isto é motivo no mínimo para e.xpulsão. Não precisamos de militares assim. E como vc mesmo disse a bagunça vem de muito tempo. Quer exemplo maior do que os documentos recentemente revelados pelos EUA sobre o golpe de 64? Foram US$ 2 bilhões (em dinheiro da epoca) pagos em p.ropina a milhares de militares, a quase todos os d.eputados, g.overnadores de SP, MG e RJ para que estes tirassem J.ango. Não havia interesse nenhum dos militares… Read more »

Mauricio R.
4 anos atrás

O governo está “quietinho” pois é parte no problema. Mas liberar verbas p/ os tais dos “movimentos sociais” fazerem o que fazem, a ai não teve miséria não.

junior
junior
4 anos atrás

Engraçado que a Dilma cortou 100 milhões que iriam para investimentos na Eletrobras e redirecionou esse dinheiro para ir para propagandas da presidência da república, ou seja, propaganda para ela própria e o PT enquanto as pessoas tem que pagar uma fortuna de conta de energia. Esperem um aumento dos MAVs pela internet, aliais pelo jeito já chegaram alguns aqui.

Zmun
Zmun
4 anos atrás

Zorann, você teria o link para os documentos do suposto pagamento de propina para os militares?